Aqui, no Brasil, como lá fora milhões de cientistas se dedicam às mais variadas pesquisas. Todos têm um objetivo, que é ampliar o conhecimento que temos sobre nós mesmos, sobre a Terra, sobre o universo.
Esse conhecimento, se tomarmos como parâmetro o que sabíamos, por exemplo, há um século, aumentou e muito. Ao longo dos últimos 100 anos houve, na verdade, uma verdadeira revolução científica.
Novas substâncias foram descobertas, novas tecnologias inventadas, novos aparelhos construídos e novos conhecimentos sobre nós mesmos estão nos proporcionando maior conforto, segurança, melhor saúde e melhores condições de vida.
Mas como todos sabemos, existem fatos e fatos. Assim, também, existem pesquisas e pesquisas. Veja a conclusão a que alguma delas chegaram:
- Durante os últimos cinco anos a alergia das crianças aos amendoins duplicou.
- Dormir mais tempo ao Sábado e ao Domingo pode alterar o relógio biológico, deixando o corpo mais fatigado no início da semana.
- O pombo comum consegue memorizar 1.200 imagens.
- Uma sessão de 30 minutos de beijos pode diminuir as reações alérgicas do corpo ao reduzir a produção de histamina, o medidor natural das respostas às alergias.
- Uma substância chamada Resveratrol, também encontrada no vinho tinto, protege ratos da obesidade e dos efeitos do envelhecimento, e talvez consiga fazer o mesmo em humanos.
- Pesquisadores da Universidade de Manchester conseguiram induzir o crescimento de dentes em galinhas. Os genes responsáveis estavam “desativados” por mais de 80 milhões de anos.
- As rainhas das colônias de abelhas, formigas e vespas que copularem com maior número de machos, produzirão colônias mais fortes e saudáveis.
- A luz azul afasta o sono e pode ser útil às pessoas que trabalham à noite.
- As vespas borrifam uma espécie de spray de pimenta para incapacitar temporariamente os seus rivais.
- Biólogos marinhos descobriram um tubarão que usa as barbatanas para andar no fundo do mar.
- Uma das formas mais eficazes para os atletas recuperarem depois do exercício físico é beberem um copo de leite com chocolate.
- A parte do cérebro que regula a razão e a impulsividade ainda se encontra em desenvolvimento durante a adolescência e só amadurece por volta dos 25 anos.
- Um novo planeta, denominado de “super-Terra” que pesa 13 vezes mais que o nosso planeta, existe no sistema solar a 9000 anos-luz de distância.
- Um grupo de genes torna alguns mosquitos resistentes à malária e previnem de transmitirem a parasita ao homem.
Todas muito interessantes, não? Mas, aqui pra nós e falando bem baixinho: você conseguiria viver sem estas informações? Eu, com certeza, sim.
O tópico é que, ao lado de pesquisas fundamentais, existem muitos estudos que apontam para o bizarro e o sem sentido. Dentes em galinhas? Fala sério.
COMO VOCÊ SE INFORMA?
Quando você precisa de informação lê o jornal? Ouve rádio? Vê o noticiário na televisão? Não, não responda aqui. Vá à barra lateral e veja a pesquisa desta semana.
O que o blog quer saber é como você se informa. Que meio usa mais na busca das informações que procura e usa no dia a dia. Vá lá e vote.
19 Respostas
Bomdia,
Sou franco-portuguesa, e venho quas sempre ler o seu blog, para ler e ter mais vocubulario em lingua portuguesa.
Gosto muito da sua forma de escrever.
Olá, Lino
O avanço das comunicações trouxe-nos a massificação das informações, o que nos levou à banalização e a falta de credibilidade, e as informações cientÃficas não são imunes ao processo. Por exemplo: durante anos divulgaram que o consumo excessivo de gordura aumenta o colesterol, mas de uns anos pra cá, descobriram que existem gorduras boas e ruins, ou seja, que diminuem ou aumentam o nÃvel de colesterol. Enfim, eu acordaria à s 5:00 hs também aos sábados e domingos, como faço durante a semana, se tivesse CERTEZA de que isso me faria sentir menos fatigado nas segundas-feiras. Abs, Nick!!
Oi Lino. Como foi de Carnaval? Bem, espero.
Acho que as descobertas que relacionaste são, para nós leigos, o que se chama de cultura inútil. Nem todas, porém. Gostei de saber dos poderes curativos do beijo e das propriedades revujenescedoras do vinho tinto. Vou experimentar.
Um abraço.
Sabe que adoro essas curiosidades, apesar de serem bobinhas e parecerem fazer nenhuma diferença? Crescendo e aprendendo, né? E olha que eu gostaria de ser mais alta…Hehehe! Bjão.
Lino: estas informações são bem próximas do que eu conheço. Sobre os dentes da galinha há um excelente livrinho do biológo e evolucionista norte americano Sthephen Jay Gould. O livro tem o mesmo tÃtulo: Os dentes da galinha. Neste, ele descreve a pesquisa feita em 1985. É genial! As aves tiveram dentes em fases bem anteriores à nossa.
É, meu caro, devemos tomar todo o cuidado possÃvel perto das galinhas, pois, ao invés de levar uma simples bicada, podemos é levar uma baita mordida! ahuahau
Beijinhos!
Rê
bem interessante.
e o carnaval, como foi?
saudações.
É bom saber que beijar pode diminuir as reações alérgicas… rsrsrs
Confesso que esse ano não deu pra ficar indiferente ao carnaval… Cai na folia. =D
Abraços
Algumas das informações listadas realmente são descartáveis, mas há outras que podem despertar algum interesse.
Um abração, Lino.
Estou, necessáriamente, mais informado depois destas visitas.
Abraço
Paulo
É , dá para viver sem , mas é bom saber que a luz azul afasta o sono pois assim jamais a colocarei perto de mim , já tenho uma insônia terrÃvel !!! E desde que se tem filhos , você acorda todos os dias no horário DELES !!! Inclusive sábado e domingo !
Beijinhos ,
Bel .
Essa descoberta ai do tubarão, com certeza e´o Tutubarão, lembra do desenho animado? hehehehe e isso eu já sabia desde criança rsss
tá certo que algumas são bizarras e sem utilidade, mas pelo menos 3 ai são uteis ou informativas.
É a questão de saber selecionar as noticiais.
bjs
Lino, bom dia! Como foi de Carnaval?
Essa lista de conclusões mudou a minha vida!!! Já que sofro de alergia vou ficar beijando muuuito daqui pra frente! rsrsrs…Preciso parar de dormir tanto nos finais de semana, comprar uma luz azul lá pra casa e passar a beber vinho tinto.. rsrs…
Um grande beijo
Flavynha
Bom Dia Lino! E o Carnaval, como foi? Desejo que muito bom!!!! Como sempre, post muito interessante…Hoje vim especialmente te convidar para comemorar comigo o meu aniversário lá no blog…Qdo puder, faça-me uma visitinha tá? Estarei te esperando! Grande Lino Resende! Um bom fim de semana, Bjo carinhoso, Crisssssssssssssssssss…
Lino, achei até divertido, mas francamente, não acha que há muito dinheiro gasto inutilmente com estas pesquisas?
Porém, creio que a curiosidade cientÃfica perdoa, não?
beijo
Lino olá amigo!
Saudades de vir aqui e aprender..
Tu postas maravilhas amigo!
*
Bom quanto a postagem, acredito que não me farÃa falta estas descobertas..rsr
Mas são interessantes!
Upa amigo!!
Lino, plenamente de acordo! Essa de fazer nascer dentes em galinhas… foi realmente de doer! 🙂 Mas obrigado pelas curiosidades, viu? Gosto muito dessas coisas. Abração
Oi, Lino!!
Ahh..nossa! adorei as “curiosidades” rsrsrsrs…
E obrigada pela força e pelo carinho, tá?!
bjão!!
Inútil mesmo é o pouco caso que se faz do saber acumulado e dado de graça a quem não pode aproveitar, vejamos o inocente caso do amendoim aumentando casos de alergia. Ele pode carregar no seu bojo a aflatoxina que é uma toxina derivada de fungos que chega ao corpo do ser humano através sua ingestão no amendoim e todos se divertem e nem entendem o porquê da alergia. Seria um primeiro alerta, já que a substância tem efeito carcinogenético para muitos animais, quando ingerido cru; e mesmo passando pelo calor o tóxico não é desativado; conhece-se um certo relacionamento de cânceres do aparelho digestivo em regiões da Ãfrica e Ãsia onde o consumo da oleaginosa é muito grande.
No Brasil a Anvisa tolera uma certa proporção de aflatoxina nos alimentos para humanos e animais, a partir da qual é obrigatório sua inutilização. Por quê?