Alguns assuntos, por mais zen que sejamos, nos levam a posições extremadas. É o que acontece comigo quando se trata da pedofilia, que considero o pior comportamento do ser humano, uma atitude – ou crime – totalmente injustificável. E não me interessa, de verdade, saber se é ou não uma doença e como tal precisa ser tratada.
Entendo que, como adultos, um das nossas obrigações é proteger as crianças, nossos filhos ou não, permitindo que cresçam e, adultas, façam as escolhas que desejarem, mesmo que não concordemos com elas. Para mim o fundamental é o livre arbítrio, que vai permitir ao adulto seguir o seu caminho, escolhendo que passos deve dar ou quer dar.
Se quisermos que a criança se transforme em um adulto que saiba decidir, temos que protegê-la, permitindo que se desenvolva e que chegue à maturidade sem traumas. Não se trata de uma questão de inocência, simplesmente, mas de princípios e de ações que cerquem a criança dos cuidados necessários ao seu desenvolvimento e crescimento.
A pedofilia vai contra tudo isso. Além de ser uma violência inominável contra crianças e adolescentes, representa uma violação de princípios que, desde há muito adotamos, que é de proteger os nossos. O pior de tudo é que, induzida às vezes, forçada em outras por um adulto, que sabe exatamente o que está fazendo, a criança é violada, ficando marcada para toda vida. Perde-se não só a inocência, mas cria-se um adulto problemático.
Não sei como resolver a questão, mas entendo que repressão é um dos pontos focais desta resolução. Se os pedófilos forem presos e expostos, e bem expostos, cria-se o medo neles e, com isso, pode-se preservar as crianças. Sou também favorável à condenações severas para quem, provadamente, seja pedófilo. Acho até que o crime deve ser inafiançável e considerado de maior gravidade.
Não sou dados a este tipo de atitude, mas posso dizer que se tem alguém que me causa ódio são as pessoas que se aproveitam das crianças. E, neste sentido, não existem maiores aproveitadores que os pedófilos.
Unindo-nos nesta blogagem coletiva, promovida pela Luma, queremos chamar a atenção para o problema e dizer, de forma clara, em alto e bom som, que somos a favor das crianças, a favor da penalização da pedofilia, a favor de sua condenação e de quem a pratica.
Em poucas palavras e em defesa de todas as crianças: Precisamos acabar com esta praga.
24 Respostas
E somos nós mesmos que temos que agir através da união porque o poder público está muito ausente nesta questão.
tb não sei o que deve ser feito, mas pra dizer a verdade, quero mais é que eles se danem!!! rs
Sei que é preciso falar sobre, conscientizar, etc… mas dói só de ter que ler/escrever sobre pedofilia, viu?
um beijo, companheiro! vermelhissimo!!!! rs
Belo texto Lino e todos juntos nessa campanha…abç
Concordo com vc em tudo!! Como sempre vc foi perfeito Lino..Belo post amigo!
BJO!
A questão é complexa, mas o que não podemos deixar é nossas crianças desprotegidas.
Seu texto é perfeito!
Bjo.
Minha bandeira sobre isso é aumentar o prazo da prescrição penal para diminuir a impunidade sobre os casos. Viu o que aconteceu com a Joana Maranhão, que não verá o seu algoz processado porque prescreveu a punibilidade penal?
É preciso lutar contra o crime e adequar a legislação a ele.
Seus textos são um colosso.
Te achei pela Oficina. Aliás, você tem algum parentesco com a Fê?
Abraços!
Texto lindo e forte. Vamos cuidar e denunciar… nossas crianças não tem respaldo de nosso governo para esse crime…eu espero que um dia essa politica crie uma lesgilação forte e justa.
beijos
Temos a obrigação de denunciar esses degenerados e, como bem lembrou o Fábio Max, lutar por uma mudança na nossa lei penal, para que essa gente não fique impune.
Um grande abraço.
Oi Lino.
Concordo contigo: os pedófilos, além de expostos à socieade, devem ser severamente punidos. Acredito que devem ser excluÃdos do convÃvio com a sociedade ou ter a sua lÃbido suprimida através de medicamentos. Neste caso, a tolerância deve ser zero. Nenhuma complacência com gente desta laia hedionda.
Oi, Lino! Concordo contigo. Precisamos acabar com essa praga. Se por um lado esse comportamento pode ser classificado com doenca – nós vivemos em um mundo em que tudo se diagnostica e medicaliza, não? -, por outro, não podemos ser complacentes com as redes de sites e agências de turismo que tornam essa atividade execrável uma indústria lucrativa. Cadeia pra essa gente, ne?
Abraco pra ti.
Pois é, Lino. A gente não sabe o que fazer com esses monstros. Pelo menos, quem nunca teve um filho molestado por eles. Quem teve, tem várias sugestões…
A maldade humana se manifesta de várias formas. Mas ns pedofilia, o lado maligno supera tudo. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Esqueci de dizer: tem uma lembrança pra você no Antigas Ternuras. Quando der, pinta lá.
Texto esclarecedor!
Lino,se eles fossem tratados quimicamente e passassem a “cantar ópera”,talvez se acabasse com o problema…mas há sempre um no governo que os conhece,ou tbm é(Caso da CASA PIA em Lisboa)e as leis ficam aquém da dor de quem os sofre!
Belo texto, Lino, mas devemos lembrar que pedofilia não é um crime no código penal, e sim o abuso, a violência praticada e a divulgação de material. Acho que cadeia para essa gente é pouco…
Um abraço!
É uma praga mesmo, Lino, e está usando a Internet como transmissor para se propagar. Todo cuidado é pouco para proteger as crianças e punir severamente os agressores. E o pior é quando acontece dentro de casa, nesse caso estas crianças não tem ninguém para defendê-las. É um problema muito sério e muito complexo.
Um abraço.
As causa da pedofilia são controversas, mas as conseqüências são sabidas e suas dores e traumas também. Toda vigilância, sem paranóia, é necessária.
Pois é, meu amigo.
O que fazer com esse caras?
Minha sugestão é terceirizar o serviço para os traficantes dos morros do RJ que inventaram o “microondas” que infelizmente vitimou Tim Lopes.
Finalmente uma utilidade para a invenção deles.
Parabéns pelo post.
Um abraço!
olá, lino!
acho que quando se fecha o cerco quem esta dentro tende a querer sair. entao é assm que começa a combater o mal.
um abraço
Eu sou daquelas que o pedófilo nao deve ter chance nenhuma de sair impune. Nesse caso sou totalmente a favor de pena de morte, sem nem sentir remorsos.
Lino, como sempre sua palavra consciente.
Abracos
Há dias não aparecia por aqui, Lino, mas não deixei de ler teus posts no meu e-mail, o problema é tempo de visitar todo o mundo.
Como sempre tu és ótimo! Temos que ficar sempre atentos e eles tem que ser expostos. Sem combate eles vão ganhar sempre.
Bjim.
Querido LIno, a chave de tudo é o fim do INDIVIDUALISMO. A sua, a minha, a nossa criança deve ser prioridade e protegida. POr mim, por você, por TODOS NÓS.E quanto a quem deita e rola nem vou dizer o que merece por que vc deve pressentir.
BEIJOS E DIAS FELIZES
Lino, a sociedade tem que estar consciente do mal que avança e em própria defesa, denunciar os pedófilos. A omissão é tida como conivência. Não podemos fechar os olhos para essa praga! Obrigada por participar!! Boa semana! Beijus
Lino querido, muito tocante o seu texto! Parabéns!
Aproveito para pedir uma ajuda, vc como jornalista deve saber me informar onde devo ir para fazer um trabalho voluntário com crianças. Parece fácil mais não é, na ACACCI por exemplo tem que fazer um processo seletivo que só ocorre três vezes no ano e eu já perdi os três. Já entrei em contato com outras duas instituições e até agora não me responderam, eu queria me interar antes do dia das crianças par então fazer algo especial nesse dia. Moro em Vila Velha e gostaria de encontrar algo por essas bandas, mas se for em outra cidade não tem problema.
Aguardo resposta,abraços.