A discussão sobre a inclusão do negro na educação e na economia tomou conta do Brasil nos últimos anos. Uma das faces mais visíveis dessa discussão são as quotas em universidades para estudantes negros, que virou um dos pontos de afirmação, de um lado, e de negação, do outro. A discussão prossegue, com opiniões a favor e contra. E não vai ser resolvida tão cedo.
O problema, na verdade, não se restringe ao acesso do negro à universidade, mas se prende, sim, a uma questão maior, que é o próprio preconceito racial. Sim, ele existe no Brasil. Está disfarçado, sim. Mas sua existência não pode ser negada. E o pior é que, no caso do preconceito, ele não atinge só o negro, mas abrange, também, o pobre, o nordestino, os sexualmente diferentes, enfim, quem não se enquadra no padrão branco do que Henfil chamava de Sul Maravilha.
Vivendo com e sob este imenso preconceito, nada melhor do que dedicarmos um dia – pelo menos um – para abordar o assunto e declarar que queremos um país livre de preconceitos, a começar pelo racial, que é a parte mais visível deste tipo de comportamento. Hoje é um Dia de Luta contra a Discriminação Racial.
E é por causa disso que blogueiros e blogueiras do país e de fora do Brasil estão unindo seus esforços para, primeiro, mostrar que o preconceito existe e, segundo, clamar pelo seu fim. Sabemos que não existe igualdade absoluta, mas que os diferentes sejam, pelo menos, tratados como seres humanos, o que muitas vezes não são. Somente no dia em que o fosso social não mais existir é que o Brasil será, efetivamente, um país grande.
MAS O QUE É PRECONCEITO?
Segundo a Wikipedia é “uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual”.
Olhe ao lado e você verá¡ que amigos próximos, inimigos distantes, gente do nosso círculo, de quem gostamos e quem detestamos tem este comportamento. E que ele, na verdade, é muito comum. E é contra ele que todos nós devemos lutar.
PONTOS NUMA ESCALA
Como o preconceito não é uma exclusividade brasileira, também lá fora ele tem sido fruto de estudos. E um dos estudiosos foi Gordon Allport, que a partir de seus estudos e na publicação de um livro, estabeleceu uma escala de classificação para os níveis de preconceito.
Se olharmos o caso brasileiro na Escala de Allport vemos que estamos no terceiro nível, que é o seguinte:
- Discriminação: O grupo minoritário é discriminado negando-lhe oportunidades e serviços e acrescentando preconceito à ação. Os comportamentos tem por objetivo específico prejudicar o grupo minoritário impedindo-o de atingir seus objetivos, obtendo educação ou empregos etc. O grupo majoritário está¡ tentando ativamente prejudicar o minoritário.
O QUE QUEREMOS?
Constatado que há, no Brasil, discriminação – e uma pesquisa deste blog mostrou que os leitores tem clareza disso – o que queremos é chamar a atenção para o problema, partindo da discriminação racial, mas chegando a todo tipo de discriminação. Colocando o problema às claras, deixando de mascará-lo, podemos enfrentá-lo e fazer com que a discriminação vá diminuindo.
Mas falar não é o bastante. É preciso fazer. E o primeiro passo não depende de ninguém a não ser nós mesmos. Portanto, vamos começar por adotar uma postura de tolerância, de aceitação da diferença e deixar de ver o negro, o pobre, o diferente como sendo uma ameaça para nós.
Eles, no final, querem o mesmo que queremos: viver com dignidade.
QUEM ESTÁ PARTICIPANDO
Veja quem está¡ participando desta blogagem. Clique no nome e vá conferir. Vamos ver o que os outros tem a dizer sobre a discriminação:
Meire, Cris, Jens, Poliane, Laine, Chawca, Célia, Carla, Carlos, Ursula, Tati Sabino, Lucia, Lu (Niniel), Mélica, Mero Espectador, Luci Lacey, Lulu, Jeane, Aline, Verinha, Olhos de Mel, Leandro, Monkakau, Vivi, Mário, KK, Patty, Mércia, Edu, Aninha, Ale, Saramar, Marcos, Cristiane Saldanha, Renata, Cirilo, Sam, Regina, Fernanda, Cilene, CAntonio, Márcia do Valle, Ronaldo, Ricardo Rayol, Enoísa, Renata, Guilherme, A comentarista, Edu, Chris, Mi, Clarice, Paulo, Jorge, Luma, Kevin, Célia (Paris), Marta, Morgana, Miguel, Crys, Simone, Lila, Tina, Mércia, Rafael, Jackie, Ceci, Marcelo, Fábio, Kátia, Dani, Fernando, Laura, Femme,
Se você está participando e o seu nome não está¡ aqui, deixe um comentário avisando de sua participação. Assim que receber o aviso, seu nome será listado.
Ah! Estarei visitando todos os participantes. Mas, antes de tudo, obrigado a todos pela participação e por se engajarem em um assunto que muitos evitam.
78 Respostas
Oi Lino, acabei de fazer o meu post. Tinha acabado de postar no post anterior, aà surgiu seu post “fresquinho”.
Sobre o preconceito, vc disse num trecho que ele está “disfarçado”, eu acho que ele está mesmoé ” escancarado”, aqui na Europa pelo menos.
Adorei a sua idéia dessa blogagem coletiva, é um tema super- importante.
beijos
Me inclua nessa, por favor!
Oi Lino!
Muito interessante a pesquisa do Allport, pena que estejamos ainda tão longe da igualdade merecida (é mais que desejada, é merecida mesmo!!!)
Sabe, eu acho que no geral somos todos preconceituosos de alguma forma, pois cada verz que temos difculdades em lidar com as difrenças dos outros, quaisquer que seja, estamos sendo preconceituosos…Claro que há graus de preconceito, ms acho que é uma experiência humana genuÃna e que devemos buscar nos desenvolver para controlá-la, e quem sabe até extingui-la, pois ficar aà dizendo, ” eu não, não sou preconceituoso” não adianta nada…
bjos, e bela blogagem, etou feliz em participar! Bjo
Primeiro parabéns por essa mobilização!!
Eu acredito muito no poder de mudança “interna” das pessoas!! Mas infelizmente precisamos mostrar que estamos errados e que precisamos mudar!! Eu vejo claramente que somos como crianças… ficar de castigo para aprender a respeitar o próximo!! Só espero que não seja necessário ficar muito tempo de cara para a parede!! E como vc mesmo disse… O Brasil só será Grande quando deixar de ser preconceituoso!!
Grande Lino!
Blessings
Oi Lino, ótimo post..
Acredito que com muita luta um dia conseguiremos acabar com o preconceito, sei que não será fácil, ainda mais com os dias que andamos vivendo.
Mas precisamos acreditar e lutar por isso.
bjs
opa,acabei botando o comentario no post anterior. era so pra dizer que estou participando tb 😉
Olá! Que post interessante! Diria até instrutivo. Discussões sobre assuntos que podem melhorar a vida de todos é sempre válidas!
Meu humilde postsobre o assunto também está no ar!
Até mais!
Lino, parabéns!
Você está certo. Temos sim que falar, falar, falar. A hipocrisia social que nega a discriminação precisa ser desmascarada por ser, ela mesma, um reforço velado a essa doença chamada preconceito.
beijos
Muito bacana Lino! também estou participando contando o que ocorreu com minhas amigas negras.
Bjs
Marta
Bom Dia Lino!
Primeiramente: PARABÉNS pelo texto…pela pesquisa, pela sua visão do tema: PERFEITO! Como tudo o que vc escreve !
Mais uma vez obrigado pelo convite p/ participar!
É isso aÃ: A luta ocntra o preconceito em todas as suas formas é um trabalho de formiguinha…Mas estamos fazendo a nossa parte, certo?Valeu…
Devagar vou visitando os blogs que estão participando tb!
Bjão carinhoso e uma boa quarta feira, Crisssssssssssssss…
Quando minhas feridas sararem….
Estou torcendo pl sucesso da sua blogagem coletiva amigão!
Oi Lino, deixei meu link ainda há pouco no post anterior.
Oi amigo!
Estou dentro desta luta tb… o meu nome nao consta la. poderia me adotar.
kiss amigo.
Lino, esqueceu de mim?
OI AMIGO ESTOU EU DE VOLTA
ACHEI MUITO LEGAL A SUA IDEIA.E ESTOU A VER MUITA GENTE A APARTICIPAR.POIS TEMOS DE LUTAR PELOS OS DIREITOS.BJS E FIQUE COM DEUS
OI titio amiguxo!
Estamos nessa tb … a mami colocou em nosso blog da Floresta Encantada. Fizemos o nosso comentario de criança mas esta la a nossa marquinha. Valeu cara até mais.
Beijokinhas dos miuxos
É isso aÃ, Lino! O seu post ficou completÃssimo. To contente por ver tantos blogueiros unidos na luta contra o preconceito. Parabéns pela idéia! Ah, meu post já tá lá. Sucesso a todos! Abraços, Mário.
Gostaria de participar mas não sei como. Escrevi um acrostico publicado ontem 20/03/2007 sobre preconceito.
Lino, meu post tá feito, mas confesso que não escrevi tudo que queria, por falta de tempo.
Mas, a minha intenção está lá.
Bjus.
Bom dia!!
Dentro da concepção teórica o conceito de ‘negro’, nada tem a ver com o senso comum. Negro não é a pessoa que se declara ‘preto’ para o IBGE, é também aqueles que se declaravam pardos. Os negros no Brasil somariam 48% da população brasileira, o que tornaria a nossa nação negra a maior do mundo depois da Nigéria. Os pardos do Brasil provam por si que devido ao alto grau de miscigenação não somos racistas, diferentemente de paÃses europeus e EUA.
Por isso contesto o resultado da pesquisa que diz que temos um racismo velado. Até citei isso no blogue – a pesquisa.
Fica a pergunta: Se o racismo é velado e somos uma grande nação miscigenada, de onde parte a discriminação? Eu sei a resposta, foi só pra cutucar! (rs*)
A grande discriminação no Brasil não é racial. Somos um paÃs pobre que não se compadece dos pobres. A grande discriminação é contra o pobre.
Lino, me desculpe, fiz a postagem mas não ficou realmente como eu queria, faltou tempo, porém prestigio a blogagem!
Beijus
Lino,
Essa definição do aurélio não condiz com a biologia ou indivÃduos na definição não incluà os seres humanos.
Tô nessa blogagem também.
Um grande abraço.
Ótima a iniciativa!
É um tema que precisa e muito ser discutido!!!
Um abraço!
Preconceito, eu falo em todos os tipos, não só o racial, é um mal que aflige a todos nós, em alguns de maneira exacerbada, em outros, velada, noutros de maneira tÃmida ou inocente… Todos nós temos um pré conceito sobre tudo que nos cerca, a virtude neste caso é ter a sabedoria para refazer estes conceitos iniciais.
Um abraço!
Querido Lino,
Tudo bem com você?
Eu acabei de postar.
Eu tinha me programado para fazer isso…bem cedo mas…estive encrencada com a conexão da Vivax….lenta demais.
Eu não sei se eles estão ampliando as instalações aqui na cidade mas…está inviável navegar nessa velocidade.
Querido Lino, parabéns por mais essa tua linda iniciativa!
Eu abordei sobre a discriminação com os japoneses.
Eu tenho certeza de que muitas pessoas que passarem por aqui…vão redirecionar alguns de seus valores.
E…não basta falar, postar…é preciso praticar, no dia a dia.
São os deveres e direitos de quem exerce a verdadeira cidadania!
Mais uma vez, agradeço por teu convite e por teu carinho.
Fique com Deus.
Um abraço carinhoso,
Verinha
Olá Lino, mais uma vez estamos engajados numa campanha de blogagem coletiva.
Parabéns pelo texto e iniciativa. E de fato a questão das cotas nas faculdades é algo não só polêmico, como difÃcil de se chegar numa conclusão e numa concordância.
Abraços
Parabéns Lino, a blogagem está se espalhando rápidamente e fazendo barulho, mostrando que aqui, nos blogs, estamos todos atentos para esse problema que marca nossa e outras sociedades.
E seu post, como sempre, esclarecedor e otimista.
Um grande abraço.
Olá Lino, boa tarde:
Não nos conhecemos mas por intermédio da Renata do blog Devaneios e Desabafos, fiquei sabendo da Blogagem Coletiva e resolvi entrar nessa também. Escrevi lá em meu blog sobre a discriminação, não só racial, mas sim abrangendo alguns tópicos que sempre acho muito importante, como: discriminação sexual, discriminação da beleza e outras tantas tão importante quanto.
Foi um prazer participar desta blogagem coletiva e me ponho a disposição para outras que vierem, ok?
Abraços…
Oi Lino, ainda que jmuito humildemente, me alinhei a esta blogagem coletiva e coloquei algumas palavras lá no meu blog.
Esta lá escrito, falado, dito, para quem quiser. Temos mesmo é que mudar alguma coisa por aqui, comecemos então a no mÃnimo falar. Beijinhos
Ufa! Consegui! Falar desse tema foi bom pra mim, valeu pela oportunidade!
Parabéns pela iniciativa de fazer todos pensarem um pouco e refletirem sobre isso! Sua blogagem coletiva é um sucesso!
bjo bjo
Parabéns pela iniciativa e por conseguir mobilizar um bom número de pessoas. ainda não chega perto do desejado, mas é um ótimo começo.
Mencionei as cotas no meu post. Aqui na Bahia, e acredito q nos outros estados tb, a cota é reservada aos afro-descendentes q passaram toda a vida escolar em escolas públicas. Até concordo com o segundo critério de seleção, já que o governo não toma uma atitude digna diante do ensino público, mas acho absurdo que negros tenham ‘garantias’ como os deficientes … ou será q eles se acham deficientes? Por isso digo q é a maior demonstração de auto discriminação.
Mas esse é só um problema em um milhão para os quais a sociedade precisa acordar.
E viva a diferença!!!!!
Sucesso extraordinario esta sua blogagem coletiva,LINO. Infelizmente ando numa corerria tal nos ultimos dias,que mal pude postar o basico por la.
Parabens!!!
Grande abraço!!
Mandou bem Lino, teu texto ficou ótimo. Parabésn aos outros participantes. Que todo o dia seja dia de discriminar a discriminação.
PS: Você colocou duas vezes o meu nome, obrigado mas não precisava 🙂
Lino, obrigada pela oportunidade de participar. Super interessante sua abordagem. Acho que o simples fato de respeitar as diferenças, já é meio caminho andado. DifÃcil é conseguir, colocar isso na cabeça de uma grande parte das pessoas.
Bjs.
Já postei, e vim agradecer o convite.
Uma curiosidade sobre grupos majoritários, no Brasil, em 1999, 54% da população se declarou branca, 39.9% declararam-se pardos e 5,4% declararam-se negros (amarelos e indios menos de 1%). Entretanto, a distribuição por região revela que no Sul a população majoritária é branca (seguida do Sudeste), mas no Norte e no Nordeste a população majoritária é parda.
Começo agora a visitar outros blogs.
lula é negro
Matéria especial do Valor de hoje – “Demanda eleva renda e emprego na construção civil†– traz mais uma boa notÃcia para a nossa economia: o crescimento do emprego na construção que atingiu a média de 7,3% no ano passado, superando o próprio crescimento do setor que foi de 4,5%.
Outra matéria – “Fabricantes de materiais apostam na baixa renda” – mostra que as empresas de matérias para construção civil cresceram suas vendas, embaladas, principalmente, no maior consumo da população de baixa renda, que hoje tem maior acesso ao crédito e cujo rendimento real cresceu.
Uma terceira matéria – “Setor espera expansão de 7% este ano com o PAC” – informa que o setor de construção civil se prepara para intensificar o ritmo de crescimento nos próximos anos, chegando aos 7% em 2007 e aos 11% em 2008.
Essa expectativa baseia-se nas medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui a liberação de R$ 4,5 bilhões de financiamento às construtoras, novas linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e a desoneração ou incentivos de vários tributos para obras de infra-estrutura, como portos, estradas e hidrelétricas.
Por causa do PAC, a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) revisou sua expectativa de crescimento das vendas no ano de 6% para 10%.
Com tudo isso ocorrendo de bom no paÃs Lula só pode uma negritude abençoada
Lino
Parabéns pela iniciativa e que bom que tantos blogueiros estão participando. Já visitei alguns, mas infelizmente não vou poder visitar todos hj, minha mão direita tá doendo essa semana, acho q é tendinite, vou ao médico amanhã, mas de qualquer forma estou tentando ler o máximo de posts. É um assunto que devemos discutir mesmo e não deixar mais q a voz da hipocrisia sobreviva nesse paÃs. Um beijo!!!
Oi Lino, quase que não participei dessa vez, mas depois que comecei o difÃcil foi parar….rs…mas é assunto tão complexo,né?
obrigada pelo convite!
Lino , só explicando: quando disse que quase não participei é porque tive uma perda na famÃlia alguns dias atrás e ainda estou me refazendo….
Oi Lino!
Ficou ótimo seu post. Eu estou participando também, coloquei o post logo cedo. Mais tarde vou visitar o pessoal.
beijos querido e parabéns pela iniciativa!
Fiquei sem internet hoje durante a manhã, mas consegui fazer o post cedo… Acho que o meu nome não tá aqui…rsss….talvez vc não tenha recebido o meu e-mail confirmando.
Gostei do que vc escreveu. Muito bom!
Parabéns tbm pela iniciativa!
Bjos…muitas alegrias.
Oi Lino, achei muito bacana tua proposta. Escrevi também sobre Preconceito no meu blog. Um grande abraço! Mta força!
Lino, desta vez não tive tempo de participar. Mas deixo aqui meu apoio a este movimento e concordo quando dizes que é preciso fazer. De discurso hipócritas já estamos cheios.
abraço, garoto
Nossa, alta correria hoje, não consegui chegar perto do pc de manhã. Mas já fiz umas correções e acabei de colcoar o post no ar…
oi Lino, também tô participando da blogagem coletiva…
e realmente essa questão de preconceito é uma praga na sociedade, principlamente brasileira, que não tem nada de puro: nem de raça, nem de polÃtica, nem de história… até na nossa história somos impuros… bjim da femme.
Lino a blogagem coletiva foi um tremendo sucesso. Parabéns pela iniciativa.
Desculpe a demora Lino, mas finalmente postei sobre o tema.
Big Beijos
Ola amigo, vim te prestigiar, primeiramente pela iniciativa e o resto pelo texto maravilhoso…
Tenho visitado os participante e olha vou te dizer uma coisa, vc estava certissimo, os blogs estao se completando e formando um grande mural e esta muito bonito todas as manifestacoes, em cada blog vemos o assunto abordado de acordo com a cara do blogueiro, de acordo com sua ira e sua tristeza em relacao a este assunto.mais uma vez PARABENS, lindo trabalho…
abracos
aline e baby
Oi,Lino! Estou tentando participar prestigiando os posts. Infelizmente não pude compor um texto sobre esse assunto por pura falta de tempo, mas apoio o a tua iniciativa.
Abraco pra ti.
Olá Lino, acabei de postar sobre o tema, favor incluir.
Abraços e parabéns pela iniciativa!
Lino!!
DESCULPA!! não deu para entrar na blogagem..viu?! Hj fiquei meio sem tempo, ai postei algo ja tava feito, só pra nao passar em branco…Vc colocou meu nome ai e eu nem tô participando..desculpa amigo!..foi mal mesmo!..bjao!
Não pude elaborar um texto melhor, mas estou participando.
O essencial para ser analisar uma pessoa, não é sua raça, credo ou orientação sexual, é o seu CARATER. E de tanto olhar apenas para o exterior, sem analisar o caráter das pessoas, é que nosso paÃs encontra-se nessa crise ética sem precedentes.
Lino, em função de um comentário que recebi, fiz um complemento no post de hoje.
Um abraço.
Oi Lino, Entrei nessa blogagem coletiva com um texto que achei muito lindo quando recebi por email e compartilho com vocês. Por favor me inclua na lista. Grata. Abraços
Olá, acabei de postar e pelo que vejo aqui, temos mais um sucesso.
Sugiro que seja ampliado pra fora do meio blogueiro, como fiz agora, acabei de mandar este teu post na Ãntegra para todos os meus contatos de e-mail, com os devidos créditos.
Acho que assim podemos ampliar ainda mais esta divulgação, já que muitos não costumam ler blogs.
Beijos
Oi Lino!!!
Andei lendo seu blog esses dias… tanta gente falando dessa blogagem coletiva que vc criou e incentivou. Cheguei meio tarde mas resolvi aderir ao tema tb!!!
Parabens pelo blog e pela iniciativa!!!
Beijos, Dani
Já dizia Gandhi, que nós somos a mudança que queremos ver no mundo. Então, a idéia é que cada um vigie a si mesmo, contra qualquer pensamento ou ato discriminatório, e aos outros, repudiando essa prática absurda.
Abração, grande Lino.
obs: mobilização conjunta é smpre uma excelente sacada. 😉
É, irmão, visitei praticamente todos os participantes. A blogagem foi um sucesso! Parabéns, Lino! Abraços, Mário.
OI CARO AMIGO LINO VINHO AQUI PRA VER SE EU NÃO ESTAVA FUGINDO DO ASSUNTO ACHO QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO.
ESTA MARAVILHOSO SEU TEXTO GOSTEI MUITO DO CONVITE QUE A AMIGA RÊ FEZ ONTEM NO BLOG DELA PRA NÓS ENTRAR NA CAMPANHA,SEMPRE QUE EU PUDER PARTICIPAR EU COM CERTEZA ESTAREI MARCANDO PRESENÇA.
SEU TEXTO ESTA BEM ESCLARECIDO MARAVILHOSO,PENA QUE AINDA ASSIM TEM PESSOAS QUE FECHAM OS OLHOS PRA NÃO VER A REALIDADE DO DIA- A- DIA.
MAS ASSIM COMO NOSSO PAI Là DE CIMA TEM ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR PORQUE NÓS TAMBÉM NÃO PODEMOS TER ESSA ESPERANÇA.
BJOOOOOOOOO,ESCORPIANA EXPLOSIVA
Bem!… Caro Lino, eu também coloquei um post (tinha que ser) a lembrar o Dia Mundial pela Eliminação da Discriminação racial «International Day for the Elimination of Racial Discrimination». Só agora alterei-o fazendo alusão à sua blogagem colectiva…
Mto bom seu texto. Lino,eu esqueci, passei o dia fora, estava tão preocupada com coisas práticas…
Fiz uma chamada para cá, só o que deu, estou super cansada e com sono agora.
Bjs Laura
e parabéns pelo sucesso.
desculpas a todos… eu estive fora de casa o dia todo e n tive tempo de publicar… quase me esqueci… agr o post tá lá publicado, e qm puder entrar para ler, desde já obrigado…
Lino , há muitos preconceitos , como a senhora que foi humilhada por ser gorda , não sei se você viu !!!
E o preconceito não é só contra o negro , contra o branco também tem … uma frande amiga , levou uma cacetada de um ônibus … saltou para falar com o motorista que a xingou e disse que ela deveria estar atrás de um tanque , que era branca azeda … ela chamou a polÃcia , deu queixa e ele teve de pagar ( a empresa na verdade ! ) 3 anos , R$ 500,00 por mês para ela !
Beijinhos ,
Bel .
Olá Lino,
Vim ver as novidades e gostei muito da ideia da postagem coletiva. Parabéns.
Desejo uma linda quarta feira e muita paz.
beijos,
Edimar Suely
Oieeeeee…tudo bem com vc?…seu blog é destaque essa semana no magia,pela beleza,conteúdo e pelo carinho com q é cuidado…parabéns!Tem um selinho e meu award pra vc,tá?
Vi seu blog no blog da Sam!!
Uma ótima quinta-feira!
“Não basta que seja pura e justa a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós.”
Beijinhus
Magiagifs(Li)
Muito boa a iniciativa, como estou com problemas no blog nem quis participar, nem sabia se o post iria ou não para o ar rss
Mas Lino, muita gente diz que não é preconceituoso, mas se uma filha ou um filho aparece em casa com um namorado (a) negro os pais já olham torto, sinal de que apesar de se dizer não preconceituosos, nós temos bem arraigado la´dentro esse preconceito que nos é passado sem mesmo a gente perceber.
Eu mesma já em pequei varias vezes pensando errado, apesar de abominar qualquer tipo de preconceito.
Por exemplo quando a gente conta uma piada, 100% delas são preconceituosas,já percebeu?
Então melhor do que dizer é estarmos sempre atentos para que nossas atitudes não nos entregue naquilo que realmente passa no nosso interior.
bjs
Companheiro Lino! Que bela iniciativa! Meus parabéns!!!!
É muito bom estar te visitando num dia como este. Embora não tenha participado, fico muito feliz em ver que muitos querem combater a discriminação. Olha eu gostaria muitissimo de ter feito um texto tb, viu? Mas ésempre tempo, né? Quem sabe ainda faço? rs…
Um grande beijo e de novo meus parabéns!
Oi Lino
Bom dia!!
Nao conseguimos postar nada ontem, cheguei do trabalho e nada, consegui abrir o blog ja bem tarde, mas coloquei o selo na coluna lateral.
O blogger anda nos deixando malucas.
Mas vi que foi um sucesso a blogagem, parabens e obrigada.
Abracos
Amigo foi uma mobilização e tanto…Eu adorei participar!!!
Um super bjo
Lino, parabéns pela iniciativa. Acho q a blogagem coletiva foi um sucesso. Li alguns textos e ficaram ótimos.
Valeu!!! Beijos
Lino,
Concordo que o preconceito existe e está em nosso meio, as vezes aberto mas na maioria das vezes ele é silencioso e traiçoeiro.
O preconceito não é novo e está enraizado no Brasil desde o seu descobrimento.
É algo que não podemos aceitar em nossa sociedade.
O ‘x’ da questão é que a mÃdia como meio de comunicação insiste em mostrar que o belo é ser magro; que o negro só pode trabalhar fazendo papel de escravo e por aà vai.
Precisamos dentro da nossa própria casa, no nosso trabalho e por onde andarmos mostrar que apesa das diferenças fÃsicas somos todos semelhantes em valores.
Parabéns pela iniciativa.
abs
Lino, vc esqueceu meu nome ali naquela relaçao.
Nossaaaa…estou lendo todos os posts (sabe lá qdo vou acabar…rsss) e estou adorando o q tenho lido. Mostra q existem muitas pessoas conscientes e com vontade de mudar o mundo.
Ahh..e parabéns pelo destaque no Magia Gifs 🙂
Beijo
Migo, Parabéns!!!!!!!!!! que venha outras e outras… estaremos sempre juntos! bjinhos
Lino, cada vez vem mais gente, e os textos mais inteligentes, muito esclarecimento. Parabéns pela iniciativa, pela organização. Fiz uma postagem pequena, ainda testando a postagem, estou pouco afeita ao novo blog. Desculpa não ter feito como gostaria, o blog está quase cego, ainda. Abraços e de novo parabéns!
eu quero sabre de todos os tipos de preconseitos
O texto está ótimo, mas infelismente ñ me ajudou.