Quantas pessoas leem blogs no Brasil? Na certa, se blogueiro ou não, você já se perguntou isso. Mas saber a resposta é que era o problema. Mas não é mais, graça ao Ibope, através de sua pesquisa NetRatings. Aliás, sobre a pesquisa que o instituto faz em relação à internet, acho que a maioria já ouviu falar, mas de blogs, acho que não.
Eu mesmo, que me interesso por estas coisas, não havia lido, até agora, nada sobre o universo de leitores de blog no Brasil. Pois bem, agora é diferente. Graças a um post do Blog dos Blogs, do IDG Now, estes números foram revelados. Antes, o que todos nós vimos é que mais de 30 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Sobre blogs, ninguém falou nada.
Mas os números estão lá. São 9 milhões de brasileiros que leem blogs, o que representa 46% do número de internautas que acessam com frequência a internet. São números superlativos, não? Como as pesquisas deste tipo são fechadas, destinada a um grupo de clientes ou vendidas individualmente, no caso da mídia tradicional – vamos chamar assim – ela divulga o que lhe interessa. E parece que a audiência dos blogs não é um desses interesses.
Nossos números, segundo o próprio Ibope, estão no mesmo nível dos Estados Unidos e Reino Unido, mas abaixo de França e Japão, onde o acesso é ainda maior. Um outro detalhe – e acho que isso não chega a ser novidade – é que se trata de uma audiência jovem em sua grande maioria. Os dados do Ibope dizem que metade dos leitores têm menos de 25 anos.
“É uma audiência mais nova que a dos sites tradicionais de notícias, cuja audiência até 24 anos gira entre 25% e 40% do total de usuários”, diz Calazans, segundo o Blog dos Blogs. Aí está uma das razões, no meu entender, de a grande mídia não falar dos números: está perdendo leitores para os blogs, um caminho que fica evidente, inclusive com o exemplo da campanha do Estadão, de tentar desacreditar os blogs.
E como somos um dos países onde o tempo de navegação é um dos maiores, podemos inferir que mais e mais tempo está sendo gasto na leitura de blogs. O que significa, no final, mais leitores para esta nova mídia e menos para a mídia tradicional, inclusive os sítios noticiosos por ela mantidos.
BLOGAGEM PELA PAZ
Apenas para manter quem vai participar informado: até agora já temos mais de 60 blogs que aderiram à blogagem coletiva pela paz, que será no dia 01 de novembro.
Se você vai participar e ainda não informou sua participação, faça isso agora. Basta deixar um comentário e o seu nome entrará para a relação dos participantes.
14 Respostas
Quero participar.
Preciso de instruções e informações.
Abs,
Gostaria de reiterar minha participação.
Bom, apesar de já ter (bem) mais de 25 anos, gosto muito de ler blogs. Aliás, parei e olhei que no meu RSS tem muito mais blogs do que sites de notÃcias… E eu nem tinha me dado conta. Bem interessante esse seu tópico. Valeu. Beijos
Os blogs estão se tornando fontes muito mais confiáveis..
O caso da Ana Virginia amplamente divulgado pela Luci do Hippos é um bom exemplo de uma noticia que não aganhou a grande mÃdia…
E além do mais a maioria dos blogueiros sempre revelam suas fontes, coisa que grandes portais não fazem…
Também estou nessa blogagem, amanhã faço um post divulgando ..
Um abraço
Lino:
Os blogs são ferramentas fundamentais na revolução da comunicação que está acontecendo através da internet. A difusão de informações deixou de ser um privilégio da grande mÃdia tradicional, agora existem fontes alternativas, seja em sites, em blogues de jornalistas ou de cidadãos que atuam em outras áreas. Esta diversidade de fontes exige da mÃdia tradicional um cuidado maior na apuração e divulgação de notÃcias. Não se pode mais enganar a todos por muito tempo. Os blogueiros estão de olho – o que é salutar para a democracia.
O que falta ainda democratizar é o acesso à internet, tornando mais baratos os PCs e, também, ampliando o alcance da banda larga. Aqui onde moro tem BL. Duas ruas abaixo, onde mora minha filha, não tem (e não moramos lá onde Judas perdeu as botas). Há dois anos a Brasil Telecom está promotendo disponiblizar o serviçio. Até agora nada. Para contrariedade da minha herdeira, acho que não vai rolar tão cedo. Coisas do Brasil, infelizmente.
Estou firme na blogagem coletiva em favor da paz.
Um abraço.
Pois é Lino, hj os blogs são formadores de opinião. Com tanta gente lendo o q a gente escreve pena q nem todo mundo comenta não é mesmo?
Big Beijos
eu gosto de ler blogs…
mas tb leio os jornais.. porque blog acaba sendo mais opinativo…
e a blogagem coletica vai bombar, não é???
beijos
É Lino..a blogosfera está cada dia maior..e mais importante…isso é muito bom…
Ah..na tua pesquisa, não tenho medo de nenhum item que vc colocou, o meu maior medo é a violencia urbana..e as maldades que o ser humano é capaz de fazer!!..mas fiquei com a morte em familia..Ok?!
Bjão e ótimo fim de semana..
Sabe o que pode acontecer no futuro, os jornais acabarem patrocinando alguns blogs. E quem não fizer isso logo vai sair perdendo, escreve o que to falando.
bjs
Lino, não confiei nesse resultado de pesquisa. Acho válido que queiram enobrecer a blogosfera brasileira e empurrá-la para a frente, mas no EUA a coisa anda em passos mais largos que aqui. Sobre a faixa etária, concordo, justamente porque, além da criação de blogues, há também o abandono. Em outros paÃses que a blogosfera é amadurecida, é midiático – são formadores de opinião mesmo, são mais informados e passam maior credibilidade.
O que me incomoda aqui no Brasil, é o copia e cola de sites internacionais, principalmente entre os geeks.
Bom fim de semana! Beijus
Lino
Sobre a blogagem coletiva pode contar comigo.
Sobre blogs, acho que estamos aqui para ficar e colocar a opinião de cada um.
Muitos blogs irão surgir, não passarão de um post, mas muitos irão prosperar.
Cada blogueiro nada mais é que um escritor, é um grande avanço na cultura de um paÃs.
Vamos falar so bre o que der na cabeça, mas vamos falar, opinar, concordar e discordar.
quero entrar no blog pela paz
quero entrar na blogagem pela paz na terra
Que assim seja, mais úsuarios, acessos para a nova mÃdia do que para a tradicional.
Bom post, mandou bem!