O tema é batido: humanos que sofrem algum tipo de mutação genética e, com isso, ganham poderes especiais. É a base para a histórias dos X-Men e, também, para os personagens de Heroes, uma das séries de maior sucesso na televisão mundial. Tanto em um quanto no outro caso, cada pessoa tem uma habilidade especial. Um, pode ver o futuro pintando. Outra, é capaz de se regenera, quaisquer que sejam as circunstâncias. Algumas, têm capacidade telecinética. Outras, provocam tempestades.
E se tudo isso for real e do nosso lado, bem perto mesmo, estivermos convivendo com pessoas que têm habilidades especiais, com a ficção, por mais estranha que apareça, se tornando real? Ah!, você não acredita!. Pois pode acreditar. Hoje e em várias partes do mundo existem humanos que, digamos assim, têm habilidade especiais. Podem até não se recuperar, como a adolescentes de Heroes, mas fazem coisas que ninguém faz.
Quer um exemplo? Uma jovem belga que é capaz de sentir o gosto das notas musicais e que vê cores nos sons. Um jovem alemão que é um verdadeiro computador humano. Um pintor cego desde a nascença que é capaz de pintar paisagens com todo realismo. Um homem que pode controlar a temperatura corporal e, com isso, expor-se ao frio que mataria uma pessoa comum.
São apenas alguns exemplos. Sim, eles são diferentes. Serão mutantes? É o que a ciência – que eles desmentem – está querendo descobrir. O fato é que, nos seis bilhões de humanos que temos no planeta, poderíamos formar não um, mas vários freak shows. E estamos falando de pessoas que, à primeira vista, são comuns, que agem e se divertem como nós próprios fazemos.
Ver isso na TV e no cinema, é uma coisa. Mas ter ao seu lado alguém que em uma habilidade especial, é diferente. Como você se sentiria? Olharia com espanto, surpreendendo-se com a diversidade dos humanos, suas capacidades inusitadas ou ficaria desconfiado? Normalmente, a sociedade teme o que não sabe, o que não controla, o que é diferente. É o que acontece com os X-Men. É o que acontece com os personagens de Heroes.
Vendo a ficção tornar-se realidade, talvez devêssemos nos maravilhar com o que o homem é capaz de fazer. E entender que nós próprios somos frutos de mutações genéticas, o que nos torna iguais àqueles que, por uma razão não explicada pela ciência, são diferentes de nós.
18 Respostas
EgoÃsta como é, o que aflige o ser humano quando se trata de diferenças, é o fato dele se sentir inferior a outro.
Há coisas que a vã ciência e filosofia não conseguem definir porque não há explicação, mas há o sentimento tangÃvel de estarmos vivenciando.
Não descreio de quase nada na vida, inclusive de que, algum dia, possamos ser eleitores cônscios, maduros e cientes de que haverá um governo emblemático em honestidade e trabalho.
BeijUivooooooooooooossssssssss da Loba
Eu acredito sim que existem pessoas com habilidades especiais, mas isso é bem diferente de mutação ou do que é apresentado na ficção cientifica.
Si
A natureza evolui.
Assim como eramos homens das cavernas e evoluimos para Homo sapiens sapiens, pq não a natureza poderia estar evoluindo? acredito sim nessas histórias e adoraria ter algo de diferente em mim, algo q somente eu pudesse fazer…
Ouço falar mas nunca vi para comprovar! Então, sou cética para esses assuntos! 🙂 Estou em atraso com as mudanças genéticas, ainda consigo mover as orelhas como os nossos ancestrais. Mas pelo caminhar da evolução, o nosso organismo simplificaria ao invés de adicionar capacidades. No futuro teremos somente um olho, uma orelha, não teremos nariz ou cabelo e alguns orgãos que caÃram no desuso, como o baço. E se pensar mesmo, como tudo sumindo, daqui a pouco ninguém come ou faz a outra coisa. Seremos um invólucro ou caminharemos para a éter. Seremos força mental! daà começa esse processo que falou.
Viajei né? 🙂
Um desses que fosse meu parente ou amigo defenderia com unhas e dentes. Mas se fosse um vizinho apedrejaria até matar. Afinal eu sou normal. Brincadeira.
Mas é verdade, tem gente que é diferente, assisti mais de uma vez o documentário ” Os Arquivos Secretos Paranormais da KGB” e eles usaram muitas dessas pessoas na guerra fria.
Dizem que não temos consciencia do poder de nossa mente. Nestes casos eu não acredito em mutação,mas sim em algum dom bem desenvolvido.
Abração,LINO
É.. nós todos somos diferentes, uns dos outros. É o que a relação sexual nos oferece em termos brutos de variabilidade genética, e o que as mutações fazem com elas a mais, oferecendo uma maior gama de possibilidades, sejam benéficas como esses assuntos, ou maléficas como o cÂncer e outras doenças genéticas e hereditárias… Interessante esses exemplos. A Nana Hayne também tem essa sensibilidade da menina belga, acho que ela citou o nome de cinestesia, se não estou errada era essa a palavra. Pode ser que essa belga tenha isso mais acentuado. O que mais me admirou foi o caso do homem que controla a temperatura, isso é que eu chamo de controlar a fisiologia. Bjs e boa semana, interessante seu post.
Que legal isso Lino. Eu acho que eu ficaria desconfiada sabe ?
bjs
Lys
Acho que já é hora de valorizarmos as diferenças (a bem da verdade já passou da hora) porque o igual é sempre tão chato e cansativo, não acha?
Viva as diferenças, imagina se todo mundo fosse igual q chato ia ser.
Big Beijos
…essa do pintor cego é impressionante!
bjos querido!
O maior poder do ser humano está em sua mente – e tanto para o bem quanto para o mal.
Estou de volta com new blog.
Abraços Lino!
Oi Lino:
Do jeito que as coisas andam por aqui, é capaz de um sujeito com essas habilidades acabar no Se vira nos 30 do Faustão ou no Domingo Legal do Gugu.
***
Agora, falando sério: tudo é possÃvel. Afinal usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro. Imagine que possibilidades se abrigam nos outros 90%.
***
Um abraço. Arriba!
eu vi esse programa no Discovery, fiquei impressionada, pois os Heroes já existem, e o Sr. cego que consegue desenhar como se enxergasse, e aquele rapaz que correu durante mais de uma hora descalço, sem camisa, só de shorts em temperatura -não sei quantos º, realmente não imaginava que existisse pessoas assim… []’s
Eu parto da seguinte premissa…Em algum lugar os redatores, escritores ou dêem o nome que quiserem, tiraram suas idéias! Foi um sonho? Deus falou em seus ouvidos? Pesquisa? Onde? Enfim se buscarmos informações a fundo, estaremos escrevendo uma nova e “melhor” série em menos de 3 meses, informações não faltam na internet e casos “esquisitos” menos ainda…o primeiro que tomei contato já se vão 45 anos, e poucas pessoas conhecem. abçs
Existem pessoas diferentes, acho natural que isto possa acontecer. O que preocupa é a manipulação genética para “concentrar” certas qualidades, como faziam os russos com os campeões olÃmpicos, fazendo com que casassem entre eles. Existem manipulações genéticas com as plantas e os animais, mas com o ser humano é preocupante.
Um abraço.
Sobre esse assunto, conheci um garoto aqui em Recife, na década de setenta que não sentia dores e uma certa vez ele encostou o braço no motor de um carro, que estava muito quente, teve queimadura de 3º grau e não sentiu nenhuma dor, pouco tempo depois ele faleceu em virtude de queimaduras num incêndio, não sei o que isto significa ou significou, mas muita gente comentou sobre esse assunto. Hoje em dia já nem lembram mais. Mas existem tb muitas coisas a respeito de mutações de plantas ornamentais e frutas, sementes e etc..
bs,