Quais os perigos que rondam a nossa navegação diária pela web? Além do vício, que afeta, pelo menos um pouco, a todos nós – principalmente blogueiros – o ambiente on line é cheio de armadilhas. E elas vão do phising, destinado a roubar senhas, dados e, como consequência deles, dinheiro, até os cavalos de tróia que se instalam no seu computador e mandam seus dados para um hacker de plantão.
Tudo isso, aliás como ocorre na vida real, está nos fazendo ficar a cada dia mais cuidadosos, como não abrir e-mails de quem não conhecemos ou que ofereçam algo que, sabemos, não custaria o que estão oferecendo. Além disso, cuidados de ter um bom antivírus e tomamos cuidado com os sítios que visitamos.
Cuidadosos que somos estamos, então, livres dos vírus, dos ataques dos hackers, da coleta ilegal de dados e do roubo de senhas, para listar, de novo, alguns problemas. Estamos? A se crer em um recente relatório liberado pelo Google – isso mesmo, por eles, que querem dominar o mundo – a resposta para a pergunta é um sonoro não.
Chamado de O fantasma no browse: Análise dos malware na web (no original, em inglês), o relatório mostra que, dos mais de 4 milhões de sítios usados pelo Google para basear sua pesquisa, 10% – isso mesmo, mais de 450 mil – tem algum tipo de malware – programa espião, que realiza uma determinada tarefa de forma escondida.
O Google acrescenta que, diariamente, nada menos do que oito mil novos sítios com objetivos maliciosos são aberto. E, por tudo isso, considera o uso deste tipo de dispositivo – os malwares – uma série ameaça para as empresas e para as pessoas. A conclusão é que, se antes éramos cuidadosos, agora temos de ser mais ainda. (Via CNet News)
QUAL É A SUA ESCOLHA?
Imagine se dos vários equipamentos e objetos que você usa, tivesse de escolher um único, dentre todos eles. Qual seria sua escolha? Que objetos escolher, veja na Pesquisa, na barra lateral.
Nela, estão listados computador, celular, televisão e alguns outros. Vá lá, escolha o seu e vote. E, depois, deixe um comentário explicando a escolha.
22 Respostas
Nossa que péssima notÃcia!!! Não agrado dos fantasmas..rs…
bjos!
Estamos perdidos, nao temos saidas, se estamos na nete estamos vuneraveis..
Como sempre, uma informação preciosa que você nos oferece. Obrigado. Particularmente, me preocupo também com blogs que divulgam dados pessoais, nomes completos dos editores, nomes de familiares, já vi até um que informa o bairro onde o editor reside. Sei que certos dados bem pessoais até fazem parte do contexto de alguns blogs, igualmente pessoais, que tratam do cotidiano do blogueiro. No meu caso, só libero informações que possam, se der zebra, afetarem a mim mesmo e não, indiretamente, aos meus familiares. Coloquei minha foto, todo mundo sabe a minha profissão, a cidade onde está o meu escritório, mas ninguém sabe onde moro, o nome de meus familiares e em que cidade residem. Pode ser exagero, mas sinto que é meu dever preservá-los porque eu sou blogueiro e não eles. O que me fez seguir este caminho foi um pensamento que me ocorreu um dia e que uso sempre antes de publicar um post: “Se eu fosse apresentador de um programa da Rede Globo, diria isso ou aquilo quando estivesse no ar, sabendo que o meu programa fosse o de maior audiência?” Bom, esse pensamento me assustou porque percebi que a internet atinge muito além das fronteiras abrangidas pela globo. Meu blog é novo, mas acompanho a origem dos acessos. Já vieram no APOIO FRATERNO visitantes do Japão, China, Ãfrica, Estados Unidos, Itália, França, Suiça, Suécia, Irlanda… lugares que nunca visitei fisicamente e, dentro do Brasil, de cidades que nem sei onde ficam. A maioria dos visitantes eu sei onde ficam, como a Meire, que bloga da Itália, e por isso está marcado lá a visita da Itália. Mas e os que não conheço? Não tenho nem um link que seja de um blogueiro que more na china, quem será este então?
Lino, isso realmente deveria preocupar a todos nós antes de postarmos informações muito pessoais. Pior do que os dados que furtem do nosso micro através de um programa malicioso, é aquele que nós publicamos com certa dose de ingenuidade porque achamos que todo o mundo é bonzinho e só quer o nosso bem…rs
Falei demais, comentário muito longo, mas só tem a intenção de alertar e jamais de criticar.
Forte Abraço,
Mário.
Faz um tempão que, por abolir o MS-Office, não abro aqruivos do power point, o que praticamente acabou com meus problemas de vÃrus.
Mas é verdade que devemos cuidar também dos acessos a sites… cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Eu tento me proteger de tudo que é jeito, mas as vezes dá um minuto de bobeira…
Tudo tem dois lados,,,e a intenet não seria diferente…
Não creio em bruxas, porém… Em se tratando de vÃrus na web todo cuidado é pouco. Frequentemente recebo emails da Receita Federal informando que há problemas com meu CIC ou declaração de IR – quando sabemos que a Receita não envia emails para os contribuintes…
No mÃnimo duas vezes por semana faço uma varredura a procura de vÃrus. Falando nisso, hoje é o dia.
Um abraço.
Ah! Lino!!!
Se eu ficar pensando nisso nem entro na net..hahahaha…já peguei alguns virus aqui..me deram um trabalhão…e hj em dia não uso o PC para guardar nenhum tipo de informação ‘importante’…não entro em banco, nada!!! e não abro e-mail suspeito! mesmo assim vira e mexe aparece um virus..haha..fazer o q???
Bjão!!
Lino!
A moda Gerson nunca acabará, “Gostar de levar vantagem em tudo”
Tem gente maluca pra tudo.
Bjus Grandes.
O seguro morreu de velho né…
mais cuidado com certeza.
abraços
Lino, obrigado pela dica sobre esses espiões ocultos. Eu, realmente, sou muito cuidadoso… e até hj tive a sorte de escapar de virus e outras pragas. 🙂 Abração
Lino, eu adoro internet, mas tenho medo. Tem muita gente mal intencionada na rede sim e recentemente descobri que as empresas também ficam muito vulneráveis. Eu pensava que as empresas se protegiam melhor por lidar diariamente com valores e dados sigilosos, mas que nada, a rede da empresa onde trabalhei foi invadida recentemente por um espião. Esta rede não é segura mesmo, fazer o que…
Lino
Mesmo usando bons anti virus, ja vi uma vez a tela do monitar de repente ficar azul anil e perdi todos os meus arquivos, programas etc.
A net hoje e questao de sorte, cada segundo, tem um contemplado com o inesperado.
Beijinhos
Ai que medo !
Espero que esteja melhor da gripe .
Beijinhos ,
Bel .
Realmente é uma tristeza o que acontece com essas pessoas mau intencionadas no mundo da internet que não tem como ficar sem hoje em dia né?Várias vezes meu computador já foi pro técnico…Mas entre computador e televisão, eu votei na televisão hehehehe mas naum deixo de usar meu computador nem que seja 3 vezes por semana, senão fico deprimida hehe, amei seu blog, muito interessante e inteligente 😉 Até a próxima
Olá Lino! Às vezes fico estressada com meu bloqueador de pop up, hehehehe, bloqueia tudo, mas ainda sim, prefiro! Muitos vÃrus afetavam minha máquina por causa dessas janelinhas, mas depois do Norton, Zone Alarm e do bloqueador de pop-up, findaram-se meus problemas! Nem me fala em vÃcio de blog… visitar é viciante! Bjokas!!!!
Por mais que a gente tente se proteger sempre vai ter alguém mal-intensionado querendo nos prejudicar. Eu sempre tento manter o meu antivÃrus atualizado, tenho também anti-spyware além do firewall. Todo cuidado é pouco, mas mesmo assim estamos vulneráveis.
Abraço,
Passei para dizer que tive a idéia de criar um blog para tentar fazer os outros rirem! rsrs…
Passa lá para conhecer e me envie sugestões!!!
Obrigada.
Eu faço o possÃvel pra evitar vÃrus e coisas do tipo; o resto, entrego pra Nossa Senhora dos Internautas…rs- Beijos.
Ja dizia minha “vozinha”: Cautela e caldo de galinha não faz mal. – mesmo no mundo digital 🙂
abraços
10%???? Eu acho o número irrisório. Mas nao significa deixar de tomar cuidado
Nossa lino, inclusive em sÃtios do Google, significa que tomar cuidado nunca é demais né?
Beijos!
Essas palavras causam pavor em qualquer internauta que não entende bem de virus e cia rs
bjs