Sou dos primeiros tempos da Internet, ainda quando conectar-se a um BBS era uma odisseia. E tudo para tentar passar ou receber um email, que era quase tão lendo como uma entrega de Sedex.
Bem, as coisas mudaram e hoje a Internet está cada vez mais rápida. Mas, mesmo assim, ainda é lenta, não permitindo, por exemplo, ver televisão em tempo real. Pode-se dizer, no entanto, que em várias partes do mundo trabalha-se para que a rede fique, a cada dia, mas rápida.
E nessa busca por velocidade a última novidade vem da Suécia, mais precisamente da cidade de Karlstad. Graças a uma nova rede de fibra ótica, a velocidade da internet chega aos estonteantes 40 gigabits por segundo. Com tamanha velocidade é possível baixar um filme em apenas 2 segundos. É isso mesmo, DOIS SEGUNDOS!
Para conseguir tamanha velocidade, a rede de fibra ótica da cidade, segundo Hafsteinn Jonsson, que a chefia, está usando um novo tipo de modulação no envio de dados entre os pontos conectados – o seu computador em casa de um lado, por exemplo, e o provedor de conteúdo, do outro.
Segundo Peter Lothberg, um dos responsáveis pela instalação da rede de 40 gigas, o que ele busca é mostrar que, ao contrário do que se pensa, não há limite de velocidade para a internet. E para mostrar isso, ele usou o computador de sua mãe, Sigbritt, uma senhora de 75 anos que é novata no uso da grande rede.
A informação sobre a nova rede e sua incrível velocidade está na CNN. E no Brasil, como fica? Hoje já é possível conectar-se, em algumas cidades, como São Paulo, até com 8 gigas. Em muitas outras, no entanto, a conexão é ainda via telefone, por linha discada. A lentidão, neste caso, é a tônica, não a exceção.
DE VOLTA A ATIVA
Na semana passada, fruto de compromissos profissionais, estive meio ausente do blog. Por isso, não visitei os amigos e tampouco – uma coisa que faço sempre – respondi aos emails.
Hoje, estou de volta. O trabalho continua, mas as tarefas da semana passada já foram cumpridas. A vida, assim, volta ao normal.
24 Respostas
Meu sonho uma conexao de 40gb/s
ja imaginaram os jogos multiplayer, sem LAG. Stream sem laagggg
nossaaaaaaaaa
Nome meu blog fiz uma homenagem à s vÃtimas do vôo da TAM.
Se puder visitar agradeço.
abraços
=]
nossa, eu quero uma rede assim!!!!
bjos e boa semana!
ahn, eu me lembro da época da Net discada… ahhahaha, falar na webcam era muito engraçado.
que bom que voltastes.
te beijo
Me recordo da discada, chegava em casa pra falar com meu amore no ICQ, entrava acendia o PC, eqto isso tomava banho, voltava e conectava na net, eqto isso jantava, voltava e conectava o ICQ e os bonequinhos giravam giravam giravam, depois de baos ahoras do inico eu consegui falar com ele, mas as caidas eram constantes….
Talvez o nosso paÃs tenha uma velocidade destas por aqui qdo já virar mamão com açucar no resto do mundo,hehehe
Abração,LINO
A velocidade parece ser mesmo o que mais marca em nossos tempos! Ei Lino, retirei o sistema de comentários no blog. Qualquer coisa, envia e-mail, tá? Beijos!!
Tô nessa. Como faço para assinar? (sem ter que morar na Suécia, é claro).
Já foi o tempo em que me conectava à internet esperando o modem discar, hehehe!
E quando dava ocupado?
Graças à Santa Tecnologia, esses tempos se foram, né?
Ainda bem que voltaste, my friend.
Bjo.
Quando esperava para ligar a internet via meu salário escorrendo fora…
Boa tecnologia!
Abraços para vc Lino!
Oi Lino, estou de volta das férias que foram maravilhosas. Infelizmente tivemos q voltar mais cedo, pois minha sogra adoeceu. Chegamos sabado e ela faleceu domingo agora. Foi triste mas ficamos felizes por encontra-la com vida ainda.
Pois é a Suecia está bem com a internet. Um abraco
Eu não sei se entendi direito, Lino, mas não considero os provedores de internet de boa qualidade no Brasil não! A prova disso é a ausencia de concorrentes, o que faz com que os serviços disponÃveis deitem e rolem no quesito ganhar dinheiro e não prestam um serviço que qualidade a população. Veja, por exemplo, se está recebendo nos serviços os k-bites que está pagando, o que é raro no Brasil, uma vez que aqui não ha legislação que obrigue as empresas a cumprirem o que está no contrato – que é virtual, e se quiser!
BeijUivooooooooooosssssss da Loba
Velocidade impressionante.
Bom retorno, Lino.
Lino, querido, vc é a educação em pessoa! mesmo de ferias ou atarefado, sempre dá um jeito de responder aos emails e aos comentários. já disse que gosto muito desse seu jeito… quanto a internet…que medo1 ainda não me acostumei a falar no skipe!! que rapidez esse mundo…rssss
bjos
meu amigo, em um páis que uma simples ponte aérea de 500 kilometros leva 8 horas para se fazer isso de 40 gigas é ficção cientÃfica.
A minha conexão é de 4 e eu já gosto imagina 40 !!!
Que maravilha !
Beijinhos ,
Bel .
A banda larga na Europa e na Ãsia é banda larga mesmo, com velocidades inimagináveis para nós, brasileiros.
E os preços são sempre os mais adequados possÃveis….
E sabe porquê ? Não tem uma ANATEL ou um Ministério das Comunicações deitando regras e regulamentos esdrúxulos e inadequados, acabando com qualquer tipo de concorrência.
E enquanto continuarmos com esse governo de viés estatizante, não vamos ter melhora nenhuma no horizonte!
E eu que ainda uso discada?? humph!! 🙁
Mas veja, mesmo assim não é tão lento como era antigamente, mas tb quase nunca usei banda larga hehehe Talvez se usar vou acostumar ai seria dose voltar a usar discada rs
bjs
Temos uma internet lenta, que apresenta muitos problemas, ADSL tem que pagar o provedor (é Brasil), preços exorbitantes e muitas vezes não cumprem a velocidade vendida. 40 aqui quem sabe de 20. Abraço Lino.
Meu lindo, só agora volto a ativa mesmo e vou ler seus post antigos.
Quanto a esse… se tem uma coisa a qual fiquei mal acostumada aqui é exatamente com a velocidade e facilidade da internet, coisa totalmente fora de cogitacao lá na selva de Belém. nao quero nem saber qual a velocidade maxima por lá pra nao entrar em panico antes da hora
UAU! eu quero, eu quero!rs
Será que demora para chegar aqui?! Eu quero!! Hehehehe… Lembro da internet discada que tÃnhamos, demorávamos uma hora para ligar a net, abrir o programa de email,ler, responder e enviar. Detalhe que o mais rápido disso tudo era o ler e responder, quando a máquina não travava no meio da resposta e tÃnhamos de fazer tudo de novo… Hehehehe… Quanta diferença!
Bjos
Oi Lino!
Eu sou do tempo do unitron e detestava aqueles disquetes bolachões para ligar o pc. Fora a demora… Evoluà para um 386 e windows. Depois tive internet discada, uau que novidade !(ihhh que demora, que gasto!) Escrevia tudo no word e só na hora de enviar é que ligava a net. O olho no relógio, pois além de ser discada, ainda era interurbano. Hoje tenho internet à rádio, já fiquei muito feliz, mas agora acho que estã deixandoi a desejar. Meu sonho de consumo já vai ficar ligádo à Suécia,rsrs. Beijo!
Ops!
“estão deixando a desejar”
“ficar ligado à ”
beijo.