Fui educado para dar importância a ética. Segundo meus pais, ela devia presidir todos os nossos atos.
Por isso, acredito no primado da ética, inclusive – e principalmente – na política. Entendo que os políticos são servidores públicos e não quem se serve do que é público.
Não sou daqueles que acham que os fins justificam os meios. E é por isso que aderi à ideia desta blogagem coletiva, para falar de ética e, sobretudo, de ética na política.
Quando vemos alguém como o presidente da República dizendo que não se faz política sem se sujar, chegamos ao extremo. Até por caber a quem o diz a primeira defesa da ética.
Mas ele não é o único. O que temos visto é a prevalência da falta de ética, do desrespeito que chega ao roubo, da corrupção, do mau governo e de um comportamento que privilegia o individual sobre o coletivo.
Estamos próximos de uma eleição. E como já¡ disse aqui, antes, a hora é de mostrar a quem disputa um cargo público que, sim, queremos ética. Que, sim, queremos uma política limpa. Que, sim, queremos políticos honestos.
E queremos tudo isso não só aplicado à política, mas à vida de todos.
Honestidade e ética – ao contrário do que pregam alguns políticos – não é atributo, mas qualidade inerente ao próprio homem ou mulher.
Chegou a hora de mostrar que a ética deve prevalecer. E no dia 01 de outubro votar para varrer do cenário brasileiro estes maus cidadãos que, antes de cuidar do coletivo, pensam só neles.
Chega de comportamento aético. Chega de políticos desonestos. Chega de política não comprometida com o bem comum, com o que é público e de todos.
Basta! Nós queremos mudar. E vamos fazê-lo através do voto.
Vamos transformar nosso voto em uma arma e votar em quem é honesto. Votar em quem tem e defende a ética. Votar em quem é transparente.
22 Respostas
Lino, concordo plenamente com seus ideais, porém a dúvida sempre persistirá em nossas cabeças. Os eleitores mais críticos, analisam seus candidatos, seu passado, suas ações. Nesse caso, o defeito não é do eleitos, mas dos eleitos que, via de regra, mudam seu comportamento depois de eleitos. As famigeradas coligações extra-partidárias, os lobbies, o corporativismo de classe, as propostas indecentes e tantos outros fatores ajudam a corromper os corruptíveis adomercidos.
Por essas e outras creio em minha campanha para o Congresso 2006 (lamento, os bons vão pagar pelos maus): EM 1 DE OUTUBRO NÃO REELEJAM NINGUÉM PARA O CONGRESSO NACIONAL. Liquidação de estoque.. Queima de inverno… 😛
oi lino!
cheguei aqui pelo blog da laura, pois vi que vc tb participa da blogagem pela ética. Assim como você, acho que o voto é a melhor forma e a mais eficaz para alcançarmos nosso maior obetivo, um país governado por pessoas éticas, corretas e que cuidem do bem público como se fosse o próprio bem.
Ótimo texto!
até mais!
Concordo com o Marcos, e o pior é ver que isso acontece em todos os lados da política. Defendo mais o voto em ideologia do que em determinado político. Pelo menos assim temos um motivo pra votar.
Tenho que arrumar um tempinho ainda hoje para fazer a minha blogagem temática de hoje, pela bloagem coletiva.. ainda hoje eu a faço! Parabéns!
Certíssimo, assino embaixo, bj laura
Ética é Respeito. Abs
Belo texto.
Pena que ninguem nasce com uma estrela na testa pra mostrar pra gente quem é bom ou ruim. Mas nós nascemos com total inteligencia pra separar o que presta do que não presta. Nós podemos fazer isso, e faremos!
Ética não se compra, não se empresta. Ética é preceito que vem de berço. Se o candidato que empunha tal bandeira se deixa seduzir pelos meandros da politicalha, jamais teve a ética como companheira, apenas camuflou-se para conseguir o voto do eleitor incauto. [ ]
Lino
Também participo da blogagem coletiva pela ética, e estou visitando os blogs envolvidos. Concordo com suas ideias; a consciência do poder do voto deveria estar expressa na resposta do povo à toda essa imundície reinante. A atitude individual tem sua consequência no coletivo.
Um abraço da Lizhy
Esses conceitos podem ser passados pelos pais mas tem gente que não aprende.O cumpanhêro noço lider diz que a mãe , uma analfabeta , o ensinou a ser honesto.
Lino, também estou participando da blogagem coletiva. Seu texto está excelente! E por aqui em BH, depois que Lula aparece abraçado com ninguém menos do que Newton Cardoso, que nos anos 80 foi um dos governadores mais inescrupulosos que MG já teve… não preciso de nenhuma prova maior que LULA tem que cair fora mesmo e sem direito a segunda chance!
Um abraço.
Lino, gostei muito do texto. Gostei tanto que vou guardar ele pra postar no Blog do Noel no dia que precede a eleição. Muito bom seu blog! Abraço!
Lino,
parabéns pelo texto, claro, curto e perfeito.
Só faltou recomendar que se anote os nomes dos candidatos votados para fiscalizar seus atos e cobrar as promessas e os programas não cumpridos.
A ética se faz com honestidade, respeito e comprometimento.
Um grande abraço.
Oi Lino,
Obrigada pela visita la no blog. Muito bom o seu texto. Gostei do que voce disse quanto ao “os políticos são servidores públicos e não quem se serve do que é público.” Infelizmente, poucos tem esse tipo de consciencia. Lamentavelmente, acho que temos esse problema da falta de etica em todos os partidos politicos no Brasil e em outras esferas da nossa sociedade. Acredito que ha necessidade de se conscientizar a nossa populacao que o famoso “jeitinho brasileiro” e’ muitas vezes anti-etico.
Abracos,
Regina
Lino, obrigada pela visita ao Verdes. Concordo com tudo que vc falou. Ética vem de berço mas deve ser cultivada por toda vida, se comprometendo com a justiça e a honestidade em todos os aspectos.
Só não esqueça de anotar quem quem vc votou para depois poder cobrar.
Bjos.
Olá, Lino!
Obrigado pela visita …. A ética não pode se transformar em coisas do passado como fosse nada, como não tivesse função. Há necessidade de uma modificação nos partidos, no numeo de politicos…Poucos ali são honetos, éticos…a maioria sequer sabe o que faz com o poder que tem…e ao inves de fazer o bem, entorta o bom, faz cara de mau, e alimenta o mal.
Um abraço
Sim, Lino, concordo com voce!
Lino, obrigada pela visita. Realmente, ética começa no berço. Vamos torcer para dias melhores após 01 de outubro
Abs
Olá Lino, boa noite.
Como você disse, a ética vem do berço. Porém, hoje assistimos a um verdadeiro massacre das posturas éticas. E os jovens são as principais vítimas. Como explicar a uma criança de 10 anos que nós devemos agir com honestidade se ela assisti todos os dias, pela TV, o desfile dos “representantes do país” acusados de todo tipo de crime?
É isso o que mais me preocupa: o legado que estamos deixando para as gerações que verão.
Quanto à blogagem coletiva, além do sucesso que conseguiu, ainda nos proporcionou conhecer pessoas inteligentes e talentosas como você.
É uma honra conhecê-lo.
Virei sempre aprender aqui no seu blog (ou será site?).
beijos
texto consciente o seu!
o fato de o presidente não ter comparecido ao debate,ontem,foi tb um ato aético,né?!
até quando…???
abs.tertu
É isso mesmo, Lino, votar e cobrar.