Em quem você confia?
Esta pergunta é a base para uma pesquisa feita pelo Ibope e que, talvez, você tenha visto na mídia e que aponta pessoas, instituições e profissionais em quem os brasileiros mais confiam. O resultado, pelo menos para algumas das categorias, me deixou surpreso. Não imaginava, por exemplo, que 98% dos nossos concidadãos confiassem em Deus. Sei que o povo é religioso, mas não o via, até agora, assim tão crente e confiando tanto em um ser superior, principalmente quando números do Censo apontam um percentual bem maior do que 2% de pessoas que afirmam não terem religião e não acreditarem em uma divindade. Bem, como se trata de uma instituição séria, não há o que questionar.
O segundo lugar, ainda de acordo com os números da pesquisa, ficam com os bombeiros que têm 97% de confiabilidade. Um número alto, sem dúvida. No meu caso fico pensando: É mesmo preciso confiar nestes profissionais, pois eles só atuam em situações de risco, em emergências e têm, sempre, um objetivo claro, que é dar segurança às pessoas, retirando-as do perigo. Também confio neles e louvo a ação que fazem, que é meritória em todos os sentidos. Este grau de aprovação se destaca quando vemos de quem é o terceiro lugar.
Depois de Deus e dos bombeiros, a maior confiança vai para o pai ou a mãe, que têm um índice de 96%. O curioso, aqui, é que existem 4% que não acreditam ou não confiam nem no pai, nem na mãe. Por quê eu não sei e pelo que li a pesquisa não explica, apenas mostrando os números do resultado da consulta, que foi feita em todo o Brasil. Os três primeiros postos servem, no entanto, para destacar o fato que, na verdade, chamou minha atenção para a pesquisa, mostrando quem os brasileiros vêm como mais confiáveis.
A surpresa ficou por conta do cão. Ele é, verdadeira, considerado o amigo fiel do homem – e da mulher, também, já que na consulta estão envolvidos os dois sexos. O grau de confiança é maior do que nas pessoas, mesmo que sejam mais próximas. O cão, símbolo da amizade, é reconhecido como amigo e confiável. Aliás, sobre a questão lembrei-me de um dito antigo que afirmava ser melhor ter um cachorro amigo que um amigo cachorro. Parece que nós, brasileiros, concordamos plenamente com esta afirmação e a constatação é o alto índice de confiabilidade apontada pelo Ibope.
Em relação a estes números, como você fica? Em quem confia mais? Acha que o cão é mesmo confiável? É bom falarmos sobre isso, revelando um pouco do que pensam os brasileiros – e nós somos brasileiros – quando se trata de confiança. A pesquisa mostra, ainda, que há um grande grau de confiança nos Correios, no Real (a moeda) e nos pilotos de aviação, mas as Forças Armadas são menos confiáveis que o cão, um paradoxo se lembrarmos que os bombeiros são, também, militares.
VAI E VEM, ALTOS E BAIXOS
Este blog tem passado, nos últimos tempos, por alguns vai e vem, provocado, sobretudo, por excesso de atividade de quem dele cuida. E em razão disso ocorrem altos e baixos, com as postagens ficando meio que irregulares. Estou trabalhando para que o ritmo volte ao normal, inclusive com a visita aos amigos.
Enquanto isso, agradeço a todos a paciência e as visitas e comentários. Meu intuito foi, desde o início, fazer deste espaço algo participativo, daí a importância que dou à interação, feita em parte através dos comentários aqui deixados e das visitas feitas, mas também de visitas e comentários que faço aos outros blogs. E isto, infelizmente, não tenho conseguido fazer.
São tempos difíceis, mas que serão superados. Então, peço a compreensão de todos.
14 Respostas
Só tem um problema nessa pesquisa, o Ibope esqueceu de colocar a posição de confiança nele. Eu pelo menos não acredito em nenhuma pesquisa deles pois nunca conheci que tenha sido abordado por eles.
Obs.: Lino, desiste do blog não, tenta continuar mesmo que com menos postagens.
Lino, a Lucianaweb tem toda razão: eu não tenho a menor confiança em nenhum instituto de pesquisas. Falta transparência e honestidade. Alguns casos são até escabrosos.
Então essa pesquisa já vai ficar prejudicada desde o inÃcio…
Um abração.
O ditado antigo diz:
– Confie em Deus, mas, não deixe de amarrar seu camelo.
– Aqui na cidade não tem corpo de bombeiros.
– Cachorro só é confiavel por que não sabe contar dinheiro
– Eu confio em minha mãe, apesar das desconfianças do meu pai.
– Eu confio no meu pai; minha mãe desconfia.
– Os militares, bem os militares são confiaveis, mas há exceções.
Acredito em Jesus Cristo e concorddo com a escala, confio nos médicos e na caridade e no amor ao próximo….meus pais eram muito confiáveis e eu os respeitava muito…o nosso cão é realmente muito confiável, principalemnte, se ele for do tipo bobinho como são os que crio…gosto que eles sejam doceis..mas são incriveis…solidários, amigos, confidentes e parecem dotados de um sexto sentido imenso para nos alegrar em situações dificeis…quanto ao cão dos outros? – não confio no rotweiller – spike – da casa vizinha á minha, nem que jesus afirme sua bondade canina!
abs
Oi, Lino!
Em primeiro lugar quero desculpar vc sim e acho que devemos dar um crédito de confiança em vc e dar o tempo que vc precisa !!! rssssssssssssss
Falando em pesquisas, eu tb não confio muito nelas, embora tenha de reconhecer que exerçam influência na população.
O tema é bem interessante uma vez que vivemos num mundo duvidoso, num momento ainda pior… Enfim, vamos a opinião pessoal. Eu creio em Deus, acredito que minha mãe me ame e eu possa confiar nela, não tenho cão, mas acho que são amigos do homem e gosto de dizer que preciso confiar em mim para conseguir crer em tudo e todos. Não estranhei o resultado da pesquisa.
Beijos amigo
Oi, Lino!
Já é muito trabalhoso confiar em nós mesmos, quiça com o quê ou quem está além de nós…
E concordo com a Luciana; até hoje nunca conheci quem tenha sido abordado pelo Ibope para responder uma de suas famosas pesquisas.
E sobre o blog, não se preocupe. Quem for Leitor Fiel ou/e Amigo de Boas Palavras, sempre aguardará seu retorno.
Beijos mil!!!
Lino, era também para escrever esta observação:
Confiança em Deus é diferente de ter religião. A fé, segundo a própria BÃblia, é um DOM inerente a nós humanos, doado pelo criador, já ter uma religião e dedicar tempo a esta atividade é outra coisa diferente. Pode-se, e tem fé, sem necessariamente pertencer a uma religião. Como diz um amigo, todos temos fé, mesmo que seja aquela fé torta que ouvi no mercado:
– tenho fé em Deus desgraçado de ver você na ponta de uma faca!
Vai entender certos tipos de fé!
Confiança é tudo!
Pena que, infelizmente, esteja cada dia mais difÃcil poder confiar nas pessoas, né?
Fora a famÃlia, os amigos…e Deus, claro, antes de tudo!
Bjo.
Como diz na música: ‘… segredos são para quatro paredes…’ hehehe
Não confio em pesquisas. Ainda mais que recentemente foi divulgado o tal do 80% de aceitação do governo Lulês. Disseram que foram ouvidas 2000 mil pessoas, mas somos milhões não?!
A pessoa em que eu mais confio é em mim mesma 😉
Sinto, mesmo, muita falta de seus pitacos na minha metamorfose… volta logo!
Beijos muitos!
Eu só conheço um sujeito que se diz ateu fora o Lauizio do blogue.Então, acho que deve ser verdadeira.
Qt a amigos, duvido muito que exista essa figura hoje em dia, em um tempo tão individualista.
Quanto mais eu conheço os homens, mais eu confio em meus cachorros e gatos… Assim diz o ditado! 🙂
Nossa,espero que justamente no dia em que venho,vc não esteja pensando em largar;demoro pq sou muito viajante na net e tem blogs que passam tempo enorme sem ver minha visita ou comentário.Mas não é maldade,não.Ah,várias vezes já fui abordada por pesquisadores,em casa mesmo.Sobre polÃticos,principalmente.De qualquer maneira pesquisas são muito relativas.Confio em Deus.
Não vi surpresa no resultado da pesquisa,LINO. Acho que é por ai mesmo.
Abração!!
Felizes, os que fazem do amor incondicional a sua filosofia de vida.
Lino meu amigo, não entendo nada de estatÃsticas, para falar a mais pura verdade acho que com a manipulação da mÃdia em nosso paÃs, é difÃcil acreditar nelas.
Agora nos cães eu confio. E a par dos inúmeros ditados não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto à do homem-cão.
E eu sou apaixonada por eles incondicionalmente!
bjk