“Eu tenho um sonho”.
Como Martin Luther King, um dos ícones da não violência, eu poderia começar este post repetindo o célebre chavão que usou em um dos seus mais famosos discursos, comandando a ação dos negros dos Estados Unidos na luta pela igualdade de direitos.
Sim, eu tenho um sonho. E é de ver o Brasil, essa terra da diversidade, longe da violência, com paz. É realizável? Eu acho que sim. Mas também acho que depende de uma ação que envolva todos os brasileiros – ou pelo menos sua maioria.
E é o que aqui, agora, começamos a construir, com esta blogagem. A participação de blogueiros de todo o Brasil mostra que há, sim, uma preocupação com a violência e, como contrapartida, um desejo de paz, de não violência. Poderíamos, então, gritar: Nós queremos paz! E queremos agora!
Não é assim que as coisas funcionam, todos nós sabemos. Para chegar a um clima de paz, de não violência há um caminho. E ele não é curto. Os exemplos já nos foram dados por Luther King, por Ghandi e por vários outros líderes que, em várias partes do mundo, adotaram a não violência como princípio. Basicamente – e em uma grossa simplificação – funciona assim: Não faço aos outros o que não desejo para mim.
Neste aspecto a não violência começa no pequeno gesto. E passa, e muito, pela educação, que leva a um outro passo, o da integração econômica, de melhores condições de vida. O que temos de fazer, então, é começar um caminho que, no caso do Brasil, vá, de passo em passo, melhorando as condições de vida da grande maioria, universalizando a educação, proporcionando empregos e renda.
Se efetivamente quisermos paz – e todos nós a queremos – temos de começar agora.
UM CUSTO ALTO
A violência não é o que está lá, distante de nós. Um levantamento feito pelo professor Ib Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas, mostrou que o Brasil gasta cerca de 7% do seu PIB com a prevenção da violência. É um número impressionante: 70 bilhões de dólares por ano.
E este é o custo direto. Pois há o indireto, representado por menos turismo, menos investimentos, menores negócios e toda uma cadeia de eventos que, no final, torna esse custo muito maior. Quem perde? Todos nós.
Se tivéssemos paz, todo esse dinheiro seria revertido para a saúde, para a educação, etc. Que diferença faria. Defender a não violência, neste caso, também é interessante do ponto de vista econômico.
ALGUMAS REFERÊNCIAS
A Internet está cheia de referencias sobre a não violência – e sobre a própria violência. No primeiro caso, as primeiras referencias são Ghandi e Luther King.
Uma boa visão do que eles foram e fizeram pode ser visto na Wikipedia. Sobre não violência, um bom local é o Projeto Não Violência, cujo objetivo é espalhar este princípio pelas escolas. Ainda sobre o assunto, existe o Cultura da Paz.
A entrevista do professor Ib Teixeira, que fala sobre o custo da violência pode ser visto no Dinheiro na Web, do portal Terra.
Existe muito mais. Se você estiver interessado é só fazer uma procura no Google por palavras chaves e vai ter um vasto material nas mãos.
QUEM PARTICIPA
Não deixe de visitar os blogs que estão participando desta blogagem coletiva. São eles:
Encanto, Cris Penaforte, Helena, Renata, Tati Sabino, Simpatia e Esculacho, RamsésSecXXI, Prosa Eletrônica, Pauta do dia, Lila, Ernani Mota, Zeca, Taís Moraes, Miguel, Yvonne, Gabrielle, Cássio, Lili Bolero, Claudinha, Sérgio, Camu, Ricardo, Dácio, Simone, Cláudio, Marcelo, Carlos, Wilson, Denise, Saramar, Sônia, Diana, Vera Fróes, Caroline, Adão, Gustavo, Edson, Enoísa, Mani Adaia, Tertu, Patty, Karina, Alessandra, Dita, Jorge, Marta Bellini, Júlio César, Alexandre, Paulinha, Daniele, Carlos, Ricardo, Meire, Cilene, Sônia, Flávio, Crys, Erika, Márcia, Betty, Úrsula, Deby, Bruna, Drica, Morena, Carla, Ceci, Fábio, Helenice, Laura, Lana, Paloma, Guilherme, Flávia, Ana, Marcela, CAntonio, Fernando, Maíra, Fernanda, Tina, Denise, Alexandre Alf, Sam, Regina, Flávia Sereia, Elza. Lia Noronha, Lulu, “http://okcomputer.zip.net/”>Ok Computer, Olhos de Mel.
77 Respostas
Chega de violência.
Meu blog tbm está participando desta postagem coletiva.
Lino
Em primeiro lugar parabéns pela bela iniciativa, esse assunto é tão nosso e tão desejado, mas ao mesmo tempo nos esquecemos q a paz só se dá de verdade qdo começa em nós e de nós se propaga.
Tbm compartilho do teu sonho de ver o Brasil longe da violência.
Um beijo e um ótimo dia de paz!!!
Paz!
Lino, que o sentimento de amor pelo próximo floresça em todos os corações.
te beijo
Lino
Eu também tenho um sonho de paz, e por isso me uno a você e a todos os demais participantes para propagarmos essa energia.
Beijinho
Lino, adorei a iniciativa de fazer a blogagem coletiva! Também estou participando! Me linka aà em cima também!
Bjs
Ei, kd eu?!? Eu tbem vou participar, te mandei e-mail ontem :-))
Já estou escrevendo meu texto. Beijos
Oiiiii..Lino!!!..Nossa…estamos em sintonia ,hein?! rsrsrs…escrevemos algo parecido..Bom…é sinal de que meu raciocÃnio não esta tão errado assim..rsrsrs..Bjos!
Lindo demais. Sem mais comentários. Beijocas
Parabéns pela idéia!!
Já tô participando.
Shalom!
Uma grande idéia. E quando surgir outra boa idéia pode me avisar, comprometo-me a colaborar.
SDS.
LINO: maravilhosa iniciativa!!!!!!
estou voltando, final de férias!!!
*Quando precisar blogar, é só chamar!!!!
beijão!
EU QUERO É PAZ!!!!!! TODOS MERECEM PAZ! 🙂
Caramba, meu texto ainda não ‘tá pronto! Deixe-me apressar!
Abraço!
Lino,
Espero que essa blogagem resulte em ações positivas, que gere mudança de comportamento. É fácil dizer que queremos paz, quando não somos vÃtimas de violência diretamente. Mas, quando o somos, o que fazemos? Revidamos ou semeamos a paz e o perdão? Os seres humanos necessitam de tolerância e capacidade de perdoar e ajudar o agressor a se recuperar. Se perdermos a fé em Deus e na regeneração do homem, tudo isso não passará de palavras que o vento leva.
Eu QUERO PAZ! E trabalho por obtê-la.
Parabéns pela iniciativa. Vou ler todos os posts. O meu já está pronto.
abraço, garoto
Oi Lino, acabei de postar, espero ter contribuÃdo um pouquinho para que tenhamos paz!
abraços
Oi Lino,
Disse e disse tudo! Também entrei nessa, porque é um assunto do qual não dá pra fugir.
Parabéns pela idéia!
Beijos
Caro Lino
O saúdo pela iniciativa de promover a blogagem coletiva pela Paz. Assim como o Luther King eu também tenho um sonho, acredito que todos nós temô-los, e por mais difÃcil que possa parecer, caminhamos todos os dias na direção desse desejo por um mundo mais tolerante, solidário e pacÃfico.
Um abraço,
Ricardo Safra, estudante de Geografia
Oi Lino, que prazer participar da sua blogagem coletiva, ainda mais com um tema tão bacana. Já postei o meu, ok?
E quanto ao seu post, além de super completo 🙂 o que tenho a dizer é: Eu também tenho esse sonho!!!
bjs!
ola´, Lino!
Postei lá!!…nao quis falar de indices
E ainda tem o lado mais obscuro que é o saldo positivo daquele que ganha com a violencia.
vamos continuar sonhando…se exstem paises onde o indice de violencia é baixo, aqui pode ter tambem…não importa se temos um paÃs com dimensões continentais e imensa população…podemos conseguir.
um abraço
Minha nossa Senhora quanta gente!!!
Não é que deu certo?!?!
Já postei lá no meu canto!!!
E eu usei a Wikipedia!!!
Mil beijos
Beleza, grande dia… devemos fazer nem que seja uma vez por mês a Blogagem Coletiva. Minha postagem tá pronta desde aquele dia, mas deve entrar no ar no meio da tarde pq tá programado, não esqueci não.
Abração e parabéns novamente pela iniciativa.
Lino, vi o convite, mas não respondi corretamente. Fiz um texto também que está no VIVER MELHOR. A intenção era lhe enviar, mas atrasei demais.
Parabéns pelo foco da blogagem e pelo seu texto, sem educação a paz será impossÃvel. Os gestos pessoais todos importantes, mesmo qdo imaginamos que não contribuem, eles se somam à grande cadeia humana pela VIDA EM PAZ.
Abraços!
Parabéns, bela iniciativa.
Dei minha contribuição singela…
Oi Lino estou no post coletivo também. Beijos e bom dia para vc.
a iniciativa realmente merece aplausos!Agora nossas vozes seram ouvidas mesmo q’por poucos ela será ouvida.Vou passar em todos os outros blogs participantes e espero q’ passe no meu.bjs parabéns mais uma vez
Belo post, Lino. Tomara que a gente consiga! 🙂
Que bacana, a lista tá só aumentando. cada um fazendo sua parte a gente pode conseguir.. Tem que acreditar.
Obrigada por me linkar na lista.
Beijo
Acabo de saber por minha mãe, SôniaSSRJ, sobre sua blogagem coletiva e com muito orgulho estou participando.
Muito sucesso e que a PAZ esteja entre todos nós!
Abraços,
Paloma
Lino, você fez um estudo excelente do assunto. Seus textos são sempre ricos em qualidade.
Parabéns pelo sucesso da blogagem!
beijos
Oi Lino! Também fiz minha pequena contribuição.
Beijão e parabéns pela iniciativa.
Eu tb tô apoiando…bjus Lindo!
Lino, parabéns pela sua iniciativa. Acho que juntos assim podemos mostrar que estamos atentos e que há uma solução. O respeito pelo outro ser vivo é o inÃcio. A amor é tudo. Obrigada pelo convite. Um beijo!
Esta um sucesso a tua Blogagem coletiva meu amigo. Juntando forças a gente consegue fazer algo.
Um abraço
Meire
Amigo Lino,
Parabéns por mais uma blogagem coletiva com tanto exito e que tráz um assunto de suma relevância que é a necessidade da paz, uma necessidade emergencial.
Parabéns pelo post e seu enfoque, que o COMEÇO É AGORA, AQUI, RESPEITANDO-SE UNS AOS OUTROS e, começa em nós, nas ações e vamos propagando.
Parabéns, parabéns !
Beijos,
Da amiga,
Daniele
Amigo Lino, Parabéns por essa iniciativa! Precismaos de paz!!!! O mundo precisa de paz!
Acabei meu post agora, qdo puder, passe lá ok?
Abraço carinhoso, Crisssssssssss…
Parabéns Lino pelo tema proposto e também pelo texto denso, instigante e esclarecedor do seu blog.
Obrigada pelo convite para participar da blogagem coletiva.
Paz! Paz! Paz!
Um abraço,
Marcela Vieira
Prezado Lino,
Parabéns pelo sucesso da empreitada, e obrigado pelo seu convite.
Que a não violência seja sinônimo de busca incessante pela paz.
Que a paz seja útopica, piegas e clichê… mas que ela efetivamente esteja e seja entre nós!
Abraços
Oi! Lino!! Estamos, eu e Dom Helder, neste dia 30 e na blogagem proposta por vc, pensando a paz!! Sonhar com ela, todos(as) sonhamos. Mas é preciso fazer mais!! Parabéns pela sua linda iniciativa!! Muitos beijos de paz!!
Lino, postei por lá…e pço desculpas pois só pude postar à tarde…
Fiquei surpreso com os indices da violência + as pessoas continuama a se defender de forma errada com muito hermetismo, enquanto isso, nada mudará! + eu tenho muita fé!!!
Também me juntei, espero que ainda a tempo
Obrigado pela citação.
SDS
Lindo, como sempre vc fez um belo apanhado sobre o assunto. Parabéns pela escolha do tema e pela blogagem coletiva.
Bjos.
Muito boa a sua iniciativa. Pode sempre contar comigo.
A Paz ainda é possÃvel e temos que acreditar nisso!!!
Lino, Postei la…. Nao ficou grandes coisas, mas a intenção é que vale….
🙂
Paz pra todos nós….
Opa Lino, pode contar comigo… tb tô dentro.
Big Beijos
COncordo com seu texto, acho importante essa conscientização de que todos nós somos responsáveis e que devemos fazer a nossa parte. É um trabalho de formiguinha mesmo, mas tenho fé de que podemos, um dia, chegar lá.
Uma idéia: por que não fazer, além da blogagem coletiva (virtual), uma manifestação no real? Seria muito legal reunir os blogueiros de todo Brasil, cada grupo em sua capital, por exemplo, para protestar pela paz? Acho que a ideia é a mesma da blogagem, chamar a atenção para o tema, para a necessidade de cosncientização etc.
Lino: que maravilhoso gesto coletivo…é claro que estou participando!!Abraços e muita paz pra todos nós!!!
Lino, estou passando para parabenizar pela blogagem. Apesar do pouco tempo que tenho hoje, vi posts ótimos sobre o dia da não-violência. Outra hora passo aqui especialmente para ler a sua postagem.
Abraços
Olá Lino, também estou participando da blogagem coletiva! Paz!
Beijinhos
Parabéns, Lino! Tantas perspectivas a considerar a partir de sua idéia … só tenho a agradecer a oportunidade. Estou tentando, mas ainda não consegui visitar todos e ler. Volto, com prazer, à tarefa amanhã. Um abraço!
Lino, ótimo post, dando uma visão abrangente desse tema tão complexo. Parabéns pelo post e pelo sucesso!
abração
CarÃssimo Lino! A bandeira da não-violência que você carrega está a balançar no universo blogueiro todo!
Eu não lhe enviei texto especÃfico sobre o assunto, porque acredito que qualquer texto que escrevo deixa transparecer sempre esse tema da “não-violência” ,que é meu valor maior (somando-se, ou quem sabe, ao de liberdade…).
Saiba, portanto, que o apóio, com veemente admiração, nessa sua “cruzada” pela paz.
Aceite meu abraço de paz e saiba do meu repúdio a qualquer forma de violência.
Dora
Só posso dar-lhe os sinceros parabens pela iniciativa e pelo sucesso da blogagem coletiva,LINO.
De grão em grão,a gente chega la.
Abração!
Excelente iniciativa, Lino, e creio que alguns minutos para parar e ler o seu post, referendado por vários e interessados blogueiros na causa posta, creio que faremos uma corrente de comunhão dos sonhos, o que já é muita coisa nesse caos.
BeijUivooooooooooooosssssssss da Loba
Todos nós queremos paz, mas ninguém consegue achar uma solução para toda essa violência! Estamos no meio de uma guerra civil!
Kisses
Lino amigo:
Parabéns! Adorei seu post e também a blogagem: sucesso total. Obrigada pelo convite e mesmo tendo chegado tarde (te avisei ontem) não resisti e publiquei minha participação. Tá lá no BM.
Beijos querido,
rapaz, tá bombando isto aqui 🙂
tudo que se fizer é bom.
valeu.
bjs laura
Temos que comecar por nossas atitudes…na hora de dirigir, na hora do trabalho, se cada brasileiro for correto nas coisas a violencia cai.
Apesar de ser muito difÃcil, a paz não é um sonho irrealizável. Me dou o direito de achar que não é uma utopia de pessoas sonhadoras, basta cada um querer!
Abraços de novo Lino.
Olha que interessante, sem que eu soubesse dessa blogagem coletiva o meu texto tem tudo a ver com o tema. Sintonia?Passe por la e me diga se concorda. Boa semana. Bjus
Oi Lino,
Excelente o seu post e a ideia da blogagem coletiva. E’ mais do que necessario que continuemos a falar sobre a nao violencia. Desculpe-me por nao ter respondido antes. Ando muito ocupada. Ja coloquei votos da marcha pela paz que aconteceu aqui no ultimo final de semana, mas ainda quero escrever um post especialmente para a blogagem coletiva. Eu o escreverei hoje a noite (horario da California). Se voce tiver tempo por favor adicione o meu nome.
Peace,
Regina
Caro Lino,
Não costumo participar em blogagens coletivas, mas a causa da Paz é uma causa que me é cara.
Por isso, aderi a este grupo.
Qualquer intervenção neste sentido, conte comigo!
Um abraço,
SAM
Lino,
Eu sei que o dia está acabando já…E eu tive um dia super corrido, mas não esqueci da campanha de hoje. Portanto, mesmo assim, eu fiz um post. Bem curtinho, mas eu fiz, sobre a paz…
Beijinhos!
Rê
Também escrevi sobre a paz … infelizmente não terei tempo de ler todos os que escreveram mas lerei o máximo que puder e responderei a todos que em meu blog passar …
A receita da terrine está lá !
Beijinhos ,
Bel .
Lino, gostei muito da sua idéia para a blogagem coletiva. Várias pessoas escreveram ótimos textos. E com isso, a mensagem é passada para mais alguém e com sorte, esse alguém também passará isso a frente. A paz é algo muito difÃcil de se conseguir, mas não devemos desistir nunca. Abraço.
oi lino….
acabei não participando da blogagem, não deu tempo de preparar algo à altura, mas gostei muito do que li aqui…
suas referências de sites então…
nossa, sua idéia de blogagem foi ótima, bela iniciativa….
espero que com a força de suas (e tantas palavras) possamos mudar algumas consciências nesse paÃs…
beijossssssss
Lino,
como sempre seus textos são perfeitos. Trazem referências e indicam caminhos. Parabéns! Por tudo. Pelo texto, pela blogagem vitoriosa, com mais de oitenta textos espalhados Brasil afora e pela adesão em massa ao seu convite. Isso mostra o carisma e a credibilidade que você irradia a todos os seus leitores. Agora, vou iniciar a leitura dos demais textos. Espero conseguir lê-los todos.
Grande abraço, meu amigo. E PAZ em seu coração.
Oieww Lino, amei seu post, suas ideias e da forma cmo aprofundou o assunto!!!!
Vc tem uma sabedoria enorme e consegue nos contagiar ao ler!
E acredito q agora mtas pessoas tbm irão pensar a violencia com outros olhos a partir da leitura do seu blog e vamos tdos em prol da Paz.
Abraços
Desculpe não ter mandado o link, mas você resolveu suuuuuper bem resolvido. Até colocou dois links (Adriana e Drica)!! *risos.
Nossa!! Que iniciativa maravilhosa! Quanta gente participando!! Foi uma excelente idéia mesmo!! Obrigada pela oportunidade!!
Forte abraço!!
Fique com Deus!!
Lino, muito legal essa iniciativa. Fiquei sabendo agora. Soubesse antes, teria participado. Outra coisa: achei o seu blog muito, muito, muito bom mesmo. Inspirador. Grande abraço, Mário.
Lino, escrevi o texto sobre paz. Consegui driblar um pouco a falta de tempo.
Pode me linkar ae
abração.
depois leio aqui.
🙂
Foi um sucesse essa postagem coletiva, olha só numero de blogueiros que participaram!! Foi muito boa essa sua iniciativa.
Cadê meu link?
bjs
Oi Lino,
Olha só, acho bacana qualquer iniciativa pela paz, mas estou bem pessimista. Acho que logo-logo, alem de matarmos por religião e dinheiro, também mataremos por água.
Abração broder, e parabéns pelo sucesso da coletividade. Eu não consegui participar dessa vez.
Lino, obrigado, pelo convite para participar dessa blogagem. Acho que é deste modo que começamos a por a mão na massa pela realização do nosso sonho de conquistarmos a Paz. Como acho que é uma discussão muito extensa, fica a sugestão para que façamos outra blogagem. Por certo, os participantes desta farão uma abordagem diferente e mais provocadora, além de o número de adesão se amplificar. Boa sorte, meu caro, e que a Paz habite nossos corações.
Parabéns, Lino, pelo sucesso da blogagem coletiva. Todos nós sonhamos com um mundo de paz, como pregaram Gandhi, Luther King, Lennon… Mas a natureza humana é falaha, é destrutiva, é predadora. Infelizmente.
Mas ainda assim, não desejamos de ansiar pela paz na Terra aos homens de boa vontade.
Um forte abraço.
sou um mastodonte na net, mais faço questao de procura-la em uma dessas lan house para pedir paz!
É isso ai nos temos que começar fazendo algo, mudar este PaÃs vai custar mas vamos conseguir se tirarmos a podridão lá de cima que como a justiça tambem são cegos.
Assim se Faz a Paz
Autoria Desconhecida
QUE POSSAMOS SEMPRE DAR AS MÃOS COMO AMIGOS!
“Quando dois homens se encontrarem, sejam de povos, sejam de credos, sejam de classes diferentes… que eles possam sempre dar as mãos como amigos!
Se as nossas mãos se encontrarem, poderemos fazer com elas, uma corrente para transformar o mundo…
E se… cada um de nós, for uma semente que o vento espalha.esse sonho poderá se tornar realidade um dia!”
A Rede Mundial cria a possibilidade de unir pessoas do mundo inteiro!
Ternura… … sorrisos… lágrimas… esperanças… invadem os “chips” e o “coração” do micro bate mais forte…provando que o homem conseguiu emprestar emoções à máquina…
É fascinante a possibilidade que temos de fazer nossas palavras e nossas emoções percorrerem o espaço virtual, levando a cada cantinho, a nossa realidade e os nossos sonhos!
É o momento de pensarmos em nossa responsabilidade, fazendo com que siga em cada palavra digitada, a nossa intenção maior de um mundo com mais amor!
Assim se faz a Paz!