Mundo estranho esse, não? E muitas vezes ele nos é hostil, principalmente quando temos medos, fobias. E todos sabemos que, na maioria das vezes, elas não tem explicações lógicas. Isso, no entanto, não impede que quem as tenha sinta medo efetivo. A propósito, qual a sua fobia?
Ah, e não venha me dizer que não tem nenhuma. Deve ter, sim. Talvez não estas abaixo, que são bem estranhas. O mais interessante delas é que, a cada uma, está associado um nome famoso, que todos conhecemos e que, segundo informações fidedignas, tem este tipo de fobia. Vejamos:
Cronofobia, que é o medo das cores brilhantes. Pois são exatamente as cores que deixam Billy Bob Thornton apavorado. Agora, imagine ele em Las Vegas, como ficaria?
Lepidopterofobia, que é o medo de borboletas. E elas são a fobia de Nicole Kidman, o que a deve deixar longe da mata e de locais onde elas sejam bem comuns.
Colnofobia, um medo fóbico de palhaços. Eles são bem engraçados, não acha? Johnny Deep, não. Para eles os palhaços tem alguma coisa de mal.
Chiclefobia. Óbvio, não. É a fobia a chicletes e aos mascadores que se postam aos nosso lado. Meu pai dizia que pareciam uma vaca ruminante. E não é que Oprah Winfrey, a famosa apresentadora da TV dos Estados Unidos, a tem.
Eisoptrofobia. O medo, aqui, é do próprio reflexo no espelho. Dizem que Pamela Anderson, que ficou famosa, dentre outras coisas, pelos enormes seios, a tem. Neste caso, acho que muita gente teme os espelhos. Estou errado?
Botanofobia. É o medo de plantas, quaisquer que sejam elas. Christina Ricci, a atriz que parece criança, a tem. Pelo menos é o que dizem as informações.
E então, você conhece alguém que tenha este tipo de fobia? Sério? Não fique preocupado (a) não. Esta foi uma brincadeira inventada pelo Cracked, um site de humor nos Estados Unidos. Seus editores sempre inventam alguma coisa interessante. E foi assim com as fobias.
Se elas existem? Não sei. Mas são interessantes, não são?
E já que estamos falando em fobias, nada melhor do que trazer, aqui, o contrário disso, falando de alegria – aliás, dentro da proposta do post – e alinhar frases de quem, à sua época, sabia o que dizia.
Vamos, então, a elas:
A ação nem sempre traz felicidade, mas não há felicidade sem ação. Benjamin Disraeli, político inglês
A alegria é o fogo que mantém aquecido o nosso objetivo, e acesa a nossa inteligência. Helen Keller, escritora e ativista dos EUA
E então, o que acharam? Não importa a opinião. O importante é que todos aproveitemos o final de semana.
17 Respostas
kkkkk Nicole não viria a Lençois na Chapada Diamantina mais precisamente ao Poço Encantado …lá há várias borboletas….meio que inspiraram ao personagem Jorge Tadeu de Pedra Sobre Pedra do Aguinaldo Silva….eu tenho “fobia” por camaras de video…durante quase um ano fiz uma oficia de video…videomakers…numa das primeiras aulas era utilizar a dita cuja, bater o branco etc…advinha quem era o professor…Roque Araujo o cara que fez a fotografia em todos os filmes do Glauber…mas o que me assustou foi que nós nos filmavamos e muitas vezes a camara viaja por partes do nosso corpo sem que percebamos essa invasão me assustou…eu jamais seria a Lady Di!
abs e bom fim de semana!
Lino.
Sempre existe um alguém c fobia, em muitos casos é algo sério em outros nem tanto. Eu não suporto altura, ms não chega ser fobia.
Beijos Poéticos.
;**
Lino, algumas coisas me deixam apreensivo, outras me irritam. Mas, não sei se isso poderia ser classificado como fobia, pois fobia é um medo mórbido. E, parece-me embora eu não jure, que não tenho nenhum medo mórbido.
Uma ocasião, fui a uma reunião e pedi a um advogado amigo que me acompanhasse. Entramos, conversando, no elevador. Ele, distraido, só percebeu que era um desses elevadores panorâmicos, que correm pela parte externa do edifÃcio e proporcionam uma vista magnÃfica, depois que a porta se fechou. Imediatamente se tomou de pânico, encostando-se à porta de entrada, fechando os olhos e tentando se agarrar em qualquer coisa. Acho que, para ele, foi a viagem de elevador mais longa que fez na vida! Na saÃda, desceu pelas escadarias do prédio. Por sorte, fomos a um andar não muito no alto.
Coisa mais estranha! Sempre ouço falar nas pessoas que têm medo de altura, mas nunca havia presenciado tal coisa.
Abração.
Lino, vou contar um caso que, certa vez, me foi contado por um motorista de taxi.
Eu havia tomado o taxi, em São Paulo, na Vila Mariana para ir ao Itaim-Bibi. O motorista entrou na Avenica 23 de Maio. Quando foi-se aproximando do Túnel Ayrton Senna, que passa sob o Parque Ibirapuera, perguntou-me se eu tinha problema de passar pelo túnel. Respondi que não e, curioso, perguntei o porquê. AÃ, ele me contou que, certa ocasião, vinha trazendo uma passageira e entrou nesse túnel. A mulher, imediatamente, tomada de pavor, começou a gritar que não queria passar por ali, que tinha medo, enfim, um escândalo total. Evidentemente, ele não poderia dar uma ré e voltar. Então, dizendo a ela que não tinha mais jeito e que ela fechasse os olhos, ele acelerou o que deu e tocou em frente. E, assim, ele percorreu os quase dois quilômetros de túnel com a mulher aos berros, totalmente histérica, ela com medo do túnel e ele com medo que ela abrisse a porta e se jogasse para fora. Já pensou? E aÃ? PoderÃamos chamar isso de “tunelfobia”? Ou, no caso, tendo ocorrido em um túnel especÃfico, poderÃamos chamar de “ayrtonsennafobia”?
Abração.
Tb morria de medo de palhaço e acredite Papai Noel eu chorava horrores ao ver um qdo era criança.
Big beijos
Eu tenho fobia de água hehehe ué sereia com medo de água? rs Mas é um medo que luto contra ele, já aprendi a nadar, até curso de mergulho já fiz, mas quando a gente tá lá no fundo com toneladas de agua em cima de vc, que dá um terror isso dá rs kkkk
bjs
Lino,
tenho um medo louco, ou pelo menos tinha, faz tempo que não vejo nenhum deles, ao mascarados das festas de folias de reis. Corria léguas deles, e chorava desesperado. Tem alguns medos ai que são muito estranhos realmente. Estou meio sumido, visita só no feed. Abração.
Lino, depois de uma auto-análise bastante consciente cheguei à conclusão que sofro de uma única fobia, a “corinthianfobia” (horror a tudo que se refere ao Corinthians Paulista) e olha que fui responsavel, embora palmeirense, pela contabilidade desse causador fobiniano por longos 16 anos.
Claaaaaaaaaao que tenho fobia. A minha é de cobra e não consigo nem ver em foto ou filme!
Beijos
Lino,
sinceramente, não conseguà encontrar nada comigo, que se parecesse com fobia. Tenho medo de cobra, asco por baratas e outros insetos rasteiros, mas não chega a ser algo que me cause pavor. Por outro lado, conheço duas ou três pessoas com a tal lepidopterofobia, a mesma da Nicole Kidman. E uma mulher que chega a fazer voltas de quilometros só para não passar por dentro de um túnel.
Abração.
Mais uma frase: “A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos”. Lennon
bs e abs,
Eu tenho medo de algumas coisas mas não as classifico como fobia…fobia pra mim é pavor…daquele que te deixa petrificado…
Boa semana!!!!!!!!!!!!
Caro LINO,
eu nunca tive medo DE NADA NESTA VIDA. Nem de fantasmas, pois desde muito cedo dizia minha mãe que eu falava com parentes mortos. Mas eis que um diA, ano passado, tive uma CRISE DE PÂNICO NUM VÕO ENTRE LISBOA E ESTOCOLMO.EMINHA VIDA VIROU UM INFERNO.ESTOU EM TRATAMENTO.Os neuros afirmam que ela é fruto da ANOREXIA NERVOSA QUE VENHO TENTANDO VENCER.
Não tenhopedido a Deus outra coisa. Por que ter medo é algo que nos deixa impotente.
Dias felizes
Nossa! Já tive sÃndrome do pânico duas vezes que duraram meses. Tenho fobia de Banco. detesto banco. Ainda bem que com a modernidade faço quase tudo por internet, pagamento etc. Tenho fobia de algumas igrejas também. E de coisas quebradas como vidro. Por outro lado adoro insetos!
Eu quando criança tinha muito medo de palhaços, até mesmo quando adulto, a presença de um palhaço me deixava incomodado.
eu começo a passar mal toda vez em que passo por un túnel grande . digo porque não são todos os tunéis que me fazem sentir o sindrome de panico . quando entro dentro de um túnel faço o que a minha médica disse que é respirar devagar e tentar prender o ar dentro de mim por 3 minutos e soltar o ar bem devagarinho por 3 minutos também . sei que é psicológico ,mais não consigo me manter no controle e começo a suar frio tendo uma sensassão que a pressão caiu e o coração dispara . queria saber existe mais alguma técnica para que eu me cure desse pânico de túnel grande ,porque estou começando a deixar de viver porque no caminho sempre tem um túnel para passar . meu marido diz que é pura frescura . mais só eu sei como é horrÃvel ter essas “frescuras” . quando passo dentro de um túnel eu fecho os olhos ,mais a tontura fala mais alto e quando abro os olhos acabo piorando. socorro gente me dê um apoio psicológico já que os remédios não fazem efeito em meu organismo , pelo contrário só me fazem mal com vontade de vômitar o tempo todo.queria saber se alguém ai já se curou de sindrome de pânico ou fobia por alguma coisa e como a pessoa conseguiu superar e quanto tempo demorou . eu toda vida passava por um túnel e nunca tive nada . mais o dia em que fiquei presa em um engarrafamento dentro do túnel por duas horas em um dia em que deveria estar uns 40°graus aqui no Rio .ai desse dia em diante eu passei a ter essa fobia achando que lá não tem ar para eu respirar, sei que é psicológico,mais minha mente não quer entender e acaba se manifestando somente dentro do túnel . obrigada pela atenção.me ajudem …help
Que nome se dá á fobia de beijar? Estou falando serio.. 🙁