O que você diria se alguém lhe dissesse que um chimpanzé é mais inteligente que você? Na certa, se sentiria insultado. Bom, pense um pouco mais, já que cientistas japoneses acabam de constatar que estes pequenos animais têm uma memória melhor do que um aluno da quinta série.
Confrontados, alunos e chimpanzés, os segundos ganham, disse Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Kyoto, no Japão. “Ninguém pode imaginar que jovens chimpanzés têm melhor memória que os humanos”, disse ele, que também se confessou surpreso com o resultado da pesquisa que conduziu junto com Sana Inoue e que acaba de ser publicada em um jornal científico.
O testo foi feito projetando-se números arábicos, de um a nove, na tela de um computador. Os pesquisadores dizem que, embora os animais (?) não sejam tão acurados quanto os humanos, são mais rápidos que estes, pois têm uma memória melhor. Um dos chimps usados no teste teve o mesmo aproveitamento que crianças de uma escola: 80%.
Quando a projeção dos números foi em menor tempo, no entanto, o macaco saiu-se melhor que as crianças humanas. Neste caso, o desempenho das crianças caiu para 40%, enquanto o chimp continuou com aproveitamento de 80%. E olha que os estudantes receberam cinco meses de treinamento.
O que isso prova? Em princípio, nada. Até porque os próprios pesquisadores afirmam que o desempenho dos chimpanzés se deve à perda de habilidades, ao longo da evolução, pelo homem, o que não ocorreu com eles. O fato é que constatou-se, mas uma vez, que os ditos animais irracionais não são, assim, tão irracionais e são capazes de formulações muito mais complexas do que os cientistas admitiam antes.
Hoje, sabe-se que os macacos têm inteligência, aliás como os golfinhos e outros animais. O que eles não conseguem – pelo menos os especialistas dizem isso – é abstrair-se do objeto, transformando-o em símbolo. É o pensamento simbólico, aliás, que marca o homem. Pelo menos até agora.
Pode ser que, como já aconteceu antes, as coisas mudem. E acabemos por descobrir que também os chamados animais irracionais simbolizam. Se ocorrer o que vai acontecer? Mais uma vez, nada. Vamos continuar, com toda certeza, no topo da cadeia alimentar. (Via Yahoo News, em inglês)
11 Respostas
Oi queridÃssimo, estou de volta no meu mundo blogueiro. Feliz de estar por aqui. Beijocas
A comparação em alguns casos deveria ofender os chimpanzés…hihihi. E o que muda? Nada.
Basta ver o que nós,humanos,estamos fazendo com nosso mundo.
Abração,LINO
Li em algum lugar que uma parte da disparada do homem em relação ao macaco, deu-se pelo consumo de carne, e consequentemente, das suas proteÃnas, e que isos teria ocorrido por volta de 40 mil anos atrás.
Em outras palavras, estamos apenas um degrau acima dos chimpanzés.
Acho que seria preferÃvel, nessa altura dos acontecimentos, termos menos inteligência, mas sermos justos com o próximo, né?
Bjão.
Oi Lino!
Eu não duvido nada que sejam mesmo. Gosto dessas pesquisas, deveriam ser mais divulgadas.
beijos querido,
Ao ler a eportagem na BBC, me veio à mente que nós não preciamos mais usar tanto a memória como precisávamos há milhares de anos. A tecnologia se encarrega disso, só temos que lembrar corriqueiramente o essencial. A agenda foi inventada justamente pra isso, para que nos lembremos apenas de olhá-la, ela nos lembrará o que temos que fazer. depois dela… Ah, meu amigo, a evolução dela.
Ja tinha ouvido falar q os macacos eram mais inteligentes q os humanos.
Big Beijos
Querido Lino,
Só por não destruÃrem o mundo em que vivem e terem uma sociedade de consumismo como a nossa já os acho mais “inteligentes”, mesmo assim adorei a pesquisa.
Beijos,
Carol
assisti na tv o tal teste, não deixa de ser uma pesquisa interessante, mas me dá pena dos pobres animais
Acho interessantes estas pesquisas pois colocam as coisas nos seus devidos lugares e podem trazer um pouco de humildade ao ser humano. Este se julga o único inteligente o que lhe daria o direito de se servir de todas as outras espécies. Mas não é bem assim não…
Um abraço.