Mais leitores na internet

jornal.jpg

Os jornais impressos, como os conhecemos, enfrentam uma encruzilhada. E há, até, quem diga, prevendo o futuro, que eles deixarão de existir.

Se no Brasil a circulação mantém-se ou cresce, fora daqui o que se vê é queda na circulação, principalmente dos chamados jornais sérios. Os que se dedicam a escândalos, vendem quando o que publicam interessam a quem o consome. Não é o caso dos chamados jornais de hard news, como a Folha de São Paulo e o O Globo, no Brasil.

Qual é a tendência? A se crer em um levantamento feito pela Nielsen, dos Estados Unidos, para a associação de jornais dos EUA, há um aumento do número de leitores dos grandes jornais na internet.

Pela medição do instituto, feita uma comparação entre os anos de 2005 e 2006 houve um crescimento de quase 31% nas visitas aos sites dos jornais. O número é mais significativo quando acrescido da informação que os visitantes ficaram mais tempo no sítio do jornal e leram um volume maior de conteúdo.

De acordo com o Nielsen, os dados coletados mostram que os leitores querem, na verdade, maior controle sobre o que o jornal lhes dá. São eles próprios os responsáveis pela seleção do que vão ler, não o jornal, quando escolhe o que vai e o que não vai imprimir.

O que isso indica? Que os leitores estão mais seletivos e que, pelos números do Nielsen, se pudessem desejariam receber um jornal formatado para eles, com o que gostam, com o que lhes interessa.

Os jornais sabem disso. O difícil é, mesmo usando a Internet, conseguir que os leitores paguem pelo conteúdo que leem, como acontece no jornal impresso.

(Via WebProNews)

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

6 Respostas