Há cerca de um mês, no endereço anterior, anunciei que iria mudar a cara do blog e, também, que com a primeira viria uma segunda mudança, a de local, que retiraria a palavra blog do endereço. Sei que estas mudanças representam um estorvo para quem vem ao blog regularmente, que já tem o seu feed assinado ou que já o colocou nos favoritos. Mas achei que a mudança era necessária e a implementei.
O que eu não contava é que, a partir da escolha de um tema, teria os problemas que tive. O modelo usado, gratuito, não oferece suporte e como não sou especialista em código, fui encontrando mais e mais dificuldades de fazer os acertos que julgava necessários, tudo com o intuito de tornar a interface mais agradável e facilitar a leitura. Bem, resumindo a ópera, desisti. E estou adotando, como vocês podem ver, um novo tema, que tem uma disposição diferente, menos assuntos na capa mas que, no meu entender, perfaz o que buscava para o blog.
Até chegar a este modelo, testei alguns outros, que também reputada bons. No final, no entanto, fiz a opção pelo que, no meu entender, mais uma vez, oferecia a melhor visibilidade e facilidade de leitura. Levei em consideração, ainda, o maior destaque dado às informações e mantive a possibilidade de monetização, que já havia ganho espaço no modelo anterior.
De tudo o que aconteceu, dá para fazer algumas considerações. A primeira é que os temas gratuitos são abundantes, principalmente para o WordPress, a plataforma que uso. Mas, na maioria das vezes, eles não oferecem todas as facilidades, principalmente para quem não é especialista em PHP, MySQL e que tais. E os problemas são proporcionais à sofisticação do tema. O que aconselho, se você pretende mudar o seu, é que tenha muito cuidado. Senão pode lhe acontecer o que aconteceu comigo, mudar e ter de mudar de novo.
Há um outro lado, que é bom, pois fui obrigado a aprender uma série de coisas que não sabia. E como já observou alguém, conhecimento não ocupa lugar, já que é cumulativo. Com isso, estou um pouco mais capaz de manejar o blog, além de simplesmente escrever os textos e colocar ilustrações neles. E por falar nelas, vocês vão ver que, no novo modelo, elas são diferentes do anterior, maiores, em alguns casos, e mais visíveis. Achei isso bom.
Espero estar encerrando o ciclo de mudanças. Agora, o caminho a seguir é o de acertar os pequenos detalhes fazendo com que, como no caso do primeiro modelo, que durou mais de dois anos, tudo funcione.
Bom, então, o que vocês acharam do novo modelo? Ele é melhor ou pior que o anterior? O que poderia ser acrescentado, retirado, trocado? A opinião de vocês é muito importante. Então, vamos conversar sobre isso.
15 Respostas
Este ficou mais clean. Achei que o outro lembrava muito um site, sei que é o que você queria mesmo, mas eu prefiro coisas um pouco mais leves.
Olha, Lino, toda mudança exige alguns ajustes e isso faz parte do processo. Quanto a você ter aprendido a mexer um pouco mais nos códigos, acho isso positivo.
Para nós que só queremos escrever, isso é um saco. No entanto, necessário para atendermos a necessidade que temos de comunicar as nossas idéias, fazendo um blog cada dia melhor.
Bom fim de semana, Lino.
eu também acho que o outro layout tinha mais cara de site do que de blog – prefiro esse daqui! =)
Gostei mais desse layout.
Sucesso pra vc amigo.
Big Beijos
Querido Lino, você gosta de mim? Gosta? Então me perdoa pelo que eu vou falar: não gostei muito do novo blog, mas como não sou chata e me atenho apenas ao texto, não dei muita bola. Eu não ligo para nenhum layout. Pode ser o mais lindo ou o mais feio que eu nem percebo. O que gosto mesmo é de ler o que a pessoa escreve. Agora, eu achei essa nova “cara” bem mais bonitinha do que a anterior. Beijocas
P.S.: A rádio OI não chega aqui na roça.
Caro Lino. Eu gostava era do seu primeiro blog. Não entendo absolutamente nada de informática e só valorizo mesmo o conteúdo dos blogs.
Leio só os textos, como se estivesse lendo livro de papel. Tudo o que está em volta, nem percebo, praticamente.
Entendo sua preocupação em oferecer o melhor visual, o melhor layout, o melhor do melhor de você…para seus leitores.
Não se aborreça comigo, por lhe falar assim…
Se ler meu último post talvez até entenda minha dificuldade de valorizar essas “novidades” bloguÃsticas…rs Valorizo VOCÊ, se quer saber…
Um enorme abraço!
Dora
Oi amigo,
Desculpe, mas qualquer um que te arriscares em aqui colocar, vamos lá conferir, pois nada entendo mesmo e quando dá algum “enguiço” peço sos ao marido e ele me ajuda…. mas este também eu gosto…
Gosto do que escreves e também aprendo…
bs, abs,
Lino eu gostei e é assim mesmo, quando mudamos de plataforma e temos que nos virar “sozinhos”, é errando, o template ficando estranho, depois ficando legal e é assim que aprendemos, colocando plugin que ferra com tudo, depois retirando… e assim é que vamos levando … 🙂
um ótimo domingo.
Eu gostava do antigo…
Lino, gostei do lay-out, assim como tinha gostado do outro. De qualquer maneira, espero que você tenha encontrado uma solução!
Um abração!!!
Acho que o teu blog está mais leve e apetecÃvel de ler. Admiro muito as pessoas que têm coragem de mudar estas coisas tão complicadas. Eu acho que não seria capaz, com medo de perder tudo.
Felicidades!
Lino, gostei deste tema, aquele outro como eu tinha comentado, apresentava algumas coisas que não eram legais, agora está com uma estrutura interessante. Grande abraço.
Oi, Lino! Gostei muito desse layout novo, mas saber que algumas de suas coisas sumiram me deixaram apreensiva, já que estou planejando mudanças para comemorar o aniversário do blog. Eu fiz até um blog “falso” para testar as alterações…
Um abraço!
Lino, quem ficou dois anos sem mudar(eu não consigo….adoro mudanças) pode estranhar.
Se bem que, quem tem que gostar mesmo da cara é o dono. Mas já que vc pediu opinião, lá vai:
1) O seu perfil deveria ficar na coluna em que está mesmo. No entanto, deveria ser o primeiro tópico.Abaixo dele deveria vir EU OUÇO, PISEI NA BOLA..
PUBLICIDADE E OS TEXTOS LIDOS, ETC DEVERIAM FICAR ABAIXO DO QUE ESTÃ RELACIONADO A VC.
2) Os textos deveriam ser alinhados no estilo revista, jornal, livro.Até por que vc é um jornalista e creio concordar comigo. O local em que vc coloca os tópicos não precisa ser mudado.Os comandos de alinhamento não é difÃcil. e pronto!Os textos ficam alinahdos.
3) O layout, estilo, foto, etc, isso nãod everia ser mudado. Ficou clean, limpo. Mas eu discordo dos meus colegas: o outro tinha estilo de blog e este tem estilo de site.Mas não chega a ser um problema.
O importante ´e o conteúdo.
Bjs e dias felizes
Lino, quem ficou dois anos sem mudar(eu não consigo….adoro mudanças) pode estranhar.
Se bem que, quem tem que gostar mesmo da cara é o dono. Mas já que vc pediu opinião, lá vai:
1) O seu perfil deveria ficar na coluna em que está mesmo. No entanto, deveria ser o primeiro tópico.Abaixo dele deveria vir EU OUÇO, PISEI NA BOLA..
PUBLICIDADE E OS TEXTOS LIDOS, ETC DEVERIAM FICAR ABAIXO DO QUE ESTÃ RELACIONADO A VC.
2) Os textos deveriam ser alinhados no estilo revista, jornal, livro.Até por que vc é um jornalista e creio concordar comigo. O local em que vc coloca os tópicos não precisa ser mudado.Os comandos de alinhamento não é difÃcil. e pronto!Os textos ficam alinahdos.
3)Os LINKS deveriam abrir numa janelinha. Isso fará com que, quem estiver lendo não precise sair da página e depois retornar. Ganha-se um tempo danado com isso e dá aos seus leitores a oportunidade de sair procurando e encontrar os tópicos que ele tinha interesse, etc…enquanto ler as notÃcias atuais.
4) O layout, estilo, foto, etc, isso nãod everia ser mudado. Ficou clean, limpo. Mas eu discordo dos meus colegas: o outro tinha estilo de blog e este tem estilo de site.Mas não chega a ser um problema.
O importante ´e o conteúdo.
Bjs e dias felizes
Oi Lino!
Muda sempre é bom, dureza são os consertos, os detalhes, não? Eu gostei do visual novo e acho com mais cara de site. O antigo tinha mais jeito de blog. Mas está muito bom. Sucesso para você.
beijo grande, boa semana.