Uma útima indicação

Quando estamos navegando pela internet acabamos por descobrir sítios e assuntos que nos despertam a curiosidade e, até, acabam entrando para a nossa leitura obrigatória.

Sempre que posso, procuro passear pelo mundo dos blogs. Neles, procuro ver o que há¡ de novo, que assuntos estão sendo discutidos e também para ampliar meus interesses.

Um deles, vocês já¡ sabem, é a mídia. E foi sobre o assunto que descobri o Sem Medo da Mídia, que se apresenta como capixaba, destinado a comentar coisas de nossa mídia.

Novo, com apenas dois posts, ele faz uma última indicação: a do livro de Niklas Luhamann sobre a comunicação de massa. O que ele diz – e endosso:

“Considero o livro leitura obrigatória para todos os que, de uma ou de outra forma, militam nos meios de comunicação.
Luhmann, que não é uma unanimidade – afinal, quem o é? – discute a questão de como os meios de comunicação, enquanto sistema, operam, se alimentam e retroalimentam. Faz, do meu ponto de vista, uma análise muito lúcida e atual de como estes meios acabam por escolher os assuntos que vão veicular, explicitando comportamentos e a busca pelo sensacional e pelo entretenimento.
De certa forma, Luham reproduz, em outras palavras e com uma acurada análise sociológica, o que disse Guy Debord em seu O Estado Espetáculo, mostrando que vivemos, hoje, sob o domínio dos meios de comunicação, responsáveis pela construção da realidade a que nos submetemos e transformando quase tudo em um grande espetáculo.
O livro traz afirmações que, no mínimo, podem ser consideradas polemicas. Mas vale a pena – e muito – ser lido”.

Quanto ao livro, a vantagem é que, agora, ele está em português. Como diz o Sem Medo da Mídia, vale a pena ler.

Quanto ao blog, espero que ele tenha sucesso.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Comentários estão encerrado.