Dentro de mais alguns dias todos nós seremos brindados pela propaganda eleitoral. Chegará, então, a hora de vermos um desfile de pessoas que desejam nos representar nos legislativos municipais. Todos, em tese, estão preocupados conosco e querem o nosso melhor. Mas, deles, poucos efetivamente têm propostas e sabem a que realmente estão se candidatando.
O folclore no caso das candidaturas não se resume às propostas – ou falta delas – mas chega aos próprios nomes de candidatos. Aqui, no Espírito Santo, o jornal A Tribuna, que tem a maior circulação e é lido diariamente por cerca de 300 mil pessoas, publicou um relação de nomes que, para dizer o mínimo, é engraçada. E todos eles – como seria de se esperar – pleiteiam o nosso voto.
Em Vila Velha, município onde resido, um dos candidatos é o Elio do Ovo. Outro, o Sérgio Cotó. A propósito de Cotó tenho um amigo, que por sinal é político, que afirmava não ter rabo e não ser cotó, pois que é cotó já teve rabo. Será esse o caso do Sérgio? Por que será que ele busca o voto dos eleitores do município?
Os nomes não param por aí. Um dos candidatos, embora masculino, chama-se Mamãe. Um outro, Trololó. Um terceiro, Zezinho Taxista. Este não deve estar contente com sua profissão e agora quer deixá-la de lado, transformando-se em político. Certamente, abre a perspectiva de ganhar mais. Há um Espirro, um Broinha, um Cavalo e um Zé Linguiça.
Outro, chama-se Risadinha – e nós, será que se for eleito, vamos rir?. E o que dizer de Mega Bike, Cabeça Fria e Telma a 40 graus? Ou, ainda, de Charlibral – não seria Charlie Brown? – e Bigode? Que tal Missa e Show Show? Será que eles teriam o seu voto? O meu, com certeza, não. Tem também o Motoboy Lig-Lig, o Carlinhos Muleta, o Pratinha, o Ravengar, o Pé de Galinha e o Tatu de Piranema.
Já pensou uma Câmara composta por edis com nomes como Marquinhos Cara de Queijo, João Bala, Missa, Coco, Ravengar ou Glorinha Pitbull? Corremos o risco, aqui no Estado, de ser representado pelo Pelé, não o jogador, é óbvio, que não é candidato, mas alguém que assumiu o mesmo nome.
Os nomes são engraçados, é verdade. E em uma democracia, esta é a beleza: permitir que todos, não importem sexo, raça, cor, religião ou mesmo nome, concorram, busquem o voto dos eleitores. Eles têm todo o direito. Cabe a cada um de nós, no entanto, e na hora de votar pesar nossa decisão e fazer a melhor escolha. Pode ser que, no meio de tantos nomes engraçados, até tenha gente séria.
Os meus candidatos têm nome, sei quem são e têm plataforma, propostas. Acho que, como diz a propaganda do Tribunal Superior Eleitoral, devemos escolher bem. Se não o fizermos, vamos ter de suportar os eleitos por quatro anos. E no final, quem vai sofrer, é nossa cidade.
11 Respostas
Rapaz, entra eleição,sai eleição e o paÃs continua na mesma. Assim não dá.
Beijocas
Lino, tenho que confessar: não tô sabendo de nada quanto às eleições deste ano, aqui em Bh, viu?
E nem tô muito preocupada, já que a nossa polÃtica anda capenga…
Propaganda polÃtica? Nem pensar…
Santa TV a cabo, hehehe!
Muita paciência nessa hora, né?
Bjao e otima semana.
Pela primeira vez estou muito afim de anular meu voto para prefeito,LINO. Ninguem tem me convencido do contrario ate agora.
Abraços e otima semana!
Olha os nomes de alguns candidatos a vereadores de Belo Horizonte:
Valdo SanduÃche, Janu da Combi, Beleza, Ãlvaro Junior (o Beiço), Loirinho da Pizzaria, Lindomar Já Ouviu Falar, Pingo de Mel, Nego Osvaldo Bilisquete, Cabo Luiz Cadeado, Magal Saque Rápido, Zé Pereba, Vovô do Rock e Tomaz Rola Bosta.
Pior é esse último, sem comentários!! 🙂 Em entrevista ele disse: “Se caso eleito, o nome de vereador vai ser o meu nome mesmo. O rola bosta vai ser só mesmo para ser eleito. Se for eleito, eu vou ficar conhecido pelo trabalho que irei realizar”
O nome pelo jeito também virou moeda oportunista.
Parabéns pelo novo espaço! Estive aqui outro dia, fiz várias tentativas de comentar, mas estou com problemas de conexão.
Boa semana! Beijus
Oi Lino.
Estou desanimado com a classe polÃtica. Pela primeira vez estou pensando em anular o voto.
Um abraço.
Sou um daqueles que não vota em pessoas, e sim em idéias, mas está difÃcil porque não há muito em quem confiar. As pessoas nesse paÃs se vendem por qualquer coisa, traem seus ideais e querem sempre levar vantagem em alguma coisa. É nessas horas que me sinto um palhaço!
Um abraço, Lino!
mega bike acabou e ganhar meu voto. MEGA BIKE! =)
Lino, acho que o nosso pais ta virando mesmo uma grande piada…
Bjo no coraçao!
Lino, parabéns pela casa nova que pude conhecer nesta data. Bem organizada, profissionalmente organizada, eu diria. Gostei. Deixou de ser blog para ganhar as caracterÃsticas de uma verdadeira página de internet, brindando a todos nós com seus excelentes textos.
Quanto ao post, lembrei-me que aqui em Barueri temos um candidato a vereador que se faz passar pelo Pedro Cardoso (Rede Globo), desfilando com táxi réplica do seriado A Grande FamÃlia e intitulando-se como Agostinho, com direito à trilha de abertura da série e tudo o mais. Bom, meu amigo, gente assim, a meu ver, não é séria. Fico com a sua postura, voto naqueles que eu conheço e cujas plataformas me agradam. Claro que para os cargos do executivo precisamos contar com informações da imprensa. Aqui em Barueri, todavia, não temos problema pois o municÃpio é pequeno e o prefeito é conhecido nosso e certamente será reeleito.
Sucesso sempre, Lino.
Parabéns.
Parece piada, não é ? Enfim… se a justiça eleitoral permite que o cidadão se candidate usando um, digamos, nome de fantasia, o que se pode fazer… a não ser cair na gargalhada!!!
Mas estou sendo injusto: claro que votaria num sujeito de nome engraçado se soubesse que ele é um democrata, honesto, incorruptÃvel, competente, inteligente e com capacidade de liderança.
Mas aà é pedir demais…
Um abração.
Nem sempre se usa nome de fantasia alguns tem apelidos pelo o qual é mais conhecido.Vocês não tem amigos com apelido exótico.Quem não conhece um “chulé” “Bafo Bafo” “Dentinho” “Beiço” “Boca”.Pois bem o Zé Perba é um apelido de infancia. Ou Vocês acham que o nosso presidente foi batizado por LULA e que o presidente do GALO tem de familia o sobre nome de ZIZA.