Palavras e seus significados

16/ago/2007 · 11 conversas

verba.jpgHá alguns dias falei, aqui, sobre as novas palavras que estão surgindo – Nascimento de um eufemismo – e de como se usa uma palavra normal, mudando o seu sentido e, com isso, criando um novo significado. É exatamente isso o que vi acontecer, de novo e explico, primeiro mostrando o contexto.

Nestes dias, estou em São Paulo participando de um evento de jornalismo voltado para o serviço e setores públicos. Nele, estão sendo feitas as mais diversas discussões, mas uma recorrente é a relação do Governo, entendido como um todo, com a mídia. Um dos pontos é a dificuldade que o poder público tem de colocar agendas positivas na mídia pois, mais do que nunca, parece prevalecer a máxima de que notícia boa é notícia ruim.

As discussões vão, é lógico, da pura teoria, com a apresentação de visões ideais ou de como deveria ser, aos exemplos mais reais, de problemas envolvendo as relações mídia-poder público. E é a partir destes problemas que as pessoas responsáveis pela interface da mídia com este poder se perguntam como resolver a eterna discordância entre quem quer uma agenda positiva e quem, de outro lado, insiste em uma agenda negativa.

E foi neste contexto que surgiu o novo eufemismo. Aqui, vou contar o miligar, mas esconder o santo. Um dos participantes propôs que uma das formas para conseguir um melhor relacionamento com a mídia eqra preciso arranjar uma “verba de zelo”. Verba, todo sabe o que é. E zelo, também.

Só que, neste novo contexto, a expressão tomou um outro significado: “verba de zelo” é a verba usada para fazer com que a mídia fique masi dócil. Entenderam, não?. E, já que o assunto está posto e sem levar em consideração a “verba de zelo”, o que vocês acham da ação da mídia em relação ao poder público?

QUASE NO AUTOMÁTICO

Mais uma vez – um pouco recorrente, não? – o blog está quase no automático. Primeiro, devido ao volume de trabalho e, agora, à ausência para o congresso sobre o qual falo, acima, de modo incidental. No primeiro caso, só posso agradecer pelo trabalho.

E no segundo, em qualquer profissão e muito mais na de jornalista atualização é tudo. Então, é importante participar deste tipo de evento. Espero que entendam as poucas visitas e a não respostas aos e-mails. Segunda-feira, a vida volta ao normal.

Gostou? Marque e Divulgue!:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • blogmarks
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • NewsVine
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Netvibes
  • co.mments
  • FriendFeed

Artigos Relacionados:

  1. Um jogo (vazio) de palavras
  2. PALAVRAS QUE MATAM
  3. Novas definições de palavras
  4. Uma foto, mil palavras
  5. Uma imagem. Mil palavras.

{ 11 conversas }

Yvonne (16 comments.) 16/ago/2007 às 11:22 am

Verba de zelo é demais. Querido, não confio muito na mídia, mas sei que ela é melhor do que o poder público. Sucesso para você nesse congresso.
Beijocas

Simone Maia (9 comments.) 16/ago/2007 às 11:33 am

Espera aí. Então “verba de zelo” seria algo como “propina”, “jabá” e adjacências? É da mesma família, né? Parece.
Mídia em relação ao poder público? A meu ver, apenas um grande e velho conhecido jogo de interesses.

Carla (314 comments.) 16/ago/2007 às 11:43 am

É cada uma, né, Lino?
Aquele jeitinho que a gente dá, até no jogar com as palavras, hehehe!
Aproveite o congresso e, depois, nos conte as novidades.
Bjão.

Nanda (75 comments.) 16/ago/2007 às 12:25 pm

De forma geral, a imprensa parece uma ‘vaquinha’; acenando com qualquer número ou informação do governo. Poucos são aqueles que realmente questionam e criticam determinadas ações do Poder Público.

Luma Rosa (225 comments.) 16/ago/2007 às 1:12 pm

Ação da mídia em relação ao poder público? A mídia é a formadora de opinião e no caso, sem partidos de oposição torna-se a própria opositora, para arrebanhar ibope. O que seria “verba de zelo”? – uma carta branca??
Você vai ter que me explicar isso! Bom trabalho! Beijus

marilia (88 comments.) 16/ago/2007 às 3:02 pm

verba de zelo? é propina? caixinha? falar bem de quem pagar mais?
caraca, isso assim, exposto, em um congresso de jornalista…
é…tudo tem seu preço mesmo…
è meu irmão, como eu ando dizendo: é o brasil mostrando a sua cara!
bjos e apreoveite.

Lulu on the sky (352 comments.) 16/ago/2007 às 8:39 pm

Nunca ouvi falar em verba de zelo.
Big Beijos

Ricardo Rayol (139 comments.) 16/ago/2007 às 10:10 pm

Na minha terra chama-se corrupção

Olhos de Mel (27 comments.) 16/ago/2007 às 10:32 pm

Lino, a mídia sempre foi assim. Apenas gostam de publicar assuntos que chamem a atenção do público, atraíndo audiência. Os fatos reais e positivos, parecem que não são tão relevantes nesses aspectos.
É complicado porque assim, nunca conhecemos (por esses meios), o que de fato é real. A audiência está acima de qualquer coisa. Inclusive dos sentimentos e irresponsavelmente, tripudiam das pessoas que por algum motivo sofrem.
Fique com Deus! Beijos

Tati Sabino (15 comments.) 16/ago/2007 às 10:40 pm

Lino, amigo, veja bem, será q entendi direito? sou meio lenta sabe?!..rs
é tipo “propina”…te dou uma grana e tu fica quieto? mais ou menos isso??? ou eu to ficando doida??
bjoss querido!!

Claudinha (111 comments.) 17/ago/2007 às 6:31 pm

Olá! Precisamos estar sempre nos atualizando, não podemos parar no tempo. Agora estas molhadas de mão para as coisas funcionarem, isto só muda de nome, é mais velho que louro em ombro de pirata.
Beijo!

As conversas deste artigo estão encerradas.

Artigo Anterior:

Próximo Artigo: