Todos nós, surfistas constantes ou ocasionais, pouco pensamos em como será a Internet amanhã. Usamo-la e tiramos proveito do que elas nos oferece sem pensar em como será o seu futuro, se ela evoluirá ou não.
Se não pensamos, tem gente que pensa. E que cuida de pesquisar o que os chamados lideres da Internet anteveem para a grande rede.
O que vai acontecer? O exercício de futurologia traz tanto o lado bom, de ampliação da rede e da inclusão provocada por esta ampliação, ao temor de que os problemas, sobretudo em relação a segurança, cresçam e que, nós humanos, não consigamos lidar com eles.
Nesta questão, aliás, as opiniões estão divididas. Uma parte acha que sim, os humanos estarão no controle. Enquanto outra, teme pelo que a rede possa gerar. Para este grupo o grande problema é a dependência que teremos da Internet. Dentre as previsões feitas está o uso intensivo da realidade virtual, capaz de melhorar e da produtividade ao trabalho. A ampliação da rede e sua dominância, segundo estes líderes, trarão novos comportamentos, para o bem e para o mal. Um deles é de um grupo que chamam de refusiniks, cuja meta será de viver na rede.
Ah! E uma outra coisa: Com o incremento da Internet as pessoas que a frequentam estarão, mais e mais, dando informações sobre eles próprios, o que pode nos beneficiar, de um jeito, mas que levará à perda de privacidade, do outro. O estudo é mais longo, mas interessante. O único problema é que está em inglês e pode ser lido ou baixado do sitio do Pew Institute.
E você, o que acha disto? Que a Internet vai crescer para melhor ou para pior? E em que isso vai afeta-lo?
SEM A QUEM CULPAR
Os controladores de vôos prestaram um grande serviço às empresas aéreas. Enquanto o movimento deles perdurou, elas puderam culpá-los pelos atrasos e pelo caos instalado nos aeroportos.
Quando voltaram ao trabalho e o caso continuou, todos descobriram onde estavam os verdadeiros culpados pelos problemas: nas empresas aéreas. Acabaram descobrindo, de novo, a roda.
A explicação é simples: Menos aviões e mais passageiros. Sem condições de cobrir a malha, os atrasos viraram coisas normais e o desejo de ganhar mais, levou à venda de mais passagens do que podiam atender. Resultado: caos.
Os culpados: Dessa vez, de modo claro, as empresas aéreas.
COMO SERÃ 2007?
Como você acha que será 2007? Vai ser melhor, pior ou permanecer igual 2006? Não, não responda aqui. Vá Ã barra lateral e escolha uma opção. Vote. Participe!.
25 Respostas
A tal da globalização é uma realidade e isto, na minha modesta opinião, graças à internet. Com a tecnologia, conversamos, compramos, vendemos, com pessoas do outro lado do mundo… Ganha-se tempo e muito, muito dinheiro com isso. Mas…tudo tem seu lado negativo também, né? Mais riscos, alguns grandes… Sei não. Tô fazendo minha mala pra Marte, já que Plutão não é mais planeta. Bjus.
Amigo Lino,
Penso eu que no futuro como no presente, existe o seu lado bom e o seu lado ruim. A perda da privacidade é uma consequência imediata. A mim só poderei responder como me afetará no decorrer do crescimento.
Beijos,
Dani.
Olá Lino! Tudo bom? Feliz Natal atrasado e espero que você tenha tido uma ótima noite de Natal.
Cada vez mais estamos nos tornando dependentes da Internet e quando houver um estouro na inclusão virtual essa dependência será maior com certeza. Pra mim é quase impossÃvel tentar imaginar como vai ser a rede no futuro. Talvez aquela coisa de interatividade, todos conectados 24 h por dia, porém talvez possa ser somente mais moderna que a rede de hoje.
Enfim… Não faço a mÃnima idéia, só espero que não se torne maléfica.
As empresas quiseram só saber de lucrar e agora que o caos está instalado querem culpar os controladores.
Quem paga por isso? Como sempre a gente…
Boa semana!
Abraço
Desejo-te um 2007 cheio de ventura , paz e muita LUZ.E mais coisas que vc sonha e nem imagina que acontecerá….dias felizes pra ti, amigo.
Escrevi ontem sobre o mundo virtuaol na Marmota…
eu, sinceramente tenho medo da relação que as pessoas estão mantendo com o mundo virtual.
não se faz quase nada sm os computadores.. até sexo virtual.. ah não.
te beijo
Internet é apenas uma ferramenta. Tem quem use pra aprender, fazer amigos, tranalhar e quem a utilize pra criar vÃrus, aplicar golpes, spams e encher a paciência alheia. Espero que o primeiro grupo seja maior…rs
Ahhh, atualizei meus links e coloquei seu blog na caverna, ok? Um abraço.
Sempre achei que as companhias aereas eram culpadas…elas massacram os passageiros o tempo todo…quem vai para o nordeste, por exemplo, enfrenta um maratona tao grande que so nao morre porque nao e o dia…
Olá Lino…sabe o que eu espero de 2007? Apenas que seja um ano de vitórias na minha vida…só, mais nada, que eu possa acabar 2007 olhar pra tras e ver qtas coisas boas Deus me deu, e qtas coisas legais acontecera…e de coração, eu te desejo o mesmo …mil beijos…tchau
Lino, ainda acho que a culpa dessa bagunça aérea toda é da ANAC, que em última análise, tem que fiscalizar todas as atividades aéreas do Brasil. Se a TAM foi mau-caráter de vender o dobro de passagens que podia atender, a ANAC foi incompetente em coibir tal prática. Ou conivente, o que é pior ainda!
Sou contra a militarização de funções públicas e privadas mas tenho minhas dúvidas se a extinção do DAC foi uma medida sábia…
Lino, ainda estou muito confuso para opinar sogbre quaisquer coisas. rsss
Abração
Olá querido Lino,
A internet é uma faca de dois gumes.Tanto pode ser boa como ruim.Quem a utiliza é que detém o controle dessa ferramenta. Meu 2007 será muito melhor sim. Apesar de que 2006 foi uma ano maravilhoso!Beijos.
Os humanos sofrerão no futuro tecnológico de vida devassada por cameras imperceptiveis, eu acredito. Acredito tambem que as pessoas tendam a buscar a simplicidade da vida bucólica mesmo que esse “bucolismo” seja artificial he he he . Pensando nisso eu já estou montando uma empresa “carroça tour” para as viagens de loooooooooongas distâncias. Nota: Longe de querer insinuar que o Min. da Defesa tenha culpa quanto ao caos aeroportuário atual pois isso é uma “menas” verdade porque a culpa é da Xicara que não deixa o Pires sair e tomar uma decisão.
abs
antonio marcelo
Bom Lino, não sou mãe Dinah, mas vejo o futuro da internet é cada vez mais as pessoas passando mais tempo conectadas, e afastando do contato humano com as pessoasm qto a 2007 torço para q seja um ano bom.
Espero que tenha tido um Natal maravilhoso.
Big Beijooooooooooooooos
acho q a internet vai mudar pra melhor…sou otimista.
* . * .. ** .. * . * . * . * . * .. ** ..
.. * . ( *** /) * . Saúde.*.*..*.*..*
.* . * ( (_)/ ) * * ..*.*..*Paz
.* . * (_ /| _) . * .Amor.*.*..*
.* . * . /___ * . . * . * . Sucesso*.*. * .
*. * . * . * . . * . Realizações.. * . *.
Feliz Ano Novo!!!
obs.: tem tema pra post comunitário no ar (tema: retrospectiva e expectativas)
Beijossssssss
so passei pra te desejar um ano
repleto de alegrias,muita paz!!
tudo de bom,beijos!!
O enfoque mudou.Deixou de ser o desastre da Gol e passou a ser o livro de reservas da TAM.Os controladores adoraram. Qt ao domÃnio da net pode até acontecer em lugares onde ela predomine mas o mundo é muito grande para ser total.
Lino, eu vejo a vida melhor no futuro,Eu vejo isso por cima do muro de hipocrisia que insiste em nos rodear.Eu vejo a vida mais farta e clara.Repleta de toda a satisfação Que se tem direito Do firmamento ao chão. Eu quero crer no amor numa boa E que isso valha prá qualquer pessoa Que realizar a força que tem uma paixão.Eu vejo um novo começo de era De gente fina, elegante e sincera Com habilidade pra dizer mais sim do que não. Hoje o tempo voa amor Escorre pelas mãos Mesmo sem se sentir
E não há tempo que volte amorVamos viver tudo o que há prá viverVamos no permitir
obrigada por existir e ser fino, elegante e sincero!
Não entendo o porque do medo da dependencia da internet, afinal não somos dependente da energia eletrica por exemplo? Sem ela nada funciona.
A maior invenção de todos os tempos foi sem duvida a energia eletrica, sem ela nada de mais moderno que temos hoje teria validade hehehe
bjs
O progresso é inevitável e ele traz pontos positivos e negativos.
Só espero que a rede cresça tb no aspecto da inclusão e que as estatÃsticas de usuários brasileiros cresçam nas classes menos favorecidas.
Meu querido, um grande beijo e meus muitos agradecimentos pela sua amizade, pela sua ajuda e por este sorrisão que faz a gente querer estar sempre por perto!
Um 2007 cheio de amor pra vc!
Lino, a dependência é relativa. Só fica quem deixa de viver a sua vida real para viver uma ilusão virtual. Mas isso são aqueles pessoas que se não são dependentes da internet vão ser de outra coisa. Para mim, que me acho normal, a internet veio para abrir meus horizontes e criar um circulo de amizades que podem se tornar reais ou não. Hoje as informações andam mais rápidos e podemos nos posicionar com relação a elas tbm.
O Jacques volta hoje(quarta-feira) para São Paulo. Ele acabou de me avisar que o vôo vai atrasar 1 hora. A Tam depois que o Rolim morreu decaiu muito e com a quase falência da Varig, muitos vôos deixaram de existir. Como sempre tem os espertinhos que resolvem faturar, ainda mais que havia um bode espiatório, os controladores de vôos, para culpar.
Bjos.
Eu evitei falar da crise dos aeroportos, porque acho uma palhaçada, coisa de mÃdia circense que não quer dar tratos a bola. Desde que me entendo por gente há atrasos em voos, mesmo quando haviam mais companhias e menos voos. As promoções recentes eram um claro indicativo de que haveria problemas estruturais, descontos de 50%, passagens vendidas a preços irrisórios, remanejamentos de voos da varig. Só não viu quem não quis, ou melhor quem só enxergou a vantagem de comprar barato.
Boas entradas, boa sorte para 2007
Quanto a evolução da Internet, se por umlado intensifica o abismo social por outro aproxima as pessoas, Lino. Para as novas gerações é diferente, está como para o telefone (ou a tv) nas nossas infâncias. Mesmo que pesquisemos tendencias, nosso enfoque e raciocinio é diferente das novas gerações, justamente elas que poderão estar no controle nos próximos anos. As vezes acho que até o cerebro e as sinapses dessa garotada já sofreu mutação para adaptar-se ao meio.
oi gostaria de com versar com voces