Que todos estamos dependentes e viciados em celular, acho que é algo mais ou menos óbvio. O que faltava para comprovar este conhecimento é o surgimento de uma pesquisa que o constatasse. Não falta mais.
Entrevistados na pesquisa FusionOne, conduzida pela MarketTools deixaram isso muito claro. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que a perda do celular provoca problemas na sua vida pessoal e causa sofrimento. Além, é claro, de você perder o que está no aparelho, hoje muito mais do que um telefone.
A partir dos dados da enquete, um dos dirigentes da FusionOne afirma que um dos principais objetivos das empresas de telefonia celular é salvaguardar os dados do assinante. Com isso, evita que, no caso de perda do aparelho, tenha maiores problemas, pois pode recuperar seus dados. Com isso, diz ele, as empresas podem manter assinantes fiéis.
As afirmações são confirmadas pelo resultado da pesquisa. Sete de cada 10 pessoas consultadas disseram que os dados mantidos em seus celulares são muito importantes e, deste universo, três em cada 10 se preocupam, também, com a possibilidade de perderem músicas e fotos guardadas no celular.
Mas há, em relação a esta preocupação, um dado interessante: É que dois terços dos entrevistados, mesmo considerando seus dados muito importantes, não têm cópias de segurança deles. Neste caso, admitem, que perderem o aparelho terão de refazer suas agendas e contatos manualmente ao pegarem um novo telefone.
Os dados se referem aos assinantes dos Estados Unidos, mas não acho que aqui, no Brasil, seja muito diferente. O que temos em nossos celulares é importante e perdê-lo, um problema. Eu, pessoalmente, tenho backup dos dados, mas isso não diminui o incômodo de perder o seu telefone.
E para você, o celular é ou não importante? Seus dados têm cópia de segurança? Vamos ver se os leitores se enquadram no perfil da pesquisa. Comentários, por favor.
ENTRANDO EM NOVO MUNDO
Tem hora que você precisa se decidir se entra ou não em um novo mundo. Certo? É o que estou fazendo em relação a uma nova mania da internet, o Twitter. Sou um novo adepto, que está dando os primeiros passos e pode ser encontrado aqui.
Ao lado do Twitter aderi, também, ao Facebook e ao Linked in, duas ferramentas de social networking muito interessantes. Se você ainda não participa, confira. Se participa, também.
13 Respostas
Eu considero meu celular um mal necessário, Lino.
Não consigo ficar “dependurada”, como muitas pessoas fazem.
Só mesmo pra uma emergência ou quando preciso falar e não tem telefone fixo perto.
Minha agenda está toda lá e sem ela, confesso, não sou ninguém.
E gosto também de poder tirar fotos inesperadas e ouvir um radio, de vez em quando…
Bjão.
Lino..pode contar comigo na blogagem!
Vou divulgar la em casa, ok?!..Bjão!
ah..eu não sou dependente de celular nao..uso só para falar mesmo..hehe, o meu nem tira foto, é super simples!..rs
Bjos
Lino, felizmente eu estou em uma situação que posso dizer que sou parcialmente dependente do celular. Não fico paranóica quando perco, mas quando minha filha sai sem ele, simplesmente enlouqueço. Beijocas
Eu também só uso o celular para o necessário, caso contrário, to no micro…
Eu tenho 2 celulares, um DDD 21 e outro 22! E uso muito, já que trabalho no Rio e em Friburgo.
A agenda fica no aparelho que tem mais recursos, um Sony Ericsson e assino o serviço de backup da agenda que a operadora oferece.
Mas perder ou ter o celular roubado é, literalmente, uma roubada!!!! rsrsrs
Um abração.
Não uso celular, para desespero dos meus amigos. Mas, como a Yvonne, fico preocupado quando minha filha sai sem o dela. E fico pê da vida quando o deixa desligado.
Um abraço.
Tenho celular, mas as vezes esqueço de ligar ai os meus amigos me xingam. Tb ja perdi o meu celular e causou um transtorno daqueles viu..
Big Beijos
para mim nada como a boa e velha agenda, lá anoto tudo, mas somente eu consigo entender a bagunça anotada 🙂
celular uso somente para SMS
Eu nem tenho celular, pq no meu caso teria que ser um super celular, com recursos que ainda nem existem nesse aparelhos rss
bjs
Entrei pela coincidência com o nome de um velho amigo e acabei adorando passar meu tempo lendo seu blog!!!
Um beijo!
troquei o celular e me achei uma gênia colocando o mesmo chip….pra minha santa surpresa ignorante: minha agenda se perdeu.
Burrinha.
O celular é importante sim. E sobre os dados, backup é fundamental, pois do jeito que os celulares estão cada vez menores e com maior capacidade e recursos, perder tudo pode ser dor de cabeça. O meu é um N95 da Nokia. Faço de tudo com ele. Nem penso na possibilidade de perdê-lo [já me preocupa].
Infelizmente estamos mais e mais escravos da tecnologia.