Pode ser que os números não sejam os mesmos para o Brasil, mas a Brodeur, uma empresa de pesquisa dos Estados Unidos, acaba de divulgar um levantamento mostrando que o impacto dos blogs é enorme entre os que, por profissão, têm de viver da informação, os jornalistas. E quem diz isso são eles próprios.
Os números, divulgados no Marketing Charts, são muito expressivos. Veja-se, por exemplo, o quesito “velocidade da informação”. Segundo os jornalistas consultados, o impacto dos blogs neste quesito é de 71%, o que significa dizer que a mídia, de um modo geral, tem de agir com muito maior rapidez, hoje. Se não o fizer, corre o risco de a informação ser dada, primeiro, por um blogueiro.
A disponibilidade da informação, ainda de acordo com os jornalistas, também foi impactada. Antes dos blogs, a mídia podia segurar uma notícia. Agora, isso não é mais possível. Então, talvez esteja explicada a avalanche de informações com as quais convivemos todos os dias. Forçada pelos blogs, a mídia coloca à disposição dos consumidores de notícias um volume maior de informação
Os blogs influenciaram, também, como a informação é abordada, decorrência da adoção, por blogueiros, de uma linguagem menos sisuda, mais coloquial. Com isso, também os jornalistas passaram a tratar seus textos de forma diferente, tornando-os mais leves, mais próximo da informalidade adotada na blogosfera. Neste caso, a consideração do impacto dos blogs é de 61%.
O reconhecimento mais importante, pelo menos no meu entender, é que o crescimento dos blogs e das informações por eles oferecida fez com que a mídia mudasse sua postura editorial. Cinquenta e um por cento dos jornalistas reconhecem que isso ocorreu, de fato, mas afirmam que, no final, a qualidade da notícia veiculada não foi tão impactada. Neste caso, o impacto é de 43%, bem abaixo dos outros índices.
Ao mesmo tempo em que reconhecem a influência dos blogs, os jornalistas confessam que também são leitores deles e que, ao lê-los, conseguem informações e inspirações para suas histórias. Mais de 71% confessou navegar pela blogosfera e, em alguns casos, há jornalistas que leem, diariamente, de 10 a 20 blogs. São minoria, é verdade. Mas existem. De outro lado, 29% afirma que não lê nenhum blog – um marco da má informação ou do preconceito.
O fato é que, nós blogueiros, admitam ou não os jornalistas, estamos ganhando influência. E ou não é? (Via Marketing Charts, em inglês)
PESQUISA CONTINUA
Se você não escolheu ainda qual o seu hobby, aproveite o final de semana, pense bem e participe da pesquisa do blog. Ela se destina a avaliar, de uma relação na coluna ao lado, qual a preferida dos leitores.
Até agora, a preferência é para a leitura, os livros, que tem 23% do total. Sem segundo lugar, com 17% cada, vem a música e os filmes. E em terceiro lugar, a fotografia, que tem 13% dos votos. Os quatro, juntos, representam 70% do total.
O interessante é que, desta vez, todos os itens estão sendo votados. Alguns com mais, outros com menos, indicam que há, entre os leitores, hobbies variados. Viu? Então, se não votou, vote! E deixe um comentário dizendo o porquê do seu voto.
Muito obrigado pela participação e que todos tenhamos um ótimo final de semana.
19 Respostas
Oi Lino!!!
Ja fiz visitas esporadicas ao seu blog… e acabei voltando por causa do clube do livro!! Adorei as dicas de livro e ja to torcendo pelo Huxley!! Acho q vai ser uma oportunidade excelente de variar minha leitura!!
Fiquei surpresa de saber q vc eh de Vitoria!! Nem imaginava…
Bom, votei la… meu maior hobby é a leitura, sem duvida. Desde pequena me acostumei a ler antes de dormir e, desde entao, não consigo deitar sem ter um livro comigo!!
Adorei o resultado da pesquisa. É muito bom saber que estamos fazendo a diferença!!
Beijos, Dani
Pois eh Lino. E sabe que recebi um email da sociedade astronomica brasileira pois eles estao em busca de blogueiros para passar a informacao adiante ? Blog hoje em dia eh uma das maiores fontes de circulacao de noticia (e muito eficiente por sinal) que existe e o mundo ja comecou a entender isso.
beijocas
Lys
Concordo: os blogs estão fazendo diferença. Em Maringá, os blogueiros arrasam, pois os jornais ficam presos ao prefeito do PP.
Votei nos livros. Não sei viver sem eles!
Bjus
marta
Oba, cheguei em boa hora!
Lino, acabo de abrir um blog com o objetivo exclusivo de debater todos os assuntos que dizem respeito ao filme/livro MEU NOME NÃO É JOHNNY.
Vim convidá-lo (devo abrir para comentários hoje, por volta de 20h) e pedir sua ajuda na divulgação – acho que o tema interessa muito, como você mesmo mencionou.
O blog vai ficar no ar, o que quer dizer que quem não assistiu ao filme ou leu o livro, ainda pode fazê-lo.
Resumindo: o filme se baseia em fatos reais relatados em livro do mesmo nome, em que um jovem de classe média alta se torna um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro. Pertinho da gente, né?
Conto com você! Um abraço,
Bom, Lino, eu sou fã dos blogs há muitos e muitos anos, e acho ótimo esse espaço que aos poucos vai sendo conquistado.
Ah, um super 2008 pra você, viu????
Beijocas…
Verdade, mas a blogueira hoje se atrasou…rs. Deve ser a sexta-feira, o cansaço da semana que me fez vir aqui em passos de tartaruga…kkkkkk. A linguagem coloquial ( exceto alguns muito ” cultos”) atrai os leitores. Eles lêem e compreendem logo a mensagem através dos blogs…
Pelos comentários que me antecederam, o amigo pode ver que a globalização causou essa explosão de blogs! Eu acho sensacional, pois conseguimos visualizar opÃniões de diversas partes do mundo e descobrimos brasileiros e todos os recantos de mundo velho de meu Deus. abçs.
Lino, os blogs são a verdadeira democracia da informação. Antes eram só os jornais escritos ou falados que veiculavam as notÃcias por meio de professionais do jornalismo. Agora são todas as pessoas que podem publicar idéias e notÃcias gratuitamente e de uma forma mais ágil. A mÃdia tradicional não pode mais ignorar este meio de comunicação que são os blogs.
Um abraço.
É verdade, Lino. Os blogs tem agilidade e não são presos a linhas editoriais. O problema é a credibilidade que, como tudo na internet, deve ser bem checada.
Um abração e bom fim de semana.
Lino, acredito q pouco a pouco o Brasil tb tenha um destaque nos blogs sendo formadores de opinião.
Big Beijos
Eu concordo que os blogs sérios estão auxiliando e muito nesse mund de informações tão rápidas e exigentes.
Votei em fotografia como meu principal hobby atualmente. A fotografia me fascina de tal forma que sou capaz de ficar horas mexendo e inventando artificios para transformá-la no que desejo. Cheguei até aprender um pouco de Corel Drow e amei.
Beijos
Aqui no Brasil creio que esta influência já começou,LINO.
É verdade que tudo precisa,ainda e sempre,ser checado,mas já vemos até a grande mÃdia dando referência de notÃcias ao blog tal,ou tal…
Adoooro!!
rssss
Abração!!
Os blogs e blogueiros vieram para ficar e agitar esse mundo “morno”…. e vivam sempre todos.
bs,
Olá, Lino!
Acho até que isso já era de se esperar…o maior problema é em alguns anos se transformar um canal de mensagens rápidas e perigosas. Uma má noticia espalhada pelo mundo num canal em que rapidamente pode- se ter uma resposta causa uma catastrofe.
Um abraço
Lino, é claro que o blogueiro causa impactos e influenciam opiniões. Antes, quem tinha um blog era conhecido com alguém fresco e sem ter o que fazer. Agora, ter blog é uma diversão ou uma forma de transmissão de pensamento. O Brasil ainda não dá tanta importância para este segmento, mas a tendência é a influencia de opiniões através dos blogs.
pois é, como sonharia pink e cérebro..nós vamos dominar o mundo..ahaha
/(,”)
./_. Beijossssssssss
_| |_……………..
hahhahhahha vou com a Micha…tal qual pink e cérebro, hahhahahahah
Oi Lino,
Me identifiquei com o comentário do Cejunior. Ele tem razão quanto à credibilidade. Blogueiro é blogueiro e jornalista é jornalista, que sabe muito bem que copiar ou repassar notÃcia sem fundamento é a maior roubada.
Beijo grande
Lino, muitas informações que apareciam em telenotÃcias, jornais, já havia saÃdo primeiro em blogs…
Por um lado você ter um blog é bom, pricipalmente para pessoas públicas,eu explico.
Um artista foi vÃtima de uma fofoca.Esse artista tendo um blog ele esclarece tudo, sendo uma forma de se defender.
Muitas celebridades agora tem um blog.caso façam alguma fofoca, vá primeior no blog dessa celebridade.foi um exemplo mais fácil e ilustrativo que dei.
Um abraço.