QUALÉ, MEU. QUE CHULÉ!

chule.jpg

Todos nós já tivemos experiências desagradáveis com o chulé. Se não em nós próprios em alguém que, ao retirar um sapato, impregna o ambiente com o cheiro não muito agradável.

O que não sabemos é que o odor gerado pelos pés é causado por bactérias, atraídas pelo suor. Elas literalmente “comem” o suor e são suas excreções que provocam o chulé, já que tem um odor muito forte.

Não, desta vez não é brincadeira. É sério e é o que acontece. Leve em conta que os pés produzem, a cada dia, uma enorme quantidade de suor, fruto da ação de suas 250 mil glândulas sudoríparas e temos o tamanho do problema. Quando mais suor, mais bactérias e maiores as chances do chulé.

E, além de tudo, existe uma situação pior: suor junto com calçados fechados e meias. Neste ambiente escuro e úmido as bactérias encontram seu paraíso, o que significa chulé e mais chulé, que só é sentido quando você tira o sapato e as meias.

A pergunta é: Existe um meio de evitar o chulé? Sim, existe. Veja alguns conselhos:

  • Use sempre meias limpas. Se você sua muito, troque-as durante o dia.
  • Lave os pés com um sabão antibactéria. Isso não diminui o suor, mas as bactérias, sim.
  • Coloque as meias em locais arejados após usá-las, permitindo que o suor evapore.
  • Prefira calçados que permitam os pés “respirar” e sejam de fácil aeração. Evite calçados muito fechados, como botas.
  • Use meias de materiais absorventes, como algodão. Elas absorvem o suor, evitando que seja “comido” pelas bactérias.
  • E, por ultimo, use um antitranspirante nos pés. Em qualquer supermercado você os encontra.

Depois disso tudo se o odor continuar, consulte um medico. Ele pode lhe indicar o caminho que lhe permita, se não resolver, pelo menos diminuir o problema. (Via Coolquiz, em inglês).

ATIVIDADES NO DOMINGO

Qual é a sua atividade preferida para um domingo à tarde? Não responda. Antes, dê uma olhada na barra lateral e veja a pesquisa desta semana.

Viu? Escolha uma opção e vote. No final vamos ter uma visão de que os leitores do blog mais gostam. Ou mais fazem.

Além de votar sinta-se à vontade para comentar, dizendo o porque de sua preferência e até apontando atividades que não estão relacionadas.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

32 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »