O que podemos chamar de processo de reprodução assexuado não é novo. Na literatura, um dos primeiros a abordar o assunto foi Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo. Depois dele, vários outros também o fizeram.
A ciência levou mais tempo para desenvolver técnicas que permitissem essa reprodução e elas nasceram a partir da fertilização in vitro, com o óvulo fertilizado sendo, depois, implantado em um útero para o desenvolvimento.
Com o avanço da ciência, a partir do final do século XX a discussão chegou à clonagem, não mais como ficção, mas como possibilidade, inclusive para os seres humanos. O movimento pioneiro foi com uma ovelha, a Dolly. Depois, outros animais foram clonados.
Hoje, a clonagem faz parte do nosso dia a dia, tanto no mundo animal, quanto no vegetal. As técnicas existem e estão disponíveis em laboratórios. Se é possível clonar um animal complexo, será possível clonar um humano? Tecnicamente, a resposta é sim.
A questão não é técnica, contudo. É ética. E é sob este ângulo de abordagem que surgiu, nos Estados Unidos, uma discussão interessante. Dela, a pergunta básica é: Os clones tem alma? Não, se olharmos, por exemplo, a ficção de Blade Runner. Mas no real, como será?
Se e quando um humano for clonado, será uma cópia perfeita de sua matriz. Olhando-o não do ponto de vista técnico, mas ético e religioso, cabe a pergunta. Será que a reprodução também reproduzirá a alma? Ou ele terá uma alma própria? Em que a cópia será idêntica ou diferente da matriz?
A questão foi levantada na Esquire (em inglês) e repercutida na Wired (também em inglês), mas, sem dúvida, é uma questão pertinente. Como lembra a própria Esquire, não existe pergunta estúpida, mas só gente estúpida que não sabe perguntar certo.
A questão é apropriada? O que você acha? Se os humanos forem clonados as cópias terão ou não alma? Eu, particularmente, acho que, embora cópias, se chegarmos a este estágio, os clones serão pessoas diferentes, pois sofrerão influência da educação, do ambiente e do seu próprio tempo. Então, terão alma própria.
BLOGAGEM COLETIVA
Lembre-se que amanhã é a blogagem coletiva pela paz ou em defesa da não violência. Se você ainda não pegou a imagem que ilustra a blogagem, clique aqui e copie o selo.
QUEM DEVE GANHAR O OSCAR?
Dos filmes que foram indicados para o prêmio a qual você daria o Oscar? Não se lembra dos indicados? É só ver na pesquisa, na barra lateral, escolher uma das opções e votar.
Após a escolha de Hollywood vamos reproduzir, aqui, o resultado da votação, vendo se os leitores acertaram ou se concordam com a escolha da Academia.
42 Respostas
Questão delicada e complicada, né? Há que se ver e rever todas as implicações de uma clonagem, principalmente no que se refere às suas consequências.
E tô agarrada na blogagem coletiva, tá? Bjão.
Lino, casualmente vi na semana que passou um filme que trata desse assunto, A Ilha(com Ewan McGregor e Scarlet Johansson), onde as pessoas são clonadas para depois terem o orgão que precisam. E a clonagem é patrocinada por quem precisa de um orgão, ou um filho por exemplo. No filme eles colocam uma memória no clone para eles pensarem uma coisa que não são, até o momento que são levados para a sala de cirurgia e depois a sua morte. Vendo pelo lado do filme, num futuro isso é possÃvel de acontecer. Mas se eles não ficarem trancafiados não tem como pensarem igual.
A Alma é espiritual e isso o homem não pode dar nem clonar. Cada alma é uma!
Até a clonagem coletiva de amanhã!
Bjos.
A Vera já está até querendo fazer uma clonagem coletiva!! rs, rs
Acho q o clone tem alma própria. Ele é uma espécie de irmão gêmeo…
Beijos
Oi Lino… nossa complexo isso, mas como vc disse um clone é uma nova vida, msm que de lugar diferente do seu original, então provavelmente terá uma alma, ou no meu caso que acredito, um novo espÃrito, e por isso o clone se tornará diferente. Bjus estarei amnhã blogando sobre violência.
Oi Lino!
Eu acho que “clone” tem alma própria sim! A clonagem a meu ver, é só material. A alma é outra.
Vou tentar participar amanhã, mas não prometo, pois estou cheia de trabalho.
beijos querido e boa semana!
Lino, boa tarde.
Concordo com você. Se clones tiverem alma, deverá ser outra. Minha mente não concebe uma alma em duas pessoas diferentes.
Vou participar da blogagem no Lidos (Escrevinhções), certo?
beijos
eu acho que clone tem alma-.
Assunto meio complexo, né!? Mas, acho que clones são apenas geneticamente idênticos… mas não acredito na duplicação da mesma alma… E tb não acredito em vida sem alma… Portanto, pra mim, um clone é um ser geneticamente idêntico à sua matriz, porém com alma própria e que tem/terá uma vida própria de acordo com as influências e interações que sofrerá durante sua existência… psicológicas, afetivas, climáticas, nutricionais, etc…
deixou muita gente de calças curtas, sei não…
Eu acho que não!
até por que o como disse Deus só serão honrrados aqueles que tiverem a minha imagem e semelhança e procriem coforme a lei natural do ser humano…
Mais éuma questão delicada e de ser levada para a messa de estudos da filosofia natural do ser humano…
Valew T++
fui pela sombra
Querido, fico feliz de ter chegado a tempo para a blogagem coletiva.
Vou prepará-la hoje a noite!
Será que vc poderia me dar umas dicas do que vc realmente pretende com a blogagem?
Vi sua enquete sobre o casamento gay e procurei votar, mas estava fora do ar!
Sou a favor, porque o respeito deve ser iqualitário a todo ser humano, independente de credo, raça ou opção sexual.
Mas este tópico está incluso na bogagem coletiva?
Por favor, aguardo orientação para participar a altura!
Beijo e já copie o sÃmbolo, que por sinal deixarei linkdado permanentemente no meu blog a partir de agora.
Beijos
SôniaSSRJ
Boa tarde….
Ahh…complicado…..e acho até que esse lance de clonagem é querer brincar de Deus…..e com as coisas de Deus….
To na blogagem coletiva…..
Até amanhã…
Boa semana…
Bjs…
Oi Lino…
Estou dentro da Blogagem ok?
Sobre os clones… alma eles têm…. Não deve ter quem inventou essa idéia de “brincar” de Deus. :/
Tanta coisa pra se preocupar no mundo…
Vish
Lino, já estou participando da blogagem coletiva.
grande abraço
Lino,
Longe de mim levantar uma discussão de cunho religioso, mas se os clones não tem alma pelo fato de serem produzidos por meio de reprodução assexuada, o que dizer sobre Jesus?
Um garnde abraço.
Questão delicadÃssima, já que a alma/espÃrito surge com a vida gerada dentro do estabelecido pelo Criador. Se o Criador permite que a ciência crie clones, talvez permita também a existência de alma/espÃrito desses seres. Mas na verdade, tenho minhas dúvidas, pois acreditando numa vida espiritual, não consigo conceber um ser “copiado”, portador da mesma vida espiritual… seria, talvez, a criação de uma vida espiritual “paralela”…
Acho que meus neurônios estão dando nó.
Abraços.
Lindo,eu ja me peguei pensando muito nisto e não consigo chegar a conclusão alguma.
Mas estou com propensão a acreditar que eles não tem alma ,não.
Complicado isto.
Abração !
Oi, Lino!…pois é,concordo plenamente com vcem tudo!..rs..bjos…e não vou votar em nenhum filme porque não assisti nenhum ainda! bjo
Oiiiiii Lino…estou dentro da postagem coletiva….hj assim q der 0h ja estarei elaborando meu texto pra postar!!!!!
Bjo
Amigo Lino,
No que tange a alma, essa é una, indivisÃvel, não há como clonar. Essa é dada pelo criador e a ciência não tem capacidade para atingir a perfeição do nosso Criador.
Amanhã estaremos juntos na blogagem,
Beijos,
Dani.
Bem, a clonagem é invenção antiga da natureza, freqüente nos vegetais inferiores e menos nas plantas, como nas gramas, bananeira, cana de açúcar, etc; os animais com uma origem comum não ficaram sem essa benesse e nós meros animais conseguimos gerar nossos clones quando um espermatozóide ao fecundar o óvulo e criar o ovo, o zigoto, até 14 dias pode se subdividir e dar origem a uma cópia idêntica e ai nascerão gêmeos idênticos sempre do mesmo sexo. A ovelha Dolly, não foi um clone porque resultou da união de um ovócito de uma ovelha do qual foi retirado o núcleo (ovócito enucleado DNA contido nos cromossomos do núcleo), com uma célula de uma ovelha branca (DNA contido em organelas denominadas mitocôndrios. Com o transplante criou-se uma célula indiferenciada, como aquelas do inÃcio do desenvolvimento embrionário. Voltando aos gêmeos univitelinos qual a alma original até os 14 dias e qual a cópia? A mais velha se origina da primeira ou entra depois, de onde?No caso de irmãos siameses ligados pelos crânios suas almas trocam confabulações? Chang e Eng, que deram nome à aberração da natureza, eram ligados pelo fÃgado; a serem separados, um morreria, quem escolher? casaram, e passavam metade do tempo na casa de cada mulher. Um era o chefe com a mulher A e o outro ficava submisso e vice-versa. Geraram 22 filhos, os quatro. Um deles era plácido e tranqüilo, o outro bebia muito e era temperamental. Brigavam muito no final da vida. Chang sofreu um derrame e morreu edema pulmonar. Eng morreu, aparentemente de choque, duas horas e meia depois. Se a alma vem pela metade no espermatozóide, o meia-almaticÃdio é bravo; o óvulo contribui com uma meia alma: homens produzem no mÃnimo 20 milhões de espermatozóides por milÃmetro de sêmen. Alma vai, alma vem, alma retorna, alma fica vagando, purgando no purgatório, presa eternamente no inferno; Século XXI, continua uma besta confusão. /Abraços amigo Lino
Lino, adorei esse tema,dá pra viajar legal…Intuitivamente eu diria que assim como os gêmeos idênticos, os clones seriam outra pessoa, mas com algo em comum, pois acredita-se que alguns aspectos da personalidade tem origem genética.
bjo e até amanhã na blogagem coletiva!
Creio que Deus é quem dá a vida, portanto, se um clone vier a viver, Deus lhe deu alma vivente. Mas, ainda são só especulações. Sinais dos tempos…
Estou na blogagem coletiva.
abraço, garoto
Minha pergunta agnóstica é outra: existe realmente alma?
Lino, como amanhã será um dia cheio, postei hoje sobre a não violência.
Sou contra clonagem humana … clonar orgãos para transplante , ok , é ótimo , mas clonar um ser humano , sei não acho antiético … E se isso ocorrer acho que terá alma própria …
Quanto a terrine de alho , se quiser passo a receita , é daquelas fáceis , de liquidificador !!!
Beijinhos ,
Bel .
Lino:
esta questão da possÃvel clonagem de seres humanos instiga a imaginação. E a memória, como é que fica? É o seguinte: não seria possÃvel um clone humano herdar também a memória e as experiências da matriz? Já pensou, um irmão gêmeo sabendo de antemão todas as mancadas que a gente já deu na vida. Sentiria ele as coisas da mesma maneira? Seria algo assim como uma segunda chance na vida – a imortalidade, enfim. Ele seria eu e eu seria ele.
Ó admirável mundo novo que possui pessoas assim! Um abraço.
oi…
olha só, eu concordo com vc.. a alma vai da educação, do ambiente, mas eu não sou a favor da clonagem dos seres humanos não…
e fiquei sabendo da blogagem agora, acho que vou participar…
beijossssssss
olá, ja estou com um post sobre a paz, obrigado pelo convite, adorei participar…grande abraço
A PAZ já chegou no Jardim. Obrigada pela iniciativa, pela oportunidade… Estamos mesmo precisando de muita Paz. Perdi um amigo, ontem, vÃtima da violência, estou tão assustada… beijos querido
Lino, eu sei que não é aqui, mas minha contribuição para a blogagem da Paz já está no ar.
Um abraço
O assunto é polêmico. Cada um vai ter sua opinião e todas elas podem ser bem diferentes entre si. No meu caso, sou espÃrita e acredito na pré-existência da alma. Portanto, caso Deus permitisse que fossem feitos os clones humanos, eles teriam uma alma diferente, que reencarnaria no momento da ‘concepção’ do clone. Pelo menos, acredito que seria assim.
Abraço forte.
Lino, acho que cada um de nós tem um verdadeiro Eu, que nenhuma clonagem poderia reproduzir. Mas prefiro passar ao largo da polêmica e informar que já postei pela não violência. Grato pelo honroso convite, e um grande abraço. 🙂
Lino, bom dia.
Por favor, corrigindo, meu post para a blogagem coletiva está no Janelas (link neste comentário).
Obrigada.
Lino, na minha opnião a resposta vai depender do que cada um acha o que é uma alma.
Pra mim, alma é tudo o que uma pessoa é, seu carater, personalidade, gênio. Então mesmo que seja um clone, ele vai possuir uma alma distinta de quem forneceu o material genêtico. Nâo existe gene identicos, cada um é uma coisa única. Do mesmo modo que nao existe óvulo identico, cada um tem suas caracteristicas, mesmo que se fizesse um clone meu, ele seria diferente em alguma coisa, podia até ser a minha cara, mas com certeza sua personalidade seria diferente.
A ciencia diz que somo o que somos pelo ambiente, experiencias de vidas, do jeito que fomos criados juntando com as diferenças geneticas ( mesmo de um clone) dá se um individuo totalmente diferente, com sua alma própria.
Meu post, da blogagem coletiva já está no ar.
bjs
Caro Lino,
A minha contribuição para o dia da “não violência” já está no ar!
Clonagem? Eu acredito no espÃrito, e este, é indivisÃvel…
Abraços,
Ja publiquei meu texto sobre a violencia.
Apesar da minha total falta de tempo,fiz questão de deixar minha pequena contribuição na blogagem coletiva,LINO.
Parabens!!
Grande abraço!
A pergunta que te faço Lino:
E seres vivos tem alma??
Quem garante a existência dela ???
A ciência garante??
Falo em ciência ( não em bÃblia)..
_____
Agora, se ela existe, cada clone tem sua própria alma, é lógico…nem precisa muito pra ter esta conclusão.
_________
Abraços Lino.
Eu acho que é bem como vc falou mesmo.
Acho que o corpo não vive sem alma, logo quando criamos um clone ele ganha uma alma. Claro que muitos religiosos vão dizer que isso é contra Deus e blábláblás!!!
E sinceramente para que clonar?!? Para fazer nem em “A ilha”?!?
Mil beijos
Lino, parabéns pela iniciativa da blogagem. Tenho uma opinião pessoal sobre paz por isso só vou divulgar sem participar. sds
Lino, acredito que um clone tenha alma sim. Todos têm, e até um clone terá. Fiz um post para a blogagem coletiva. Já está lá no Beco dos Bytes. Abraço.
que mané alma!
não existe tal coisa chamada alma.
o que se acreditava ser atributo da alma já se sabe ser cerebral. por isso que se retirarmos um pedaço x do cérebro de alguém a pessoa sofrerá alterações substanciais em sua personalidade, podendo ficar insensÃvel, sem compaixão.
ora, a personalidade não é uma das essências do ser, que o torna diferente dos demais? então se danos cerebrais podem alterar a alma…
já que você gosta de questões estúpidas, o que acha disso?:
Eu sou o meu irmão gêmeo? Não. E se ele for idêntico? Ainda assim eu sou eu e ele é ele.
Então temos a seguinte situação:
Depois da ejaculação, numa corrida alucinada, o Esper mata o Zóide, chega na frente e consegue fecundar o óvulo. Temos uma vida. Toca um apito no Céu e uma alma novinha em folha – ou reencarnada, sei lá – é inoculada no ovinho. Mas eis que o zigoto, dias após a fecundação, se divide para dar origem a dois gêmeos univitelinos, idênticos. Posso dizer que são duas pessoas com apenas uma alma? Ou um gêmeo é o outro? Como a Igreja analisa um caso desses? Respondam essa, he he!
quando nacer o clone, seras consedido o espirito. a cliança vivendo no ventre de sua mãe, nao tem espirito, só recebe quando nace. estando no ventre de sua mae vive pela mãe.o aborto nada é.(o que é nasido da carne é carne, o espirito quem da é Deus. primeiro o homen material depois o ispiritual (para mim a clonagen é pecado.)o clone hunano é o sinal dos ultimos dias.