Todos os anos e ao longo do ano a média, sobretudo, cunha algumas expressões ou usam palavras que se tornam chavões para designar um comportamento, uma ação ou relembrar o ato de alguém.
Este ano foi pródigo nisso, começando com o mensalão, cunhado a partir da denúncia de Roberto Jeferson, passando pelos sanguessugas e desembocando no espetáculo de crescimento e em nunca, como neste país, que o presidente Lula parece amar.
Inspirado – ou copiado, como queiram – do Noblat, este blog quer que você, leitor, defina qual é a palavra do ano. Veja na barra lateral e escolha aquela que, no seu entender, resume o que foi o ano em apenas um palavra.
Ah, a sua escolha não está na lista? Então, deixe um comentário, dizendo qual é ela e o porque dela resumir o ano inteiro. Como fui eu que montei a lista – inspirada no Noblat, repito – vou dar logo o primeiro voto: Nunca, neste país.
Explico: O Brasil parece, mesmo, o país do nunca. Nunca houve tanta corrupção, nunca houve tanto roubo, nunca houve tanta enrolação e nunca imaginaríamos que iriamos presenciar tudo isso.
ENGRAÇADOS E ESQUENTADOS
Com uma nova pesquisa no ar, encerra-se a anterior. E qual foi o seu resultado? Deu empate. Os leitores e leitoras deste blog se classificam, em igual percentagem, de esquentados e engraçados. Cada item obteve 29% dos votos.
Em segundo lugar vem os certinhos (as), os que, seguindo-se os comentários, são organizados e gostam de tudo no lugar. Eles são 14% do total. Em quarto lugar, empatados com 11%, estão os largados e os bonzinhos. O total se fecha com quem se acha problemático.
O que achei engraçado é o fato de ninguém – mas ninguém, mesmo – ter se classificado como mauricinho ou patricinha. Não é interessante?
BRASILEIRO NA DISPUTA
Um dos blogs mais legais que conheço é o da Luma, o Luz deLuma. Já o indiquei aqui em uma das secções do Surfando.
Uma prova da excelência do blog é que, agora, é um dos finalistas do The Webblog Awards. E, mais ainda: é o único brasileiro no meio de um monte de blogues escritos em outra língua que não a nossa.
Por que tudo isso? É simples: quem decide os ganhadores do prêmio são os internautas que votam. Então, gente, vamos lá votar na Luma.
A votação vai até o dia 17 de dezembro e você pode votar várias vezes, desde que use um IP diferente ou, então, que dá um voto a cada dia.
Então, o que está esperando? Vá lá e vote. A Luma merece.
EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA
Como os leitores e leitoras sabem, no domingo não costumo postar. Neste, no entanto, estou abrindo uma exceção e fazendo ao estilo jornalístico, uma edição extraordinária do blog.
Tudo isso para homenagear Clarice Lispector, uma das maiores escritoras brasileiras. Na verdade, esta é uma blogagem coletiva, com muitos blogueiros participando.
Se você quiser participar, ainda dá tempo. Faça um post e me mande o link que coloco na relação dos blogadores sobre Clarice.
23 Respostas
Oi Lino!
Leio diariamente os jornais do Brasil, ouço rádios e por tudo que li, e ouvi durante o ano, escolho a frase “Eu não sabia”…essa com certeza, nós brasileiros jamais esqueceremos. “Ele” não sabia de nada rs! Quer dizer que os seus leitores são “engraçados & esquentados”? Legal as suas pesquisas.
Abraços e bom final de semana!
Lidu
(na correria de fim de ano) postei sobre Clarice Lispector. Bom fim de semana!
Oi Lino !
Estou participando da blogagem sobre Clarice. Vou colocar o post no ar hoje ainda. Eu deixei um aviso para a Cris também.
beijos querido e bom fim de semana!
Dentre todas as palavras da enquete, faltaram duas que o brasileiro não gosta, e por não gostar foram pouco ouvidas esse ano, assim como em todos os anos. Não vou votar na enquete poruqe não tem as palavras que eu mais gostaria de ver na boca do brasileiro: punição e vergonha.
Lino,
Pra mim a palavra do ano é : responsabilidade. Ex:Fulano não é responsável…De quem é a responsabilidade pelo caos no setor da aviação, quem é o responsável pelo mensalão, etc…Responsabilidade civil, social, empresarial…Sua responsabilidade, minha responsabilidade. Nossa responsabilidade. Responsabilidade – do lat. responsabilitas, de respondere = responder, estar em condições de responder pelos atos praticados, de justificar as razões das próprias ações. Um abraço
ola bom dia, estou com post sobre Clarice, vai la me visitar, bom dia.
EU acho que pais do nunca e perfeito
Oi Lino, boa tarde.
Já votei na Luma porque adoro o blog dela.
Também escolhi a palavra que, para mim, representa este malfadado ano para o Brasil.
beijos
Lino, um belo e lindo fim de semana para você. Beijocas
Acho que tem um pronome na primeira pessoa do singular seguido de um verbo. O que mais ouvà nos programas eleitorais foi: “eu lutarei” pelos aposentados, pelos negros, pelos brancos, pelos indios, pelos “mixturados” pelos gays, pelos analfabetos, pelos letrados e subtendido bem lá no intimo “pelo meu bolso cheio cambada de otários!”…Lino, acho aqui muito bacana, parabéns!
Lino,
Estou passando para te avisar que ontem eu publiquei um post sobre John Lennon e o perdao. Se voce tiver um tempinho por favor me inclua no link da blogagem coletiva. Amanha (ou hoje a noite) escreverei um sobre Clarice. Depois volto para ler o seu post com mais tempo. Hoje e’ aniversario da minha filha e eu estou numa correria danada.
Beijos,
Regina
oi, Lino! O post sobre Clarice está no Umbigo. Passa lá! Beijo pra você.
Falatando alguns minutos para o domingoe atendendo a solicitação, também já coloquei um post sobre a Clarice no JCF.
Parabéns pela iniciativa.
abs
Eu escolheria como paravra do ano “mesmice”, na onstatação dos desmandos, do despreparo administrativo e da corrupção que aqui campeiam há 506 anos.
Estou na Blogagem coletiva. Da-me tua mão e venha conferir!
Olá, Lino! Soube no blog do Marcos Pontes (Esculacho e Simpatia) da blogagem coletiva e resolvi participar. Um abraço e ótimo domingo.
Lino, meu poste está pronto é só linkar.
Bjos
Lino, coloquei no Favorito o lugar prá votar na Luma todo dia!! rsrsrs E desde sexta tá pronto o post prá queridÃssima Clarice! Bjs!
Lino, nem sei se posso chamar o que postei hoje de digno de fazer parte da blogagem coletiva, em todo o caso, está lá.
Abraços e ótimo domingo.
Oi, Lino….o post está no ar.Bom domingo em famÃlia.Grace
Lindo o texto que escolheu, Lino, não conhecia….
Também nasci para coisas semelhantes, menos criar filhos, kkkk
beijos e bom domingo
MM
ps: participei da blogagem, desde de sexta meu texto tá postado ;o)
Lino, você é um anjo!! Fico realmente comovida com sua atitude! Sabe que nem todos são solidários, mesmo em momentos assim, alegres? Que dirá os tristes!
Fico abismada de o brasileiros não demonstrem patriotismo mesmo em pequenas atitudes!
Desculpe o desabafo! Olha a hora que vim aqui!! Estou sem tempo de blogar ultimamente.
Obrigada de coração!! Beijus
Amanhã volto com calma para ler os posts. Beijus