Você é do tipo que não imagina a vida sem um refrigerante geladinho? Se é, talvez seja melhor parar por aqui, não seguindo na leitura. Curioso? Então continue lendo e veja o porque do título deste artigo, que tem por objetivo primeiro o de esclarecer uma série de coisas sobre este tipo de bebida. A base do que será dito foi fornecida por um folheto distribuído pela Petrobrás a seus empregados e colaboradores.
O que ele diz? Basicamente, que não é uma bebida saudável e que, por isso mesmo, deveria ser evitado e não consumido em larga escala, como aconteceu hoje. Inventado em 1676, quando uma empresa francesa misturou água, suco de limão e açúcar, a configuração atual dos refrigerantes começou em 1772 com o acréscimo do gás. A comercialização do produto, no entanto, começou somente em 1820.
Feito – ou tendo como ingredientes – corantes, grande quantidade de açúcar, ácido fosfórico, conservantes e, cafeína e adoçantes, nas suas versões light ou zero, os refrigerantes, para começar, engordam, devido ao seu alto teor de açúcar. E este talvez seja o mal menor que provoca, pois causa cáries, gastrite, aumento da flatulência – gases nos intestinos -, diabetes, agrava os casos de gastrite, contribui para o aumento dos triglicerídeos, que afetam o funcionamento cardíaco e provoca osteoporose.
O consumo constante de refrigerantes só é benéfico para quem o fabrica e vende, faturando bilhões de reais – no caso do Brasil – e trilheis de dólares em todo o mundo. Para quem toma, talvez reste o consolo de um momento agradável, de uma boa sensação – como destacado em anúncios de uma dessas bebidas. Mas por trás dela vem uma série de problemas, começando com a obesidade devido ao alto consumo de açúcar.
Então, não seria o caso de só tomar refrigerantes zero? Eles, é verdade, evitam o consumo de açúcar, mas continua oferecendo ao organismo todos os outros ingredientes e nenhum deles é saudável. Veja-se o caso dos acidulantes – ácido fosfórico – que provocam a perda de cálcio dos ossos contribuindo para a osteoporose, o que, depois de uma determinada idade, é um problema muito sério.
Há, ainda e além dos problemas relacionados no folheto da Petrobrás, um outro aspecto, que é tomá-lo às refeições, colocando no estomago uma quantidade de líquido que dilui o suco gástrico, obrigando o organismo a produzi-lo em maior quantidade e, ao mesmo tempo, tornando a digestão mais lenta. O aumento do suco gástrico pode levar a uma gastrite. E se a pessoa já tem propensão à doença, o refrigerante a estimula, fazendo com que surja ainda mais cedo.
O folheto mostra que não há circunstâncias em que o refrigerante seja uma bebida saudável. E olha que a Petrobrás é a principal fornecedora do material utilizado para a produção das garrafas PET, hoje quase que a embalagem padrão de todos eles. Não se trata, também, de uma preocupação com o fato de este tipo de material não ser degradável, contribuindo para a poluição ambiental e envenenamento do meio ambiente. Não, ela levou em conta apenas a saúde das pessoas. E faz uma recomendação: substitua os refrigerantes por água, água de côco ou sucos naturais.
Como frisa a Luci, no email em que me enviou o folheto e que, como já disse, serviu de base para este artigo, a Petrobrás não compraria uma briga desta à toa. E se ela recomenda a seus empregados que se abstenham, em nome da boa saúde, do consumo de refrigerante, você acha que não lhe fará mal? Eu acho que sim, e já há algum tempo aboli os refrigerantes da minha dieta. E quando o fiz não tinha lido o folheto, mas visto um programa de televisão que recomendava não tomá-lo, de olho na melhora da digestão.
O que ocorre hoje com o que comemos e bebemos é que estão tão cheios de químicos que acabam por provocar problemas, não oferecendo, de verdade, uma boa nutrição. No caso de vários alimentos é difícil saber, com certeza, o que contém. Mas no dos refrigerantes, não. Eles fazem mal. Está provado. E podem ser substituídos com facilidade. A melhor justificativa é a melhoria da saúde, começando pela digestão.
Pense no amanhã. Pense na sua saúde. Os refrigerantes são vilães, embora a indústria tente nos convencer do contrário, atribuindo a eles sensações de bem estar, colorindo um mundo que nada tem de colorido.
7 Respostas
Felizmente,aqui em casa,o refrigerante foi quase abolido. E sentimos todos melhora significativa em muitas coisas.
Abração,LINO
Graças a Deus aos poucos estou diminuindo a qtde de refrigerantes.
Big Beijos
Tais produtos Lino, fazem parte da lista de produtos, dos donos do poder e do mundo. Como é que irão sustentar e amparar tantos formandos a cada ano? Assim, para atender a demanda, criam produtos para que todos estejam ocupados.
Os fabricantes, fabricam, a segurança guarda, a logistica distribui, os comerciantes vendem, os médicos cuidam, os dentistas, os endocrinologistas, os personal trainer, os nutricionistas, os designer, e também os do contra, todos necessitam de trablho e meios de sustento, tudo se resolvem nestes produtos.
ai, Jesus, eu tomo um litro de coca-zero por dia, viciada total……. afffffff
beijos, querido
MM.
Eu nunca fui muito de refrigerantes, não, Lino e depois desse e-mail, que também recebà da Luci, então…
Passei pra te desejar FELIZ PÃSCOA!
Ainda bem que não tomo mais refrigerantes! Quem quiser ter saúde não use essa droga.Use sucos naturais e água pura.A saúde é a maior riqueza que possuÃmos! Seja feliz com saúde.’Quer comais,quer bebais,….façais tudo para a glória de Deus”!I Cor 10:31.
A curioso é que, a despeito do aumento continuado da nossa expectativa de vida, sempre aparece alguém afirmando que este ou aquele alimento faz mal à saúde.
Acredito que sim, tudo faz mal, quando ingerido em excesso. Até água potável pode matar!!!
“Tomem Suco Natural”, contém apenas algumas microgramas de agrotóxicos…
As campanhas pretendem trilhar as que vilanizaram o cigarro. O cigarro faz mal, concordo plenamente. Esta ou aquela multinacional que fabrica cigarros “é criminosa!” Será? DaÃ, pergunto: alguém já ouviu dizer que charutos cubanos fazem mal à saúde? Já se fez passeatas contra as charutarias que distribuem los cigarrilos modelados en las cochas de las chicas?