Hoje, há uma preocupação com o clima e com o meio ambiente. Em todo o mundo, mais e mais pessoas estão se conscientizando que é preciso mudar, fazendo com que a preservação seja a atitude de todos. Afinal, ao tomarmos uma medida preservacionista estamos, na verdade, ajudando o planeta, que é a nossa casa e, pelo menos até agora, a única alternativa de vida que temos.
Temos visto, também, informações e mais informações sobre o impacto que a ação do homem tem causado ao meio ambiente: tufões, tsunamis, esquentamento global e muito mais. Mas o que não tinha visto até agora é o impacto sobre as pessoas e sua alimentação de forma direta. Pois é, usei o verbo certo – não tinha – pois ele apareceu.
Os números foram publicados em O Globo e mostram como os alimentos estão escasseando – enquanto a população aumenta – e estão, como consequência, ficando mais caros. No primeiro caso, contribui a mudança climática, o que significa menos terras cultiváveis e condições piores para a agricultura. No segundo, como consequência da escassez os preços sobem.
A consequência, nos dois casos, é uma menor disponibilidade de alimentos principalmente para que está na base da pirâmide mundial. Falando de forma mais direta: Mais gente vai passar fome. Com menos alimentos disponíveis, eles serão destinados a quem pode por eles pagar. E mais caros, não estarão disponíveis para quem tem menos recursos.
Os números impressionam. A soja, por exemplo, que é base para uma série de produtos, em um ano teve um incremento de preços de 50%. No caso do milho, o aumento foi o mesmo. O trigo, um dos alimentos mais acessíveis a quem tem menor renda, o aumento em um ano foi de 81% e o leite, 52%. O aumento é consequência da menor produção mundial destes alimentos.
O que a matéria mostra é que, se não fizermos alguma coisa, mudando no sentido de preservar o ambiente, o clima e o planeta, teremos mais e mais dificuldades. E, neste caso, quem mais irá sofrer serão os pobres. No Brasil e no mundo.
PESQUISA CONTINUA
Se você ainda não votou, não perca a oportunidade de indicar quais os sítios na internet que você mais frequenta. Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote.
Até agora, os blogs – o que acho normal – estão ganhando e com uma boa vantagem. Será mesmo que eles são os mais frequentados?
AGORA, FUNCIONA!
Há algum tempo indiquei, aqui, um sítio onde era possível procurar e encontrar os mais diferentes ícones. Só que ele não funcionava, já que os responsáveis estavam fazendo um upgrade.
Depois de séculos – pelo menos em termos de internet – o Iconfinder está no ar. Agora, ele funciona. E se você gosta de ícones ou precisa de algum, é o lugar certo.
Um ótimo final de semana para todos nós.
24 Respostas
Oi Lino.
Espero que estas previsões funestas não se concretizem, caso contrário o planeta vai explodir em guerras. Fome é barra pesada.
***
Mesmo assim, bom findi.
Um abraço
Huuummm… não sei não. Isso me recorda a teoria de Malthus. Não creio que o problema esteja nos recursos naturais e sim na arquitetura atual de produção e distribuição.
Lino, a crise já era anunciada e tende a se agravar. Pelo visto, já está dando os primeiros sinais de que é mesmo real. Daà a importância, como você bem frisou, de nos preocuparmos de verdade com a preservação do meio-ambiente. Bom final de semana, meu amigo.
Realmente é preocupante. Mas ainda acho que a tecnologia disponÃvel já permite pensar em alguma coisa sintética, sei lá…
Acho que mais preocupante é a falta de água! Aà não tem jeito, as pessoas vão se deslocar para onde tem e já viu…
Vou lá Icofinder, preciso de alguns Ãcones e de repente acho por lá.
Um abração.
Lino, percebo q a cada dia q passa as coistas estão piorando, não adianta só falar q o meio ambiente está morrendo, é fundamental criar consciência, fazer campanhas intensivas de preservação.
Big Beijos
Pois é, Luminha. Menos comida, menos água…
Uma hecatombe está sendo gestada feito o ovo da serpente.
Já votei. Embora eu freqüente sÃtios de notÃcias, eu ando mais por blogs so que outra coisa.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Desculpe, Lino. Escrevi Luma aà no comentário. Mas era pra escrever LINO. A Luma deve ter falado no meu nome… mais uma vez, me perdoe.
Carpe Diem.
Saudade de vc!!
nunca mais nos falamos!
isso não pode acontecerrrrrrrrrrrrrrrrrr!
Informações muito interessantes. Obrigada também pela visita ao meu blog. Alenquer não chega a ser cidade, é apenas uma vila mas uma das mais antigas de Portugal.
Informação é o que não falta. Se a atitude do ser humano continuar a mesma com relação ao meio ambiente, logo logo não haverá ambiente no qual se possa estar no meio… rs
Abraço
Me preocupa muito a questão ambiental, especialmente pela escassez de água que nos ronda e não nos damos conta disso. Há séculos é o meu nordeste que vira manchete por falta de água, mas agora regiões como o sudeste, sul e o norte exibem escassez alarmante. ÃGUA deveria ser a nossa maior preocupação, Lino.
BeijUivoooooooooooooosssssssss da Loba
A explosão de preços mundiais é causada pelo bio-combustÃvel. Nos EUA a coisa começa a pegar. É isso aà meu amigo, vamos abastecer nossos carros com comida.
Cara, ainda acho que nós desperdiçamos muito…conheço históricos nutricionais de paises que passaram por guerras e que as pessoas até hj são bastante comedidas nos gastos + por aqui o regime é não fazer regime ou seja ser gul”a”oso!
abs
Se continuar com está, vamos ter um futuro bem turbulento, principalmente a classe mais baixa, como vc mesmo fala. Vamos tercer que haja modificacoes para que essa teoria, desapareca. Boa semana. Um abraco.
Olá Lino!
É preocupante. Demoram a falar disto pro povo, mas fazem pesquisas há tempos. Não falam também do ‘escurecimento global” e da reação da Terra contra o aquecimento e poluição. É caso urgente. Adorei o link dos Ãcones, já peguei uma borboletinha… Beijo!
Eu ando muito preocupada com essa questão.O inverno desse ano (aki no sul pelo menos) foi bem esquisito. Qdo eu era criança, e nem faz tanto tempo assim, os invernos eram frios e o verões quentes. Isso prova que em menos de 30 anos já aconteceram grandes mudanças. Então imaginem no futuro para nossos filhos e netos, como vai ser? Um filme que recomendo sobre a questão é Uma verdade Incoveniente, onde os americanos (pasmem!) se conscientizaram que são parte de 90% do problema e páram de ficar dizendo que a culpa é exclusivamente do desmatamento da Amazônia. Vejam!
Adoro novidades…vou lá …
Boa semana.
Realmente se não fizer nada, a coisa vai ficar muito feia.
bjs
estou indo agora no iconfinder…
nós, que temos acesso à internet, tecnologia, etc, provavelmente não iremos passar fome, mas seremos cúmplices por omissão… Temos que agir mesmo, pois as perspectivas não tão longÃnquas são péssimas!
bjo e ótima semana
E uma pena Lino que os grandões que deveriam ter iniciativa para poupar a natureza são os que mais se importam apenas consigo mesmos e se esquecem dos pobres que morrerão de fome num futuro bem proximo. Pensam em encher seus bolsos a qualquer custo e muitos nao estão dispostos a abrir mão do lucro por amor ao proprio solo que esta debaixo dos pés.
A sua iniciativa em levantar esse assunto sempre por aqui e otima e e exatamente isso que precisamos fazer, levar as pessoas o conhecimento da atual condição do nosso planeta a fim de que unidos possamos poupa-lo da destruição causada por nossas inumeras agressões ao meio em que vivemos.
Abraço!
Lino, acho que quando as pessoas começarem a sentir nos seus pratos as conseqüências do aquecimento global, vão começar a reagir e se tornar mais responsáveis neste sentido.
Um abraço e uma boa semana para você.
Eu acho que tem gente demais no planeta… Isso causa poluição, aquecimento global, violência – todo o caos que estamos acompanhando. DeverÃamos investir em planejamento familiar e educação, além de medidas ecologicamente corretas. Beijos;
Medo, Lino, muito medo do que possa a vir a acontecer se não tomarmos consciência e providências sérias a respeito.
E depois não vale chorar pelo leite derramado, né?
Bjo e otima semana.
Lino
No domingo no Globo saiu uma entrevista com o presidente do sindicato dos produtores ruaris do pará. Com todas as letras, alto e em bom som , o sr Agamenon Menezes disse que vai desmatar as terras do governo, quer ele querira quer não….
Também o plantio do café sofre uma queda, pois a temperatura acima de 33 graus centrÃgrados faz a florada cair… Aui no Pr já acontece isso.