PREPARANDO A ETERNIDADE

celulas.jpgUm dos medos ancestrais do ser humano é a morte. Tanto é assim que, desde há muito, a maioria trabalha com a possibilidade de uma vida após a vida. Daí, a promessa de paraísos para os quais seremos levados após morrermos., o que está sempre atrelado ao que fizemos em vida. Se ela foi boa – não materialmente, mas espiritual – temos maiores chances.

Se a morte é uma preocupação, então nada mais natural que se trabalhe para prolongar a vida. E é isso, exatamente, o que a ciência está fazendo, desenvolvendo um campo de pesquisa que, em inglês, é chamado de anti-aging, ou seja, anti-idade. Os que nela estão trabalham com a perspectiva de, mediante ações terapêuticas, retardarem o envelhecimento e, com isso, impedir ou, pelo menos, diminuir a ação de algumas doenças que são, mais, marcas da velhice.

Um dos pontos já considerados promissores é o rejuvenescimento das mitocôndrias. Segundo os cientistas, elas são as responsáveis pela saúde humana, pela vitalidade. Enfim, por algo que, se revertido, poderia significar uma espécie de eterna juventude. Ou, então, dizendo de forma diferente, nos prepararia para a eternidade, significando que viveríamos muito mais do que a média de hoje.

O que os cientistas estão fazendo – ainda em regime inicial e com ratos – é procurar uma forma de “consertar” ou “rejuvenescer” as mitocôndrias. Ao fazerem isso, impedem que, com seu desgaste venha problemas de saúde, inclusive o câncer. O alvo, neste caso, é o de prolongar a vida e, ao mesmo tempo, evitar doenças degenerativas.

O caminho, acham os cientistas, é promissor. Mas até agora é muito preliminar. O que eles sabem é que, controlando o envelhecimento das mitocôndrias poderão, também, controlar o envelhecimento humano. Como fazê-lo, no entanto, é outro problema. Não sabem nem mesmo se ao atacar uma determinada doença terão ou não sucesso.

Ou, então, se olharão para algumas delas, deixando outras de lado. Esta pesquisa, como várias outras na área de engenharia genética, apresenta um caminho. Ele só começou a ser trilhado. Se, depois de muita pesquisa e trabalho, vai se revelar promissor, ninguém hoje pode dizer.

Confrontando o desejo com o real, a única verdade é que, tal como muitos já fizeram, continuamos à procura de uma fonte da juventude. Até agora, todas as tentativas de achá-la fracassaram. O que podemos fazer é torcer para que os cientistas, se não encontrarem a fonte, pelo menos encontrem meio de melhorar a vida de quem é idoso, proporcionando-lhe melhores condições de vida.

frases1.jpg

“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”. Vincent Van Gogh, pintor

“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol”. Pablo Picasso, pintor

Um ótimo final de semana para todos nós.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

22 Respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *