Desde que o homem domesticou o primeiro animal, cães e gatos passaram a se integrar à vida humana. Hoje, em muitas casas, os animais convivem com os humanos e se tornam até parte da família. Uma pesquisa recente mostrou que em alguns casos estes animais têm, para a pessoa, maior importância que o seu parceiro.
Com tanto apego, era natural que se criasse, no rastro dos animais domésticos, uma indústria bilionária. A prova disso está nos chamados pet-shops, espalhados por todos os cantos. Em alguns deles, os animais recebem tratamento e atenção que uma grande parcela dos humanos não têm.
Duas recentes iniciativas fora do Brasil mostram como este segmento se tornou importante. O primeiro, nos Estados Unidos, onde uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo lançou um antidepressivo para cães que, de acordo com a BBC, “sofrem de ansiedade de separação”. Chamada de Reconcile, a droga vem em tablete, é mastigável e tem gosto de carne.
A segunda iniciativa é japonesa. Em Tóquio acaba de ser inaugurada a primeira academia para cachorros. Nela, uma hora de atividades – esteira, piscina, etc. – custa a bagatela de 124 reais. A nova academia, baseada no fato de que os animais domésticos adotam o mesmo estilo dos humanos – ficam sedentários e gordos – está fazendo sucesso.
Como sempre acontece, a moda não deve demorar a chegar no Brasil. E você, o que acha?
EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA
Quem deixa um comentário neste blog sabe que adotei uma prática que é a de responder a todos, via e-mail. Acho que é o mínimo que posso fazer diante da gentileza do comentário. Também acho que é uma forma de interação, daí, mesmo com o tempo curto, não abandonar a prática.
Neste início de semana será diferente e não haverá respostas aos e-mails. Não por que queira. Mas graças aos desígnios da tecnologia que falha nas horas mais impróprias. Foi o que aconteceu comigo e, na falha, os e-mails foram, literalmente, para o espaço.
Hoje, acredito que as coisas já estejam ajustadas e a vida volta ao normal. E com ela, as respostas aos e-mails.
E O SEU ACESSO À INTERNET?
Este é o tema da pesquisa da semana. Nele, o que o blog quer saber é de onde você acesso a Internet. É de casa? Ou é no trabalho? Eu, por exemplo, faço as duas coisas, mas muita gente não consegue acesso a blogs no trabalho.
Então, vá à barra lateral, escolha uma opção e dê o seu voto. E, se achar conveniente, deixe um comentário.
27 Respostas
Olá Lino! Eu sinto uma falta muito grande de ter um cachorrinho, ehehehe. Mas morando em apartamento, acho complicado pro próprio cachorro sabe… parece q to sendo egoÃsta e deixando o bichinho sofrer preso pra satisfazer um desejo do meu coração! Prefiro a dor do meu coração em não ter um fiel companheiro do que a dor dele em viver confinado em alguns cômodos do apê! Bjokas!
Adoro animais, tenho vários aqui em casa, mas acho um exagero essas mordomias todas. Meus cães são saudáveis, comem ração, passeiam comigo e as vezes ficam livres até para passer livres dentro de casa. Recebem banho, escovações e carinho, mas não são tratados como gente, apesar de receberem amor e carinho.
Falando em dogs, minha mae bate o pé que minha “cachorra” é gente.
Juro que a exatos 1 ano perdi a mãe pra um lhasa apso… rs
Mas ela, é a alegria da casa…
um otimo feriado
bjs
Lino, alguns vão além. A atriz que considera seu gigantesco dog alemão como primeiro homem por exemplo.
Puxa como eu queria ter um cachorrinho, mas moro em apertamento dá dó de ter um bichinho desses preso dentro de casa.
Big Beijos e bom feriado!
Nossa a minha Mel é a minha paixão, maridão perde pra ela kkkkkk
Pior que a mal agradecida gosta mais dele do que de mim buaaaaaa
“Flavia que amava Mel, que amava Maridão que amava Flavia” hehehe
Sei não, mas já tem lugares aqui no brasil onde tem acupuntura ( acho que saiu errado rs) para cães, banhos relaxantes se ofurô, massagens, piscinas para ginasticas e etc. Realmente é um mercado que cresce muito. Uma amiga falou que na clinica veterinaria onde ela leva o cachorro dela a ala cirurgica é tão completa que daria para operar uma pessoa sem problemas rs Tem até uti canina rs
bjs
Acho mais é que os bichinhos sejam bem tratados. Mas o que me revolta é qdo existe o exagero e familias passam a tratar melhor os animais que seus proprios filhos.
E ja vi muito disto,LINO.
Abração!!
Grande Lino, saudades desses ares.
Desses textos informativos e atuais.
Meu amigo, vim pra avisar que Voltei. É, isso mesmo, voltei a postar. Se puder me visitar, ficaria honrado.
abraços
oi lino! eu tenho 2 cachorros, um deles é realmente um cachorro mas a outra… tenho sérias dúvidas!! só falta falar.
moro numa casa bem grande, com pátio. os cães ficam livres para andar por tudo, odeio bicho preso e confinado. acho que quem não tem espaço deve optar por outro tipo de mascote, ou então se dispor a sair para passar todo dia.
sobre o post, não acho legal esses exageros de academia e antidepressivo. não porque o animal não precise, pois ambas as idéias são interessantes para os cães de hoje em dia, que vivem trancados em apartamentos e são super estressados. o que acho sem noção são os preços. claramente esse mercado não foi criado para proporcionar uma vida melhor para os cães e sim para os donos do negócio.
aqui em casa temos uma cadelinha, mas nada de entrar dentro de casa, muito menos deitar nas nossas camas…
/(,”)
./_. Beijossssssssss
_| |_……………..
obs.: Tem tema pra post comunitário no ar.
Pois é, meu amigo! Existem animais que nasceram pra ter vida de humanos – e até doenças humanas! Fico pensando nas nossas crianças abandonadas… e em tantas outras dissonâncias neste universo desigual! Eita vida!!! rs…
Beijocas… saudades de tu, viu?
Amo minha cachorra , uma dog alemã , demais da conta . Ela é enorme , preta e branca e ultra carinhosa … Digo que ela é minha filha mais velha !
Hoje mesmo ela e Vivi ficaram juntinhas e Vivi a ama também …
Academia para animais já tem em SP , pelo menos foi o que vi no programa Hoje em Dia da Record há cerca de 15 dias !
Beijinhos ,
Bel .
Lino querido, os animais em minha casa são como gente, literalmente. Tenho dois que moram no meu antigo quarto que é uma suÃte pra vc ter idéia. Temos muitos cachorros, a gata só falta falar, não gosta de comer só, não bebe água se não for na mão de alguém… Enfim temos muitos bichos aqui fora esses… Amamos os animais! Vivemos por eles e para eles! E o réles pet que tem na minha cidade já fatura horrores conosco, imagine uma coisa dessas… Avê maria! hauahuahuahauhau
Beijos
Lino,
O meu cachorrinho é tratado como um bebê e já faz parte da famÃlia. Gostei muito de saber que já existem paliativos para a deprê dos animais domésticos quando os donos se afastam deles, porque o meu ficou muito tristinho com a minha ausência, quando da minha última viagem prolongada e, na minha volta, comportou-se como alguém que estava magoado com o suposto “abandono”, me evitando e tudo o mais … Demorou pra eu me reabilitar com ele! Mas agora está tudo bem. Fizemos as pases, por assim dizer.
Um abraço procê!
Eu tenho um cachorro vira-lata metido a besta… rs rs… Minha mãe o mimou tanto que hoje ele praticamente manda na gente. Tem que ser tudo na hora que ele quer… rs…
Eu acesso a internet de casa e do cursinho.
Kisses
Claro q temos q tratar bem os animais. Mas os valores estão um pouco distorcidos. Pagar academia pra eles, gastar em roupas pra eles, ou todas essas frescuradas, na minha opinião é um exagera desmedido. Tenho dois gatos, eles são super bem tratados, mas são gatos e vivem como tais.
Nunca gastaria 124 doláres em uma academia com meus gatos! Prefiria comprar cestas básicas com esse dinheiro e entregar pra quem está passando fome…
Beijos
Eu adoro animais; por aqui temos uma famÃlia felina e o famoso Luke; mimado demais, admito – mas responsável por trazer de volta a nossa casa uma alegria que estava perdida. Beijos.
Oi Lindo,
Eu só tive cachorro qdo eu era menina, e como ele morreu num acidente fiquei péssima com isso, nunca mais consegui ter animalzinho em casa. Traumaaa…
Os bichos devem ser bem tratados sim, mas sei tanto exagero né? Tenho uma amiga q faz tudo belo cãozinho dela (roupinhas, massagens e alimentação especial), mas é incapaz de doar um quilo para uma instuição de caridade. Aà acho demais, aff.
Um beijo e ótimo dia!
Olá Lino
Tudo bem?
Vim agradecer a visita e convidá-lo a participar das limpezas junto com a faxineira.
Amigo da Alê? Então é gente boa…
Abraço e volto
Academia e anti-depressivos para os cães?
Faça-me o favor… Nada tenho contra esses animais maravilhosos, mas animal de estimação precisa é de atenção, carinho e alguns cuidados básicos, e não de remédios para depressão e academias para ficarem “sarados”.
É cada uma que se vê por aÅ
Os animais domésticos ocupam cada vez mais espaço nas nossas vidas e acho natural que alguns tenham certas regalias. Embora nessas horas eu sempre lembre daquela música “troque o seu cachorro por uma criança pobre” (rs).
Lino: adoro cães, mas os meus 4 cães (pobres animais) não irão para a academia! São todos adotados da rua. Fazem exercÃcio quando fogem. Um deles deixo um pouco na rua todo dia. O outro pula o muro…assim exercitam-se.
Bjs
marta
o doguinho da imagem é fofo mesmo!
Eu tenho um cachorro, o Rubão,,,e detesto gatos por motivos próprios,,,
Trato dele muito bem, dou comida, água, carinho e atenção…
Mas não o trato como ser humano e nem faço essas maluquices de academia e tudo mais,,,
Por mais que as pessoas os tratem com esses vários artificios, eles ainda sao apenas cachorros…
O Max quase fala, o resto ele faz tudo sozinho! Beijus
Olá, eu tenho um filhotinho, não um cachoro, porque ele é simplesmente a pessoinha mais linda que existe, e é tratado sim como tal. Dorme na cama com a mamãe e o papai, sai p/passear 3x ao dia, quando não vai pra creche e passa o dia brincando com os amiguinhos, tomando banhinho e ficando mais lindo e branco que uma pluma.
Ele tem muitas roupas, pricipalmente de frio, e compro tudo que há de novidade para experimentar. faz um tempinho que ele ta estressadinho, fica ancioso quando começa a sentir nossa falta. Achei interessante o antidepressivo em formato e gosto de bifinho, gostaria de saber onde encontrar, se é que ja lançaram no Brasil.
Quando temos amor por esses serzinhos não conseguimos jamais dizer que são apenas cachorros, e acabamos tratando como verdadeiros filhos, isso pra quem gosta realmente dos bichinhos!!!
Eu amo todddoooooosssss os caxolinhossssss!!!!!
oi! eu sou massoterapeuta formado por uma escola bem conceituada daqui de São Paulo e gostaria de saber se alguém conhece alguma clÃnica que faz massagem em cachorro e gato. Porque desejo fazer um estagio alguma clinica especializada nesse tratamento.
Obrigado(a),
Doca_keefer@hotmail.com
Essa ideia da academia para cachorros achei sensacional. Uma pena que algumas cidades ainda não comportam tal tendência. Mas futuramente acredito que o segmento pet vai crescer muito. Isso é ótimo para nós que trabalhamos na área.
Parabéns pelo conteúdo.