Sabe aquele estereótipo de que as louras são burras? A coisa, de acordo com o professor Thierry Meyer, da Universidade de Paris X-Nanterre, é muito pior e afeta os homens. Ele não afirma que as louras são burras – até porquê isso não seria verdadeiro – mas sim que o estereótipo acaba afetando o homem que, por acreditar nele, acaba se portando de forma menos inteligente.
Para chegar à conclusão de que as louras nos fazem ficar mais estúpidos, o professor Meyer submeteu vários homens a testes de conhecimento depois de serem expostos a diferentes mulheres e descobriu que há uma piora no desempenho quando esta exposição é relacionada às louras. Ao analisar as respostas e procurar uma explicação para a queda no rendimento dos homens, a equipe do professor concluiu que os homens acabam inconscientemente presos ao estereótipo de que louras não são inteligentes.
De acordo com o professor Thierry Meyer (no destaque, na ilustração), no caso das louras, elas têm o potencial de fazer com que os homens ajam de modo diferente, mimetizando, de forma inconsciente, a falsa ideia de que não são inteligentes. Em função do estudo, a equipe que o desenvolveu chegou à conclusão que o comportamento das pessoas é potencialmente influenciado pelos estereótipos do qual elas se cercam ou estão submetidas.
Eles constataram isso também no caso de quem conversa próximo de pessoas mais velhas, que acabam abaixando o tom de voz e também caminham de forma mais lenta quando acompanhados de idosos. Os testes mostram, ainda, que as pessoas acabam assumindo os estereótipos de raça e os vários preconceitos do meio social em que está vivendo. É por isso que creem que as louras ficaram mais vulneráveis ao estereótipo no último século.
O curioso é que a mudança das mulheres, que ganharam cabelos louros e olhos azuis, de acordo com pesquisadores, se deu no final da Idade do Gelo e foi ocasionado pela competição com outras mulheres pelos poucos homens. Louras, elas se destacavam, chamando a atenção e melhorando sua competitividade. Neste caso, elas se tornaram diferentes, mas os estudos não indicam qualquer mudança na inteligência.
Um dado curioso revelado pelo Times é que, no caso da Grã-Bretanha, embora um terço das britânicas pareçam louras, na verdade apenas 3% delas são louras naturais. Aqui no Brasil, devido a miscigenação, este número deve ser ainda menor, embora vejamos uma boa quantidade de louras todos os dias. O jornal, para desmentir a ideia de que elas não são inteligentes, cita uma série de britânicas louras que se destacaram nas áreas da ciência.
E então, você acha que as louras realmente afetam os homens? Neste caso, posso falar por mim e não só não acho que as louras sejam burras, como o fato de serem não me afeta. Até sei que algumas que conheço não são louras verdadeiras, mas se tornaram louras. (Via Time, em inglês)
CORRENTE DA AMIZADE
(UPDATED) A Rosa, do Rosa 147, e a Tati, do Dèja Vu, acabam de me colocar na Corrente da Amizade, um novo meme que está correndo a blogosfera. Quero agradecer a indicação e dizer que amizade, mesmo que virtual, é importante e fico muito honrado com a escolha.
Quando à indicação de novos blogueiros para dar seguimento à corrente, seria injusto escolher apenas alguns. Neste caso, indico todos os que estão nos meus Favoritos, aí na barra lateral. Todos são amigos e merecem se transformar em mais um elo desta corrente. Amigos, agora é com vocês.
19 Respostas
Lino, acho essa lenda das louras uma verdadeira crueldade, principalmente se levarmos em consideração que grande parte delas é oxigenada. Beijocas e um bom feriado.
Resumindo: Já que as louras são burras podemos ser estúpidos..kkkkkkkk
Estarei participando da blogagem coletiva sobre a dengue.
Interessante …
Bom, eu sou loira natural e não sou burra porém,inteligência não tem a ver com a cor do cabelo ou da pele, graças a Deus! Ah, talvez tenha a ver com “quadris largos”, conforme o outro post! Quem sabe…heheheheeh
Oi Lino:
Em breve teremos um aviso nos bares: Cuidado! Louras na mesa do lado.
O que me encanta, porém, é a criatividade do cientista que bolou o estudo. Criatividade ou falta do que fazer.
Um abraço.
Oi, Lino!
Hoje , ficou quase impossivel saber que m é loura de verdade, portante todas somos burras?? 🙁
Beijos menino
Boa noite Lino.Que interessante esta pesquisa!Muitas pessoas acreditam que as loiras são menos inteligentes, mas que isso afetava os homens essa para mim é nova!
O que vale na vida
não é o ponto de partida
e sim a caminhada.
Caminhando e semeando,
no fim terás o que colher.
(Cora Coralina)
Beijocas
Cada um que inventam…Agora é meme…em tudo quanto é blog.
Boa semana.
eu penso que há pessoas que gostam de alimentar esses preconceitos.Deixa isso par lá.Um abraço.
A blogagem sobre a dengue será que dia?
Sou loira de cabeleireiro, mas não me julgo burra tão pouco qdo era morena jamais julguei alguem burro pela cor do cabelo, veja o caso da Sabrina Sato do Pânico q já era burrinha na cor na natural do cabelo, essa é exemplo de japa burra hahahaha
Big Beijos
Rapá…bem que eu desconfiava disso…as loiras desestabilizam os homens….
abs
Gostei deste post, vou mostrar pro meu marido, hehehe
Eu fiquei loira quando os brancos já eram demais. Fui mexando, mexando até que tive que pintar. Não me arrependo, ele gostou.
Um abraço.
Mulher, independente de ser loura ou não, ter quadril largo ou não, ser magrela ou não, sempre afetará os homens, pobres homens! rsrsrsrs… Afe! Beijos querido!
E quem resolve ser loura por algum tempo? terá ocilações de raciocÃnio? haja tempo desse cientista, hein, Lino?? Beijão!
Olá, grande Lino!
Então teve cientista estudando essa velha história da pseudo-burrice das louras? Elas de estúpidas não tem nada. Aliás, acho as mulheres independente da cor dos cabelos – mais espertas que os homens.
Mas foi uma ótima postagem. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida. (O livro já chegou?)
Putz, ainda bem que sou Loura L’oreal 10 rs.
Lino amanha tem blogagem coletiva sobre a Dengue.
Bjs
Meire
nossa… os homens tem mesmo idiotices com loiras…
e o pior é que elas pintam o cabello…
eu emburreço na frente de loiras, morenas, ruivas, mulatas, negras, brancas, amarelas vermelhas.. se forem facinhas …
Lino,
Eu achei interessante o fato dos homens por acharem que as loiras supostamente são menos inteligentes mudam o discurso para “nivelar” a conversa. Eu sou loira natural e não me incomodo mais com piadinhas de loira e etc. Quem não deve não teme, não é? Aqui em casa eu sou loira e meu marido descendente de português. Aff, que dupla hein?
Beijos,
Rosana
Quem é mais burro a loira ou o macho a sua frente que a imita? hahaha parece piada…
Nada contra loiras, apenas acho que há um exagero, uma falta de criatividade enorme, querem ficar todas iguais à s loiras verdadeiras, ridÃculo. Aliás, este mundo atual… qto mais igualar melhor para quem vende, né?
bj