A educação no Brasil, de um modo geral e para dizer pouco, é calamitosa. Quem tem ou teve experiência em salas de aula pode comprovar isso de forma clara. E não se trata, apenas, de escolas públicas na periferia. O analfabetismo funcional também ocorre nas faculdades, com gente fazendo o curso superior sem saber concatenar duas frases.
Existem exceções, sabemos. Mas elas apenas confirmam as regras, como mostram algumas das pérolas do último Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem, usado como parâmetro para avaliação do ensino no Brasil. E este assunto não é inédito aqui. Já falei dele em O que eles querem mesmo dizer, também relacionando algumas das tiradas antológicas de quem prestou o exame.
Veja, então, mais algumas dessas pérolas:
- “O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas..”
- “O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!”
- “Enquanto isso os Zoutros… tudo baixo nive…”
- “A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata
- Atlântica da região.”
- “O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém
- individualmente.”
- “Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.”
- “É um problema de muita gravidez.”
- “A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.”
- “A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando”
- “O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que
- nos unir para realizarmos parcerias juntos.”
- “Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte
- seria um bom beneficácio para o Brasil”
- “Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros”
- “… provocando assim a desolamento de grandes expecies raras.”
- “Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia.”
- “Tudo isso colaborou com a extinção do micro-leão dourado.”
- “Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre os araras azuls que
- ficam sob voando as matas.”
- “Eu concordo em gênero e número igual.”
- “A conscientização é um fato esperansoso para todo território mundial.”
- “Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos.”
E tudo isso é apenas uma pequena amostra. Passei – como professor – por faculdades e pude constatar a penúria dos estudantes em relação à língua. E não saber escrever, em muitos casos, é o de menos. Alguns não conseguem sequer ler e entender o que está escrito.
Ao ler estas pérolas, a primeira reação é de rirmos. Sim, são risíveis, mas trazem, de um outro lado, um aspecto trágico, pois trata-se de jovens que estão se preparando para a vida profissional. E serão eles que amanhã estarão no mercado de trabalho como advogados, médicos, engenheiros, professores, etc.
O que esperar do futuro? Você sabe? Se souber, me diga. Eu temo por ele.
5 Respostas
Lino,
Parabéns pelo nosso dia, hj dia 20 de março é dia do blogueiro.
Big Beijos
Ah! Lino fico triste com isso. Estive em Recife e o cobrador do ônibus para dar o meu troco usava calculadora… desolador.
Sinceramente, não sei se rio ou se choro…
Brincadeiras à parte, o Brasil não oferece, de maneira nenhuma, um ensino com qualidade, as escolas não cobram muito dos alunos. Os alunos, na maioria, não se interessam em buscar conhecimentos além da escola (ler mais, se informar mais, não esperar só pela escola), e por aà vai, uma série de erros, informações mal dadas e ultrapassadas…
Fico pensando nos profissionais que estão aà se formando… é lamentável que sejam profissionais brincando com a educação. Estamos na era de formar seres pensantes.
Eu acho que é isso!
Bjos, querido amigo!
caro amigo Lino, infelizmente sou obrigada a concordar com você. Digo infelizmente porque creio que tanto eu quanto você gostarÃamos que isto não fosse verdade. Eu trabalho com duas áreas crÃticas, saúde e educaçã. Não vejo como desmembrá-las e vejo-as praticamente abandonadas. Ainda creio na educação como suloção e desenvolvimento, mas antes de tudo seria preciso de esquecer o “venha a mim” e lembrar de todos. Estes erros, tenho-os arquivados. Vejo a polÃtica de educação como culpada, pois professores ensinam o que sabem, então…
Beijo.
Putz aquele da AIDS é bacana ele deve ter “descobrido” que a aids pose ser curada com o uso do repelente…tambem tenho sustos… tenho colegas que não conseguem depois de ler interpretar um paragráfo…tenho medo que eles sejam politicos e se votem e qlguem que consiga concatenar alguma ideia seja internado num sanatorio como louco!
abração!