Na ficção – seja nos filmes ou nos livros – temos personagens que, em determinado momento, passam a agir como se não fosse eles. A explicação é que foram subjugados por alguém, que passou a controlar suas mentes e, com isso, obrigou-os a agir de modo que, normalmente, não agiriam. Isto aplica-se mais aos alienígenas, que seriam seres superiores e têm uma mente muito mais avançada.
E seu eu disser que, de acordo com renomados cientistas, estamos a caminho de ver isso ocorrer aqui, entre nós? Não, dessa vez não é brincadeira. Estou falando sério e a partir de um painel apresentado ao Governo dos Estados Unidos nesta semana. Nele, cientistas pedem que se olhe com cuidado os estudos feitos em todo o mundo relacionados ao sono, aos neurofármacos e às ligações máquina-homem, sobretudo via computador.
O que eles temem – mas que ainda demora um tempo para acontecer – é que, nestas pesquisas se consiga meios de mudar o cérebro da pessoa. Para isso, cunharam um conceito, o de “plasticidade do cérebro”, que consiste em reescrever o que a mente guarda, abrindo novos caminhos de comunicação neurológica e, com isso, ampliando a capacidade cognitiva das pessoas.
Embora o estudo seja endereçado aos militares, os cientistas que o apresentaram não têm ligação direta com pesquisas militares, tampouco com o Departamento de Defesa dos EUA, que emprega cientistas e os coloca diretamente em pesquisas de interesse da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Neste caso, são expoentes da ciência que se abrigam sobre uma sigla, Jason, e que se reúnem para avaliar o avanço da ciência, no seu país e no mundo.
E é a partir dessa avaliação que eles pedem atenção para os estudos envolvendo a personalidade. E o fazem por acreditarem que ela pode, sim, ser manipulada, levando uma pessoa a fazer o que, em circunstâncias normais, ele não faria. Se isso for feito, a implicação para a segurança dos países, notadamente os Estados Unidos, é imensa. E é pensando nisso que chamam a atenção do Governo.
O que pode acontecer? O que antecipam é a possibilidade de manipulação do cérebro, mudando personalidade e levando a pessoa a agir em um sentido, dirigido. Quando isso pode ocorrer? Eles não dizem, mas deixam a entender que não será logo, mas que o caminho já está aberto, inclusive com pesquisas militares que usam drogas para ampliar a capacidade de soldados.
A informação me chamou a atenção exatamente devido à possibilidade de sermos dirigidos, em todos os sentidos. E isso a tal ponto que, no final, poderíamos afirmar: eu não sou eu mesmo. E a ciência nos daria razão. (Via Wired)
DESTACANDO A AMIZADE
Uma das melhores coisas da blogosfera é a ligação que criamos com as pessoas, abrindo novas amizades e estabelecendo laços que, embora virtuais, acabam nos aproximando de quem está longe. Graças ao blog, hoje conheço pessoas em várias áreas e as considero amiga.
Neste movimento, o blog acaba de receber mais um selo, o da Campanha da Amizade, dado pelo Quase 30. E como venho dizendo, recebê-lo é uma distinção e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade a mais, pois me obriga a manter o blog e seu nível.
Também como tenho dito em outros casos, qualquer um dos blogs listados no Favoritos podem se considerar premiados, pois eles estão no rol dos amigos e já integram a minha campanha da amizade.
12 Respostas
Que tema complexo, hein, Lino? Só espero que não chegue o tempo em que nosso eu possa ser resumido num simples toque de mouse.
Bjo.
Manipulação do militares para agirem como querem os donos do poder é coisa velha.se vão trata o cérebro diretamente deve ser para ganhar tempo e dinheiro.
Oi Lino vlw pela visita meu anjo
Bjo grande fica com DEUS
Compadre, se vão poder comandar o nosso cerebro eu não sei, mas confesso que a leitura do teu texto travou minha cuca e, então, fez-se o caos.
Estou rindo de imagina-los tentando dominar cerebros brasileiros, algo como organizar o caos!rsrs
Hehehe, Lino, já tenho uma desculpa para quando os credores bateram à minha porta: não era eu. Estava abduzido.
Um abraço.
Oi Lino!! É engraçado, a blogosfera proporciona uma relação mais Ãntima com pessoas quem nem conhecemos. Alguns blogs tornam-se tão obrigatórios em nossa leitura diária que se não o visitamos em algum dia, parece ter ficado faltando algo. Seu blog é assim pra mim, uma leitura diária obrigatória, por isso quis passar o selo a você. Seu blog é de um nÃvel altÃssimo e seus textos são fantásticos. Adoro!Um grande abraço e obrigado pelo agradecimento.Beijão!
Muito complexo esse tema..
Big Beijos
Lino, mas isto já vem sendo feito há muito tempo, através da propaganda e da publicidade. E existe também o fenômeno da “massa”, uma pessoa numa multidão age de forma diferente de quando está sozinha. Há também a manipulação da opinião pública, que alguns governantes utilizam para induzir um povo a odiar um outro e provocar uma guerra. Todo cuidado é pouco, somos manipulados mesmo sem drogas…
Abraços.
Que interessante isso Lino. Isso me fez lembrar um pouco da hipnose pois ja ouvi falar que com a hipnose eh possivel mudar algumas coisas, tal como parar de fumar, ficar menos violento. Nao eh nao ? Nao sei ao certo mas esse seu post me lembrou isso.
Eh meu caro, cada dia nos afatamos mais de sermos seres livres. Ja somos manipulados pela imprensa, pela TV, pelas noticias, pelos politicos, pela ONU e agora so faltava entrarem em nossas cabecas para manipular nossas ideias e pensamentos.
Achei essa ideia terrivel !
beijos
Lys
Lino, eu gostaria de ser um telepata. Saber o que os outros estão pensando, sugestioná-las… Já imaginou um poder desse nas mãos erradas? ;o)
parabéns por + um prêmio, lino!
abraços