Melhor do que falar de Clarice é deixar que ela fale. E foi por pensar assim que, hoje, na homenagem coletiva que vários blogs estão fazendo a ela, a partir da sugestão da Cris, do In the name of love, que deixo este texto daquela que, sem dúvida, é uma das nossas maiores escritoras.
Aproveitem!
AS TRÊS EXPERIÊNCIAS
Há três coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou a minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. “O amar os outros” é tão vasto que inclui até o perdão para mim mesma com o que sobra. As três coisas são tão importantes que minha vida é curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida . Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.
E nasci para escrever. A palavra é meu domínio sobre o mundo. Eu tive desde a infância várias vocações que me chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever. E não sei por que, foi esta que eu segui. Talvez porque para outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida se vivendo em nós e ao redor de nós. É que não sei estudar. E, para escrever, o único estudo é mesmo escrever. Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a língua em meu poder. E no entanto cada vez que eu vou escrever, é como se fosse a primeira vez. Cada livro meu é uma estreia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda à medida que o tempo passa é o que eu chamo de viver e escrever.
Quanto aos meus filhos, o nascimento deles não foi casual. Eu quis ser mãe. Meus dois filhos foram gerados voluntariamente. Os dois meninos estão aqui, ao meu lado. Eu me orgulho deles, eu me renovo neles, eu acompanho seus sofrimentos e angustias, eu lhes dou o que é possível dar. Se eu não fosse mãe, seria sozinha no mundo. Mas tenho uma descendência, e para eles no futuro eu preparo meu nome dia a dia. Sei que um dia abrirão as asas para o vão necessário, e eu ficarei sozinha: É fatal, porque a gente não cria os filhos para a gente, nós os criamos para eles mesmos. Quando eu ficar sozinha, estarei seguindo o destino de todas as mulheres.
Sempre me restará amar. Escrever é alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar: posso um dia sentir que já escrevi o que é meu lote neste mundo e que eu devo aprender também a parar. Em escrever eu não tenho nenhuma garantia.
Ao passo que amar eu posso até a hora de morrer. Amar não acaba. É como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera.
ILUSTRAÇÃO
A ilustração usada neste post é um dos quadros pintados pela própria Clarice Lispector.
QUEM PARTICIPA
Se você chegou até aqui, não deixe de visitar, também, os outros participantes desta blogagem coletiva. São eles: Cris, a autora da ideia, Marcos, Krika, Cris Melo, Carlos Jr, Enoísa, Karina, Fernando, Marta Bellini, Gustavo, Lou Salomão, Laura, Carla, Jane, Dita, Regina, Kafé, Shirley, Vera, Elisabete, Dani, Taty, Tertu, Betty, Simone, Ana Paula, Grace, Tina, Adelaide, Perdigoteiro, Cláudio, Lili, Carlinha, Saramar, Patty, Lila, Mônica, Marcela, Carla, Luma, André, Helenice, Sérgio, Zé Paulo, Ernani.
A todos os participantes o meu muito obrigado.
47 Respostas
Parabens pela iniciativa,LINO.
Muito justa e merecida.
Abração e um otimo domingo à vc.
Pois é… eu não sei se nasci para escrver, mas assinaria este texto embaixo, para amar e para os filhos, eu tenho certeza 🙂
Obrigada pelo texto- não conhecia. Tb nunca tinha visto um quadro dela.
Bjs laura
Hehe, nós dois fugimos da raia, né? Que ela fale por si, é mais seguro e mais justo.
Visitarei os demais.
Bom dia…..
Perfeito Lino……
Boa semana…
Bjs….
Lino, eu tbm preferi que Clarice falasse dela. Não dá para concorrer né?
Vc poderia rever os links? tem alguns que não estão corretos e outros que nem foram postados ainda.
Bjos.
Tbm aderi. Bem pensado. Ela merece.
Abraços Lino
Boa tarde Lino. Já circulei por alguns blogs e a homenagem está muito bonita.
Falei para a Vera Fróes que esse tipo de iniciativa é muito importante num paÃs sem memória como o Brasil.
Parabéns Lino e viva Clarice!
Lino, amei o texto que vc escolheu!! Não conhecia! Demais!!! Beijos!
Olá, Lino. Eu queria muito ter postado algo em prol da blogagem coletiva – Lispector. Mas domingo é um dia difÃcil pra mim. Tempo parco.
Abraço.
“Amar não acaba”. Taà uma das muitas verdades de Clarice.
Ui, comentei no lugar errado, rs*, comentei no post abaixo, rs*….
Adorei o texto que escolheu! Não conhecia! Foi isso [entre outras coisas] que disse abaixo.
Beijos, querido e bom domingo
MM
ps: tô participando da blogagem, também ;o)
Adorei seu post, Lino. E minha homenagem à Clarice já está lá no blog. E a última entrevista dela, no blog do Lula. Bjus.
Oi Lino! acabei de postar sobre ela….
tenho lido coisas interessantes pelos blogs afora…ótimo!
abraços e bom domingo!
Lino, que maravilha esta blogagem!
Estou conhecendo mais de Clarice e muito mais talentosos blogueiros.
Obrigada por haver me convidado e assim, permitir o compartilhamento dessa experiência tão bonita.
beijos
Lino,
Parabéns a ti e a Cris pela iniciativa. Agradeço-lhe imensamente por teres me convidado.
Seu post sobre a iningualável, sobre a Estrela da nossa literatura, está magistral.
Sempre que houver blogagens coletivas desse tipo me avise, pq. sabes do meu amor pelas artes !
Parabéns a todos que postaram sobre Clarice Lispector !
Bjos,
Dani
Lino
Achei a idéia incrÃvel. Clarice merece todas as homenagens sem duvida alguma. Tbm falei dela no meu blog, sou leitora dessa escritora e eu não poderia deixar de postar.
O texto q vc escolheu é ótimo!
Parabéns pela iniciativa de vcs.
Um beijo e bom domingo.
Lino, boa tarde. Felizmente hoje pude vir visitá-lo e descobrir esse maravilhoso espaço, onde li um dos textos mais belos que jamais conhecera. Grata por esse presente. Infelizmente, só soube da blogagem coletiva agora, e já está tarde para esse projeto. Mas certamente farei uma homenagem à nossa grande Clarice Lispector.
Abraços e até breve!
Parabéns lino e Cris. É a primeira blogagem coletiva que faço e adorei a iniciativa. Grata pelo convite. Um abraço!
Marcela Vieira
Oi Lino!! Apesar de ontem ter sido um dia corrido pra mim, como todos os Sábados e de não postar nesse dia, me rendi aos encantos de Clarice e coloquei um texto lá no luz. Confesso que conheço pouco de Clarice e estou aprendendo muito com essa postagem! Boa semana! Beijus
Este texto da Clarice é tão atual, tão meu, tão nosso, amigo.A impressão que tenho é que ela é de minha geração.OU não?Não sei.O que sei é que ler Clarice me dar uam certeza tão grande de futuro.Descubro nela, tantas coisas em comum comigo.Obrigada pela oportunidade de falar sobre ela.Dias SEMPRE felizes e ENSOLARADOS para ti, amigo.
Bela homenagem…
Boa semana.
Bjs
Lino, achei essa sugestão de blogagem muito interessante não só para os que amam Clarice como também para aqueles que não a conhecem. Meus parabéns. Não participei porque estava às voltas com viagem e não daria tempo para render uma homenagem a altura do que ela merece. Beijocas
Lino: lindo texto, obrigada.
Participei com carinho,honraria mais que merecida.
beijos e boa semana.
ola…..bárbaro o texto que escolheu..me deixou emocionada….obrigado por me convidar para esse dia..rsrrs ….um abraço…
Caro Lino,
Atendendo sua solicitação me engajei na proposta da blogagem coletiva, e está lá, devidamente registrado para a posteridade, vida e obra de Clarice.
Parabéns para a Cris Penaforte e também ao amigo pelo empenho e dedicação.
Abs
Belo texto, o que falar dessa moça aÅ Tô por aqui e vou aproveitar para ler mais. Abraços.
Obrigado pela blogagem colectiva e pela referencia do meu blog como aderente. No entanto, o link não funciona (nothingandall no link está com três eles e só são dois. Se puder corrigir agradeço.
Ei Lino deixei recado no blog da Cris e agora no seu. Estou participando da blogagem coletiva sobre a Clarice viu? Beijos e boa noite para vc.
A idéia da blogagem coletiva é dez, Lino. Além de mostrar várias perspectivas do autor, aproxima pessoas que de outro modo ficariam sem se conhecer, e isso é um ganho para todos. Um beijo e parabéns pelo post.
Oi, Lino, mais uma história de Sucesso. bom, né?! agora que pena que você não cede, não fica distraÃdo…. tenta! depois vc me conta. beijos e espero poder estar sempre fazendo parte do seu mundo, da laura e de todos esse blogueiros aqui
beijos
Grande escritora, maravilhosa! Já vi em outros blogs essa linda lembrança em homenagem a Clarice. – Quanto as suas experiências, gostei muito dessa forma de se expressar em relação aos filhos. Muito legal mesmo! Parabéns!!!!
Querido Lino
Esse texto é de uma simplicidade incrÃvel, partindo de Clarice; é a simplicidade das coisas mais verdadeiras da vida. E pensar que, ainda hoje, tem quem a considere umaescritora “difÃcil”
… Não, ela não é difÃcil, ela é plena de sensibilidade. Basta também sentirmos, e a entenderemos.
Endosso as palavras do Carlos Emerson Jr.: “… esse tipo de iniciativa é muito importante num paÃs sem memória como o Brasil.”
Um beijinho
Lino! Perfeito! é o que posso dizer…vc não poderia ter colocado outro texto!!! bem, meu final de semana foi muuuito corrido quase que nâo consegui postar..fiz uma pequena homenagem, só para não passar em branco!bjos e boa segundona!
Lino vai lá no “Encanto”, acabei de postar sobre Clarice. Não pude antes , pois viajei ia não tinha acesso a net. Seu post está maravilhoso!! Espero que goste do que fiz!
Tenha uma ótima semana!!!!!
Olá, Lino!
Muito bem escolhido, tudo.aqui ela parece que fala por todo mundo, ou o que muita gente quer.
Tambem postei ontem, uma correria só, não consegui faze-lo sábado….aproveitei e coloquei o John e a Florbela…numa visão da Clarisse.
Um abraço e boa semana
Ela realmente merece a homenagem. Ela é ótima!
Beijos
Belo post! Clarice é pura magia!!
O meu post também já está no ar!!
Até mais! Boa semana!
Ótima idéia, comecei a ler Clarice faz pouco tempo, mas já o suficiente pra saber que qualquer homenagem é válida.
Até mais!
LindÃssimo o texto! Homenagem muito bem colocada, Lino.
Um abraço!
Parabéns!!!!
A poesia da grande Clarice Lispector fala a linguagem universal da emoção!!! Linda homenagem!
Fiquei de fora, infelizmente! Não foi possÃvel fazer uma referência à altura da grande homenageada, embora eu tenha citado, hoje, palavras encantadas de sua autoria para embelezar o meu blog.
Bjos…muitas alegrias.
Adoro a Clarice Lino…Vi uma exposição dela aqui no RJ e amei!!!
Bjokas
Boa semana para você, Lino, querido!
beijos
MM
Que texto lindo! Escrever é um processo que vai da cura ao mundo das luzes passando pelas trevas….
Mas que bom ler isso!
Bjs
obrigada pelo convite…
Marta
Também fiz meu postizinho
um abraço.
Oi Lino, Boa Tarde!!!! Seu post ficou belÃssimo! Parabéns!!!! E que bom tê-lo conosco em mais esse…que possamos estar sempre divulgando essas maravilhas que temos em nosso paÃs, já visitei quase todos os blogs que confirmaram e deixaram seus endereços comigo…Obrigado !!!! Uma boa semana fique com Deus, Crisssss….
Olá, parabéns pelo blog e pela homenagem à Clarice Lispector. É bom saber que existem pessoas que valorizam o que nós temos de melhor. Através de gestos como estes, tenho certeza que um dia Clarice Lispector receberá o devido valor. Pena que eu tenha tomado conhecimento somente hoje! Um abraço!
menino, que legal isso de blogagem coletiva!
na verdade a gente pensou na msma coisa, mas vc deixou isso claro no teu post e eu enviei scrap p/ Carlinha…
volto com calma pra te ler.
bjs