Uma das bebidas mais consumidas do mundo, o café, durante algum tempo, foi mal visto. Diziam que ele prejudicava a saúde e, portanto, não deveria ser tomado.
Um dos aspectos ressaltados era o fato de ser um estimulante natural. Mesmo olhado com maus olhos, seu consumo continuou grande.
Mais recentemente, a situação começou a mudar. Pesquisas após pesquisas começaram a apontar o café como algo benéfico à saúde.
A mais recente informação acaba de ser publicada na revista Science. Ela dá¡ conta que o café pode agir para a proteção do fígado no caso de quem consome bebidas alcoólicas.
A pesquisa foi realizada com 125 mil pessoas e, dela, afirma o médico Arthur Klatsky, do Programa Permanente de Cuidados Médicos, de Oakland, na Califórnia, Estados Unidos:
“O consumo de café parece trazer proteção contra a cirrose alcoólica e quanto maior a quantidade de café que a pessoa consome, maior a proteção”.
Quem toma bebida alcoólica e café tem uma maior proteção contra a cirrose. Em alguns casos – o consumo de quatro o mais xícaras de café – a diferença entre quem consome a bebida e tem cirrose e de quem a consome e não tem, é de 80%.
Sem dúvida, esta é uma boa notícia. Tanto para quem gosta de café e o toma regularmente, quanto para os que gostam de um “gole”.
O fato é que, no caso do café, temos mais uma boa notícia. O que serve para tranquilizar ainda mais seus tomadores.
O que a ciência diz, de um modo geral, é que café não faz mal.
Pelo contrário, faz bem.