Segunda-feira, diz um bom número de pessoas, é o pior dia da semana. Depois de um final de semana que tanto pode ser de descanso, como não, a semana começa e, com ela, volta todo o stress a que estamos submetidos, com tempo corrido, pressão por resultados, prazos para cumprir. Enfim, a vida entra novamente nos eixos.
Particularmente, não tenho síndrome de segunda-feira, mas vejo algumas pessoas ao meu redor que a têm. Sofrem por retornar ao trabalho, às tarefas diárias, apresentam-se de mau humor, de cara fechada e com disposição a menos. É preciso chegar a terça-feira para que as coisas comecem a entrar nos eixos.
Você deve estar se perguntando o porquê desse assunto? Afinal, é quarta e não segunda-feira. O que me chamou a atenção para esta síndrome foi um comentário do Gilberto Dimenstein, na CBN. Informou que uma pesquisa acaba de concluir que é na segunda-feira que ocorre o maior número de infartos e a decorrência é, em parte, dessa predisposição dos brasileiros, que vêm o dia como sendo o difícil início de uma semana.
Uma das explicações é que com a volta do stress depois de um final de semana relaxado, o corpo reage de forma diferente e o coração, neste caso, acaba afetado. Não é que nos outros dias da semana não haja infartos, pois há. É que há uma predominância na segunda-feira, uma coisa que não sabia. Outra explicação são os excessos cometidos por todos nós, que refletem no início da semana e ajuda a nos estressar ainda um pouco mais.
Não sei os números exatos, até pelo Dimenstein não os ter dado. E não vou procurar. Acho, no entanto, que a constatação faz sentido, seja no caso dos que encaram a segunda como uma tragédia, seja no caso dos que a encaram normalmente. O fato é que na segunda a vida começa e, com ela, volta todo o stress a que estamos diariamente submetidos.
Ah, uma coisa! Quem tem uma vida mais saudável tem menos chances de ter problemas. Se o sedentarismo é uma marca, se você fuma e bebe, as chances de ter um problema na segunda-feira são bem maiores, segundo a pesquisa. E isso é fato, também, para todos os outros dias. Uma vida mais saudável ajuda e bem a enfrentar o estresse e passar pelo início da semana com menos problemas.
Uma recomendação dos pesquisadores, ainda segundo o Gilberto Dimenstein, é que procuremos um emprego ou um trabalho que nos dê prazer. Se gostamos do que fazemos o estresse é menor e as chances de termos problemas diminuem. Quando fazemos o que não gostamos, em contrapartida, o estresse aumenta e com ele as chances de problemas.
E então, o que você acha da segunda-feira? Faz o que gosta? No meu caso, como já afirmei, não tenho problemas com a segunda ou qualquer outro dia. E também estou dentre aqueles que fazem o que gosta. Bom pra mim, mas isso não significa que, se não me cuidar, não vou ter problemas.
11 Respostas
Lino, atualmente nao tenho mais problemas com a segunda, mas confesso que ja’ tive, e muitos, sofria muito, ainda bem que no meu caso isso é coisa do passado.
Bjs
meire
Agora eu não tenho mais problemas com as segundas, pois também faço o que gosto e onde gosto. No entanto, houve uma época em que entrava em uma espécie de depressão já no domingo à noite, pois antevia o caos da segunda ( nesse caso, eu fazia o que gosto, mas no lugar errado). Boa semana!
Lino, a segunda é o pior dia. Por coincidência, é o dia que mais trabalho, manhã, tarde e noite… E ainda por cima no perÃodo noturno tenho aula dobrada em duas salas que NÃO deixam o professor dar aula. Quando o dia acaba, estou estressado ao limite. Já me disseram que um dia vou cair duro na sala de aula… Bem, o coração ainda está agüentando…
Abraços!!
Confesso que não sou nada amiga das segundas…. Tenho preguiça demais de iniciar a semana, hehehe!
Sou como o Garfield: detesto segundas!
Bjo.
Rapaz, tenho que tomar cuidado então. Eu fico extremamente nervoso quando se trata de inÃcio da semana.
Ainda bem que diante do meu trabalho a semana acaba sempre indo bem rápida.
forte abraço.
Lino, eu e minha mulher conseguimos transformar as segundas-feiras no último dia do fim de semana! Aà qualquer sÃndrome deixou de fazer sentido!
Um abração.
Detesto segunda-feira, é complicado começar a semana. Mas graças a Deus não fumo e nem bebo, qto ao sedentarismo estou combatendo isso.
Big Beijos
Lino, não tenho problemas quanto às segundas, visto que já não trabalho. No entanto, quando trabalhava, era um verdadeiro tormento.
Beijocas
Oi Lino!
A minha segunda feira já começa a se anunciar com a música do Fantástico, mas eu levo na boa. Tem outro jeito ? (rs)
beijos,
Pois eu não gosto de segunda-feira. Há anos que tento conciliar meus horários para folgar na segunda, mas nunca consegui.
Assisti a uma palestra ontem sobre saúde mental do trabalhador e soube que uma das classes que mais se suicida é a dos médicos, justamente pelo estresse. Acredito que qualquer dia pode ser estressante, mas, a segunda-feira já está estigmatizada.
abraço, garoto
Eu sou parecida com Garfield e não sou muito fã das segundas…rs – Tem aquela história de deixar as coisas chatas pra segunda (dietas, por exemplo -rs), mas vamos em frente!