Religião, dizem alguns, não ê coisa que se discute. E acho que quem adota esta posição tem razão. Afinal, fé não ê uma coisa discutível. Para quem acredita, ê natural. Para os que não creem, não. Em princípio, ninguém muda a posição do outro.
Isso, no entanto, não impede que se fale de religião. Pelo menos do ponto de vista estatístico e de sua influência no mundo. É o que faz, por exemplo, um especial publicado pela BBC Brasil.
Sob esta ótica, o cristianismo domina as religiões no mundo. Só que as outras, somadas, o ultrapassam. Então, falar em maioria ou minoria ê questão de ponto de vista, apenas. O fato ê que o maior número de fiéis ê de cristãos.
O segundo colocado ê o islamismo que tem mais de 1,2 bilhão de fiéis em todo o mundo, principalmente concentrado nos países árabes. O terceiro lugar fica com o hinduísmo, com 750 milhões de seguidores, principalmente na Índia.
O quarto lugar ê dos budistas. A estimativa ê que podem chegar aos 500 milhões de fiéis em todo o mundo. No levantamento, um dado curioso: a mais antiga religião monoteísta do mundo, o judaísmo, está vivo e bem. Hoje, ele tem algo em torno de 15 milhões de seguidores.
Um primeiro ponto a se destacar ê a prevalência, entre as religiões, do cristianismo. Os que seguem – nas suas várias denominações – as pregações de Cristo são um terço da população mundial, algo em torno de 2,18 bilhões de pessoas.
MELHOR OU PIOR?
Você ê quem vai decidir, pelo menos em relação as expectativas, se o próximo Congresso, que assume no dia 01 de fevereiro, será pior ou melhor do que o atual.
Na barra lateral, na pesquisa, existem algumas opções. Escolha uma delas e vote. Vamos mostrar o que esperamos do Congresso e dos políticos.
13 Respostas
Independente de qualquer religião, sigo com fé o meu caminho, com “aquela energia positiva” que Deus nos dá e nos faz capazes da escolha. Poderá haver coisa melhor? Bjão, Lino.
Realmente não se discute, mas se crê, num Deus, do nosso jeito, num Deus só nosso, isso é o que importa, viver discrente é perder o sentindo da vida. Um beijo amigo!
Eu não acredito em religião, mas creio em Deus.
E o que vc escreveu é importante porque tudo depende dos olhos de quem vê.
abs
Na boa, sabe aquela onda do “Panis et Circenses” – por ai. Vai ficar do mesmo jeito só que com quilos de maquiagem para disfarçar as imperfeições…pracinhas, apoio ao esporte e por ai vai!
abs
marcelo
xi respondi sobre a pesq depois eu volto e falo sobre o texto!
Eu creio em Deus, sem discussões, e ponto final. Beijão pra vc, Lindo querido.
Sou católica e acho que já é difÃcil se viver sendo maioria o que dirá sendo minoria !!!
Beijinhos,
Bel .
Que tal fazer uma contagem para ver qual tem o maior numero de fies praticante?? se dizer cristão é uma coisa e viver como um é outra bem diferente.
bjs
Eu não tenho problema de conversar sobre religião, só detesto qdo alguém tenta me convencer ou reverter pra sua religião. Oh treco chato!!
Beijos
Lino, obrigada pela força, são essas ações muito humanas que nos confortam e dão coragem pra seguir em frente, mesmo com ventos contrários, Deus te abençoe. Eu creio e amo a Deus de todo coração.
Sobre a religião católica fico admirada com as opções: praticante, não praticante, opus dei, franciscanos, capuccinhos, ortodoxos … há bastante variação para acomodar ditintos comportamentos e expressões de fé.
Ainda acho que o grande problema está em se misturar religião e fé, que são coisas distintas. Discutir uma religião, seus dogmas e preceitos é uma forma inteligente de se aprimorar histórica e religiosamente, e isso não tem nada haver com fé.
Abração
Lino, sou católica e gosto de estudar as religiões. No catolicismo, como em qualquer outra, existem diferentes espiritualidades; daà a existência das diversas ordens como por exemplo, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Como a Ursula, também não vejo dificuldades em conversar sobre religião, até porque é um tema pelo qual tenho profundo interesse. Penso que a religião é uma forma de expressão da fé humana, e é a fé que compreende a experiência religiosa. Leio a BÃblia diariamente e com ela entendi Deus caminhando com a humanidade e também, entendi melhor o Homem, sob a perspectiva de gênero! Vi que somos teimosos prá caramba! rsrsrsrs Ocê encontra situações ocorridas há 5 milênios iguais à s atuais! Beijos!