Pode ser que há muitos anos a afirmação tenha sido verdade. Hoje, não. Mesmo antes da invenção do avião os homens sempre sonharam em voar. E fizeram isso, por exemplo, usando balés, incluindo-se entre eles os do tipo zepelim. Sem asas, ele conquistou os céus, tal qual os pássaros.
Além de voar os homens aprenderam com os próprios pássaros. Dizem que Santos Dumont pensou no seu primeiro avião ao observar os voos dos gansos. Eles são desajeitados, mas voam por longas distâncias. A partir do primeiro voo, o avião foi sendo aperfeiçoado, até se transformar, como é hoje, em um dos principais e mais seguros meios de transporte de todo o mundo, levando, a cada dia, milhões de pessoas de um para outro ponto.
O sonho de Pégasus assim, tornou-se realidade. Não com asas que, no final, derreteram. Os homens, finalmente, voam. E quase como os pássaros. E é isso que, às vezes, observo da varanda de minha casa. Próximo do prédio onde moro tem um morro, o Morro do Moreno, que é um dos pontos usados para o voo livre no Espírito Santo.
Curiosamente, o morro é, também, um dos favoritos dos urubus. Você já observou como eles voam? Usam as térmicas, elevam-se no ar com toda facilidade, aumentam a velocidade, dão voltas, brincam, descem e tornam subir. E tudo isso com o menor esforço, sem bater asas, aproveitando-se apenas do ar quente.
É o que fazem, também, quem voa de parapente. Após a decolagem, aproveitam-se das térmicas, sobem, planam, dão voltas levados pelo vento até decidirem que é hora se voltar. E o curioso é que, Ã s vezes, urubus e humanos voam praticamente juntos, com os pássaros em concentração bem maior que os humanos.
Se aos poucos os homens realizaram o seu desejo de voar, ganhando – mesmo que de forma mais limitada – a liberdade dos pássaros, por mais que façam, não se igualam às aves que, usando o mesmo princípio, planam. É o caso dos urubus. O voo deles me fascina, principalmente pela facilidade com que voam, o que faz parecer que é uma coisa muito simples.
Não é, tenho certeza. Mas o que sei é que, tal como eles, os homens voam. Inclusive em asas artificiais, como são os parapentes. Vê-los, assim como o voo dos pássaros, é fascinante. E deve ser uma bela experiência, que ainda não tive. E você, voaria de parapente? Eu confesso que, em princípio, diria que não.
12 Respostas
Voar é uma maravilha, grande Lino. Eu amo viajar de avião. Queria andar de helicóptero, ultraleve, parapente, asa delta…
O urubu é uma maravilha da natureza! É o sÃmbolo da maior e melhor torcida do Universo. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
eu voaria, lino. deve ser super legal!
Acredito q todo homem tem(teve) vontade de voar.
Big Beijos 🙂
Esta eu passo, Lino. Voar é com os pássaros.
Olá Lino!
Eu sou medrosa, apesar de minhas asas de borboleta. Nestas eu confio, no parapente não. Meu vizinho morreu num acidente aos 40 anos e fiquei traumatizada. Loucura! Beijo!
Voar e com os passaros! rs.
A sensacao de liberdade e fascinante ao observarmos um passaro voando, mas nao teria coragem de tentar.
Ahahaha, é como vc sabiamente falou Lino, “a princÃpio não!” mas somente a princÃpio.
Eu teria que estar num dos meus melhores dias, sem dor de cabeça, sem dor na costas, sem medo de morrer, tinha que tomar algum medicamento contra enjôo antes ou talvez dois, ou ainda talvez umas boas doses de cachaça pra dar coragem (oops, mas acho que não é uma boa combinação, rsrs), e fazer umas dez preces antes de embarcar nessa corajosa, mas que imagino, magnÃfica empreitada.
Ahhh, e o mais importante, uma condição obrigatória, teria que ser no Rio de Janeiro, a cidade entre as que conheço, mais linda desse planeta.
E ai? vamos voar?!
Lino. É uma visão romântica e suave, a dos humanos(em parapentes) ao lado dos urubus, planando no ar quente…
Eu, que sou uma delirante…rs, gostaria de sentir essa sensação…Faço isso na água, boiando e olhando a céu…É uma delÃcia! Imagine no ar!!! Mas, se tiver que sofrer riscos demasiados, em parapentes, acho que prefiro sonhar, acordada, que estou planando…Sou mestra em sonhar, acordada! rs
Beijos para você!
Dora
Amigo Lino…No exercito eu saltei de paraquedas é muito legal, parapente é um paraquedas moderno, portanto sim eu voaria…abçs
Voar? Eu? Nunca… Tenho medo de avião…
Olá Lino!
Voar de parapente e um sonho
realisado.Eu ja vôo de parapente
a mais ou menos uns 8 meses,
mas eu te confesso, que uns 2
meses pra cá não estou conseguindo
voar mais por cauza do medo .
Alguem ai pode me dar uma dica,
pra este medo sumir .
voolivre_258@hotmail.com
tenho vontade nao so de voar , mas sim fazer um curso pois minha cidade nao me da este privilégio mas é lugar de bastante montanhas , mas um dia irei aprender , sou fascinado é o meu sonho . perigo ? basta vc está vivo .