Quem lida com alunos, sobretudo de nível superior e em escolas particulares, constata algo que, segundo professores de todos os cursos, é uma coisa recorrente: eles não sabem raciocinar.
Às vezes é difícil mostrar a relação entre coisas e lhes dizer como fazer uma comparação ou uma indução. A razão é simples: não foram treinados para isso. O ensino médio não lhes ensinou como pensar.
Para que os alunos cheguem à universidade preparados, eles precisam receber esta preparação na escola . Podem, é verdade, suprir deficiências estudando por conta própria, mas são poucos os que o fazem.
A preparação de base é fundamental. Sem ela, o nível dos alunos de cursos universitários tem se mostrado muito ruim. O raciocínio lógico e o abstrato são grandemente prejudicados. E a qualidade do ensino, cai.
É neste sentido que se deve elogiar a iniciativa tomada pelo Conselho Nacional de Educação de instituir a disciplina de Filosofia nos cursos médios. Ela pode levar aos alunos uma visão critica e lhes mostrar o caminho da articulação do pensamento.
A iniciativa se completa com o ensino de Sociologia, que pode dar uma visão melhor da sociedade, sua formação e problemas.
Juntas, as duas disciplinas podem contribuir para que a nova geração de universitários chegue melhor preparada aos cursos que escolheram.
O caminho é este. Se quisermos pessoas bem educadas e preparadas, temos de investir em educação básica e na educação média.