Toda vez que penso em Cecília Meirelles ouço a voz de Fagner cantando Canteiros. E acho que isso ocorre por descobrir, com surpresa, que a letra era um poema dela.
Talvez tenha sido, há muitos anos, o meu primeiro contato com a poesia de Cecília Meirelles, e apesar da tristeza inerente do poema, os versos fluem, são sonoros, formam belas imagens e nos dá, no final, a sensação de quem luta para mudar um jeito, transformar-se, esquecer a tristeza e viver a vida.
A partir de Canteiros (veja abaixo), procurei conhecer um pouco mais do que ela fez. E foi o que fiz, lendo-a e me surpreendendo com a simplicidade das palavras que impõem uma extrema beleza à sua poesia.
Hoje, é o dia de nascimento da poeta. E nada mais justo do que, por iniciativa da Cris, do In Name of Love, se faça uma blogagem coletiva ou postagem comunitária lembrando de Cecília e de sua poesia.
A homenagem é mais que justa. Afinal, trata-se – e todos concordam com isso – de uma das maiores poetas brasileiras e da língua portuguesa.
Observação Importante: A letra de Canteiros efetivamente contém versos de Cecília Meirelles, mas foi modificada por Fagner ao gravá-la pela primeira vez, o que acabou lhe rendendo um processo, só resolvido muito tempo depois. Eu só descobri este fato muito depois de ter publicado o post no blog e, por tê-lo descoberto, chie necessário fazer esta correção. Isto, no entanto, não tira o mérito dos belos versos da poeta.
Canteiros
Quando penso em você fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa, menos a felicidade
Correm os meus dedos longos em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego já me traz contentamentoPode ser até amanhã, cedo claro feito dia
mas nada do que me dizem me faz sentir alegria
Eu só queria ter no mato um gosto de framboesa
Para correr entre os canteiros e esconder minha tristezaQue eu ainda sou bem moço para tanta tristeza
E deixemos de coisa, cuidemos da vida,
Pois se n-ao chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço, sem ter visto a vida.
Saiba mais:
- Biografia
- Último texto
- Alguma poesia
- Poesia e resenha crítica
NOVA FEATURE
- Desde ontem, à noite, este blog tem uma nova feature. Ela chama-se Eu Ouço. Nela, estão listadas as últimas musicas que estou ouvindo. Curioso? De uma olhada na barra lateral e saiba o meu gosto musical.
FILME PREFERIDO
Gente, continua a votação sobre o seu filme preferido. Vejam ao lado. E votem!
34 Respostas
E eu que não sabia que a música era baseada no poema dela… Toda vez que penso em CecÃlia vejo a lua e suas fases. O bom poeta desvenda cada alma de um jeito, né? Abraços
Minha homenagem à Cecilia já está lá, tanto no Maçã quanto no Zip Zap. E obrigada pelo convite. Bjus.
Querido!!!
Pensamos igual!
Adoro este poema e na voz de Fagner. Minha homenagem foi essa.
beijinhos
Lino, gostei da sua postagem. Quanto ao poema Canteiros, ele deu o maior problema para Fagner, porque quando saiu o vinil, não constava o nome de cecÃlia Meireles. Coloquei um link sobre isso num dos meus comentários.
Bjos.
lino,
divulguei e postei poema cecÃlia meireles.
o mundo precisa de mais poesia !
veja bolg.abs.tertu
Parabens pela iniciativa,LINO!!
A blogagem coletiva esta sendo um sucesso.
Não ouso participar pois meu “ramo” é outro,hehehe
Abração!!
Oi, Lino!!
Está muito bom seu post. CompletÃssimo.
Beijos
Oi Lino!
Ficou ótimo seu post, parabéns.Minha homenagem à ela está lá no BM.
beijos,
Curioso, hoje de manhã, meio assim de supetão eu abri as portas da estante do armário do quarto, onde estão os livros de casa; olhei a coleção dos poetas e vi lá “Flor de Poemas”, da CecÃlia; Retirei outro para estudo (“O Segredo da Flor de Ouro” – Jung & Wilhelm). Obrigado por essa lembrança. A noite eu volto lá para essa recompensa! Abraços.
pai, eu também não sabia que a letra era dela – talvez por ter começado a AMAR fagner ainda criança, ou vindo com vc no carro, num tempo que ainda não era importante entender a letra e sim sentir a força do que eu ouvia (obrigada por me ensinar a amar fagner, entre tantos outras ensinamentos “musicais”!). vou procurar algum texto pertinente pra participar (for the first time!) da blogagem coletiva. (papai bombando de comentários no blog, arrasa!!!)
Oi Lino legal a postagem coletiva….amo a letra e musica canteiros …beijos
Que tal a próxima ser sobre o Ariano Suassuna? beijocas
Parabéns em homenagem a CecÃlia! Ela realmente merece! (não participei da blogagem dessa vez, ficará para uma próxima).
Gostaria de frisar uma coisa sobre seu post anterior…
Está em vigor no Congresso, uma lei do Sen, Eduardo azeredo que visa coibir muitos abusos na internet. Porem muitos ainda achando ser censura, pretendem não aprovar essa lei.
Acredito que o Brasil merece uma reflexão melhor sobre tal assunto. Encontrar um consenso sobre isso é importante, uma vez que será útil para todos nós.
ps. Sou leitor frequente do Rsf. Org e boa sua matéria.
Oi LIno!!!! que maravilha está sendo o nosso post sobre CecÃlia heim??? Sabe que AMO CANTEIROS???? E só podia mesmo ser de CecÃlia Meireles…adoro Fagner tb…se der, ainda hoje posto lá alguns links de pessoas q me avisaram q iam participar p/ q possamos visitá-los tb…seu post está divino!!!! CecÃlia é DIVINA!!!! Espero sua visita, só não repare no blog, está em reformas…rsrsrsr…Ah, a idéia sobre uma Blogagem sobre Ariano Suassuna é maravilhosa…tive o prazer e a honra de vê-lo certa vez em Recife, sua terra natal e onde vive até hoje…
Abração, Crissss….
Passando pra desejar uma semana linda, cheia de energias positivas.
Aproveito também pra avisar que tem post novo no Decifra-me. Te espero lá, ok?
Beijo no coração…
“Decifra-me… ou devoro-te… Arrisque-se se for capaz.â€
Sim a poesia dessa música é linda.
Eu quando lembro CecÃlia vem o verso:
Eu canto porque o instante existe,e minha vida está completa, não sou alegre nem sou triste, sou poeta.
Estou encantada com a blogagem, um espetáculo.
lindo dia querido
beijossssssssssss
quando eu penso em cecilia meireles, eu me lembro de quando eu e uma amiga minha passamos mais de duas horas numa biblioteca publica copiando os poemas delas pro nosso caderno da escola – nos tinhamos ido fazer uma pesquisa sobre materiais de construção – tudo a ver né?
ela sempre me fascinou! adorei seu post
bjosssss
e obrigada pela visita
adorei seu blog – voltarei
Sempre gostei muito dos poemas da Cecilia, conheci o trabalho dela na colégio, e desde de então suas poesias me encantam.
Tenha uma boa semana, bjk.. =]
Lino, dessa vez você arrasou! E olha que já sou fã de carteirinha dos seus escritos! E a foto que você arrumou, é reprodução de alguma pintura, não? Amei!
Pois é,LINO. Além de não ser meu “ramo”,falta-me competencia pra falar dela,rssssss
Abração!
Que lindo seu post Lino … minha mãe adorava as poesias da Cecilia e eu por tabela cresci ouvindo aquelas maravilhas que ela escreveu.
Também fiz minha homenagem, obrigada pelo convite.
Um grande beijo
Olá, Lino!
Perfeito post, quase assim tambem comecei…ja tinha um livro dela lá em casa, mas depois o Fagber abriu-me os olhos..e até tinha o disco raro com a musica…Termenei fazendo uma viagem com isso.
Um grande abraço
Sabe Lino, acho a blogagem coletiva muito legal!! É tão interessante a gente caminhar pelos blogs percebendo a maneira diferente e enriquecedora que cada um possui prá fazer suas abordagens. A Cris tá de parabéns pela iniciativa, né? E que venham outras!! Beijos!
Olá,
Muito bom o seu post sobre a CecÃlia também, aliás, gostei do blog como um todo. Parabéns
Abraços
Lino, perdi a blogagem coletiva, por excesso de trabalho. Mas endosso todos os elogios à CecÃlia! 🙂 Abração
Lino, bem sacada essa sua idéia de publicar “Canteiros”. Como se vê pelos comentários, há pessoas que não sabem ou não sabiam que se trata de um poema da CecÃlia. Também, participei da blogagem, como prometi, e publiquei um poema da nossa Poetisa Maior. Um abraço.
Meu primeiro contato foi através do livro infantil “Ou Isso ou Aquilo”, que perdurou como minha leitura preferida durantes bons aninhos!!! Recomendo aos adultos também. Adorei a homenagem coletiva…
Bjos
Ah essa poesia tocada em música… tenho muitas histórias para contar! Sabe que em Minas adoramos uma roda de violão? (rs*)
Lino, eu consigo sentir até o cheiro do mato!
Valeu a postagem! Valeu as lembranças!
Vou na página principal que aqui não dá pra visualizar suas músicas.
Beijus
Bom dia Lino! Olha eu aqui novamente…minha cabeça não pára!!!!Rsrsrsrs…olha só, sugeriram uma próxima blogagem p/ Ariano Suassuna, adoro-o e até já estive com ele pessoalmente em Recife…, mas me lembrei que, CLARICE LISPECTOR faria aniversário em 10 de dezembro nasceu em 1920…e como CecÃlia, veio a morrer perto de seu aniversário, em 09 de dezembro de 1977 no Rio de Janeiro…Clarice apesar de ser um pouco mais complexa, tem uma obra fantástica, uma brasileira nascida na Ucrânia, acho que pelo menos por enquanto, seria uma blogagem mais propÃcia, o aniversário de Ariano é um 16/06…e além disso seria uma boa oportunidade de divulgarmos mais conhecimento das obras de Clarice, algo que infelizmente, pouquÃssimas pessoas conhecem…vamos aproveitar a proximidade do aniversário dela? Pense aà e depois me diga o que acha…temos um mês para nossa divulgação…
Bom trabalho e um bom dia!!!!
Crissssssssssssssssssssss…
Lino, bela homenagem!
Eu quis participar, mas não consegui tempo nem pra pensar no que fazer. Uma pena, porque CecÃlia é minha poeta preferida. Aliás, foi através de seu poema Ou isto ou aquilo, meu primeiro contato com a poesia – qdo ainda era criança! De lá pra cá, é amor que só cresce!!! rs
Beijo grande, querido.
Lino, eu tb. qdo ouço Chico lembro de CecÃlia…”toda vez que um justo grita, um carrasco o vem calar…”
CecÃlia é mágica!
Desta vez não consegui visitar os blogs participantes… uma pena!
bjs!
Oi Lino, também uso muito o last.fm para “indexar” o que escuto com frequência em casa. Só não consegui colocar as músicas dessa forma arrumada como você fez. Não pesquisei a fundo, mas o máximo que consegui foi colocar um quadrinho com as mais ouvidas (ao invés do link direto).
Faço no entanto uma lista mais trabalhosa, e mais parcial: coloco uma lista de links para letras de músicas que ando escutando, mas não necessariamente são as mais tocadas no meu micro (muitas vezes são simplesmente “as músicas que não saem da minha cabeça”).
Bom, sou suspeita, já que amo Lieteratura, sobretudo a brasileira. CecÃlia é de uma doçura forte, que poucos possuem e poucos mantêm.
Adorei o post!
Bom dia pra ti!
Eita que eu perdi dia. Que pena, essa semana eu estava tão atribulada que realmente me esqueci. Mas eu adoro a CecÃlia e vc tem toda razão quando diz da simplicidade dela. Ai ai, mas vou postar uma poesia dela que amo de paixão, mesmo que atrasada. Bjs e boa sexta pra vc.
Parabéns pela homenagem a CecÃlia
Meireles e pela escolha do poema Canteiros. Gostei do seu blog, muito legal!
Um abraço!
Marcela Vieira