Hoje, blogs e blogosfera são termos comuns e frequentam a conversa da maioria das pessoas informadas e que tem um bom nível educacional. O número de blogs no mundo, segundo alguns cálculos, já passa dos 100 milhões e só o Tecnhorati, um dos mais importantes indexadores deste tipo de publicação, tem mais de 70 milhões catalogados. São números impressionantes, sem dúvida. Mas como tudo começou?
Bem, talvez você não saiba, mas os blogs já completaram 10 anos. Segundo os que estudam o assunto, o primeiro deles foi o Scripting News, do Dave Winer, um dos pioneiros da Internet, cujo primeiro post foi publicado no dia 30 de abril de 2007. Há quem conteste, no entanto, e a CNet fez uma matéria sobre o assunto, apontando outros dois nomes: Justin Hall, do Link.net e Jorn Barger, do RobotWisdon.
A própria CNet, no entanto, chega à conclusão que o pioneirismo é mesmo do Dave Winer, que mantém o blog desde o seu início. Reconhece, ainda, que o termo weblog é da criação de Barger, uma figura no mínimo interessante, que gosta de Joyce e está internado no mundo virtual, inclusive no que se refere a música. Hoje, o RobotWisdom funciona um pouco como referência de locais para se ir e se ler.
Bom, se Winer é o pioneiro no mundo, o que dizer do Brasil? As coisas, aqui, segundo o IDGNow parecem mais pacificada e o primeiro blog brasileiro parece ter sido, mesmo, do Nemo Nox – o nome verdadeiro ele não divulga. É dele O Diário da Megalópole. Mas o próprio Nox admite que antes dele a Viviane Menezes escrevia no White Noise, mas em inglês. Mas o primeiro escrito em português foi, mesmo, o do Nox.
Dez anos – no caso do Brasil, nove – não é pouco tempo. Quem pensava que os blogs iam chegar onde chegaram. Acho que ninguém. Imaginar que a blogosfera iria aos números atuais nem no mais louco dos sonhos. O fato é que os blogs estão mudando a forma como se consome informação em todo o mundo e se tornando, com isso, mais e mais importantes.
Uma boa mostra disso são os arremedos de blogs que os jornais e grandes da mídia publicam. São na verdade, colunas, não verdadeiros blogs, já que tem uma só mão: alguém escreve e recebe comentários, mas não há interatividade, o segredo do bom blog. Aliás, criou-se um nicho de cauda longa, onde a audiência pode ser pouca, mas existem leitores para todo e qualquer assunto. Quer uma prova? Veja a diversidade dos blogs.
Graças a estes pioneiros, que abriram o caminho, é que hoje estamos na blogosfera.
A PESQUISA CONTINUA
Normalmente, as pesquisas feitas pelo blog são trocadas a cada 15 dias. Desta vez, no entanto, há uma exceção, fruto de muito trabalho e, por conseguinte, da falta de tempo. E por isso, a pesquisa vai continuar até a próxima semana.
Então, se você não votou, faça isso agora. O seu voto pode mudar o grande favoritismo que os blogs estão levando como os sítios mais visitados da internet. Quem sabe a disputa não fica mais equilibrada.
Até segunda, quando espero as coisas estejam mais calmas. E um ótimo final de semana para todos.
14 Respostas
Muito bacana sua pesquisa. Estarei por aqui acompanhando tudo…
Bom final de semana!
Adoro suas pesquisas Lino.
Parabéns.
Big Beijos
Acho que os blogs trouxeram a democracia para a Internet, são espaços de completa liberdade de expressão e todo mundo tem direito à palavra.
Não sabia que eles já tem dez anos, obrigada pelas informações, Lino.
Um abraço.
Opa, então eu sou mais pioneiro ainda.. o meu primeiro ppost foi em 7/6/2005 e o do sujeito referenciado foi em 30 de abril de 2007
rs.
Sem duvida tem sido uma revolução lenta e gradual no sistema de informação,LINO.
Abençoados sejam todos os blogueiros que desbravaram dez ( ou nove ) anos atras.
Abração!!
AHHHH blogs disparados…o jornalismo virtual feito por “quem” de fato – jornais – é isso mesmoque vc disse uma via de mão única e sem calor humano, outros blogs chatissimos são os promocionais de campanhas publicitárias…arrrrrrrrrrrrgh!
abs e bom fds
Oi Lino,
Já dez anos? meu primeiro blog é de 2000, sete aninhos já que blogueio. 100 milhões né ? mas na peneira não ficam muitos blogs interessantes. Como o seu!
Beijos
É, os blogues de jornais não existem na realidade, usaram de um filão para estar na ‘onda’ – são colunas travestidas. Uma prova disso é a falta de link permanente e consequentemente, os trackback.
Beijus,
Nossa, como passou rápido rs Eu devo usar a internet uns 9 anos, e me lembro que blogs não era lá assim uma coisa conhecida, a coisa começou a andar mesmo lá para 2000, 2002. Mas eu posso estar enganada rs
bjs
Oi Lino
O tempo passa rapido, e a cada dia aprendemos mais.
Beijinhos
Dez anos, em termos de internet, é uma eternidade…
E como estarão os blogs em 2017 ?? Aliás, como será a internet daqui a dez anos ?
Um abração e uma boa semana.
Bom dia amigo lino!
Boa semana , e…
deixei um presente para vc lá no meu blog!
pode ir la?
bjão
Eu sempre leio blogs e noticias…
Dez anos em termos de net é muito tempo e ao mesmo tempo quase nada…
Os blogs estão difundidos em todo o mundo e isto é muito bom, pois aumentou a integração entre povos… mesmo entre jornalistas e os outros que nem eu que não sou jornalista e gosto de escrever e conhecer pessoas e lugares.
bs,
Eu entrei na blogosfera há pouco mais de 4 anos – acho que naquela época era bem mais animado que hoje – fico pensando se a caverna vai comemorar o quinto aniversário. Beijos.