Sempre que me penso com mais idade, vejo o meu avô.
Aos 90 anos, com familiares em vários Estados, ele viajava sozinho. E foi assim, sozinho, que chegou até a Bolívia, de trem e de ônibus.
Esta e outras histórias me fascinavam. E eu me via viajando. Acho que foi ele quem me despertou o gosto por viajar.
Por que isso? Porque, aos 65 anos – e com mais idade – gostaria de ser como ele: ativo, bem resolvido, saudável e com disposição para enfrentar longas viagens. Ao mesmo tempo, com a paciência de quem senta-se com os netos e conta, em detalhes, repetindo se preciso for, o que fez e como fez.
Como ele, não penso em parar. Meu avô trabalhou até quase os 80 anos. Só então é que se dispôs a viajar, conhecer locais onde nunca tinha ido e reencontrar parentes.
Hoje, com filhos crescidos, estou mais próximo do meu avô. Quero, como ele, poder sentar com netos, contar-lhes o que fiz, como fiz e ver, como acontecia comigo, seus olhos brilharem.
Quero, como ele, ter o respeito, não por ser durão, mas por ser bondoso, sempre disposto a uma palavra de compreensão, de incentivo.
O que eu preciso? Nada. Só a minha vontade. Sei que não sou e nunca serei ele, mas em se tratando de melhor idade – terceira idade – tenho um espelho, o meu avô.
Quero ser, na velhice, um pouco o que ele foi: avô e padrinho. Ouso, até, dizer que era seu neto preferido. E isso, ainda agora, me emociona e me deixa com os olhos marejados.
Padrinho, que saudade!. Mas saiba que você sempre estará presente no meu coração. E me serve agora, como me servirá depois, de modelo.
O que eu quero ser, quando for idoso, é tudo o que meu padrinho e avô foi.
Se conseguir, estarei completo.
23 Respostas
Sempre falam que os avós são pais duas vezes … e os netos que são, então? // Agradeço sua visita lá no blog!
Lino, seu texto é uma declaração de amor!!
Tenho minha mãe como exemplo de vida. Ela casou-se a 50anos atrás com 35anos, solteirona para os padrões da época, com um homem 10anos mais jovem, pobre e árabe! Coitada! Passou por muitos preconceitos e além de tudo deserdada pelos pais. Também esteve ativa até 2anos atrás, quando subindo uma escada teve um branco e caiu desmaiada. Agora não pode ficar mais sozinha, mesmo assim, estando em casa não pára um segundo. Ela estava comigo, foi embora ontem!
Então, acho que devemos investir na saúde para não colher prejuÃzos no futuro!
Bom fim de semana! Beijus
Lino, repetindo a Luma, uma linda declaração de amor.
Abração
Saudade, sempre… E, by the way, obrigada pela sua visita! Já entrou pro time dos meus “blogs que precisam ser lidos todos os dias”… Bjus e otimo findi.
Lino Resende.
Você tocou num assunto mágico para mim. Meu avô foi uma pessoa importantissima na minha vida. Me ensinou a dizer os primeiros palavrões até grandes lições de vida.
Ser avô é uma coisa mágica.
Parabéns pelo blog e obrigado pela visita.
Luis.
Lino fiquei emocionada com o texto. Muito lindo e quanto carinho em cada palavra! Claro que você vai ser assim! Olha que exemplo deixou em você?
Bom fim de semana! Fique com Deus!
Bjs.
BelÃssima declaração de amor à alguém que foi seu exemplo de vida e força.
Tenho Ãdolos em minha vida, um deles, meu pai de quem tirei garra e verdades, me orientou que a vida é dura e esmorecer não nos leva a lugar nenhum.
Andou por esse mundo-de-meu-deus e de cada lugar tirou lições que soube muito bem repassar para seus filhos e netos,por quem tinha verdadeira paixão.
Sou avó-madrinha procurando dar o que recebi, amor e histórias de vivencia, boas e nem tanto, mas com conteúdo de respeito,moral e muita estrada.
lindo dia
beijossssssssssssss
Seria uma grande benção,LINO.
Gostei de suas lembranças.
Abraços e um otimo fds a vc.
Muito bonito o seu post. Adorei.
Tb participei deste post comunitario.
Big Beijos
Nossa, muito lindo o seu texto! Deve ter sido um grande homem o seu avô! Há pessoas que nos inspiram em nossas vidas! A que mais me inspira é a minha mãe!
Kisses
Lindo texto se amor ao avô e à vida. Vc parece tão jovem! não te vejo avô ainda. Bjs laura
Que lindo, Lino! Emocionante seu texto!! Parabéns! Abraços!
lindo post, emocionante o jeito q fala do seu avô…deve ter sido mesmo um grande homem.
………*…………… _
………………..*… / /
……*…….O…… / /
……….. ( : : : ) / /
….*…(` ~ (###)
………..( —‘ ` “)
………… ……./
…..*…… …../
……… __ )…( __
…….. ‘ – – – – – – – `
Obrigada por participar do post comunitário.
beijosssssssss e um ótimo fim de semana pra você.
Lino, que texto delicado e que sentimento lindo! Um abraço carinhoso…
Homenagem bonita. Parabéns pelo texto. :]
Lino!
Beleza de texto, amoroso, cheio de ternura e reconhecimento. Me fez lembrar meu avô, que também era meu padrinho e foi um grande exemplo.
Obrigada por dividir,
beijos e bom sábado!
Bem, como seu avó chegou a essa idade lúcido, vc pode até desejar isso tb, afinal está nos seus genes a idade avançada.
Mas o bom de tudo é estar sempre na ativa né?
bjs
Olá, muito emocionante seu depoimento.Eu considero imprescindÃvel ter alguém como exemplo dentro da famÃlia igual vc teve seu avô e seu padrinho. São exemplos que são seguidos não pela autoridade mas, pelo amor. Obrigada pela visita e, espero ter forças suficientes para tentar uma vida mais feliz. Abraços e boa tarde.
Deixa eu arrumar o português porque ficou parecendo que seu avô e padrinho não são as mesmas pessoas rs. Eita nois, …. igual vc teve no seu avô que é também padrinho. Agora sim rs. Abraços.
Nossa que texto lindo!
Eu quero ter a disposição, experiência e a vivência da minha famÃlia… uma coisa eu tenho certeza: minha famÃlia tem longeividade!
Um beijo e adorei seu canto!
Um poema de amor em forma de prosa. Uma lembrança inesquecÃvel de um exemplo que vc pode seguir porque é neto dele!
pai, ficou parecendo que vc tem 65 anos do jeito que escreveu – o povo não sabe que vc é gatÃssimo, mega jovem, né??? avisa pra galera (mas avisa que a mamãe tá na parada…)!!!!!!! tô orgulhosa da sua audiência, só tem comentários de gente super legal!
um tipo inesquecÃvel…seu avô! além da declaração de amor, eu ressalto a sua sabedoria, Lino, pois muitas pessoas não conseguem enxergar a grandeza das pessoas próximas!
sorte sua ter um avô-padrinho e sorte do seu avô ter um neto-afilhado!
bjs!