Post image for MUITO FORA DA REALIDADE

MUITO FORA DA REALIDADE

10/ago/2009 · 14 conversas

O que fazer quando alguém que o devia representar não mais o representa? A resposta é simples: tirar-lhe a representação. E é exatamente isso que os eleitores que, na última eleição, votaram em José Sarney, um maranhense que se lançou de páraquedas no Amapá e lá comprou o seu mandato, querem fazer. E acredio que o fariam, se pudessem. Só que, no sistema eleitoral hoje vigente, o eleitor pode escolher, mas não pode fazer com que o seu representante deixe de representá-lo, a não ser mediante uma nova eleição, em que não votaria nele e, portanto, não o elegeria. Não temos, infelizmente, o instituto do recall eleitoral que permitiria ao eleitor “deseleger” quem, após assumir o mandato, não se alinhasse ao que ele queria.

Esta questão surge, primeiro, em função dos seguidos escândalos e denúncias envolvendo o senador josé sarney – sim, em letras minúsculas – e a sua longa ocupação de importantes postos eletivos – e não eletivos – no Brasil. Sem voto, ele já foi presidente. Com voto, foi senador – de novo, em letras minúsculas – pelo Maranhão, Estado que vê como sua propriedade. E ampliando seu poder, baixou no Amapá, comprando apoio e censurando críticos, mas conseguindo se eleger e pensando que também se tornou dono do Estado. A ação do sr. sarney está, agora, sendo passada a limpo, mostrando que o “acadêmico” e “escritor”, o “homem cordial” e o “político sério”, imagens que sempre vendeu, escondem, na verdade, o que ele é: aético, corrupto, aproveitador, usuário de verbas públicas em proveito próprio.

Pode-se dizer que ele não é o único. É verdade. Infelizmente, existem outros, alguns dos quais ainda não foram expostos, como sarney está sendo. Isso, no entanto, não invalida que nos levantemos e, na blogosfera e fora dela, unamos nossas vozes para dizer “FORA SARNEY!“, em maiúsculas e com destaque. Acho que hoje, a não ser os asseclas do senador, não haverá no país ninguém que lhe dê apoio, afinal, ele ultrapassou todas as barreiras, desprezou todos os princípios éticos, mentiu, manipulou, usou o poder em seu favor e de seus apaniguados, tudo escondido sob um manto de seriedade. As aparências, agora, não existem mais. Também não existe o pedestal em que se colocou. Tal como os renan calheiros e collors da vida, sarney está exposto e sendo visto como realmente é.

O que vemos e o que o senador josé sarney encarna é o pior da política e dos políticos, aqueles que usam o povo em seu favor, aproveitando-se do voto e do eleitor para calgar postos, ganhar influência e usá-los em seu favor, de seus familiares, de suas empresas. E é exatamente o que sarney tem feito, apoiado por um partido que, como disse a cientista política Lúcia Hippolyto, transformou-se, junto com sarney e seus asseclas, em uma agremiação chantagista, que negocia tudo em troca de poder, de postos no governo. Lotearam o Governo – com a concordância do presidente – e usam-no em seu favor, não do eleitor que deveriam representar.

Graças a ações como a de sarney – e dos renans, dos collors, dos duques, dos salgados, etc. e tal – é que a política – que deveria ser escrita em maiúsculas – está tão desgastada, afastando as pessoas sérias, que lutam por mudanças, por melhorar o país e que têm, efetivamente, o desejo de contribuir para a vida pública. O que vemos é a indignação das pessoas com o que está acontecendo. Aqui, no mundo real, comportamentos como os de sarney e seus aliados não têm vez. Eles estão muito fora da realidade, vivendo outro mundo, criando uma utopia onde o que impera é o vale tudo.

Esta blogagem coletiva, proposta pelo DO, do Ramséssecxxi, tem o objetivo, pelo menos no meu entender, de chamar mais ainda a atenção para o que fazem políticos como o sarney. E dizer que, daqui, da realidade, nós os condenamos, pois queremos uma política limpa, ética e transparente, que se alinhe ao desejo de quem vota e que deve, necessariamente, buscar o bem estar da maioria, não a proteção da família e afilhados. E é por tudo isso que na blogosfera hoje estamos dizendo alto e em bom som FORA SARNEY!. (Ilustrado pelo banner produzido pelo Apoio Popular)

Gostou? Marque e Divulgue!:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • blogmarks
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • NewsVine
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Netvibes
  • co.mments
  • FriendFeed

Artigos Relacionados:

  1. Fora da realidade
  2. Contra a censura
  3. De novo, Xô Sarney!
  4. Quanto que é muito dinheiro?
  5. Não ouço, não vejo, mas falo muito

{ 14 conversas }

DO (389 comments.) 10/ago/2009 às 1:40 pm

Tem toda razão,LINO. Se pudessemos,fariamos um verdadeiro expurgo pra limpar a nossa política. Pode ser uma utopia,mas há de chegar o dia em que teremos,de verdade,orgulho de nossos “representantes”.

Abração e obrigado pela participação!!

Neto (10 comments.) 10/ago/2009 às 3:23 pm

Ribamar Sarney não é o pior dos políticos (há outros piores do que ele lá!) , no entanto por estar em um cargo que exige atitude firme, autoridade moral, coerência e coragem ele se desvirtua. Justamente, por não ter ele as características que o cargo propoe.

Abraços

Ítalo de Paula Pinto (17 comments.) 10/ago/2009 às 5:32 pm

Lino,

Os últimos acontecimentos envolvendo o senado dão nojo em qualquer brasileiro que se importe com esse país. Como disse em meu blog o próprio “recurso” da renúncia é uma forma de afirmar: “Sou culpado e sairei para não perder a chance de ser eleito denovo”. Fazem isso pois tem a plena certeza que o serão novamente.

O problema que os mais ligados a esta prática são infelizmente os menos cultos e, dessa forma, menos críticos da realidade. Como quebrar esse elo ?

abraços.

Fábio Max (166 comments.) 10/ago/2009 às 5:59 pm

Eu só discordo quando vc diz que ele encarna o pior da política, porque esse posto eu defiro ao senhor Renan Calheiros, embora apenas um degrau acima na escala da ruindade política.

Lulu on the sky (352 comments.) 10/ago/2009 às 6:16 pm

Olha Lino, dificil é a gente achar algum politico que preste.
Tb participo da campanha da blogagem coletiva promovida pelo DO.

Big Beijos

Cidão (226 comments.) 10/ago/2009 às 7:26 pm

Lino, tenho outra opinião. Eu fico com o #FicaSarney e sabe o porquê? O que mudará na política brasileira com a saída dele? Tudo continuará na mesma. Todos ali no senado são farinha do mesmo saco e tem gente pior que o Sarney. Se for para ele sair, tem que sair todos, sem excessão!
Tudo que eu vejo aqui é hipocrisia. Não participei dessa blogagem porque não levará a nada.

Saramar (23 comments.) 10/ago/2009 às 7:45 pm

Lino, sua abordagem foi perfeita.
Seria de se imaginar que uma pessoa com tão longa trajetória política agisse como um estadista, de biografia ilustrada (como insinuou mentirosamente, o Luiz Inácio) e fonte de auxílio aos políticos mais jovens . Porém, ao contrário, o coronel sarney nada tem de ilustre nem poderia servir de exemplo a ninguém. E, no entanto, muitos o imitam, para desgraça do nosso pobre país, tão espoliado.
Infelizmente, o povo brasileiro estáinteiramente alienado da realidade política e dos desmandos de quem finge nos governar enquanto rouba o produto do nosso trabalho.

Rosa (64 comments.) 10/ago/2009 às 8:10 pm

Lino, o que eu acho mesmo é que o senado tinha que ser varrido e todos serem substituidos, embora venham outros talvez da mesma laia.
Bjim.

Sheherazade (23 comments.) 10/ago/2009 às 11:12 pm

È isso aí, Lino! Já que não nos é dado o direito de “deseleger” essa corja imunda que nos envergonha e deprecia aos olhos do mundo, resta-nos unir nossas vozes, em uníssono, pra gritar: FORA, SARNEY!
Um grande abraço!

Miguel 11/ago/2009 às 5:54 pm

Cumpadi,
já dizia meu avô ” Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte…”
Lógi que o sistema eleitoral foi criado para amenizar a vida dessa cambada de politicos que enoja e mancha a bandeira de nossa pátria.
É uma corja de ladrões velhacos e sem qualquer gota de vergonha na cara.
Se eu pudesse extirparia de nossos rincões todo e qualquer elemento que tivesse passado ou siquer pensado em ser político.
às vezes me sinto saudoso do Presidente Castelo Branco que foi politicamente assassinado para não sanear a política nacional.
Que pena!

Carla (115 comments.) 11/ago/2009 às 10:17 pm

É uma cara de pau sem limites, viu?
Mas, Sarney podia, depois de tanta sujeira descoberta, enfiar a viola no saco e sair de cena, pelo menos!
Mas não: ele quer quer largar o osso que traz tanto $$$$, né?
Vergonha nacional. Para todos nós.
Bjo.

Adao Braga (58 comments.) 11/ago/2009 às 10:53 pm

Veremos se o XÔ e FORA SARNEY sairá do monitor para as ruas!

Jens (83 comments.) 12/ago/2009 às 5:28 pm

Sarney é um símbolo do que há de pior na política brasileiro. Gente como ele, virgilios, tassos, simons, guerras et caterva são metástases que precisam ser extirpadas da vida pública, para o bem do país.

Nilza (2 comments.) 13/ago/2009 às 9:39 am

Ele tentou se camuflar, mas a verdade é transparente e sempre vem à tona!

Bom texto menino
Beijos

As conversas deste artigo estão encerradas.

Artigo Anterior:

Próximo Artigo: