COMO SERÁ O FUTURO?

tecno.jpg

Todos nós, surfistas constantes ou ocasionais, pouco pensamos em como será a Internet amanhã. Usamo-la e tiramos proveito do que elas nos oferece sem pensar em como será o seu futuro, se ela evoluirá ou não.

Se não pensamos, tem gente que pensa. E que cuida de pesquisar o que os chamados lideres da Internet anteveem para a grande rede.

O que vai acontecer? O exercício de futurologia traz tanto o lado bom, de ampliação da rede e da inclusão provocada por esta ampliação, ao temor de que os problemas, sobretudo em relação a segurança, cresçam e que, nós humanos, não consigamos lidar com eles.

Nesta questão, aliás, as opiniões estão divididas. Uma parte acha que sim, os humanos estarão no controle. Enquanto outra, teme pelo que a rede possa gerar. Para este grupo o grande problema é a dependência que teremos da Internet.
Dentre as previsões feitas está o uso intensivo da realidade virtual, capaz de melhorar e da produtividade ao trabalho. A ampliação da rede e sua dominância, segundo estes líderes, trarão novos comportamentos, para o bem e para o mal. Um deles é de um grupo que chamam de refusiniks, cuja meta será de viver na rede.

Ah! E uma outra coisa: Com o incremento da Internet as pessoas que a frequentam estarão, mais e mais, dando informações sobre eles próprios, o que pode nos beneficiar, de um jeito, mas que levará à perda de privacidade, do outro. O estudo é mais longo, mas interessante. O único problema é que está em inglês e pode ser lido ou baixado do sitio do Pew Institute.

E você, o que acha disto? Que a Internet vai crescer para melhor ou para pior? E em que isso vai afeta-lo?

SEM A QUEM CULPAR

Os controladores de vôos prestaram um grande serviço às empresas aéreas. Enquanto o movimento deles perdurou, elas puderam culpá-los pelos atrasos e pelo caos instalado nos aeroportos.

Quando voltaram ao trabalho e o caso continuou, todos descobriram onde estavam os verdadeiros culpados pelos problemas: nas empresas aéreas. Acabaram descobrindo, de novo, a roda.

A explicação é simples: Menos aviões e mais passageiros. Sem condições de cobrir a malha, os atrasos viraram coisas normais e o desejo de ganhar mais, levou à venda de mais passagens do que podiam atender. Resultado: caos.

Os culpados: Dessa vez, de modo claro, as empresas aéreas.

COMO SERÃ 2007?

Como você acha que será 2007? Vai ser melhor, pior ou permanecer igual 2006? Não, não responda aqui. Vá à barra lateral e escolha uma opção. Vote. Participe!.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

25 Respostas