Por que você tem o nome que tem? Acho que poucas pessoas se fazem esta pergunta ou procura uma justificativa para o nome que os pais lhe deram. E isso é razoável, já que você e eu crescemos ouvindo nosso nome, o que o torna comum, para nós, para a família e para os amigos mais chegados.
Mas se você se chamasse Vatotin, o que diria? Ah! um nome diferente. Tudo bem. E se o nome fosse Asclepíades, faria você mudar de opinião? Pois é, nome estranho é o que não falta neste imenso Brasil. Tem para todos os gostos, de homens e de mulheres, como a Flor do Socorro.
Sim, é verdade. Os nomes pertencem a pessoas de carne e osso, como eu, como você. Veja abaixo um pequeno exemplo de nomes estranhos:
- ABELÁRBIO ALVES CABRAL,
- AGNUS DEI DELGADO,
- ASCLEPÍADES GARCIA PINHEIRO,
- BESTILDE MOTA MEDEIROS,
- CATUPYAN HOLANDA CAVALCANTI,
- DARQUIBALDO GUILHERME,
- DURVALTÉRIO ANTÔNIO CAMPOS,
- FLOR DO SOCORRO MOURA,
- JEISYSLAINY DE PAULA OLIVEIRA,
- JUANEYSSON JOSÉ DE LIMA E SILVA,
- MARIA SANTÍSSIMA MORAIS SERAFIM,
- NOSTRADAMUS BRASILEIRO DO ACRE,
- PRIMITIVA GOMES DO SACRAMENTO,
- RÃSEO LEITE,
- SALAMANDRA SAVANA SOUZA SILVESTRE,
- VÃBOA SORTE,
- VATOTIN ALMEIDA,
- VOLGA POLO NORTE TRUGUEIROS,
- WHYGNA DIBNA GALDINO DA SILVA,
- WHILDILLEIDE F. DA SILVA
Este assunto – nomes estranhos – não é estranho a este blog. No ano passado, publiquei uma outra relação. Nela, os nomes mais disparatados, mas que acabam identificando pessoas reais. Confira uma das listas aqui.
Agora, voltando à questão: Como você reagiria se se chamasse Primitiva? Ou Vá da Boa Sorte? Durvaltério também é um bom nome, não? Depois de ver a relação saiba que estou muito satisfeito com o nome que meus pais escolheram. Já pensou se eles têm uma outra ideia e me chamassem de Catupyan?
E QUEM É A MAIS BELA?
Para contrabalançar os nomes, só vendo a pesquisa. O que ela quer saber é, dentre as indicadas, quem é a mais bela. Aqui, trata-se de uma disputa para gente grande e todos irão concordar que, nelas, beleza é o que não falta.
Participar, você sabe, é simples. Vá à barra lateral, escolha uma das belezas citadas e vote. E, se for o caso conte-nos o motivo da escolha. Os leitores irão gostar de saber.
22 Respostas
Amigo, nos meus 10 anos de magistério tive tanto nome estranho na minha caderneta que vc nem imagina
Colocar um nome em um filho é, sem dúvida nenhuma, muita responsabilidade.
Porque vai acompanhar a criança e o adulto.
Não consigo imaginar o que esses pais têm na cabeça, quando colocam esses nomes cabulosos, viu?
A criança é que paga o pato.
Bjus, Lino.
Ah antigamente me perguntava de onde meus pais tiraram meu nome, depois descobri q meu nome não era pra ser o que era e que meu pai esquceu no cartório e na hora mandou ver o Angela Carolina! hahahaha Era pra ser Angela Cristina :/ Pior né? kakakaka
Bjssssss
Amigo Lino,
Sempre soube o porque do meu nome, como meus avós paternos são franceses e minha avó adorava uma cantora francesa que se chamava Daniele Darriè, não teve dúvidas, me deram o nome Daniele.
Meu amigo, nome é coisa séria, esses nomes são estranos por demais. Ainda bem que é possÃvel mudar o nome, se for algo fora do comum. Rs.
Beijos,
uma vez eu ouvi uma pessoa mÃstica me dizer que quando se coloca um nome num filho se cria um karma…Nunca entendi isso…
E tem outros piores, como o pai que deu para as suas três filhas os seguintes nomes: XEROX, FOTOCÓPIA e AUTENTICADA… notÃcia velha da Rede Globo. hehehe. Nome deveria ser provisório (ia dar a maior confusão) mas o titular deveria poder trocá-lo em cartório quando atingisse a maioridade e antes da expedição do CPF e documentos. Sei lá. Vejo que muitos devem sofrer bastante pelo nome que são obrigados a carregar pelo resto da vida, tem gente que usa apelidos ou diminutivos por não suportar o próprio nome. Graças a Deus, meus pais tiveram bom senso. Mário vem do avô materno e Antonio do avô paterno. Sinto orgulho de saber que os carrego comigo, embora prefira usar o Mário e pouco uso o Antonio. Abraços Lino!
Eu trabalho na indústria metalúrgica e, como contratamos mão de obra de diversos estados,vejo cada nome escabroso!
Mas pior(ou melhor)é na Alemanha,onde podemos pôr a palavra quiser como nome,vale tudo,tudo mesmo.
Lino, se eu me chamasse Durvaltério, levava meus pais às barras dos tribunais, num processo milionário por danos psicológicos. Jeisyslainy também é doloroso. Ah, a influência nefasta de Hollywodd!
Um abraço.
PS. Vamos ver se hoje o comentário entra de prima.
Jesus, amado, essas pessoas, com esses nomes, são violentas? Batem nos pais? rs*
kkkkkkkk
beijos, querido
MM
Eu tb sou muito feliz pelo nome que tenho. Com o eu trabalhava em um hospital, tinha acesso a lista de pessoas que passavam por todo o sistema de saúde da cidade e já vi cada nome sem pé nem cabeça que só por Deus, haja criatividade. Mas o mais diferente era o do ex marido de uma menina que trabalhava lá no hospital. Ele se chama Seilássié, e estava preso por não pagar pensão… Imagina as piadinhas que ele dve aguentar… Se eu tivesse um nome diferente, mas que não me fizesse passar por situações constragedoras, levaria na boa. Caso contrário, mudaria sim, sem nem pensar duas vezes..,.
Lino, se não me engano está proibido hj em dia colocar nomes estranhos assim nos filhos. Acho bem razoavel proibirem, afinal as crianças passam a ser motivo de piada. Mas pq tem pais q não pensam na criança coitada?!?
Beijos
Sempre procuro saber o significado dos nomes. O meu, por exemplo, significa renascida.
Morro de dó de quem tem nomes esdrúxulos, já pensou, conviver sua vida inteira com um nome que vc detesta?!!!
Sabe Lino!
Acho que é por isso que tem muita gente na blogosfera, usando pseudônimos.
Afinal um “Blog do Ronaldo” soa melhor que um “Blog do Astrogilditinho” neh?
😀
Abraços
Menino, que é isso?
rs,rs,rs,rs……………
🙂
ahahahaha o que dizer de tão pitoresca lista? Na minha famÃlia não lembro de ter visto algo assim.
Depois dizem que ‘os pessoal” agora “gosta” de inventar nomes…afff
Boa semana.
Eu pensei MUITO quando fui colocar o nome da Vivi pois é uma coisa que os pais fazem mas quem carrega são os filhos !!!
Jamais colocaria um nome esdruxulo desses em um filho meu !
Beijinhos ,
Bel .
Se eu me chamasse Bestilde eu me suicidava hehehe mas veja, existe uma lei que permite uma pessoa trocar de nome, caso esse nome leve a pessoa ao ridÃculo, Bem, Bestilde é o caso né? rs
Uma vez, no meu antigo blog, tb fiz uma lista de nomes estranhos e tinha cada um, e lembro de um assim:
João Ataque CardÃaco da Silva, é mole? kkkkkkkk
bjs
outro dia estava falando com meu amrido sobre a criatividade do brasileiroi em inventar nome. Tenho aprente com nomes completamente esquisitos, nomes que começa com metade do pai e termina com a metade da mae, nomes em homenagem a artista, nomes terriveis. Trabaljhei com uma Idelmunda e com um outro q se chamava Progresso. Terrivel nao?
Eu trocvaria de nome.
bjs
Lino
Se eu sentisse vergonha do meu nome eu trocaria, tentaria de tudo pra me sentir bem com ele. Mas, tem q mandar prender certos pais q fazem isso com seus filhos. Eu gosto de nome simples, na escrita e na pronuncia. Não sei o q dá na cabeça dessas pessoas de querer inventar e inventar coisa q não presta…rss
Qdo trabalhei na alfabetização de crianças, penava com os nomes cheios de h, y, w e coisa e tal q aparecia…Um horror.
Um beijo
meu avô conheceu o famoso “Um Dois Três de Oliveira Quatro”. malditos pais, né? devem ter feito alguma promessa.
Eu conheci um senhor chamado NAZIAZENO BELISÃRIO NETO, e outro, chamado SINGEFRAY DA LUZ.
Um funcionário de um cliente meu, chamava-se IDEENE José Bonfim, segundo consta, em homenagem às máquinas de escrever da poderosa empresa dos EUA.
O presidente da Federação Paranaense de Futebol chama-se Onaireves Nilo Rolim de Moura.