Quando falamos, por exemplo, do renascimento enxergamos um pequeno período da história que foi repleto de mudanças para a humanidade. Sobre esta época, que na verdade durou quase um século, acho que foi Jacques Le Goff quem disse que o homem descobriu com o iluminismo que a única coisa permanente era a mudança.
Graças ao projeto iluminista o mundo mudou. Graças a ele, a ciência ganhou força, deixou o gueto e transformou-se em força, ajudando na transformação do mundo. Esta transformação é muito mais visível hoje, quando, no meu entender, estamos no limiar de uma nova mudança.
Falo do conceito de mobilidade, já iniciada com as ligações sem fio dos computadores portáteis, que nos deixam conectados a maior parte do tempo e permitem que nossos escritórios sejam onde estamos – Onde estou é meu escritório. Se isso já ocorre em parte, com a chegada do 3G aos celulares no Brasil será possível ficar permanentemente conectado, a alta velocidade e com qualidade que, hoje, às vezes não dispomos nas conexões fixas.
Aqui, notadamente, uma mudança leva a outra. Os celulares, que já estão superando o número de telefones fixos, mudou a forma como nos comunicamos. E vai determinar como iremos nos conectar, já que, com a nova tecnologia, permite que o meu escritório, realmente, seja onde eu esteja. Em qualquer lugar que tenha uma ligação de celular – e isso, em se tratando do Brasil, é na maioria das áreas do país – posso me ligar e gerir minha vida via internet.
Essa tendência, no meu entender, está demonstrada em outro número: Hoje, 50% das conexões brasileiras com a internet já são em banda larga e a tendência é só crescer. A partir do 3G, as operadoras de celular irão oferecer, de um lado, muito mais interatividade nos telefones. E de outro, terão a capacidade de disponibilizar conexões de alta velocidade para a internet sem fio. Estaremos, então, no que pode-se chamar de verdadeira mobilidade.
Amanhã, depois da mudança, o que lembraremos – aliás, como aconteceu com o iluminismo – é que passamos por uma revolução. Não sei como este tempo ficará conhecido, mas certamente a palavra conectividade terá algum papel a desempenhar, pois é, exatamente para isso que caminhamos: conectividade total e permanente.
Se é bom, se é ruim, não sei. Acredito que é um caminho sem volta. E que uma apreciação sobre a mudança, tal como no renascimento, só poderá ser feita depois. O que sei é que vivemos em um tempo histórico muito interessante e, nele, a mudança tornou-se, como previsto, numa constante.
“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência”. Mahatma Ghandi, líder pacifista indiano
“A felicidade que preciso não é fazer o que quero, mas não fazer o que não quero”. Jean Jacques Rousseau, escritor e filósofo franças
Um ótimo final de semana para todos nós.
17 Respostas
Grande Lino,
Lendo o seu sempre ótimo post, fiquei pensando em qual seria a nossa próxima fonteira? (copyright by Star Trek). Acho que parte da humanidade entrará de cabeça na ficção cientÃfica, enquanto que a maior parte permanecerá na Idade Média, com algumas sobrinhas dos high techs. Boa Páscoa. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Lino,
muito feliz a comparação feita da era da comunicação com o iluminismo. Espero que esta era nos deixe de herança movimentos artÃsticos tão importantes quanto aquela.
Essa coisa tecnológica não me encanta, embora me sirva dela para, por exemplo, comunicar-me com os amigos blogueiros.
Feliz Páscoa, amigo.
A velocidade da informação deveria vir com uma velocidade de assimilação. Estamos avançando, mas estamos preparados? Você já reparou como cada vez mais o tempo parece VOAR e cada vez mais temos menos tempo para conversar, para ler, para passear?
As frases merecem reflexão. Somos prisioneiros de nós mesmos.
Oi, Lino,
Concordo com o amigo que postou antes de mim: seria tão bom se conseguÃssemos acompanhar/assimilar com a mesma velociadade todas estas transformações…
Estamos realmente vivendo uma fase interessante nesse sentido. Não faz muito tempo, escrever cartas para alguém era tão normal. Hoje em dia é raro eu receber um cartão de natal ou de aniversário pelos correios… as pessoas enviam e-cards…
Tenha uma ótma Páscoa!
Lino, eu sou adepto e confesso que esse caminho é sem volta mesmo, pelo menos para mim, e até acho muito bom promove muitas coisas saudáveis, aproxima as pessoas, e já vamos falar vendo quem está do outro lado. Apesar de ter algumas coisas que distanciam também, mas no todo, a tecnologia os telemóveis trazem mais benefÃcios e vantagens. Grande abraço, estou meio sumido, mas sempre leio nos feeds.
Ótimo post!
Anotei o pensamento de Jacques Le Goff, “… a única coisa permanente era a mudança.” Verdade!
Gostei do seu texto “Onde estou é meu escritório”, mas não encontrei o caminho para deixar um comentário… Vou enviar o link para meus filhos lerem… é muito bom! As duas citações também são ótimas!
Abraços!
Lino,
então vem um daqueles célebres ensinamentos… “um bom governante se adequa as circunstâncias”…
Não há mais volta, e na minha opinião evoluir não pode ser ruim… a estupidez não está no celular ou no computador… mas na maneira como o ser humano lida com o tal progresso…
Beijos (Des)conexos!;)
Passando pra te desejar uma Feliz Páscoa!!!!
Beijos Mila
Lino, não tem volta. DifÃcil está sendo acompanhar esse progresso que cresce em proporção mais que geométrica. Eu ainda nem aprendi a regular meu rádio-relógio! Abração.
Iluminismo, iluminar…
Estamos justamente nestes dias em que a luz deve deslumbrar nosso coração para permitir a mudança.
Vim lhe desejar uma páscoa de luz.
beijos
Gostei dessas frases q vc está colocando no blog. Foi ótima idéia essa sua!!
Beijos
Lino, vamos conquistar as estrelas, indo audaciosamente para onde ninguém jamais esteve!!!!!
Te desejo uma feliz páscoa para você e toda a sua famÃlia!!! E muito chocolate também!!!
Onde estou é meu escritório. Isso não é muito atrativo quando pensamos nas horas que devemos dedicar ao lazer. Não tenho tendências ao Workaholism. Devemos repensar o estar conectado 24 horas, se não está comprometendo o nosso cotidiano.
Bom domingo de páscoa!! Beijus
Feliz Páscoa para si e sua famÃlia.
bs,
Uma frase me lembrou de uma outra “Se está a nosso alcance fazer, também está em não fazer” Aristóteles.
Bjs e uma boa semana.
E o bom da história é que é uma revolução pacifica,LINO. Sem traumas.
Certamente sou dos que creêm que será uma era positiva.
O que de ruim pode haver??
Abraços e otima semana!
Lino, li outro dia um artigo sobre “teleportagem” ( ou se diz teleportação?), quer dizer se transportar instantaneamente para um outro lugar, como na “Jornada nas Estrelas”. Comentaram que isto já é uma realidade graças aos meios de comunicação atuais, que com as conexões presentes no mundo todo, podemos ver, conversar, comprar em todo lugar, sem a necessidade de estarmos presentes fisicamente. Concordo que é uma revolução e sem volta!
Abraços.