Sempre que alguém fala em felicidade, ela é relacionada ao sorriso, de um modo geral, e ao bom humor. Uma pessoa sorridente é dada como feliz. E quem aparece de cara amarrada, emburrado, é dado como infeliz. Construímos, a partir da aparência, um estereótipo que classifica as pessoas, rotulando-as e fazendo com que a vejamos de um certo jeito e não de outro.
Será, no entanto, que o sorriso reflete felicidade e a seriedade, não? A pergunta não tem o sentido de apurar se é ou não verdadeira a afirmação. E é feita mais no sentido de constatação do que de uma inquirição. Mas ela tem uma razão, que é pessoal e partiu da observação da posse de Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos.
Quem se deu ao luxo de acompanhar um pouco da posse viu um presidente sempre sorridente, atencioso com todos, especialmente com a mulher, de quem não perdia a oportunidade de ficar próximo, de tomar-lhe as mãos e de abraçá-la. Comentei com algumas pessoas que estavam ao meu lado acompanhando a posse que Obama, em um só dia, tinha sorrido mais do que George Bush em oito anos.
A partir dessa observação, fiquei, no dia seguinte, curioso para ver como é que as pessoas estavam. Como sai bem cedo de casa, passei a observar os rostos, principalmente de quem estava nos pontos de ônibus. É interessante observar, mesmo que passando e de longe, como as expresseis são diferentes. Tem gente com rostos serenos, mais sérios. Tem outros que estão conversando, de forma descontraída. E tem outros que que aparecem emburrados, de cara fechada. Vi alguns sorrisos, mas poucos.
O que mais vi foram pessoas sérias, compenetradas. Talvez o fato de acordarem cedo e irem trabalhar as façam assim. Fiquei imaginando, no entanto, se dá para julgar alguém e ao seu humor apenas olhando-o no rosto, pela manhã ou em qualquer hora do dia. Será que uma cara fechada representa mau humor? Será que o sorriso é autêntico e mostra uma pessoa bem humorada? Não sei responder.
A observação foi rápida, mas fiquei pensando na facilidade com que construímos estereótipos. Se quem ri é bem humorado, estaremos levando em conta o sorriso profissional? E quem é mais sério é mau humorado? Não dá, simplesmente por um olhar ou a partir de uma postura, para colocar um rótulo em alguém. E tomo isso por mim. À primeira vista, sou fechado. Mas quem comigo convive acaba descobrindo que não o sou.
O rosto, a expressão, podem mostrar muito, revelando o nosso astral, se estamos bem ou não. Isso, no entanto, não significa que a expressão de um momento seja válida para o todo. Rimos profissionalmente e isso não revela nossa felicidade ou bom humor. E muitas vezes sérios, somos bem humorados. Mas não há dúvida que um sorriso abre portas, facilita e contagia.
E a amostra mais cabal disso é Barack Obama. Foi com um bom astral e um sorriso largo que, primeiro, ele conquistou os democratas e, depois, fez história transformando-se no primeiro presidente negro dos Estados Unidos. E foi embalado em sorrisos que assumiu um dos piores abacaxis do mundo, que é consertar a economia norte-americana. Se olharmos bem, não tinha nenhum motivo para sorrir. Mas o fez e, com isso, deu esperanças a muita gente.
Será que o sorriso dele não é um exemplo para todos nós? Será que se sorrirmos mais não tornaremos mais leve nossas carga? Será que o caminho não ficará mais fácil? Diz a ciência que sorrir faz bem. Acredito nisso. No que não acredito é em colocar rótulos nas pessoas apenas olhando suas faces.
9 Respostas
Não deixa de ter sentido,né LINO. Vamos sorrir,então…
Otima semana!!
“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta de uma espada.” William Shakespeare ·
Abraços.
Lino, um sorriso sincero é tudo, né?
Mas aquele sorriso que vem do coração. Quando a gente não está bem, é preferÃvel ficar calado, na nossa, porque fingir e/ou querer passar o que não estamos sentindo é pior!
Bjo e otima semana.
Sorris faz bem, a gente sabe, mas sorriso falso ngm merece não acha?
Big Beijos
Oi Lino, é verdade o soriso abre portas dizem + eu sou capaz de identificar os risos falsos e os olhares sinceros…então como deizem os antigos ” em boca fechada não entra mosca’…vale portanto o que os olhos dizem estes não mentem jamais…a boca até mente com palavras!
Abs
Lembrei-me da história de um professor que sempre dizia:
Aquele homem chegou no consultório. Depois de vários exames o doutor disse-lhe:
– O senhor não tem doença. O senhor ficará curado se ir no circo dar umas boas risadas. Lá tem um palhaço que faz a todos rirem!
– Quer dizer que meu caso não tem jeito?
– Não! Não disse isso. Porque você acha isso?
– Eu sou aquele palhaço!
Lino, eu sou meio boba alegre. Acho graça em tudo por causa da minha natureza otimista e sei que isso faz atrair muita gente para o meu lado. E nos dias que não estou sorrindo, todo mundo chega pra perguntar se aconteceu algo. O sorriso, o olhar, as atitudes, enfim, o nosso exterior espelha o que vai dentro de nós, não somos atores para superficialmente demonstrarmos um sentimento que por dentro é contrário. Mas você Lino, pode ser sério, sem ser carrancudo! As linhas de expressão dizem muito mais!! Beijus,
Ola, Lino!
Apesar de me taxarem de muito sério, sou bem humorado, eu apenas nao sei rir de qualquer coisa. A felicidade antes de se mostrar no sorriso, passa pelo nosso interior, pelo espirito.
Um abração
Pessoa de pouco sorriso não quer dizer mau humorada, nem pessoa sorridente significa bem humorada, pois, tem pessoa de pouco sorriso que não se irrita por nada, enquanto isso tem pessoa sorridente que se irrita facilmente.