Ah! Você tem um blog. Isso é muito bom. Mas já parou para pensar e perguntar como são os blogs ou como é a blogosfera? Não?. Saiba que existe muita gente preocupada com isso e monitorando o que a blogosfera faz e como ela é.
Um desses levantamentos está no Modern Life, um blog que fala da blogosfera, dá conselhos, sugere ações – tudo em inglês. E é dele os dados que seguem e que, no meu entender, são surpreendentes, a começar pelas plataformas – software – que os blogueiros usam.
A preferência, na verdade, não é por nenhum dos softwares mais comuns, como WordPress, Movable Type, Typepad ou Blogger. O que o levantamento descobriu é que 45% de todos os blogues são desenvolvidos pelos ou para os blogueiros. É muito, considerando que hoje existem milhões de blogs em todo o mundo.
No que se refere ao idioma, nenhuma surpresa e o inglês domina, com mais de 80% de todos os blogs publicados. O segundo lugar fica com o japonês e o terceiro com o chinês. Todos os outros idiomas respondem por apenas 7% da blogosfera. É um percentual pequeno mas, mesmo assim, representa um número considerável de blogs.
Um dado interessante é sobre monetização dos blogs. Segundo o Modern Life, apenas 21% de todos eles não têm anúncios, o que significa que 79% têm. São alguns milhões de pessoas tentando ganhar algum e se beneficiar. E dos blogueiros que estão tentando faturar ou não, 21% falam de tecnologia, que é o assunto dominante na blogosfera.
E, por fim, uma última informação, sobre as cores usadas nos blogs, principalmente como fundo. O que domina é o branco, com 47%, segundo pelo cinza, bem longe, com 19%. (Via Modern Life, em inglês).
SOMOS CONCORRENTES?
A Veridiana seguindo um desafio lançado pelo Carlos Carvalho e dado continuidade pelo Silvano, pergunta se eu acho que os blogs são concorrentes? Ou se eles fazem concorrência um ao outro? A mesma questão me foi posta pela Poliane, do Rumorejo.
De certo modo, sim, somos concorrentes, pois todos estamos buscando leitores e eles acabam se dividindo entre os inúmeros blogs existentes. Esta é a lógica que, no meu entender, não funciona no caso da blogosfera. E por uma razão simples: quem lê os blogs não os vêm como concorrentes, mas como complementos.
Particularmente, não vejo os blogs que leio com frequência como concorrentes. Muito deles são monetizados, outros não. Nem por isso deixo de lê-los e, muitas vezes, falam de assuntos próximos. O que acho que ocorre é a complementação, com a criação de conversações que se entrelaçam.
Na blogosfera existe espaço para todos.
40 Respostas
Oi Lino, concordo com vc, na blogosfera há lugar para todos…
ps: creio ser Carlos Carvalho ao invés de Cardoso
Só posso concordar. Aliás, vou mais longe: O que seria de mim se não fossem os outros blogs, já que vivo surrupiando os posts excelentes daqui e acolá? Hehehe.
Abração Lino amigão.
Ah!! é verdade…tbm acho que não existe esse negocio de concorrencia, eu acho que existe uma “panelinha”… mas no fim o que vale é o blog ser bom,o dono do blog ser atencioso…e por ai vai..rsrs
Tem gente que faz do blog um negocio..eu faço apenas por diversão..rsrs..
Bjos..ótimo dia!
Ah,se não fosse isso,se não tivesse espaço pra todos,que seria de mim?Concorrência?Acredita que só depois que foi falado por você e pela Poliane é que comecei a me tocar sobre isso?
Oi Lino !
Eu também vejo os blogs como complemento, nunca como concorrente. E neste infinito mundo virtual, tem lugar para todos, com certeza.
Adorei as estatÃsticas do post anterior, obrigada por disponibilizar.
beijos querido,
a blogosfera é democrática… qualquer um pode lançar o seu e pode dar o seu melhor… os leitores julgam e selecionam os melhores através das identificações..
à s vezes o melhor blog para a fulana pode não ser o mesmo que o meu… cada pessoa tem seu jeito de escrever que agrada um tipo de público especÃfico…
mas o melhor de tudo é amizade e companheirismo que existe entre os blogs, evidenciado nas camoanhas de blogagens coletivas..
Descobri a blogosfera há 3 anos e não parei mais de escrever. O melhor: tenho a sorte de encontrar amigos, oriundos do mundo virtual e, agora, fazem parte do mundo real. Ontem estive aqui em Belo Horizonte com as Mothern, com Idelber (Biscoito Fino) e com AnaMariaGonçalves – esta última romancista que começou como blogueira. Semana passada conheci pessoalmente o AfonsoChato, o MiltonRibeiro e a Elenara (lá em Porto Alegre). Já abracei muitos outros. Tá tudo lá no Pras Cabeças, nos últimos posts. Abração!
Eu adoro ver pesquisas e dados sobre blogs!Acho q é mt útil tmb pra quem trabalha com comunicação…
Eu post em meu blog apenas por terapia, não tenho interesse em lucros. Gosto de ler os outros blogs mesmo que não leiam o meu, a sempre muito para aprender com todos e se divertir tambem.
Mas e fato que logo alguns serão perfeitas lojas ou shopping , com propagandas e servicos.
E… teremos que conviver com isso.
Si
O espaço existe pra todos nós, blogueiros. Só acredito que existem aqueles que já estão no meio há muito tempo e, claro, são mais conhecidos e até levantam um jabá com isso.
Nada demais, cada um faz o que bem entende com seu blog.
Eu me encontro dentro daqueles 21%, ainda.
Mas acho que tô bem, nesse meu jeito blogueiro de ser.
Bjão.
Querido Lino,
Tudo bem com você, meu amigo?
Eu estou bem, graças a Deus!
Que post maravilhoso! (não é novidade!!!)
Em primeiro lugar, eu fiquei impressionada com a predominância do inglês.
Eu não sabia que eu fazia parte dessa minoria que usa fundo escuro no blog…rsrsrs
Mas…eu acho muito, muito importamte que exista ordem aqui dentro.
É claro que…sem tirania.
A liberdade é um direito de cada um mas…é necessário uma certa vigilância porque o que existe de louco nesse mundo, meu amigo!
Eu sei que o controle do qual você escreveu não é desse tipo mas…eu acho muito legal quando recebo emails de amigos, com denúncias.
É preciso vigiar.
Quanto aos blogs serem ou não competitivos…eu acho que existem situações das mais diversas.
É claro que algumas pessoas adoram uma competiçãozinha, não é?
Eu não gosto de competir…não me sinto à vontade.
No entanto, o que eu acho mais importante é que atraves dos blogs, muitas pessoas se informam, ajudam e são ajudadas.
Aqui, muitas amizades começam e se perpetuam para ao vivo e a cores.
A solidão é atenuada, o sofrimento dividico e as alegrias, multiplicadas..
Fora as inúmeras vezes que muitos de nós, quando estamos naqueles dias tristes, bem borocochôs e…ao chegar aqui e ler os posts de amigos e estranhos…damos gargalhadas altas.
Bom demais, nao é?
Bom… eu fui falar de uma coisinha e fiz esse testamento…kkk
Meu amigo, eu te desejo um finalzinho de tarde, pra lá de bom.
Fique com Deus.
Um abraço carinhoso, de quem te quer tanto bem.
Verinha
É isso aÃ, Lino: tem espaço para todos. Pra mim, além ser uma fonte de informação, a bolgofesta é um grande manancial de amigos virtuais. Um abraço.
Concordo: tem espaço para todos. Para mim, além de informar, a blogosfera é um manancial de amigos virtuais. Um abraço.
Lino, tem presente de grego pra vc la em casa… bjs
Acho que não cheguei a agradeccer a sua visita ao meu blog aquando do post comunitário …Tive pena de nao participar no do ambiente, mas é assim a vida, mais oportunidades virão …
Há sempre um espaço para todos na blogosfera….
Bem haja
Concordo contigo, escrevi exatamente isso… mas o que nao fazemos pra agradar esses dois fofos?
Grande Lino,
O meu blog não é concorrente com ninguém. Quando eu comecei a escrevê-lo, não recebia nenhum comentário. Isso durou alguns posts. Hoje, recebo uma média de 30, 40 comentários, fora as visitas. Fiz zilhões de amigos, conheci gente interessante, talentosÃssimas… mas eu não estou aqui competindo com ninguém. Nem teria tempo pra isso. Escrevo porque gosto. Se o blog me atrapalhar, eu paro. Sem traumas, sem nada. mas enquanto der, vou tocando minhas mal tecladas linhas.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Concordo com o que disse em relação à concorrência entre os blogs. Acrescente que existem correntes e elas, em algum ponto, se intercedem. Blogs se complementam e o mesmo assunto tem ópticas diferentes, dependendo do autor. Vejo isso como muito salutar por serem posições mais honestas do que as da grande mÃdia que respondem por interesses nem sempre confessáveis.
Oi Lino, também não encaro o blog como concorrrente de ninguém, nem de nada. Meu blog é minha terapia, a realização de um desejo que é me expressar. Gosto de pensar que o que escrevo é para me agradar e que meus amigos têm a liberdade de me visitar (ou não)… Beijos!
Maninha, os dois fofos…por acaso um deles ces´t moi?
Lino, quanto a tuas colocações:
Eu não acredito em concorrência na internet, poisé impossÃvel estabelecer parâmetros. Um, escreve bem, mas não é lido pois não vai atrás da tal ‘reciprocidade’. Outro, escreve mal mas enche o saco divulgando seus textos por todos os blogs, até que você acaba comparecendo para simplesmente fazer o coitadinho ficar quieto.
Os tais monetarizados vão pelo mesmo caminho. Viram ‘referência’, muitas vezes, porque em muitos blogs que entramos existem links em meio aos textos para o tal cidadão. Ganham em publico…aà a Veja patrocina..que “concorre” (só nas aparências, pois são todos movidos por interesses para lá de estranhos) com o MÃnimo Carta, etc…
Um abraço.
Não nos vejo como concorrentes …
Mas é muito louco esse mundo pois todos podem saber da vida de todos !
E é bom demais !
Beijinhos ,
Bel .
Interessante essa amostra que você nos trouxe. Ainda a pouco comentei no David sobre a blogosfera, ontem no Rayol.
Lino, acho que concorrência não existe mesmo. E se existe é muito diferente da concorrência mercantil.
Concordo com você: na blogosfera tem espaço para todos.
Tenho demorado a vir aqui porque o lado profissional tem prevalecido sobre o lado blogueiro, afinal, ainda não sou problogger…hehehe.
Forte Abraço, amigo!
Mário
Concordo contigo Lino, para mim os blogues se complementam… Encaro como um mundo a mais para viajar (além do meu próprio espaço)… Mas, confesso, adorei o tema! Lendo você nem preciso de notÃcias na net, rs!
Beijocas!
Fico feliz que os blogs estejam crescendo sempre e muito, isso diminui o tanto de árvore cortada inutilmente para publicar coisas nem sempre coisas boas :o)
beijos, querido
MM
Po, quer dizer que os blogs em português estão compreendidos dentro dos 7% dos blogs restantes que não são escritos em ingles, japones ou chines? Caramba!!! A blogosfera é mesmo enoorme!
Fundo só se for branco. Outra cor é furada.
Dinheiro com blog? Nada contra quem faz, mas eu estou totalmente fora dessa idéia. Faço o meu por puro diletantismo; razão pela qual, inclusive, sou contra concorrência entre blogs, que mesmo que se tente inadmitir como existente, há sim, e muito; infelizmente… Pura idiotice. A idéia é fazer o blog e quem gostar acessa. Simples. Quem não gosta, não entra. Não tem segredo. O meu mesmo eu faço porque gosto e para quem quiser ver; quem não quiser, que não vá, ora. Garanto que não vou me descabelar. Afinal, não ganho nada com o blog; ao contrário, eu pago para manter ele hospedado num “condomÃnio” de qualidade, para ter o proprio domÃnio, etc. É como te falei, lino, faço-o por puro diletantismo.
Abração, meu chapa.
😉
Embora eu esteja mais longe do que nunca, sou completamente apaixonada pelo que os blogs proporcionam. especialmente esta troca de informações que muito contribui para o crescimento tanto da linguagem qto da cultura. Blog é cultura sim. E diversão. E especialmente interação.
Quer saber mais? Sinto muitissimo não ter mais tanto tempo para estar aqui. Porque aqui, no seu blog, sempre encontro alguma informação que acrescento ao pouco que sei, viu?
Beijãozão
Oi Lino!
Blogo a pouco tempo, então não sei responder quanto a questão da concorrência.. eu vejo a blogosfera como entretenimento, que também informa, e mostra o lado diferente de cada pessoa… 😉
Estou passando para dizer que estou de volta de Israel.. ainda me reorganizando, mas em breve estarei mais presente na blogosfera e acompanhando com mais frequência!:) Obrigada por me acompanhar nessa viagem…;)
Um ótimo dia para vc!
Acho ótimo essa diversidade que temos nesse universo. E como cabe gente !!!!
beijos
Lino, nunca vi blog algum como concorrente. Como você, acredito que tem espaço para todos. Outra coisa, quando vou postar aparece na tela do Blogger a frase “ganhe dinheiro com o seu blog”. Como nunca pensei no assunto, não sei como é e nem como se ganha. Agora lendo o seu post é que soube que a grande maioria rende algum dindin. Se não for muito complicado, vou procurar tomar conhecimento.
Existem alguns blogs que estão começando a me incomodar porque tem um monte de informações. Se você reparar o meu é bem simples. Beijocas
Pensei que brasileiro estivesse entre os 3 mais…
Nao dirira que somos concorrentes, sera’ que tem concorrencia entre blogueiros? Concorrencia de prestigio? Sera’?
Como você bem falou, há espaço para todos, ainda mais por que existem blogs de todos os tipos e que tratam dos mais diversos temas!!
Acredito que quem gosta de ler e de escrever em blogs, não deve ver o outro como concorrente e sim como companheiro, afinal, não é visitando uns aos outros que vamos nos conhecendo?
Bjs maranhenses!
Poxa Lino,
Eu adorei este teu post, muito muito interessante.
Eu fico imaginando se o benajmin estivesse vivo, o que ele falaria desse nosso momento cibernetico…
abraço
k
Não acho que exista concorrência entre os blogs amadores. Eu, você, Lino, o Ricardo Rayol, a Shirley Horta, o David e a Saramar, etc… somos amadores.
O meu blog tem anúncios do AdSense, mas aquilo não gera dinheiro algum e eu não saio por aà pedindo cliques para ninguém, estão lá, porque acho legal, chamam a atenção e compõe um visual legal.
Existe concorrência entre blogs profissionais, de jornalistas de verdade, que têm contatos e informações que depois repassam ao público, como o NoMÃnimo, o Reinaldo Azevedo e o Luis Nassif.
Mas nós não. Nós praticamos um exercÃcio saudável de trocar idéias e formar opiniões, sem essa concorrência…
Também acho… mesmo porque, muitas vezes em conversas por aqui acabamos pegando o gancho para algum novo post.
beijocas, Lu.
Não vejo isso de concorrência não. Venho aqui ler para me atualizar das coisas e ver outrs pontos de vista. Acho meio viagem abordar a convivência blogosférica desse modo.
Bom, entao segundo o Modern Life eu sou um caso totalmente a parte, ou o menor dos percentuais. Tô arrasada de nao fazer parte da massa!
Menino, é a primeira vez que me faco essa pergunta: somos concorrentes? Nunca pensei ou me vi concorrendo com ninguém aqui na blogosfera. Já vi sim muita fogueirinha de vaidade, inclusive minha, lógico, mas para acrescentar, nunca roubar
Lino, acho que os blogs são concorrentes “invonlutariamente”, pois o tempo do leitor é limitado, e se ele lê um outro blog, talvez não tenha tempo para ler o nosso. Mas o mais importante na blogosfera é a interação, esta descoberta do universo das outras pessoas, as redes de amizades que se formam. E também a possibilidade que todos tem de poder se expressar livremente. Um abraço.
Boa!
Vou conhecer o Modern Life
Obrigada pelas sempre boas dicas.
Quanto aos blogs não vejo concorrência, não. Se um blog para me dá a impresão de perda de um amigo, fico triste com a falta do outro pedaço.
Adoro passar pelos blogs. Alguns ficam mais do que outros, mas todos se completam. Vc indicou a Ciça, que é o maior barato. O Guanta Lamera me faz rir também, é polÃtica com risos… cada um com seu estilo e todos pasasando notÃcias, poesias, simpatias…
abraços
Nada de concorrência quando se fala de leitores. No entanto, na minha opinião, quando o assunto é busca por cliques nos anúncios, penso que a concorrência é discutÃvel.
Abraços