Ninguém, seja teórico da comunicação ou leigo, tem dúvida que vivemos em uma época de muita, mas muita mesmo, informação. Há, segundo alguns, até uma overdose dela, de tal maneira que torna muita coisa importante irrelevante.
E agora temos um novo meio, que são os blogs e que, segundo pesquisas mais recentes, influenciam mais e mais seus leitores. Uma das últimas sondagens feitas pelo Zogby, um instituto dos Estados Unidos, mostrou que 55% dos cidadãos acreditam que os blogs terão um importante papel jornalístico.
Parece fazer sentido, até pelo número de blogs existentes – mais de 55 milhões, segundo o Technorati, que indexa blogs de todo o mundo. Eu sei que você lê blogs, afinal, não está lendo esse? A questão, no entanto, não é essa.
O que está em jogo, em primeiro lugar, é o futuro do jornalismo. E, depois, a forma como nos informamos. Antes, os jornais exerciam um papel fundamental. E ainda exercem. Mas hoje temos outros meios.
Em qual deles você se informa? Na Web – internet -, através do rádio, nos noticiários da televisão, nos jornais? Não. Não responda, ainda. É que este é o tema da pesquisa desta semana. Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote.
E não se esqueça de fazer um comentário mostrando como você se informa e o que é que lhe agrada mais na informação. Conto com seu voto.
FAVORÁVEIS AO ABORTO
A pesquisa da semana chegou ao final e, para minha surpresa, os que são favoráveis ao aborto – sem ou com restrições – são a grande maioria. O número mais expressivo é de quem embora apoiando, faz restrição a este procedimento.
Inicialmente, pensei que teríamos uma disputa muito equilibrada e, pelo que vejo nos círculos que frequento, achei que a maioria fosse contrária ao aborto. Um engano. A maioria apoia.
Os números completos da pesquisa podem ser visto aqui. É só clicar.
UM PEQUENO RECESSO
Comissão de frente, mestre sala, porta bandeiras, frevo, axé, carnaval e todo mundo – ou uma boa parcela – se esbaldando, se matando de tanto pular, defendendo a escola ou bloco do coração.
Não, não vou fazer nada disso. Mas, sim, um pequeno recesso, o que implica que até na quarta-feira não haverá novos posts. Mas podem continuar comentando e participando que estarei monitorando tudo.
Um ótimo carnaval para todos vocês. Um bom descanso.
15 Respostas
Lino, antes dos jornalões aderirem aos blogues, eles alardeavam a comodidade dos blogueiros de não terem o compromisso investigativo, de não irem atrás da notÃcia e receberem tudo mastigadinho. Hoje em dia os jornalistas assumiram o lado blogueiro, até por conta da desmistificação do ‘diarinho’. Acho injusto falar de um assunto e não colocar a fonte de pesquisa. Blogueiros que fazem isso, perdem a credibilidade. Esse sentimento de confiança, é porque nos blogues, a notÃcia se aproxima do ponto de vista pessoal de cada um. Podendo as pessoas opinarem, diferentemente de assistir ou ler jornais.
Eu tomo café da manhã, almoço e janto vendo telejornais. Explico: é a única hora que ligo a tv. Refeição com a famÃlia, só no fim de semana!
portanto…nos finais de semana faço questão também de ir à banca aqui perto comprar revistas e jornais. É nessa hora também que o Max reencontra os ‘amiguinhos’ e coloca a fofoca em dia. Afinal, tudo pela interação!!
O aborto, a princÃpio sou contra. No entanto, o Estado não pode decidir pela pessoa, apenas instruir. O aborto é do foro de cada um.
Bom carnaval!! Por favor, não se acabe!!
Beijus
Tendo em vista que as informações repassadas através dos telejornais e rádiofusão apenas 10% fica gravada na mente das pessoas sendo que os outros 90% não servem para nada e levando ainda em consideração que o que mais informa a população hoje são os jornais escrito que você pode levar na mão para onde quizer e o mesmo vra história e outro que ais informa é a web… na onde vc estiver com acesso a internet poderá ter notÃcias segundo à segundo…
Levando tudo isso em consideração acredito em um empate etre web, blogs e jornais imprenso.
Com o avanço tecnológico e a popularização dos micros, preços mais acessÃveis, acredito que os blogs serão mesmo poderosos formadores de opinião. Isso não quer dizer que seja o fim dos jornais e revistas. Acho que os blogs somam-se a eles. Abraços, Mário.
Lino, eu me informo muita na internet, seja nos sites dos jornais ou outros. Mas gosto de ver os telejornais(não só os da Globo) tbm. Os blogs dos amigos são um complemento porque geralmente vem com a opinião deles e não com a informação pura.
Continuo contra o aborto, não contra quem o faz. Aborto só em caso de estupro e de risco de vida da mãe. Aborto não é controle de natalidade, as pessoas tem várias maneiras de evitar, se não o fazem devem assumir e não sumir com o feto. Mesmo católica, tenho uma simpatia muito grande pelo espiritismo e se o feto tem um espirito/alma quem faz o aborto está pegando um carma muito grande!
Bjos.
Puxa Lino, acho que faltou uma opção na pesquisa – “todas as respostas anteriores”. Este é o meu caso. Pesco uma coisa aaui e outra ali. Nos dias de hoje não dá para confiar em uma única fonte de informação. Sinceramente, senti dificuldade em fazer uma opção. Escolhi jornal, mas não traduz concretamente a minha realidade na busca de informações, bem mais abrangente.
Um abraço.
Me atualizo pela internet e pela minha mãe !!! Explico, é que minha mãe vê TODOS os noticiários , principalmente as notÃcias de violência , que eu ODEIO e depois vem me contar …
Beijinhos e bom recesso !
Olá! Dei uma espiada nas postagens anteriores. O assunto girou ‘bastante’ em torno do menino assassinado barbaramente. Um caso difÃcil. Falávamos em perdão outro dia e imagino se seria fácil para esses pais ‘perdoarem’ esses assassinos. Acredito que não!! Muito provavelmente não consigam nunca.
Agora, fica umas perguntas. As prisões brasileiras poderiam fazer muito pouco em relação a tomada de consciência por parte desses cidadãos, certo? Colocar essas pessoas para passar pelas mesmas barbaridades (idéia cogitada por muitos) nos tornaria melhor do que eles?
Confesso que não sei qual é a atitude ‘correta’, da sociedade, em momentos como esse.
Bom feriadão de carnaval!!
Até.
Lino, gosto muito do seu jeito de escrever… chega ser divertido!! hehehe
Já estou participando da sua enquete…
Vou aguardar os resultados para comentar melhor, ok??
Abçs
Uso todos os tipos de midias para me informar,LINO. Mas o bom e velho jornal ainda é minha principal fonte. Não me acostumei,ainda,em ficar numa tela de computador e ficar saboreando. Cansa as costas,a visão e,confesso,aqui só leio os blogs.Mesmo pq são raros os que liberam o conteudo maximo.
Aproveite bem estes dias
Abração!!
Lino, boa pesquisa! Também tive dificuldade de escolher, porque busco a notÃcia no jornal – mais detalhes, mas não todos os dias; vejo os noticiários televisivos, somo com a Web e complemento nos blogs. De forma que posso formar minha idéia da notÃcia. Ruim é quando estou em um lugar bem pequeno, que notÃcia só chega por um meio… a Tv e somente um canal. AÃ, já dá pra sentir a diferença quanto à informação. Chega doer, a ausência. Abraços, amigo!
os blogs aos poucos estõa se tornando muito importantes.
Como tu já comentaste um dia sobre o cuidado de criticar nos blogs. Pode gerar brigas e brigas…
isso sim é um grande fator preocupante.
abraços
Eu não estou fazendo muita questão em me manter informada por jornal de televisão ou escritos.Só compro jornal qd preciso para minha cachorrinha fazer suas necessidades encima.É difÃcil ler alguma coisa em jornal que não esteja cheia de idéias pessoais e , na maioria, repetidas de algum manual ou de um lider pessoal.Os blogues vêm libertar a mim da necessidade de me achar atualizada com opiniões óbvias.Os blogues são lugares onde posso saber o que acontece em vários lugares e como pensa quem não mora nos lugares de sempre.
Leio pelo menos um jornal, por semana, algumas revistas, mas principalmente pela net.
Jornais e outros sites. A informação é dinâmica, apesar de ser mais superficial.
abs
Querido Lino,
Eu vim aqui, para agradecer por teu lindo comentário em meu blog, no post sobre aquela barbárie que aconteceu com o pequeno João.
Teu blog é muito bom…não dá vontade de sair daqui…hehehe
Quer dizer que você já pulou muitos carnavais?
Eu também mas…atrás de trio elétrico.
Minha famÃlia é de Salvador e até o final da minha adolescência, as minhas férias foram passadas na Bahia!
Naquele tempo, não tinha a violência dos dias de hoje!
Em relação a net…eu fico impressionada como a imagem de um “blog” mudou de uns tempos para cá.
Passou a ter credibilidade, isso sem falar que possibilita tantas coisas boas: facilidade de conhecer pessoas…fazer amigos…de se innformar…principalmente para aqueles que não têm tempo ou não saem de suas casas.
Em relação ao aborto…eu não sei se eu faria…não posso dizer pois nunca passei por uma situação como essa!
Mas, eu acho que a igreja…o Estado…não podem tirar o livre arbÃtrio das pessoas.
Querido Lino, eu te desejo um bom final de carnaval!
Fique com Deus!
Um abraço carinhoso,
Verinha
P.S. – Eu votei na pesquisa sobre Meios de informação, ok?
Sempre tenho problemas em responder as enquetes; nesse caso, busco informações em todos os meios citados. TV, rádio, jornais, web… Beijos.