A Terra é abundante em água. E tanto é assim que alguém já disse que ela devia se chamar Planeta Água. Só que no meio da fartura, existe a escassez. E ela é de água potável, que possa ser consumida pela população.
Em comparação com o volume de água existente no planeta, a quantidade de água potável é ridiculamente pequena. E o pior é que em várias partes do mundo não há tratamento desta água, consumida em seu estado bruto o que leva, segundo cálculos da ONU, à morte de milhões de pessoas – 35% das mortes no mundo.
O que fazer? Tratar a água. Só que isso é caro. Então, é preciso inventar novos jeitos de melhorar o que, para todo ser humano, é essencial. E é aqui que entra a nanotecnologia. Um dos últimos avanços é um bio-sensor que detecta problema na água. Em outras áreas, as pesquisas são de como transformar a água em potável e sem riscos para a população.
O primeiro caminho é o da detecção de problemas. O segundo, de resolvê-los. E nos dois casos a nanotecnologia pode atuar, o que pode ser feito junto com mecanismos biológicos que ajudem a limpar a água ou, então, tornar fácil a dessalinização da água do mar.
O caminho está aberto. Agora, é esperar e vê-lo percorrido até chegarmos ao ponto que 42 mil pessoas não precisem morrer semanalmente devido a problemas causados pela água que bebem. (Via Eureka, em inglês)
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Todos os dias, no meu entender, é dia da mulher. Mas amanhã, 8 de março, por uma convenção, o dia foi transformado em Dia Internacional da Mulher. É uma data para lembrar que as mulheres já conquistaram muito, mas têm muito a conquistar.
A Denise, do Síndrome de Estocolmo, está promovendo uma blogagem coletiva. Dê uma conferida e participe. Afinal, todos nós estamos umbilicalmente ligado à s mulheres. E isso em todos os sentidos.
E AS ATIVIDADES CASEIRAS?
As atividades caseiras parecem com atividades sexuais? É claro que não. Mas se você der uma olhada na barra lateral, na enquete, verá que várias delas são f…. Daí a correlação.
23 Respostas
Lino, boa sugestão para uma blogagem coletiva, mas isso eu já esperava, ainda mais vindo do SÃndrome de Estocolmo.
Como já votei deixo aqui só o meu comentário.
Até mais,
Adorei a sugestão da blogagem e vou participar com certeza! Espero que vc tb!
bjo
Acho q o ser humano tem q tomar mais cuidado c/a casa Terra. Ta usando tudo sem se preocupar em repor. Já já vamos ficar num miserê danado….
Beijos
As idéias começam a surgir, porém temos que cuidar um pouco mais da água que temos hoje, quem nunca provou uma boa água numa corredera de ribeirão não sabe dar este valor que eu e você temos… Gostei da idéia a implantação na áfrica, texas, nordeste entre outros seria muito legal… êta saudade do sÃtio da vovó… quão bons tempos aqueles hehe
Tô dentro da blogagem coletiva, é claro!
Agora: vc já pensou em quanto nós desperdiçamos água? Não damos o devido valor; vamos valorizar quando ela estiver escassa!
Meu filho Lucca, de 6 anos, outro dia, chamou a atenção da faxineira do prédio onde moramos, porque ela estava “varrendo” a calçada com a água da mangueira. “Se ela gostou”, disse ele, “não sei, mas que eu fiz a minha parte, isso eu fiz!”
Bjus.
Oie!!!
Aquele poema no meu blog, nao sei de quem eh…
Achei na net, sem nome, sem data, sem nada…hehehe
Mas como achei muito bonito, eu postei!
Beijinhos!
Re
Nem me fale em escassez de agua.
O que lamento é que,pra variar,só iremos acordar qdo for tarde demais,LINO.
Ou já na prorrogação.
Grande abraço!!
Vou entrar na blogagem…
Abraços
Marta
Nossa! Lino…eu sempre acho um desperdÃcio…é tanta gente jogando agua fora sem se preocupar com o futuro…aÃ, se eu vou e falo algo…Nosssaaaa…que CHATA! rsrsrs..fazer o q???..rs bjão!
Caro Lino,
Depois de quarenta dias fora da blogosfera para resolver assuntos familiares, estou de volta. Por esta razão, não pude participar da sua última blogagem coletiva.
Com relação ao assunto da água, realmente é bastante sério, e precisa cada dia mais consciência por parte de todos nós, na melhor maneira de usufruirmos desse precioso liquido.
O Brasil é privilegiado em reservas de água potável, mas nem por isso devemos abusar.
Parabéns pelo tema. Aguardo sua visita.
Abs
amei o post de casamento, heheheheh jisuis! eu to no meu segundo casamento, quero estar nel pro resto da vida, mas se algo acontecer, nao tenho medo de tentar ser feliz novamente, quatas vezes forem necessarias ateh os ultimos dias.
Bj, sumido!
Como sempre Lino, posts muito interessantes…O do casamento…e esse sobre a água…ValiosÃssimos!
É sempre muito bom vir aqui!
Se der, apareça, tem post novo!
Bjão carinhoso, Crissssssssss…
A água , isso me preocupa bastante……………….
Beijos bonitão!
🙂
O problema da água é sério e a situação vai piorar muito com as alterações climáticas. Acredito que a água pode até virar uma commodity no futuro.
Será que esta tecnologia não é cara não ? Porque quem mais precisa dela, os paÃses pobres, não tem como investir nisso.
Um abraço
Concordo com sua mensagem a respeito de agua. Mas nao vamos ter a capacidade de usar nanotecnologia para limpar agua por muitos anos, talvez nunca. Temos o poder para faze-lo agora, hoje. So temos que conservar e ser intelligentes com os recursos que temos.
Lino, os governos só vão correr atrás de projetos de dessanilização da agua se forem lucra com isso, pq se for depender apenas deles gastar grana ( mesmo que essa grana seja nossa e não deles) e não tiver pelo menos uns mil por cento de lucro, duvido que algo vá vingar.
É assim, ninguém está se preocupando como que vai acontecer daqui a alguns anos, só querem saber de lucrar agora, só quero ver o que vão fazer com essa dinheirama toda quando não tiver mais agua para se beber, será que dá para beber dinheiro liquido? rss
bjs
Lino… nem me fale em agua sem tratamento!! Aqui na Ãndia é muito complicado… só podemos beber agua mineral e eu fico driblando a minha filha para ela não beber a agua no chuveiro!
Para vc ter uma ideia… se eu deixar um copo com um pouco de agua e deixar secar… fica um farelo branco acizentado!! É de apavorar!!
Enfim… vim aqui pq vi o seu comentário no blog da Denise e fiquei feliz em ver q está “participando” da blogagem coletiva!! Conheço a denise pelo blog de origem e da comunidade virtual de amamentação.
Bem, ja “postei” o meu blog do dia da Mulher… depois vai lá dar uma olhadinha!! hehehe
Grd Abç!
O dia 8 de Março, Lino, é, acima de tudo, para recordar que as mulheres sofreram muito para receber os direitos que possuem hoje e que nós temos que batalhar muito em conjunto (mulheres e homens) para que a aquisição plena de direitos, deveres e oportunidades seja adquirida.
Oi Lino, tudo bem? Tava com saudades do seu espaço. Querido, quando eu penso que a água vai acabar antes do petróleo eu fico em pânico. Espero que a humanidade acorde a tempo de recuper o que foi perdido. Beijocas
Lino, depois de um perÃodo de descanso da blogosfera, estou voltando, devargar!
Não consigo entender, querem que as pessoas possam passear e quem sabe morar em outros planetas, mas não descobrem coisas mais simples como resolver o problema da à gua potável. Sei não, parece de propósito!
Mesmo sem participar da blogagem, falei sobre o Dia Internacional da Mulher.
Bjos.
O primeiro passo para resolver o problea da água potável é não cria nenhum problema. Em geral a água encontrada em estado bruto pode ser consumida. Mas esse ser super racional que atende pela alcunha de HOMEM acha de bagunçar todo o meio ambiente.
Lino, concordo com a Ciça. Outra coisa, me lembrei agora do livro do Ignácio de Loyola Brandão (Não verás pais nenhum), onde ele explorava um futuro desertificado e os habitantes bebiam urina reciclada. Bom, quanto à Amazonia deserta parece que acertou. Agora, reciclar a urina… Chegaremos a isso? Se algo não for feito… Abraços, Mario.
Eu sou taxado de chato por alguns amigos porque sou contra qualquer tipo de desperdicio …
Mas nao consigo ver essas atitudes e ficar quieto,,, e o pior é que muitas pessoas que me cercam não estão nem aà com os outros…
Mas eu continuo na minha luta….