Quanto se fala em países, você sabe que alguns são importantes, muito conhecidos, e de outros praticamente ninguém sabe. Hoje, temos, nos cinco continentes, 194 diferentes países. Deles, 192 estão nas Organizações das Nações Unidas (ONU).Na verdade, este número não é o oficial, pois Taiwan não é considerado um país, já que a China não o reconhece e evita que os outros países o façam. Então, sobram 193, que vão de grandes potencia à s pequenas ilhas espalhadas no meio do nada dos vários oceanos da terra.
O curioso é que, em pleno século XXI a gente acha que acabou o tempo das colônias, não é verdade? Tudo terminou quando os países africanos se libertaram, não é? Não. Não é. E o número não é pequeno, pois existem 61 diferentes colônias espalhadas pelo mundo.
Quem tem mais colônia é a França, com 16, nelas incluída a Guiana Francesa, logo acima do Amazonas. O segundo lugar é do Reino Unido, com 15, cujo destaque são as Bermudas. E o terceiro dos Estados Unidos, com 14, que tem sob sua tutela Porto Rico. Se há alguns nomes conhecidos, há muito mais que só descobriremos se olharmos com muita atenção o mapa, como é o caso das Ilhas Cocos.
E para completar a informação, além de países e colônias existem áreas territoriais que não são nem países, nem colônias, já que viraram objeto de disputa entre nações. Neste caso, o exemplo mais marcante é da Antártica, que foi “internacionalizada” e sobre a qual pelo menos 12 países diferentes fizeram reivindicações, não do todo, mas pelo menos de parte. (via Infoplease).
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Recebi um pedido que é irrecusável. A Euza Noronha, a Loba, está engajada na divulgação de uma blogagem coletiva, promovida pela Wilka, do blog Entre tantas rotinas…, sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O assunto é importante e merece que todos nós falemos deles, mostrando nossa posição e nos colocando contra este tipo de ação, infelizmente, bem comum no Brasil.
A blogagem é para o dia 18 de maio. Então, há tempo para você se inteirar do assunto e preparar um belo post. Se quiser maiores detalhes, dê uma passada no blog da Wilka e veja como participar. O link deve, também, ser feito para ela.
A MELHOR INVENÇÃO DO HOMEM
Qual foi a maior ou a melhor invenção do homem? Você sabe. Então, vá à barra lateral, veja as opções oferecidas e participe da pesquisa da semana do blog. No final, vamos ver qual é a invenção que os leitores julgam a melhor.
29 Respostas
Lino, o mago esotériuco oportunista, ao qual psicografo, é presidente vitalÃcio de uma das mais abrangentes organizações mundias presentes em quase a totalidade de paÃses existentes no mundo. Mais até que a ONU, vide suas palestras que são proferidas nos mais diversos rincões da humanidade.
Quanto a blogagem coletiva esse assunto me revira o estomago. Sou incapaz de escrever algo que preste pois minha ira é tamanha que se resume em apenas uma frase. Morte aos exploradores, e da forma mais dolorosa.
Vou apoiar divulgando.
Grande abraço.
Como diria Drummond: Mundo, mundo, vasto mundo!
O meu grande sonho de consumo é poder viajar pelo mundo, conhecer paÃses e culturas diferentes. Mas isso vai ficar pra depois da Mega Sena acumulada.
Quanto á blogagem coletiva, nem precisa dizer que to dentro.
Bjus.
Oi Lino, adorei este post! Eu não tinha a menor idéia dos números…e muito menos que ainda havia colônias…me senti uma burra..rsr.s..ainda bem que tem você para nos informar!!!
bjos
Como a Renata, eu não sabia da existência das colônias, é interessante isto. Pouco se divulga, pouco se sabe. Excelente assunto. Abraços…
1 – Gostei das informações, Lino. Incrementou meu conhecimento sobre o mundo.
2 – Exploração sexual infantil é mesmo uma barbárie. Blogagem coletiva apoiada.
3 – Maior invenção? Hum… Vou lá na enquete ver…
Abraços.
😉
Interessante, a informação sobre o colonialismo. Qt à invenção, vc já sabe: meu voto (parcialÃssimo) é para o meu ganha-pão, o computador! 🙂
Ah, ia esquecendo de dizer: qt à exploração sexual infantil, é algo realmente revoltante! 🙁
Lino, gostaria muito de participar dessa blogagem coletiva, mas infelizmente não estarei no pais nessa data.
Acho um absurdo explorarem crianças pra sexo. O homem (no sentido de ser humano) é doente. Como alguém pode ter prazer com uma criança?!? Não sei…
E o pior: muitos pais levam a própria filha pra se prostituiram pra ganhar dinheiro. onde vamos parar??
Beijos
Lino,
O inverno paulistano se comparado ao do Sul é ameno, salvo aqueles dias de frio intenso de fazer o termômetro ficar bem próximo de 0° de madrugada e dos dias em que a temperatura não passa dos 10° C como hoje.
Eu adoro frio, menos pra levantar cedo, mas pra dormir é uma maravilha. Acho que as pessoas se vestem melhor nessa época e fico mais disposto. Espero que o frio chegue logo por aÃ, assim você também curte.
Falando da sua postagem… Eu pensava que eram somente 192 paÃses, mas como diz o ditado: vivendo e aprendendo.
Abordar a prostituição infantil é um ótimo tema pra uma blogagem coletiva, vou participar.
Abraço,
Porto Rico é colônia? Caramba, achei que fosse outro tipo de relação. Mas é assim, esses paÃses sempre surpreendem a gente.
Sem falar nas “colonias” indiretas que existem à s duzias por este mundão afora,hem LINO,heheheh
Abração!!
Lino, sempre aprendo com o q vc escreve aqui.
Acho um absurdo exploração infantil, fico revoltada demais, se escrever ninguém vai aguentar ler.
Ainda não votei na sua enquete.
Amigo, sempre q vc comenta me deixa endereço errado q nunca consigo clicar no link do haloscan pra cair aqui de novo.
Big Beijos
Vou divulgar a blogagem coletiva, mas padeço do mesmo defeito do Ricardo Rayol: pedófilo tem que morrer com requintes da crueldade que ele tem contra crianças!
A Inglaterra tem uma colônia aqui na América do Sul, as ilhas Falklands, que, todos sabemos, já deu muito pano pra manga. Antes da guerra das Malvinas, havia certa insatisfação dos moradores do local, depois, em recente pesquisa, demonstrou-se que eles estão felizes na qualidade de súditos de Sua Majestade.
Exploração sexual infantil chega a ser nojento, revoltante!!! Lamentável isso! Saudades daqui Lino! Bjs
Como boa mãe coruja , eu concordo !!!
Que loucura , tantas colonias !
Beijinhos ,
Bel .
oi lino!!
que interessante essa história das colônias…
eu nao sabia,…
beijosssssssss
Pois é e a gente pensando que isso de colonia é coisa do passado!! O mundo não muda mesmo!
Sobre a blogagem coletiva achei ótimo, vou me programar para participar.
bjs
Meu amigo, agradeço o apoio à campanha! Como eu disse, vc é insuperável nesta coisa de blogagem coletiva! rs..
Andei lendo os posts anteriores e este sobre riqueza e inteligencia me fez rir um bocado. Não sei se me considero uma pobre inteligente ou pobre pq não sou inteligente! rs…
Beijos, viu?
E a Franca sofre com suas colonias… oh como sofre mano.
Fiquei assustada ao comprovar que a Inglaterra ate 1973, ou seja, ontem, tinha uma mao forte e poderosa sobre a Australia chegando ao ponto de tirar criancas mesticas de suas maes com a intencao de “limpar” a raca. Nojento
Oi querido!
…essa da Antártica eu não sabia!! Mas enfim…espero q não fique com ninguém! Será possÃvel?…
Vou ver se consigo participar da Blogagem..tá?!
Bjao!!
Lino,
Primeiramente, grato pela visita lá em casa.
Quanto à s colônias, podem ser de fato ou não. Muitos paÃses subsistem somente por que ainda são ligadas a suas antigas metrópoles, como é o caso de Cabo Verde, por exemplo.
Fora as colônias econômicas…coisa que a BolÃvia deve saber bem do que se trata com relação a Venezuela.
Um abraço.
Estou analisando justamente o fim das colônias africanas. Ao menos da forma como concebÃamos as colônias. Essas colônias, digamos, modernas estão fadadas a se manterem apenas isso: colônias.
Eita mundão sô!heheh
Muito importante mesmo o tema da blogagem coletiva,Lino.Mãos à obra,né!
Sobre os paÃses, realmente ainda estamos colonizando ou sendo colonizados, direta o indiretamente e, por aÃ, notamos o quanto o mundo está distante da verdadeira noção de liberdade.
Sobre a coletiva, já tô agendando aqui para não esquecer de participar.
Puxa Lino, não sabia do número enorme de colônias ainda existentes!! Fiquei besta!! Importante a iniciativa da blogagem coletiva sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. Visitarei o blog que está organizando. Bjs!
Oi, Lino! Obrigada pelo comentário que deixaste lá no meu blog. Não tinha pensados nesses paÃses e ilhas como colônias. Mas são colônias mesmo, assim como escreveste. Vou divulgar essa blogagem coletiva no meu próximo post.
Abraço pra ti e bom fim de semana.
Já me alinhei na campanha da Euza, com toda a garra. Abraços.
Boa curtição do frio. Aguardamos as novidades. Beijos e abraços.
O comentário 30 entrou errado. Abraços.