Não é que as mulheres tenham coração fraco, seja no sentido lato ou figurado, não. O que está acontecendo e um estudo que acaba de ser publicado nos Estados Unidos mostra é que mulheres jovens estão morrendo mais de doenças cardíacas, mesmo com este tipo de doença matando muito menos do que há alguns anos.
Então, temos duas notícias. A primeira, boa, é que o coração – aqui no sentido lato – está provocando menos morte. Ou pelo menos, as doenças cardíacas. A outra, é que em relação às mulheres, a queda no número de morte é bem menor. Isso significa, de acordo com o estudo, que morrem menos homens, de todas as idades, e mais mulheres, sobretudo as que têm até 45 anos.
Mas o que está ocasionando esta mudança? Os especialistas não levantaram estes dados. Mas o professor Wayne Rosamond, da Universidade da Carolina do Norte, acredita que um dos problemas é a obesidade, crônica nos Estados Unidos, na Europa e já vista como epidêmica inclusive no Brasil. O que se deve buscar, agora, é ver se os números apontam para uma tendência e, segundo Rosamond, agir para mudar a situação.
Outro especialista, também dos Estados Unidos, o professor e cardiologista Antonio DeMaria afirma que o estudo serve como um alerta, principalmente por atingir mais mulheres jovens. No total, o crescimento não é tão significativo, mas se representar uma tendência, então é preciso tomar medidas preventivas.
O que fica evidente, e disso não precisa especialista para explicar, é que, envolvida mais e mais na vida moderna, trabalhando, se estressando, a mulher acaba sendo submetida às mesmas pressões que os homens e, com isso, também acaba sendo afetada por doenças que, antes, eram mais características do sexo masculino. (Via Yahoo News, em inglês)
UM BLOGO DE ELITE?
Você acha que este é um blog de elite? Eu, sinceramente, não o vejo assim. Mas não é o que pensa a Renata, do Devaneios e Desabafos. E foi por pensar assim que ela me indicou para o prêmio do selo ao lado.
Como tenho dito, o blog não busca prêmio, mas me sinto muito honrado com a escolha de outros blogueiros. E fico também agradecido. Como já disse antes, acho que é um reconhecimento. E quanto ele acontece a única coisa que podemos fazer é agradecer.
Renata, muito obrigado.
15 Respostas
A coisa é séria. Daqui a pouco vai existir mais homens que mulheres e falo de mulheres jovens…
Acho que além da obesidade existem outros fatores que podem levar a problemas cardÃacos. O estresse é um deles. E as mulheres estão mais expostas a situações de estresse. Não que os homens também não estejam mais conheço muitas super-mulheres-mães-donas-de-casa-empresárias (isso tudo numa pessoa só). Nunca vi seres fazerem tantas coisas em apenas 24 horas.
Espero não seguir o mesmo caminho, mas à s vezes acho inevitável…
Enfim… mais uma vez adorei a pesquisa… e parabéns pelo prêmio!
Voltarei assim que meu tempo voltar (por enquanto ele está em falta)
:*
Pois eh Lino. Aqui na Inglaterra ja comecou uma campanha bastante forte para combater a obesidade. Esse definitivamente eh o mal do seculo.
Adotar uma alimentacao mais saudavel com baixo teor de gordura saturada, parar de fumar, beber com moderacao e praticar atividade fisica tem sido o tema mais comentado aqui na europa.
E seu blog merece o reconhecimento sim ! Parabens !
beijocas
Lys
Pois é Lino, a feira está ótima, mas é muito longe para si e cara é a passagem…
Seu blog´é tudo de bom!!!
bs,
Lino querido,
Você merece o selinho sim, o blog é muito bom, tô ficando repetitiva, sei que já disse isso antes.
Acho que o nosso coração feminino aguenta até demais, é tanto susto e tanta responsabilidade. Depois que virei mãe então, vive pulando toda vez que meu filho faz uma arte.
Um beijo
Qualquer selo que você venha ganhar é bem merecido! Gosto muito do seu blog pelo modo como você escreve e expõe suas opiniões, Lino!
Lino,
Pra homens e mulheres, todo cuidado é pouco!
Nessa nossa correria do dia-a-dia, tanta preocupação, tanto estresse, que esquecemos do mais importante: a nossa saúde, né?
Bjo.
Como já foi dito, eu ressalto.. as mulheres além da obesidade tb estão mais estressadas pq além de cuidar da casa e dos filhos tb tem q sair pra trabalhar, acumula responsabilidades e deveres.
Big Beijos
As mulheres viraram chefes de famÃlia e agora a famÃlia está comendo comida industrializada ou pronta, que nem sempre é de boa qualidade.
Isso merece um post! Boa semana! Beijus
Pois é, Lino:as mulheres conquistaram muitos direitos mas infelizmente , tudo nessa vida nos trazem vantagens e desvantagens…
As mulheres só tinhma aobrigação de cuidar da casa e dos filhos e dos marido, agora trabalha, não cuida da saúde , come mal, fica estressada e sofre pressões de tre que ser sempre amelhor em tudo…
Xi, é melhor parar por aqui porque senão vou acabar postando.Beijos.
p.s.:a macacada está com tudo, que vexame para nós, humanos.Beijos .
Lino, a mulher de hoje em dia quer se igualar ao homem, acha que pode fazer tudo o que um homem faz, sem levar em conta sua condição fÃsica, dá no que dá, doenças do coração sempre foi um mal masculino, hoje a coisa está mudando. O que tem de mulher que sustenta sozinha uma casa e filhos, que faz trabalho estressante, antes feitos só por homens, e isso sem contar a segunda jornada que é o trabalho de casa, mais uma faculdade e cursos pq ela não pode ficar desatualizada e perder seu cargo para o colega ( homem) de trabalho.
Quando derem por si que ser igual ou ter direitos iguais não é necessáriamente viver as mesmas coisas, dores e problemas, vai ser muito tarde para muitas mulheres.
bjs
Meu amigo, são sinais da vida moderna. Hoje em dia muitas mulheres têm dupla jornada, e isso acaba refletindo em sua saúde.
Um abraço
Lino, hoje estou retribuindo a prenda que me deu lá no luz! Obrigada! Beijus
Estresse e alimentação, aliados à falta de exercÃcios acabam provocando isso. Estou de volta após alguns dias sem micro, um abraço.
Alguma coisa tem que matar as pessoas.Dupla jornada de trabalho eis o nome do infarte feminino.
Parabéns para mais um prêmio.