Nós, humanos, não convivemos muito bem com a dor física. Nos homens talvez seja ainda mais verdadeiro que nas mulheres, mais resistentes. De qualquer forma, ninguém – a não ser, lógico, os que têm alguma disfunção – gostam de sentir dor. E é no sentido de inibi-la ou combatê-la que os cientistas trabalham ao longo de muitos e muitos anos. Deste trabalho tem surgido analgésicos melhores e que têm menos efeitos colaterais.
Para os que sofrem de dores crônicas, como as provocadas por problemas na coluna ou com dor de cabeça permanente, pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, têm uma boa notícia: acabam de descobrir, mediante a manipulação genética de um pequeno organismo, estão decifrando o código de uma molécula que controla a dor nos humanos.
A consequência da descoberta é a possibilidade de se trabalhar drogas que tenham ação mais específica, a partir da engenharia genética, e que ajudem no controle da dor, principalmente dos que, como dito antes, têm problemas de coluna e dores de cabeça crônicas.
Os pesquisadores Chris Thompson, Alan North e Sam Fountain, responsáveis pela descoberta, reconhecem que ainda há um longo caminho a ser andado, mas consideram que ao decifrar o código genético do organismo, que é 10% idêntico à molécula humana, deram um gigantesco passo na direção de se produzir drogas que possam bloquear a dor.
A descoberta, de acordo com os pesquisadores, pode significar uma revolução no desenvolvimento de medicamentos que controle a dor. Chegam, de forma otimista, a acenar com a possibilidade do final da dor, principalmente em se tratando de dor crônica. Um grande passo, sem dúvida. Mas para ter estes novos medicamentos ainda vamos esperar mais alguns anos.
DISCRIMINAÇÃO, NÃO!
Discriminação, principalmente quando é baseada em preconceito, é uma das piores coisas que existem. E é isso, neste momento, o que está acontecendo com os brasileiros em várias partes do mundo. Trabalhadores são perseguidos e segregados, turistas são barrados e humilhados, principalmente nos Estados Unidos e Europa, sob o argumento da segurança e do medo ao terrorismo.
O fato é que estas situações têm se repetido. E o Governo brasileiro, o que tem feito? Nada. E olha que o Presidente Lula atem se revelado um excelente viajante. Como ele não é discriminado – ou acha que não é – também não vê o que está acontecendo com cidadãos do seu país. Esta situação é pior para que já está no exterior e vê um amigo ou parente discriminado, preso e, algumas vezes, deportado de volta para o Brasil.
E tudo isso por quê? Apenas por ser brasileiro. É contra essa discriminação que se levanta a Meire – que propôs uma blogagem coletiva – e é a ela que estou me alinhando, ajudando a chamar a atenção para o problema e mostrando que se não houve uma ação enérgica do Governo, mais e mais seremos barrados fora do nosso país.
Vamos, então, todos dizer alto e em bom som: Discriminação, não!
25 Respostas
Sabe que podemos viciar em analgésicos? talvez alimentando esse vÃcio, criam novas drogas mais e mais potentes.
Já existe dentro da medicina um ramo que cuida somente da dor, essas dores crônicas que no fundo podem não ter causa aparente, sendo em muitas vezes psicossomáticas.
A dor nos protege, tal qual o medo de estar com alguma doença que leve a morte. Alguns só procuram o médico quando sentem dores. A dor é sintoma ou consequência de falta de atenção com a saúde?
O Governo brasileiro está lançando uma cartilha, falo disso hoje, que irá informar melhor os brasileiros antes de embarcarem para outros paÃses. Verdade é que essa mania do brasileiro achar que é bem aceito em qualquer canto está caindo por terra. Afinal, estamos em igualdade de necessidades como qualquer habitante do terceiro mundo. A maioria vai para a Europa, não é para passear e estarão disputando mercado de trabalho ou mesmo, contribuindo para o empobrecimento do velho continente, como já foi dito por um porta-voz do governo alemão.
Beijus, Luma
Eu funciono, pelo menos cinco dias por mês, à base de Lisador. Principalmente quando vira o tempo, aà o olho já começa… e em São Paulo, a coisa que mais acontece hoje em dia é virar o tempo…
beijão!
Lino, Teu blog é ótimo!
Beijuca
Sou viciada em palavras e não abro mão deste vÃcio. Não tomo medicamentos. A dor pra mim é um “bem” necessário.
Não sei escreve ausente dessa condição. Sei que é estranho… Ah! Me refiro a dor mais aguda e intensa, aquela que alcança a alma… Na pele? Não sei! Senti dor uma vez, mas essa foi causada por uma queda, aprendi na ocasião que a dor desaparece quando não damos atenção a ela. Um sorriso causa efeitos mais intensos que medicamentos.
E quanto ao preconceito! Acho que se as pessoas olhassem para o mundo através dos olhos alheios seria bem mais fácil, mas enxergam o mundo a partir de suas limitações. É sempre dificil…
Abraços
Felizmente a medicina não pára de evoluir e tornar a vida cada vez melhor,LINO.
Fico me perguntando se algum dia não conseguirão descobrir o gene que torna as pessoas desonestas…e modifica-lo,heheheh
Abração!!
Oie Lino, tomara que esse remédio pra dor, aconteça mesmo. Poxa tenho cada dor de cabeça violenta. Até já acostumei.
Aqui talvez, seja um dos poucos paÃses, que qualquer um entra, sem o menor problema. Somos discriminados em vários lugares, mas esses mesmos, que nos descriminam são tratados como reis e rainhas por aqui.
Bjs
As dores são alarmes para algo que está funcionando errado. A medicina ocidental tem se preocupado mais em acabar com a dor do que em sanar sua causa.
O governo federal entrar na questão dos maus tratos a brasileiros no exterior é necessária, mas não deixa de ser uma questão delicada quando se tratam de brasileiros que vivem ilegalmente no exterior. É um terreno muito instável. Como contestar o tratamento sem parecer que está apoiando alguém que descumpre leis internacionais?
Acho que podiam inventarpilulas p terminar com a dor no coração, dor da distancia, dor da perda..dores…q as vezes sao mto mais reais doq um ferimento na carne..
Já tem remédio para dor de cotovelo ? rsrs
A questão da imigração de brasileiros, ilegal ou não, já deveria estar sendo estudada por aqui: porque um paÃs que praticamente se formou com a vinda de estrangeiros agora manda seus filhos para fora ? Será possÃvel que vamos nos transformar num segundo México ?
Abraços
Se acharem a cura para a dor de cotovelo serei o primeiro a me tornar acólito …
Só não podemos esquecer que a dor tem uma função importante no organismo, a do alerta. Tentar sobrepujá-la pode ser danoso se não tomados os cuidados necessários.
Sabe de uma coisa? Eu acho que Osama Bin Laden feriu de morte a hegemonia dos EUA no dia em que fez extrapolar a xenofibia dos americanos. Os EUA só são superpotência porque sempre foi, historicamente, a terra das oportunidades, pátria da liberdade. Agora, fechando-se em si mesmo, pode até demorar, mas perderá muito da diversidade que produzia inteligência e criatividade, indispensáveis para sua liderança tecnológica.
No fim das contas, pode ser que o terrorismo tenha vencido por meios indiretos.
Oi Lino, esta informação é ótima e olha tem gente nossa (minha) neste trabalho. A engenharia genética me fascina, eles utilizam o plasmÃdeo (um DNA circular de bactérias) e manipulam mais facilmente os genes. Quantos passos foram dados,quanto progresso. Eu amo a ciência,o espÃrito investigativo, a genialidade desse povo que pensa em tudo. Quanto à discriminação, pra variar to fora! Beijos!
Eu sou super fraca para dor fÃsica…neste sentido pareço homem! risos…rs..rs…
bjos
Lino: Já tomei mil remédios para enxaqueca. Além disso tenho aquela dor dos nervos trigêmeos. Acupuntura tem sido uma coisa boa. MAS, …tomara que algo apareça mesmo.
abç
marta
Tenho dor de cabela crônica . Desde que o mundo é mundo !!!
Discriminação é total idiotice ! Adoraria que minha filha crescesse num mundo com menos discriminação . Eu tento fazer minha parte !
Beijinhos ,
Bel .
Lino…..
Tua visita e teu comentário acenderam mais uma estrela dentro de mim. Uma honra te receber lá no VAN Filosofia. Já respondi pra você lá mesmo. Um truque barato, confesso, pra te fazer voltar! Passe lá pra ler, passe?
Fique com as minhas estrelas! E o meu beijo em agradecimento.
Volte outras vezes! Vou adorar!
Não tenho dor crônica mas deve ser horrivel para quem tem, espero que esses remedios possam ser testados e aprovados logo.
bjs
Lino,
Os Estados Unidos já faz isso há décadas e ninguém reclama e o pior é que ele te dá até um visto e mesmo assim você é mandada de volta. Meu irmao com visto e tudo teve que voltar no próximo vôo. Nao creio que a discriminacao seja só com os brasileiros, nao. Isso no caso dos Estados Unidos. A irma do meu esposo que é alema, também teve que voltar no mesmo vôo. Por que é que as autoridades nao colocam também na primeira página do jornal? Porque é Estados Unidos meu bem. Ninguém quer mexer com a fera. Mas Espanha? Quem é ela?
Eu vou aproveitar esse novo remédio, pois tenho enxaqueca há 9 anos e nao é fácil nao.
Grande beijo
Deve ser horrÃvel sofrer de um mal destes, dor crônica, graças a Deus não tenho problemas com dor. Na medida certa a dor é muito importante para nós porque nos avisa de que há algo errado e nos mostra nosso limite, agora, dor crônica ninguém merece.
Graças a Deus, a tal da dor não lembra de mim. Muito poucas vezes, vem uma dorzinha de cabeça. Por cansaço, stress, ressaca mesmo. Mas nada como um analgésico e bum! Passa.
Sinto pelas pessoas que têm a dor como companheira inseparável. E torço para que a ciência esteja no caminho certo.
Bjo e ótimo findi.
Lino tomara q encontrem uma soluçao para dores, tneho uma sobrinha q desde bebe sofre de enxaquecas, morro de dò.
Obrigado pela força,
bjs
Qualquer coisa que elimine ou abrande a dor tem o meu total apoio. Confesso que sou um porqueira para sentir dor. Aliás, eu e todos os homens.
Carpe Diem.
Passando pra desejar um bom final de semana,
Meire
Lino, a dor é a grande fronteira, mesmo sabendo que a causa deve ser combatida e não o sintoma, assim como a Lu, o Lisador faz parte de minha vida, e não foi possÃvel ainda encontrar uma causa plausÃvel ou quais são elas, então que venha os novos medicamentos (e que sejam resultados de bons estudos e não interesses mercadológicos).
Bacana seu blog, poxa vida estou sofrendo demaaais com dor nos trigemeos somente hj descobri o que causou isso. Dores de enxaqueca desde os 13 anos sem tratamento especÃfico.
Beijos e melhoras para todos os doloridos, rsssss