Um dos problemas que afetam os países mais desenvolvidos é a imigração. Nos Estados Unidos e na Europa, sobretudo, milhões de migrantes estão à procura de uma vida melhor, de trabalho, de segurança e de condições de vida que, embora não sejam idêntica ao dos locais, é muito melhor do que em seus países de origem.
Em muitos casos, ou na maioria deles, os migrantes são usados como mão de obra não qualificada. São, portanto, responsáveis pela feitura do trabalho que os locais não querem. E como uma boa parcela é ilegal, não reclama direitos trabalhistas e nem da jornada de trabalho. É o que ocorre nos Estados Unidos com as pessoas que são empregadas nas fazendas e se encarregam da colheita de uvas, laranjas, maçãs, etc.
Se de um lado estes países precisam desta mão de obra, de outro há uma imensa pressão para evitar e imigração e, com isso, preservar o modo de vida local, que seria contaminado pelos que vem de fora. Por isso é que os Estados Unidos está construindo um enorme muro na fronteira com o México. E a Alemanha pensa em fazer o mesmo, enquanto os outros países europeus endurecem suas leis de imigração.
Bom, como tudo muda, esta situação também está para mudar. A notícia vem dos Estados Unidos. Lá, a Vision Robotics, de San Diego, na Califórnia, está trabalhando em projetos de máquinas robôs que, querem, tenham a capacidade de fazer – e substituir – o que os humanos fazem, como colher uva e laranja. Vai levar algum tempo para que as máquinas estejam disponíveis, mas elas vão chegar. E a razão é simples: quem as está financiando são os fazendeiros da Califórnia, usuários dos cucarachas que chegam lá.
As novas máquinas ganham, também, uma outra justificativa: eficiência. Elas, segundo as primeiras informações, estão sendo feitas não só para substituir os humanos, mas fazer o trabalho de vários deles ao mesmo tempo. A consequência disso é um velho conhecido do capitalismo: o desemprego. E, com isso, o aprofundamento do fosso existente entre os que tem e os que não tem. É o caso da tecnologia atuando não em favor do homem, mas contra ele. (Via Wired, em inglês)
AINDA OS BLOGS E OS PRÊMIOS
Quero registrar, e agradecer, mais uma indicação para o prêmio Thinking Blogs. Desta vez fui agraciado pelo Silvano, do Plugbr. Como já afirmei antes, estas indicações me deixam envaidecido, mas a atribuo à amizade formada ao longo do pouco mais de ano que estou participando da blogosfera.
A indicação representa, também, um estímulo a continuar e a melhorar, o que aumenta minha responsabilidade. E como gentileza gera gentileza, o meme tem de seguir e eu tenho de indicar outros blogs. Este dever de casa eu já fiz. Confira em Blogs para pensar e aproveitar.
A PESQUISA CONTINUA
Se você ainda não votou e não se pronunciou sobre o que é eticamente condenável, a pesquisa continua. Dê uma olhada na barra lateral, escolha uma das opções e vote. Se for o caso, deixe um comentário falando sobe sua escolha.
Até agora, pena de morte e suicídio assistido são os preferidos – preferência negativa – dos leitores. Em terceiro lugar está a clonagem humana e, surpreendentemente em quarto lugar o maus tratos aos animais, sobretudo experiências científicas.
Um ótimo final de semana para todos.
42 Respostas
Ainda vai chegar o dia que a mão-de-obra humana vai ser substituÃda pela mecânica. como naquele filme com o Will Smith, “Eu, robô”, onde as máquinas tomam conta de tudo.
Tomara que, até lá, tenhamos o controle da situação para não arrepender depois.
Bjo e ótimo findi.
Nunca, nada substituirá a maravilhosa máquina chamada SER HUMANO.Pode até tentar!
A tecnologia é maravilhosa, portanto ,acredito em melhoras ,não em substituição perfeita!
beijos!
Lino, eu não me preocupo com isso. Acho impossivel a substituição do ser humano,mas o problema imigraçã é serio e tem que ser resolvido, não com máquinas,mas com leis humanas …
a França esta dando um grande passo nesse sentido com a nova legislação para estrangeiros que será aprovada em setembro.
bom, quero dizer que votei em vc para as 7 maravilhas…
bjos!
Lino: algumas máquinas terão que substituir o trabalho humano para que possamos fazer outras coisas. Lembra-se do marx, na Ideologia Alemã? Alguma coisa terá que mudar. No capitalismo a mudança gera desemprego, mas cortar cana é um dos piores trabalhos que já vi…Já colher uvas, não sei.
abraços
Acho imigração para os paises ricos algo assustador…a máquina vai substituir o homem sim! e não sei do que viveremos depois…ou depois alguem verá que fez tudo errado e será tarde…será ceifado pela máquina que construiu!
abs e bom fds!!!
Lino, essa mesma discussão, em outros termos, ganhou São Paulo com o ingresso de catracas eletrônicas em ônibus. Os sindicatos forçaram a barra e dera um jeito de manter os cobradores. Mas sabemos que é prazo determinado.
Vejo assim, o progresso tecnológico permite que o trabalho humano seja substituÃdo com ganho de qualidade e produtividade. Inevitável.
A força de trabalho ganhou outra vocação através da terceirização de mão de obra, globalização e similares. Fato é que a mão de obra desqualificada será, cedo ou tarde, extinta da face da Terra, pelo menos nos paÃses desenvolvidos.
O Brasil vai longe disso, vai demorar um pouco mais para nos afetar diretamente. Limitar-se-à por enquanto à economia informal, que já é realidade por aqui.
Daà a minha preocupação de investimentos em educação e formação técnica. Coisa que não preocupa os governantes locais. O homem é adaptável e haverá de, a médio ou longo prazo, amoldar-se à nova realidade made in Jacksons ou Admirável Mundo Novo. É preciso que os jovens de hoje estão conscientes disso e, por enquanto, depende dos seus pais esta nova consciência, defluindo disso a importância de uma realista preparação para a vida adulta.
O Estado é inoperante neste como em muitos outros aspectos. Veja a escola (pública ou particular) cujos curriculuns incluim a lÃngua inglesa. Quatro anos aprendendo inglês e ninguém sai de lá falando inglês. Qualquer curso básico, por mais medÃocre que seja, é capaz de ensinar inglês em 2 anos com duas aulas por semana. Pode até não sair falando fluentemente, mas o aluno sai falando.
A solução para o futuro é a educação consciente e prática em todos os sentidos. Os métodos de ensino que ainda utilizamos não só perderam a sua utilidade, como são absolutamente ineficazes.
Bom final de semana.
É a gente tem que estar sempre antenado para o que vem. Lembrei do livro Quem Mexeu no Meu Queijo… Este desemprego é preocupante.
Beijo!
É Lino, e isso me assusta, sabia?! principalmente aqui no Brasil,menos trabalho, população crescendo , violência aumentando, corrupção e mais corrupção…
Tenha um ótimo fim de semana tá?!, bjos no coração!
Oi Lino, tudo bem?EEEhhh!!Parabéns pelo prêmio!!Você merece sim!!O seu blog é demais!!Mensagens e textos MUITO bons…ótimos!!Sabe Lino, eu sou da opinião da Elisabete, acho que nunca, nenhuma máquina, nada susbstiruirá o ser humano não…podem até tentar!!Lino, tudo de bom a você, um excelente final de semana!!Beijo!!
Lino,
Não sei porque isso me fez lembrar Tempos Modernos do Chaplin. Por que será?
Abraço,
Lino, muito bom o post, sempre enriquecedor passar por aqui (daà os prêmios, merecidos). Morei no Japão onde a imigração (legalizada) de descendentes de japoneses do Brasil é um movimento que já dura 20 anos e tem abastecido as fábricas japonesas. E, por serem 320 mil pessoas lá atualmente, é também um fenômeno que se reflete em cidades brasileiras de concentração de nipo-brasileiros. Apesar da “robotização” japonesa, os brasileiros ainda tem lugar cativo lá, porque a cada dia os autóctones desejam menos estar ligados a atividades braçais. Enfim, creio que em outros paÃses “desenvolvidos” a coisa ainda deva acontecer desta forma… digamos que eles sempre vão precisar de alguém para dirigir o trator ou operar a máquina!
Amigo, finalmente tirei uns minutinhos para atualizar os meus links e incluir o seu blog.
Um abraço.
Não sei, acho que tecnologia robótica para colher uvas e laranjas só vai encarecer o produto de lá e estimular os paÃses que usam maissvamente mão de obra sub-remunerada
Os motivos da dificultação à imigração vão desde os citados por você até à xenofobia. O fato é que eles precisam das faxineiras latinas ou norte africanas, mas defendem suas lavouras com subsÃdios vergonhosos. Até entendo a auto-proteção. DifÃcil é acreditar que paÃses europeus interligados como Espanha, França e Alemanha não tenham um controle sobre imigrantes ilegais. Em tempos em que eles tremem à simples pronúncia da palavra terrorismo e com toda a tecnologia que têm, sabem muito bem quantos e onde estão os ilegais e os suportam, até que os ilegais não façam besteira ou até que uma empresa não comece a fazer uma concorrente 100% nativa começar a perder mercado. O exemplo disso é da indústria têxtil inglesa que, no final de 2006, teve 90 brasileiros deportados, provavelmente depois de uma denúncia de um concorrente prejudicado.
Como ficará o desemprego com o uso de tantas máquinas ?
beijinhos ,
Bel .
Enquanto houver homens para construir os robôs… não me preocuparei. Preocupante é o dia que eles próprios começarem a se construir…
A questão da substituição dos humanos por máquinas, é preocupante tendo em vista que os grandes empresários jamais se importam com o desemprego ou qualquer problema social, salvo raras exceções, portanto tende sempre a aumentar, robotizar o que for possÃvel, os seres humanos serão vÃtimas da própria ganância. Quanto ao prêmio é merecido e justo, parabéns.
Ah não tem jeito, Lino. A mão de obra humana é sempre mais barata (pode ser até de graça) do que o desenvolvimento de uma máquina. Para algumas funções, por um bom tempo, a turma vai de imigrantes mesmo.
Fico me perguntando se todos os imigrantes saissem da Alemanha, por exemplo, quem iria lavar os banheiros ?
Herr Hans ? Ia ser uma crise só!
Lino, todas as vezes que máquinas substituem pessoas, o desemprego é enorme. Isso aconteceu com os bancários quando foram instalados terminais de auto-atendimento. Sei bem que ninguém em sã consciência vai preferir fazer as suas transações na boca do caixa, mas dói ver o tanto de gente demitida.
Beijocas
Já cheguei lendo seus posts, aliás gostei muito. Esse é um blog informativo, interativo e variado.
Estou voltando a esse mundo após longo perÃodo de ibernação. Algumas mudanças necessárias, mas no geral, continuo a mesma.
Espero contar com você!
Beijinhos
Oi, Lino!
saudades daqui. Eu votei e não foi surpresa saber que meu pensamento bate com o da maioria..rs
Quanto a imigração eu sempre debato muito e reafirmo que é uma temeridade se migrar para um lugar almejando uma vida melhor, sem antes fazermos uma pesquisa bem apurada. O Rio hj é a maior vÃtima desse tipo de mudança. Muitos vêem pra cá sem saber que não há emprego e que a classe média que dava emprego para muitos hj é massacrada em não pode mais fazê-lo. Este é o exemplo que conheço e presencio, imagino que em sua maioria os demais tbm o sejam. O máquina não substitui o homem, mas faz com que a mão -de -obra fique cada vez mais especializada e exigente. Com isso diminuindo as chances de emprego. O famosa globalização tbm acaba como vilã, pois começam as comparações estatÃsticas, esquecendo-se de que cada paÃs tem sua cultura, sua educação e dá o que pode e o que quer, sendo assim – não podemos comparar paÃses e nem salários e fazem muito isso atualmente. Cruel!!
Não sei se deixei claro meu pensamento, mas fico muito triste quando me lembro onde chegamos.
beijos e bom final de semana
E como sempre acontece,nosso paÃs está na contramão da história permitindo o acesso de milhares de bolivianos ilegais por aqui.
Sampa já tem até um bairro onde eles estão impregnados…
Abração,LINO!!
Amigo a Alemanha PRECISA crias esse muro. Sei que para quem está de fora isso soa como um renascimento do nazismo, mas só quem está aqui dentro do sistema, como eu, sofre e vê esses problemas. Sei que no paÃs de origem a coisa tá feia, mas aqui tb tá ficando e eles tem uma parte de cula, pois a primeira coisa que fazem ao chegar aqui é pedir auxilio social e quando conseguem, nada mais de trabalho. Tem, tem gente ilegal que arruma trabalho ilegal… tenho pena, muita pena de quem dá trabalho a esse povo. Acha que meu desespero pl visto francês é charminho? Ninguém decente me dá trabalho sem ele, e quando dá é arriscado perder a ordem de funcionamento.
égua que isso vira um post
O capitalismo é que vê a imigração como problema e os imigrantes gente que contamina culturas fechadas.Se uma nação é feita de pessoas generosas ela aceita essa mão de obra e sabe valorizar quem faz o serviço pesado mas que coleta prazer aos que usufruem dela.O problema destes paises em não aceitar gente de fora é porque usufruem dos serviços públicos e não pagam os impostos correspondentes.Um dia isso explode.
Lino, a máquina cada vez mais substitui o homem que por sua vez, cruza os braços e amarga uma situação cada vez pior. Infelizmente o progresso traz consequencias drásticas.
Bom fim de semana!
Bjs
Máquinas que substituem os seres humanos? Em tese, é uma boa idéia deixar máquinas fazer o trabalho pesado, mas na realidade, isso cria o desemprego. E quem está desempregado não compra, logo as empresas perdem e isto cria mais desemprego.
Quanto aos imigrantes africanos que chegam na Europa, é o resultado de séculos de colonização. Sei que é um problema, mas os europeus pediram visto quando conquistaram os paÃses deles?
De alguma forma, o homem sempre estará presente. As máquinas causarão transtornos, substituindo mão de obra humana até certo ponto, mas isso é algo inevitável mesmo. Parabéns pelas indicações e já participei da pesquisa ok.
Grande abraço e ótimo fim de semana.
Se todos pensarem em criar máquinas para substituir o trabalho do homem, chegará o tempo em que uma grande parcela da população mundial fará qualquer coisa para sobreviver. E aÃ, não adianta a tecnologia nem o poderio econômico. Serão os miseráveis avançando contra os poderosos do capitalismo selvagem…
Abs
O Taylorismo é responsável por muitos flagelos do passado e presente. Creio ser um pouco tarde para combatermos o mecanicismo em nossas vidas, pois dependemos de celulares, carros, alimentos industrializados, coração mecânico, pele artificial, próteses genitais… Essas coisas facilitam nossas vidas, mas saqueiam a natureza e geram desemprego, guerra, fome e pobreza.
BeijUivooooooooooossssssss da Loba
Isso é a falta de humanidade. As pessoas pensam em facilitar só para si e não pensam em outros que precisam do pão de cada dia.
Oi Lino…passei pra deixar um beijo e ler algum post antigo… quero sempre conhecer mais as pessoas de quem gosto!
bjos
Isso também tem acontecido aqui com os bolivianos e com os coreanos. Eles vivem aqui em condições sub-humanas! Complicado!!!
Bom, Lino, eu indiquei o seu blog para o Troféu Blog Cultural! Acho que o seu blog é um dos que mais nos informam sobre diversas curiosidades!!! É merecido!!!
Kisses
espero que vc tenha uma ótima semana, de coração.
Bjs
Ah, Lino, se o seu blog está ganhando muitos prêmios é porque ele merece!! O pessoal sabe disso!
Kisses
Oi LIno!
” Assim caminha a humanidade” amigo…
Me recordei de “Tempos Modernos ” de Chaplin, porque será???
Caro amigo, com certeza e sem sombra de dúvidas, você e seu blog merecem todas essas indicações, Parabéns, sempre!
É sempre bom vir aqui!
Uma semana iluminada,
Beijo,
Cris
Oi Lino
Muitas coisas foram substituidas pelas maquinas no correr da vida…
A tecnologia e uma coisa assustadora.
Mas sempre tera algo que a maquina nao podera fazer.
Fico pensando no desemprego e duro demais.
California e um estado dedicado a agricultura, este pessoal ja deveria correr atras de outro tipo de legumes ou fruta para trabalhar.
Beijinhos e boa semana
As máquinas são maravilhosas, mas nem precisamos ir longe pra ver como as pessoas vão perdendo seus empregos. E com a velocidade das novas tecnologias, a situação vai ficar cada vez mais complicada. Beijos.
Lino,
certa vez vi uma reportagem sobre “as maravilhosas máquinas” que estão substituindo trabalhadores sofridos nos canaviais. As indústrias de açúcar certamente felizes por não terem tantos problemas com mão-de-obra e os trabalhadores sofridos desesperados aguardando somente a morte ou a esmola de um outro trabalhador qualquer.
“O que alguns chamam de salvação outros entendem como morte…”
Gostei muito do seu site.
Beijos* Namastê!
Olá Lino! É inevitável citar o filme Admirável Mundo Novo ao ler este tipo de postagem. Acredito que alguns talves não saibam de onde vem a expressão. Shakespeare em sua peça ‘A Tempestade’ coloca na fala de sua personagem Miranda a frase ““Oh, maravilha! Quantas criaturas lindas por aqui!
Que bela humanidade!
Oh, admirável mundo novo de onde vem estas pessoas!†A personagem a esta altura da peça nunca vira ninguém além de seu pai Próspero pois foram desterrados para uma ilha deserta (utópica). A ingenuidade é comovente, as pessoas em questão eram traidores, covardes e usurpadores.
Bela semana LINDO, ops Lino!
A única coisa que sei, meu caro, é que na Alemanha o único muro que poderá ser instituÃdo é o polÃtico, porque se há um povo traumatizado com muros é o povo germânico.
A tecnologia nunca substituirá a mão de obra humana porque o ser humano é uma máquina maravilhosa e nunca será substituÃda por um simples computador capaz de exercer trabalhos melhores e mais rápidos do que o ser humano. O benefÃcio da tecnologia é o acesso mais rápido à s informações, o de fazer trabalhos repetitivos com maior rapidez e facilidade. Mas nada substituirá o ser humano, pois ele é insubstituÃvel e a tecnologia não chega aos pés dele.
BJKS! Amuuuuuuu todos vcs brasileiros, principalmente o ser humano.
XAU,até logo. Venha me visitar, ok. Moro aki no Japão e confesso que a tecnologia está bem avançada, substituindo um pouco o ser humano, mas nunca irá substituÃ-lo por completo.
VCS estão no meu ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥. Gosto tanto de vcs que até aprendi a falar sua lÃngua, mas tô aprendendo aos poucos.BJKS…